quinta-feira, 25 de abril de 2013

Adutora do São Francisco: Edital de licitação do canal Eixo-Sul deve ser lançado no final deste mês


Apresentado no começo do mês, pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, o projeto Canal do Sertão Baiano (Eixo-Sul), que prevê a oferta de água do rio São Francisco a 37 municípios do semiárido do estado da Bahia, sobretudo para abastecimento humano, por meio de um canal que poderá alcançar 350 km de extensão.
“Esse novo canal já surge com um conceito diferente, não será uma obra longa, e a prioridade sera para abastecimento humano”,disse Vaz. “A Codevasf é uma companhia de desenvolvimento. Buscamos promover o desenvolvimento e a integração regional e temos especial interesse em viabilizar economicamente os projetos de irrigação que mantemos”, acrescentou sobre os estudos relacionados ao projeto, desenvolvidos pelo Banco Mundial, por meio de contrato com a Codevasf.
O desenho do Canal do Sertão Baiano, que levará água do rio São Francisco a reservatórios localizados na região das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tatauí, Tourão/Poções e Vaza-Barris, que cobrem uma área aproximada de 53,9 mil km², passará por adaptações depois da conclusão dos estudos de viabilidade que prevê a tomada d’água do São Francisco nas proximidades do município de Sobradinho, e seu transporte, por cerca de 330 km, até a barragem de São José do Jacuípe.
Atualmente a Codevasf trabalha na elaboração do edital de licitação que, segundo a assessoria do órgão, deve ser lançado no final deste mês, e contratará os estudos de viabilidade social, técnica, econômica e ambiental e o anteprojeto de engenharia. Os recursos para a contratação, de R$ 12 milhões, estão assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Falandotudo.com

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL