Pular para o conteúdo principal

Valmir espera que investigação avance e culpados da execução de Fábio Santos sejam punidos



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) tomou conhecimento, nesta terça-feira (4), que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou seis pessoas pelo homicídio do líder Sem Terra, Fábio dos Santos Silva, que aconteceu na região de Iguaí, no sudoeste do estado, em abril de 2013. Assunção, membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais da Bahia (MST), aponta que os familiares ainda sofrem com a falta de respostas das autoridades. “Um crime bárbaro que até hoje não tem resposta. A família sofre com a morosidade da justiça, é preciso punir exemplarmente, para que crimes como esses não aconteçam mais em lugar algum do Brasil”, salienta o parlamentar.
Valmir diz que vai acompanhar de perto a tramitação da ação e espera que a investigação avance para a punição dos denunciados. “O MP narra detalhes do esquema que vitimou o companheiro Fábio Santos. Ele estava acompanhado da esposa e filha na hora. Foi um ato premeditado, a mando de fazendeiros com ação de vaqueiros da região de Iguaí. Estou perplexo com o nível de crueldade dessas pessoas. Tudo por quê Fábio lutava pela reforma agrária. Precisamos cobrar das autoridades rigor para que possamos dar respostas para a família. A violência no campo é um dos sérios problemas que vitima mais de 50 pessoas, em 2016 foram 54”, lembra.

Denúncia do MP

O crime contra Fábio Santos foi cometido, segundo a denúncia do MP, nas imediações da fazenda Providência, em uma rodovia rural que liga Iguaí ao Distrito de Palmeirinha. O promotor de Justiça Antônio Ferreira Leal Filho, autor da peça, diz que a vítima foi atingida por diversos tiros de armas fogo disparados pelo proprietário rural Délcio Nunes Santos e pelo vaqueiro Ricardo Neves de Oliveira, durante uma emboscada.

Conforme o MP, os dois teriam sido contratados para executar o líder do MST por R$ 10 mil, pelo fazendeiro Welder Leonardo Gusmão Amaral, pelo comerciante Márcio Fabiano Cunha Borges e pelos vaqueiros Arenaldo Novais da Silva e Neuton Muniz da Silva. Eles chegaram de moto na estrada e atingiram Fábio com três tiros e depois que ele perdeu o controle do carro foi executado na frente da mulher e da filha. O promotor aponta que um dos motivos do crime de mando foi a atuação da vítima em prol da reforma agrária, o que prejudicava os “interesses dos denunciados”.

Ascom do deputado Valmir Assunção
*Com informações do MP-BA
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…