Você já ouviu falar que política é jogo de interesse?, talvez não né, mas esse é o ditado mais certo para qualificar a política atual no Brasil.
No ano de 2016, quando concorriam a presidência da Câmara, os candidatos, Laercio Muniz de Azevedo e Reinaldo Santana, foi veiculado áudios de uma eventual compra de votos, por parte do Rê do Sindicato com o Vereador Otavio Xisto, onde se falava de R$ 50.000,00 pelo voto e outras vantagens, áudios esses gravados polo Vereador que venderia seu voto e lançado na mídia local, até hoje corre em segredo no Ministério Público que nunca deu parecer sobre o caso.
Estes dias estamos vivendo a iminência de nova eleição na Câmara de Bonfim, na oportunidade dois vereadores concorrem ao cargo, Cleiton Vieira e Carlos de Tijuaçu, a votação ira acontecer nesta quinta-feira (14).
Lembra do ditado popular?
As vésperas da eleição, novos áudios surgem na mídia, conotando conversas entre o Vereador Carlos de Tijuaçu e Elizeu dos Temperos, onde na fala de Carlos percebe-se a tentativa de formar chapa com Elizeu em troca de um trator, que seria destinado ao Vereador Cleiton, porém como Cleiton compõe candidatura própria, Carlos qualifica como que Cleiton quer brigar.
Tocador de áudio
“rapaz ai é o seguinte, eu disse o Fábio que um trator seria pro Cleiton, mas ai o Cleiton tá querendo brigar ai, tá querendo concorrer a presidência, querendo até criar problema, se ele não quiser caminhar com a gente, então eu vou falar ao Fábio que passo o trator pra você, sem problema, se o Cleiton não quiser união, a gente passa o trator pra você e ai você é o meu vice, pronto dois negões lá na câmara, o Negão do Tijuaçu e o Negão dos Temperos”, disse Carlos de Tijuaçu.
Em áudio o Vereador Elizeu pedia um trator para sua comunidade.
Tocador de áudio
“Ô Carlos quanto tu viajou pra Salvador, tu só conseguiu ver que a emenda estava liberada de 600 mil, seiscentos e poucos mil, dos ‘trator’, é mais ontem eu consegui a liberação da emenda mesmo c junto ao Deputado Roberto Carlos, com Fábio Cedraz, e olhe eu quero um trator pra jogar também lá na minha região viu Carlos, pro povo arar terra”, disse Elizeu.
Em resposta o Vereador Carlos de Tijuaçu, emitiu nota que segue?
“O Vereador Elizeu dos Temperos que denunciou na tribuna da Câmara que 80% da IMPRENSA BONFINENSE é CORRUPTA, que denunciou na tribuna da câmara que tem vereador Fazendo linha ou fretes com o carro da Câmara, que Denunciou na Tribuna da Câmara que seus colegas Vereadores ficam em casa recebendo diárias sem viajar, que seus colegas Vereadores e o Prefeito estavam gastando o dinheiro do povo nas churrascarias de Salvador, não provou nada, teve que ir à IMPRENSA e na Tribuna da Câmara pedir DESCULPAS. Agora tenta chantagear o Vereador Carlos de Tijuaçu e soltar áudios de parte de sua conversa em tom de deboche e brincadeiras com o objetivo de sujar a imagem do candidato a presidente da Câmara. Isso não e papel de político sério e honesto tentar sujar a imagem de colegas. Ate por que discutir emendas parlamentares para onde irão ou deixarão de ir nunca foi crime. Emenda PARLAMENTAR e para Deputados, Prefeitos e vereadores, direcionarem mesmo. Mas neste caso aqui a emenda ainda nem chegou ao município e como o vereador já estaria comprando votos? E por outro lado a emenda vai para o executivo e não para o vereador. Essa conversa foi informal, despretensiosa, e sem fundamento. Foi apenas uma suposição um pensamento. Você pode ser julgado por um pensamento sem haver a execução?”
Já o Vereador Elizeu dos Temperos emitiu nota, que segue:
“O vereador Elizeu dos Temperos vem perante a sociedade Bonfinense repudiar as práticas sujas que estão acontecendo na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
Fui procurado pelo vereador Carlos de Tijuacu onde ele me ofereceu um trator para que eu fosse compor a chapa dele como vice-presidente.
Meus princípios de Homem, de pai de família, de pessoa de origem pobre, jamais me permitirão aceitar propinas ou bem materiais como forma de comprar meu voto.
Não aceitei e não aceito. Neguei-me a participar de uma chapa com práticas sujas e inaceitáveis.
É preciso fazer política de forma séria. A população precisa saber da verdade. Ouçam o áudio”.
A eleição acontecerá nesta quinta-feira (14), na Câmara, seria interessante a comunidade se fazer presente para acompanhar os votos dos vereadores que serão abertos, daí tirar suas próprias conclusões quem está com interesses pessoais, nesta disputa pela presidência do legislativo Municipal.
Se de fato as emendas vem para o executivo, então estaria o governo tentando comprar votos para beneficiar seu candidato na disputa da presidência, através de Fábio Cedraz?
Até o fechamento da matéria não havíamos conseguido retorno do Secretário Fábio Cedraz.
Blog do Netto Maravilha