sábado, 11 de fevereiro de 2017

Prefeito Tiago Venâncio e Secretária de Saúde participam de ações em prol da melhoria da saúde do município de Ponto Novo

Entre os dias 07 a 09 de fevereiro, o Prefeito Municipal Tiago Venâncio e a Secretária Municipal de Saúde Marcela Silva, estiveram participando de reuniões de bastante importância para a melhoria da saúde no município de Ponto Novo.
Nos dias 07 e 08, a Secretária de Saúde Marcela Silva esteve participando do Seminário de Integração da Gestão da Saúde, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) na capital, Salvador, que contou com representantes de 365 municípios da Bahia.

O encontro teve como objetivo apresentar aos Gestores Municipais, as políticas de saúde, bem como aspectos técnicos e administrativos da gestão do SUS na Bahia na perspectiva das três esferas de gestão.
Já nesta quinta-feira, dia 09, o gestor municipal e a secretária de saúde participaram de reunião para apresentação do projeto de criação do Consórcio de Saúde, provido pelo prefeito de Senhor do Bonfim – Carlos Brasileiro, com participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios que fazem parte da região do Piemonte Norte Itapicuru, e do Piemonte da Diamantina, para avaliarem a proposta da criação do Consórcio Público de Saúde, sob a forma de Associação Pública, com amparo da Lei Federal n°. 11.107/2005 e Decreto Federal No. 6.017/2007.
O Consórcio da Saúde tem em vista a viabilização, por parte do Estado da implantação de uma Policlínica com o intuito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade, que poderá oferecer até 18 especialidades médicas.
Para o governo, na construção e instalação da Policlínica deverão ser investidos cerca de R$ 23 milhões e, depois de instaladas, os custos de manutenção serão compartilhados entre os municípios consorciados sendo 60% por parte destes e 40% de responsabilidade do Estado.
De acordo com o Coordenador dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia – Nelson Portela – um dos requisitos para instalação da Policlínica é o atendimento de, no mínimo, 600 mil pessoas, sendo fundamental a união dos 20 municípios que compõem os Consórcios Piemonte Norte Itapicuru e o Consórcio Piemonte da Diamantina.
Segundo Nelson Portela, após a criação do Consórcio de Saúde os representantes dos municípios deverão definir o município que deverá ter instalada a Policlínica, se em Senhor do Bonfim ou Jacobina, uma vez que são os municípios representativos da região.
Essa questão causou inquietação e certo desconforto entre os presentes, pois, em visita do Governador Rui Costa a Senhor do Bonfim, meses atrás, o governador havia garantido a implantação da Policlínica neste município.
“É de fundamental importância a criação destes consórcios, pois possibilita o acesso da população à atendimentos especializados” ressaltou o prefeito Tiago Venâncio, que defendeu a implantação da Policlínica no município de Senhor do Bonfim.
ASCOM - Prefeitura Municipal de Ponto Novo

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL