domingo, 12 de fevereiro de 2017

Bolsa Família: 1,5 milhão de famílias têm renda menor que a declarada

Não teve o efeito esperado a investigação feita pelo governo Michel Temer ano passado com o objetivo de descobrir beneficiários que mentiam sobre a renda para continuar recebendo o Bolsa Família. Além de encontrar os espertinhos, o pente-fino mostra muita gente tem direito a receber mais do que atualmente recebe. Ao cruzar diversas bases de dados, a fiscalização encontrou 1.570.963 famílias que, ao contrário do foco da investigação, tinham renda menor que a declarada. Por isso, essas famílias teriam direito a benefícios maiores do que recebem.
No geral, eram pessoas que haviam sido demitidas no último ano e não comunicaram a nova condição ao governo, o que pode ser feito com a atualização do cadastro na Assistência Social do município. O número de famílias nessa situação (1,5 milhão) corresponde a 46% da quantidade que caiu na malha fina por inconsistência nos dados informados.
 
Outra situação que chamou a atenção foi a de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal consideradas vulneráveis, por terem renda per capita mensal acima de R$ 170, superior ao exigido para receber o benefício do Bolsa Família, mas abaixo de meio salário mínimo. Em 2016, 431.221 famílias nessa situação atualizaram a renda para baixo e tornaram-se elegíveis ao programa, ou seja, caíram de vulneráveis para pobres. De acordo com Globo, o número é 68% maior que no ano anterior, quando 256.066 famílias fizeram essa transição no cadastro.

Por Redação Bocão News

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL