Pular para o conteúdo principal

Cunha e Geddel firmaram pacto de amizade após 'chantagem'


 Bocão News | Fotos: Reprodução
A relação do ex-ministro Geddel Vieira Lima — alvo principal da operação “Cui Bono?”, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (13) — com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi de altos e baixos. De acordo com O Globo, foi para Geddel que Cunha ligou pouco antes de ser preso, em outubro do ano passado. E foi Geddel quem esteve na casa de Cunha, já como representante do governo Temer, depois que ele foi afastado da presidência da Câmara.
 
— Achei que era meu dever encontrar um ser humano e prestar minha solidariedade no momento de dificuldade que ele está — disse, na ocasião. Ainda segundo O Globo, em 2009, protagonizaram um embate com dura troca de acusações, durante a CPI dos Fundos de Pensão, comandada por Cunha, a quem Geddel acusou de chantagem. Geddel usou o termo “lombrosiano” para classificar Cunha, que se refere àquele que têm traços físicos de criminoso.
 
As ofensas ficaram no passado e, no calvário de Cunha na Câmara, ele recorreu diversas vezes a Geddel. Em várias ocasiões, o ministro da Secretaria de Governo falou de sua amizade com Cunha e até levou para seu gabinete no Planalto dois auxiliares do colega, que até hoje permanecem por lá.
 
 
Ontem, a PF apreendeu documentos e aparelhos na casa e no apartamento de Geddel. Na operação batizada de “Cui Bono?” (a quem beneficia?), o ex-ministro é acusado de participar de um suposto esquema de fraudes na Caixa Econômica Federal. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Geddel e outras três pessoas “faziam parte de uma verdadeira organização criminosa”. Eles são suspeitos de facilitar a liberação de empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas e, em troca, receber propina. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco entre 2011 e 2013. Também são citados Eduardo Cunha e duas pessoas ligadas a ele: o doleiro Lúcio Bolonha Funaro; e o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Fábio Cleto.
 
Segundo a investigação, Geddel cobrava o pagamento de propina por empréstimos feitos pela Caixa à J&F. Em uma das mensagens, enviada para Cunha em 31 de agosto de 2012, Geddel relata que seriam aprovadas na semana seguinte duas operações para a empresa, de R$ 767 milhões e de R$ 194 milhões. Em 4 de setembro, o então vice-presidente da Caixa avisa a Cunha que os recursos foram aprovados e, no dia 11, informa que o dinheiro foi repassado. A J&F disse, em nota, que nunca procurou políticos para pedir que intermediassem suas operações financeiras.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…