Pular para o conteúdo principal

Chuvas deixam mais de 200 mortos no sul da Colômbia



Forças armadas da Colômbia divulga imagens do trabalho das equipes de emergência em Mocoa, no departamento de Putumayo, neste sábado (1º)  (Foto: Ejercito de Colombia / AFP )

Um deslizamento de terra que atingiu casas durante a noite de sexta-feira (31) em Mocoa, no sul da Colômbia, deixou 206 mortos, informa a agência de notícias Associated Press, que cita como fonte a Cruz Vermelha local.

O presidente do país, Juan Manuel, decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Cruz Vermelha, há 202 feridos e 220 desaparecidos.

Antes, o site Notícias Caracol chegou a falar em 400 feridos, com base em boletim da Cruz Vermelha, mas o número foi revisto.

As fortes chuvas atingiram a capital do departamento de Putumayo, que fica na fronteira com o Equador e Peru e tem uma população de 345 mil. A tempestade também provocou o transbordamento dos rios Mulato e Sancoyaco. O comandante da polícia local, coronel Omar Bonilla, disse à Caracol que, entre as vítimas, estão homens, mulheres e crianças.

A cidade segue sem água e luz. Apenas com o nascer do dia as autoridades puderam ver a amplitude dos estragos, segundo o site Notícias Caracol.

"Enviamos uma equipe de 150 pessoas para dar uma resposta efetiva e as máquinas começaram a trabalhar imediatamente", disse Carlos Ivan Marquez, chefe da equipe de resposta a desastres do país. "Estaremos com o governador e com o prefeito dando toda a atenção necessária".

No Twitter, o presidente colombiano escreveu: "Diante da gravidade da situação em Mocoa, Putumayo, declarei 'calamidade pública' para agilizar operações de resgate e ajuda #TodoscomMocoa".

O presidente Juan Manuel Santos vou para Mocoa para supervisionar os esforços de resgate e falar com as famílias afetadas.

"Faremos todo o possível para ajudá-los", disse Santos após confirmar o número de mortos.

Fotos divulgadas força aérea mostravam ruas na vizinha cheias de lama e casas danificadas, enquanto vídeos de celulares nas mídias sociais mostravam moradores buscando por sobreviventes. Um vídeo publicado no Twitter mostra como ficou Mocoa após as fortes chuvas.

"É uma área grande", disse à Caracol o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro. "Uma grande parte das muitas casas foi tomada pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente para sair, mas casas em 17 bairros foram devastadas."
No Twitter, o presidente do Brasil, Michel Temer, se solidarizou com a situação enfrentada pelos colombianos. Foram algumas mensagens, como: "nossos pensamentos se voltam especialmente para as famílias dos que perderam a vida", disse Temer.(G1)
Vídeo

Resultado de imagem para chuvas deixam mais de 150 mortos no sul da Colômbia

Resultado de imagem para chuvas deixam mais de 150 mortos no sul da Colômbia
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…