A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através das secretarias de Educação e Cultura, com a participação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, apresentou o projeto do aniversário de 132 anos de emancipação da cidade de Senhor do Bonfim com o tema “Bonfim: Um Museu de Grandes Novidades”. O lançamento do projeto aconteceu no auditório do Novo Leste Hotel, nesta quarta-feira (22), e contou com a presença de representantes das secretarias de governo, legislativo, igrejas evangélicas, imprensa, instituições de ensino, filarmônica e polícia militar.
A abertura e organização do evento ficou a cargo da Secretaria de Educação. Já a apresentação foi de responsabilidade do professor Dr. Reginaldo Carvalho (Uneb), autor do projeto. O projeto propõe, através de apresentações, visitações e exposições, resgatar a história e cultura bonfinense, envolvendo instituições educacionais e outras repartições públicas e privadas.
O professor Reginaldo Carvalho falou sobre a parceria que possibilitará a execução do projeto durante o mês de maio. “O projeto Bonfim: Um Museu de Grandes Novidades é uma parceria entre o nosso grupo de pesquisa, o Grupano – Grupo de Pesquisa e Extensão de Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro e as secretarias de educação, cultura e desenvolvimento econômico, turismo e esporte. Dessa forma realizaremos uma grande ação cultural na semana do aniversário da cidade relacionado ao nosso patrimônio cultural, artístico, arquitetônico, material e imaterial, fortalecendo a identidade do nosso município”, concluiu.
Após a apresentação do projeto foi aberta discussão para análise e exposição de ideias que serão executadas durante o dia 28 de maio – data de emancipação política do município. A Secretária de Educação, Cristiane Maia, falou sobre o tema e do sentimento de resgate da identidade cultural do município, “Estaremos tratando dessa temática nas escolas durante todo o mês de maio, uma vez que essa temática se caracteriza pelo sentimento de valorização da nossa cultura que culminará com o desfile cívico e cultural que irá retratar o patrimônio histórico de Senhor do Bonfim”, disse.
Ascom – Bonfim