quarta-feira, 11 de abril de 2018

AGENTES DE ENDEMIAS DE BONFIM ENVIAM NOTA TÉCNICA SOBRE UTILIZAÇÃO DO CARRO FUMACÊ NO COMBATE AS MURIÇOCAS



A Coordenação do Setor de Endemias de Senhor do Bonfim visando dirimir dúvidas a respeito da necessidade de nebulização no combate ao  mosquito Culex (Muriçocas ou Pernilongos) no município vem esclarecer sobre a  utilização do carro UBV – fumacê.
A utilização do carro fumacê só é indicada em municípios e localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e em ocorrência de transmissão das doenças como Dengue, Zika e Chikungunya com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
Informamos que no município de Senhor do Bonfim durante todo o ano de 2017 apresentou uma queda significante de   casos notificados considerando os anos de 2015 e 2016 tendo em vista os vários casos confirmados.
O Setor de Endemias, esclarece ainda, que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê. A Coordenação de Endemias do município, explica que o uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. Por isso, a indicação tem critérios muito bem definidos. Como o fumacê é uma técnica complementar, é preciso continuar as ações de bloqueio de transmissão com ações de eliminação de focos do mosquito, a educação com informações sobre prevenção e os mutirões de limpeza, ações que vem sendo realizadas diariamente durante todo o ano de 2017 e com continuidadeininterrupta no ano de 2018.
O fumacê não é indicado para controle de pernilongos pois a sua aplicação atinge a população de insetos em sua totalidade, podendo provocar desequilíbrio do ecossistema afastando assim os pássaros por um bom período e, principalmente, pode tornar a população de Aedes Aegypti resistente à ação do inseticida, tornando-o menos eficaz em caso de epidemia de Dengue, zika, chikungunya e até mesmo a febre amarela. 
O uso indiscriminado do fumacê pode ainda causar outros danos ao meio ambiente, com a morte de insetos polinizadores, como abelhas e borboletas e predadores naturais.  O fumacê tem, ainda, eficácia limitada porque o veneno elimina somente os mosquitos adultos, não atingindo os ovos e larvas.
A prevenção deste inseto, então, se faz com a limpeza dos canais, capinamento, poldagem e cobertura desses possíveis criadouros, mantendo, também, os quintais livres de qualquer objeto capaz de armazenar água por menor que seja o volume.
É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde diante de um surto ou epidemia de Dengue, Kika, Chikungunya ou Febre Amarela apresenta ao Núcleo regional de Saúde – SESAB-BA (antiga 28ª DIRES) os dados epidemiológicos do município e apenas este órgão que define se autoriza o envio ou não do carro fumacê de acordo com as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Importante lembrar que apesar do intenso trabalho realizado pelos Agentes de Endemias a população precisa fazer a sua parte.
O setor continua desenvolvendo um intenso trabalho no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya, Esquistossomose, Leishmaniose e doença de Chagas com ações norteadas em metodologia adotada  no controle e monitoramento dessas enfermidades. Além disso, os Agentes de Endemias tem utilizado todos os mecanismos possíveis no combate à proliferação dos mosquitos, bem como no atendimento adequado para os casos de suspeita das doenças como por exemplo: As Visitas domiciliares, visitas em pontos estratégicos (oficinas, borracharias, cemitérios e ferro velho), Bloqueio com UBV-fumacê em casos notificados e em áreas com alto indicie de infestação com AEDES AEGYPTI.
O Setor de Endemias funciona de segunda a sexta-feira das 8:00hrs às 17:00hrs, na Travessa Campo Clube, S/Nº, Brr-Maristas (Próximo ao Campo Clube).
Atendemos denunciasatravés do tel= 0800-284-1616
Atentamente
Marlon Reis
Coordenador de Endemias em Senhor do Bonfim-BA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL