quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Caminhão tomba na BA-130, estrada que liga Mairi a Baixa Grande.

 

 

Na madrugada desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014, um caminhão Ford Cargo 2428, de cor prata, placa MVL-2188, licença de Tianguá-CE, capotou na BA-130, trecho que liga Mairi a Baixa Grande.

O acidente aconteceu na Curva da Cebola, por volta da 1h da madrugada, na região do Lasca Gato, município de Baixa Grande. O motorista Raimundo Dias da Silva, de 42 anos, natural de Jaguaquara-BA, sofreu fratura exporta no braço esquerdo e escoriações na cabeça e tórax.

Ele foi socorrido em uma ambulância da cidade de Baixa Grande e encaminhado para o hospital local, para receber os primeiros atendimentos, depois foi transferido para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Segundo Marcelo, motorista da ambulância de Baixa Grande, o caminhão saiu de Cascavel-BA, na região da Chapada Diamantina, com destino ao estado do ceará. O mesmo estava carregado de tomate e batata.
Fonte: Agmar Rios


Veículo desgovernado caí com criança de 10 anos em canal de água pluvial no Bairro Novo Amanhecer em Jacobina.

 


Por volta das 20:15h desta terça-feira, 18, um veículo de Gol placa JKT 3512 desgovernado caiu com uma criança no canal de água pluvial no Bairro Novo Amanhecer.
Segundo informações, uma criança de 10 anos estava dentro do Gol, soltou os freios e o veículo caiu no canal pouco mais de 30 metros à frente. A mãe da criança o retirou do veículo pela porta do passageiro, sem nenhum ferimento. O Samu 192 esteve no local.
Vinicius Freitas, presidente da associação do bairro nos mostrou uma indicação do vereador Carlinos da Caixa, aprovada pela Câmara Municipal que pede ao Executivo Municipal a necessidade de 'Lajeamento do Canal de Água Pluvial do Conjunto Habitacional Novo Amanhecer'.
 A indicação foi aprovada na Câmara de Vereadores no dia no dia 12 de fevereiro de 2013. As informações é que o prefeito Rui Macedo prometeu a conclusão da obra ainda neste ano.
Fonte: Augusto Urgente!

Homem estupra e enfia garfo no olho de ex-companheira em Feira de Santana

Um homem foi preso sob a suspeita de ter sequestrado e torturado a ex-companheira, que está grávida, durante cinco meses. O crime ocorreu em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e o suspeito foi detido na segunda-feira (17).

De acordo com informações de policiais da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), ela foi mantida em cárcere privado de outubro de 2013 até o dia 13 de fevereiro de 2014. A mulher que também foi estuprada pelo ex-companheiro ficou cega. Segundo informações da polícia, Renata Barbosa, 26 anos, teve o olho esquerdo perfurado com um garfo por Deleon Vitória de Santana, de 32 anos.

FEIRA DE SANTANA: UM BANDIDO MORRE E OUTRO É PRESO APÓS TROCA DE TIROS COM POLICIAIS


 

A tarde desta segunda-feira (17) iniciou com uma perseguição policial a dois homens no município de Coração de Maria, 116 Km de Salvador. Segundo informações da polícia, Diego Santos Silva, 26 anos, e Uberlan de Oliveira França Cruz, 22 anos, tomaram de assalto um veículo Fiat Palio no centro da cidade e seguiram em direção à Feira de Santana.
A polícia informou que por volta do meio-dia a situação foi comunicada e que prontamente seguiu em perseguição aos acusados. Eles foram interceptados pela equipe em serviço que conseguiu recuperar o carro.
Os dois fugiram em direção ao matagal, nas imediações da Fazenda Morais, porém a equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) que estava dando apoio, iniciou a perseguição pelo matagal. Uberlan de Oliveira resistiu, apelidado por Alemão, à ordem de prisão trocando tiros com os policias e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O outro acusado, Diego Santos da Silva, conhecido como Patinha, de 26 anos foi capturado e encaminhado até a delegacia de Coração de Maria.
Fonte: Bocão News

Polícia prende homem acusado de cometer homicídios ligados ao tráfico em Cansanção e outras cidades



jessiel site

Suspeito de envolvimento em homicídios relacionados ao tráfico de drogas em Jequié, Jessiel Miranda Campos, o “Bolo”, 28 anos, foi preso, por investigadores da delegacia territoriallocal, quando participava de um churrasco num bar, na localidade conhecida como Rodovia Barragem de Pedra.
“Bolo” estava com um mandado de prisão em aberto, pelo assassinato de Ronaldo Alves de Souza, o “Linho”, seu concorrente pelo controle do tráfico de drogas na região, com quatro tiros de revólver calibre 38, quando saía de umaacademia, no bairro Km 3.
De acordo com a delegada Ana Beatriz França, titular da DT/Jequié, “Bolo” é investigado pela morte de um adolescente, na cidade de Cansanção, também relacionada ao tráfico de drogas. Com passagens pela polícia, ficará custodiado na carceragem do Complexo Policial de Jequié, à disposição da Justiça.

POLÍTICA: COMUNIDADES CAMPONESAS DE SENHOR DO BONFIM, SÃO BENEFICIADAS COM ESTRUTURA PARA IMPLANTAÇÃO DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS


Em articulação com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Vereador Rê do Sindicato, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e a Central das Associações da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, entregaram neste sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, a quantidade de 20 Quintais Agroflorestais do PROJETO QUINTAIS AGROFLORESTAIS - PROGRAMA PARA CONVIVÊNCIA TRANSFORMADORA NO SEMIÁRIDO BAIANO. Sendo que cada quintal é composto de um kit: Estacas, mourões, bombonas, carro de mão, grampos e arames farpados, onde foram entregues as comunidades camponesas do Município de Senhor do Bonfim-Bahia, somando um valor aproximadamente de R$ 70.000,00.


Para o Vereador Rê, estes quintais Agroflorestais são grandes conquistas para a agricultura familiar do município, onde irá contribuir com uma agricultura sustentável de forma diversificada, com a produção de hortaliças, frutíferas, ervas medicinais e plantas nativas, objetivando a produção de alimentos saudáveis para o auto consumo e o excedente, comercializar de forma organizada e fornecer para os programas já existentes como o PAA, PAA Alimentos e PNAE e além do mais, livres dos agrotóxicos. Porém, não podemos esquecer que este projeto estará contribuindo com a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas diretas e indiretamente e, além disso, aprendendo e convivendo com o semiárido e gerando renda de forma solidária.

Continuaremos “trabalhando.” “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Vereador Rê do Sindicato.

POLÍTICA: PREFEITURA DE JAGUARARI ENTREGA EQUIPAMENTOS DO PROJETO “POVO FORTE, CORAÇÃO FORTE”


Na última terça-feira (18/02), a Prefeitura de Jaguarari fez a entrega de kits para as pessoas cadastradas no projeto “Povo Forte, Coração Forte” no Distrito Pilar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esse projeto visa estimular, principalmente, pessoas da terceira idade a praticar atividades físicas como uma das formas de combate a doenças, a exemplo do diabetes, da hipertensão e do colesterol. Os participantes tem o acompanhamento de profissionais da saúde (médico, enfermeiro e educador físico), que acompanham as atividades realizadas.

A solenidade de entrega do material (camisas, colchonetes, cones e bambolês) contou com a participação do Secretário Distrital, Juciê, e do idealizador e organizador do projeto, João Paulo Soares, que cumprimentou os participantes e os tomou como exemplo de perseverança. – “Nosso principal objetivo é promover a prática de atividade física orientada a pessoas da terceira idade, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo, sobrepeso e, assim, evitando a incidência de doenças”, concluiu.

O projeto “Povo Forte, Coração Forte” em Pilar já conta com, aproximadamente, 75 participantes. Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

POLICIAL: 54ª CIPM RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO


Por volta das 19h30min., do dia 18Fev14, uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional – PETO, deslocou-se ao povoado de Água dos Pássaros para atender a uma solicitação de arrombamento à residência do Sr. Jailson Felix. Segundo o solicitante eram dois indivíduos, sendo que apenas um foi identificado como sendo “Gerrinha de Belas”, cujo nome consta nos autos da Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso como ALEX DA SILVA BARBOSA, 20 anos, autor de vários crimes de roubo e furto, na região de Belas, Lajedo Raso, Catuaba, Água dos Pássaros, Lagoa Rasa e adjacências.

Chegando ao local informado pelo solicitante, os criminosos perceberam a presença da viatura e abandonaram no local uma moto Honda CG Fan/150 ESI, cor vermelha, ano 2013, placa OUM-6390, licença da cidade de Senhor do Bonfim-BA, a qual estava com o guidão travado e sem a chave de ignição, bem como um capacete Taurus San Marino, cor preta. A referida moto é de propriedade do Sr. Valdelito dos Santos, 42 anos, residente na cidade de Senhor do Bonfim, e teria sido tomada de assalto próximo ao povoado de Poços, neste município, por volta das 18 horas. Segundo informações da vítima, ele conduzia a moto com o acusado quando ao chegar próximo ao Distrito de Poços, neste município, outro elemento saiu de um matagal tomando a referida moto de assalto e seguindo destino ignorado. A moto e o capacete foram apresentados no Complexo Policial de Campo Formoso, para as devidas providências.



ASCOM – 54ª CIA CAMPO FORMOSO

Radialista e Empresário são executados com vários tiros. Crime choca população de Patu-RN



Por volta das 12h40min desta segunda-feira (17), ocorreu um duplo homicídio na cidade de Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O fato ocorreu na rua Alfredo Fernandes, no bairro da estação, bem em frente a Praça do Povo (antiga estação ferroviária). As vítimas foram identificadas como sendo; “Nilson da Sucata” e o radialista Carlos Dias, funcionário da CAERN, natural de Lucrécia.

Segundo informações de populares, Nilson e Carlos Dias trafegavam pela rua Alfredo Fernandes em direção ao centro da cidade em um veículo tipo celta de cor azul, quando elementos se aproximaram em outro veículo e abriram fogo contra o celta conduzido por Nilson da Sucata.
Nilson era proprietário de uma sucata localizada nas proximidades onde ocorreu o fato e Carlos Dias era funcionário da CAERN, prestava serviços na estação da adutora Arnóbrio Abreu em Patu e era também radialista, bastante conhecido em Patu e na região.

Segundo a polícia, o alvo dos disparos, era Nilson da sucata, o qual já respondeu a inquéritos por crimes na região. Ainda segundo a polícia o locutor foi atingido porque estava na companhia do dono da sucata. Os dois foram atingidos por vários tiros de pistolas ponto 40 e 9mm, além de espingarda calibre 12. Ambos morreram no local.

Carlos Dias apresentava o programa “Juventude Agora”, na Rádio Juventude de Messias Targino.

Com informações do Patu News

Fotos íntimas de jovens vazam na web e causam polêmica em Monte Santo

Qual o preço de sua privacidade? pode ser uma pergunta um pouco óbvia, mas, você, caro leitor, já parou para refletir sobre esse questionamento? Pois bem… com o avanço da tecnologia, o grande surgimento de ‘mensageiros instantâneos’ e a velocidade como uma foto ou vídeo íntimo pode se viralizar e devastar a imagem de uma pessoa em segundos é preocupante, sobretudo para os pais já que grande parte das vítimas ainda não completaram a maioridade, os perigos em que uma simples foto tirada em momento íntimo pode gerar se cair em mãos erradas são muitos e não demorou até que esse problema fosse ocorrer em nossa cidade.

O efeito dessa auto-exposição pode ser ainda mais prejudicial se ocorrer em uma cidade do interior como Monte Santo, com costumes não tanto modernos e pensamentos não liberais, onde todo mundo praticamente se conhece, só foram os primeiros casos começarem a ocorrer para gerar muito o que falar por todo município, o problema começou a vir a tona depois da popularidade de mensageiros como o Whats App que diferente das redes sociais é possível criar “grupo de amigos ou interesses” e de certa forma limitar a privacidade das conversas e conteúdos compartilhados para um número especifico de amigos, se formou assim um lugar ideal para compartilhar fotos pessoais ou de terceiros com seus “amigos”, porém se engana quem acha que esse problema é causado somente por conta do avanço da tecnologia, na verdade o meio só veio a potencializar os novos costumes cada vez mais avançados dos jovens que começam a criar as “modinhas do século 21″, porém o problema principal que deve-se levar em conta como ponto de partida para o vazamento de fotos íntimas é a confiança extrema que os jovens de hoje têm uns nos outros e em seus relacionamentos íntimos a ponto de se permitir fotografar ou filmar.

Os números são alarmantes, desde o início deste ano aproximadamente 9 adolescentes e jovens monte-santenses tiveram sua intimidade exposta na internet, em sua grande maioria as fotos foram tiradas por elas mesmas em frente ao espelho o que demonstra uma imaturidade ao se expor ao perigo e iniciar o processo de diseminassão da sua imagem ao enviar a foto para outra pessoa que acaba se espalhando e de maneira viral atinge um alto número de pessoas ao ser compartilhada em redes sociais e mensageiros, a imaturidade não é ocasional pois percebe-se que em sua maioria as fotos foram tiradas de forma voluntária e contam com um grande número de meninas menores de idade o que agrava ainda mais o fato que agora já é considerado um crime.

De todas as fotos vazadas uma pequena parte mostram cenas de ato sexual entre casais, dentre elas a de uma jovem que prefere não se identificar, teve seu momento íntimo exposto depois que seu namorado supostamente tenha enviado as fotos para um amigo que acabou espalhando a imagem nas redes sociais, o fato já foi denunciado para polícia que no momento investiga os possíveis culpados pelo crime, por sua vez o namorado afirma ter perdido o celular com as fotos e quem achou teria compartilhado as fotos indevidamente, outro problema que pode ocorrer se você assumir os riscos de manter fotos íntimas guardadas em seu celular.

O caso não ocorre somente em Monte Santo, como a internet é mundial as distâncias não existem e já foram identificados casos similares com fotos vazadas de praticamente todas as cidade vizinhas como: Euclides da Cunha, Cansanção, Uauá, Canudos, Itiúba e Andorinha.

Fonte: Montesanto.net

O dia em que a Bahia parou

Nesta quarta-feira 19 de fevereiro, será comemorado em grande estilo o “dia do Bahia”. Muitos, no entanto, não entendem a extensão para o esporte da Bahia o feito dos nossos Bicampeões brasileiros. Nos fomos campeões nacionais em 1959, o 1ª a levantar uma taça num torneio nacional, porém o campeonato brasileiro com a criação da CBF teve seu início como conhecemos atualmente em 1971. Mas, o Bahia nesse novo formato conseguiria outra vez deixar sua marca ao sair com um título nacional representativo na frente de Cruzeiro, Botafogo e Corinthians! Uma façanha só para deuses do futebol nordestino! Bahia  Bicampeão nacional!
O Bahia seguia conseguindo façanhas de mostrar ao povo baiano como era ser baiano para todo o Brasil, mesmo com o bairrismo sulista. É claro que não faltaram associações provocativas com as crendices populares para reduzir o feitos desses trabalhadores baianos ao trazer o título de Porto Alegre.  Diziam os sudestinos/sulistas, assim como os “vices” ressentidos,  que tudo fora obra do acaso, mas sabiam que não foi. O Bahia foi cameleão com muita autoridade e venceria o Inter no Beira Rio logo após o título nacional pela Libertadores jogando um futebol ofensivo e que entusiasmava o Brasil.
Todos queriam ser Bobó, o jogador letrado, líder do grupo com sua elegância que marcou a memória de muitos jovens com seu exemplo de procrurar nos livros caminhos novos para ser uma pessoa melhor. Pegar um autógrafo de nossos heróis então era uma glória! Heróis baianos aqui chegaram como se voltassem de uma guerra de luta pela liberdade. Nossos heróis, agora, estavam acima do trio a caminho da Barra, e nada os fazia parar a não ser a multidão que festejava em todos os bairros. Principalmente pela orla da cidade nó festejamos ao conduzir o nosso Esquadrão vitorioso nessa luta por um lugar no futebol brasileiro da elite de nossa civilização marcada pelo futebol. Para sempre o Bahia estaria no panteão dos deuses do futebol como a marca da resistência e valor do homem nordestino.
Ainda no avião tentaram fazer uma ligação política com o finado ACM e a glória do tricolor, mas o rubro-negro mais famoso da Bahia pelo seu poder político também teve de se render a majestade da soberania popular que ousava ofuscar o seu poder. Os jogadores do Bahia poderiam declarar o cargo de governador vago e fazer ACM renunciar se quisissem. Na verdade, Salvador se tornou uma grande onda azul, vermelha e branca como uma tsunami cuja fama levaria a Bahia a mais um torneio internacional, a Libertadores das Américas. Creio que muitos rubro-negros como o governador vibraram com a gente, não poderia ser diferente porque o Bahia era a Bahia.

PM realiza condução à delegacia por violência doméstica

PLANTAO DE POLICIA
Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Aliécio de Almeida Caetano, 23 anos, por violência doméstica, nesta terça-feira (18), às 23 horas, no Bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim.
O acusado danificou objetos da residência e ameaçou o próprio pai de 56 anos com uma faca. Com a chegada dos policiais, Aliécio de Almeida empreendeu fuga, mas foi alcançado e apresentado, juntamente com a faca, na delegacia.

Homem mantinha própria mãe congelada para receber pensão

Maria Musitano, 94 anos, aparentemente morreu de causas naturais há mais de um ano. Ela compartilhava a casa na cidade de Delianuova, na Itália, com seu filho, Igino, que confessou usufruir de sua pensão mensal de cerca de R$ 3.200 após a morte de sua mãe.
 
 
De acordo com a publicação do "The Local", a polícia foi alertada depois que os vizinhos, na cidade de 4.000 habitantes, começaram a suspeitar que havia algo errado por conta do cheiro que vinha da casa.
 
Cada vez que se perguntava por sua mãe, Igino costumava desviar a conversa e inventava desculpas para “sair de cena”.

Bola de fogo explode no céu sobre o litoral de São Paulo

O objeto foi visto na cidade de Caraguatatuba e foi registrado pela Rede Brasileira de Observadores de Meteoros.Ela afirma que a bola de fogo entrou na atmosfera com uma velocidade de 15 km/h. O evento ocorreu na manhã do dia 18 de fevereiro, às 5h da manhã.
Por ora, não se tem registro de algum fragmento que se separou e caiu na superfície terrestre, mas o pesquisador Carlos Augusto de Pietro afirma que o objeto pesava aproximadamente 25 quilos e possuía uma estrutura muito porosa. Sua estrutura lembra a um condrito, que são carbonáceos que apresentam alto teor de carbono, além de carbonatos e compostos orgânicos. Essa formação pode ter sido formada no próprio Sistema Solar. 
Rede Brasileira de Observadores de Meteoros – possui quatro estações de detecção automática, o que facilita a identificação de corpos que adentram a atmosfera terrestre. No último mês, essas estações detectaram 6 bolas de fogo, com 57 trajetórias de meteoros sobre o território brasileiro.A rocha, provavelmente, caiu no oceano, se ela realmente resistiu ao choque da sua entrada na atmosfera. Ainda não se sabe a origem dessa formação rochosa, mas o objeto está sob análise minuciosa e o resultado deve ser divulgado em breve.Uol

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES INTERDITAM RUA EM PROTESTO A POSTE QUE ESTÁ PRESTES A CAIR


Cansados de esperar que a Coelba substitua um poste antigo de madeira que encontra-se prestes a cair em via pública, moradores da Rua Voluntários da Pátria cavaram um buraco na rua e amarraram o poste com correntes e arames para que o mesmo não venha a cair repentinamente.


Como se pode ver os fios da rede elétrica estão caindo sobre o estabelecimento comercial do senhor Antonio, que afirmou que somente essa semana houve duas quedas de energia que quase queimou seu freezer. Outros moradores já tiveram problemas em televisores e estão sem saber a quem recorrer.


Além da substituição do poste podre, os moradores pedem a construção de um redutor de velocidade no mesmo local onde foi cavado o buraco.


Maravilha Notícias

Ceará: Menores são atormentados por espírito de mãe falecida

 Menores vieram para a capital cearense após a morte da mãe
 
 
Eles vieram do RS porque a família não tinha condições de criar; Agora, família quer de volta e mãe atormenta família tutora.
Fenômenos fora do normal têm acontecido todos os dias com duas crianças, uma de nove e outra de sete anos em Fortaleza. Elas são naturais do Rio Grande do Sul e vieram para a capital cearense após a morte da mãe, devido a um câncer.
Durante nove meses os menores têm sido atormentados, possivelmente pela mãe, já que neste prazo a família do sul pediu os dois de volta. A repórter Emanuella Braga, do Barra Pesada/TV Jangadeiro, foi conferir o caso.
A mulher, tutora das crianças, vive para cuidar deles 24h. Eles são atacados, arranhados, já apareceram mordidos e são violentados o tempo todo por este fenômeno.
Pelo menos 19 pastores e alguns padres já passaram pelo local, e um dos pastores inclusive acusou a tutora de machucar as crianças. Na visita dele, as crianças foram mordidas enquanto ele estava lá.
Na reportagem, Emanuella relata que o microfone estava “picotando”, e dois copos de água foram arremessados em sua direção. Uma mesa, com tampo de granito, também foi arremessada no chão e quebrou. A jornalista conta que nunca presenciou isso na vida.
Diante das câmeras um dos menores arremessou uma Bíblia Sagrada na direção do neto da tutora, de três anos. “Não acontece nada com meu neto, só com os dois. Preciso de uma ajuda para levar eles de volta para o sul, para ver se isso acaba”, conta a tutora.

HABITAÇÃO: COOPD ENTREGARÁ UNIDADES HABITACIONAIS EM TIJUAÇU


A Cooperativa do Piemonte da Diamantina – COOPD deverá entregar nos próximos dias, 20 Unidades Habitacionais para remanescentes de Quilombos em Tijuaçu contemplados pelo Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

Após vistoria realizada no último dia 13 e 14/02 pelo Engenheiro Rafael Mota da CEF/GIDUR que avaliou 34 Unidades do contrato 0403377-74, apontou 20 UH com 100% da obra executada, o que viabiliza a entrega de moradias dignas aos Beneficiários que esperam ansiosamente o recebimento.

Na ocasião, o Engenheiro parabenizou a qualidade técnica do trabalho da COOPD.

DOE SANGUE: HEMOBA NO CARNAVAL


A HEMOBA acaba de lançar a sua campanha de carnaval, com o tema “Precisamos de todos vocês”. A ideia em 2014 é convidar os foliões e não-foliões a doar sangue antes da festa, para garantir a alegria de todo mundo durante a folia.

O Período de festas na Bahia é marcado por um aumento substancial do número de visitantes em todo o Estado. Isso significa que a HEMOBA precisa se preparar para garantir os estoques de sangue nas unidades de Saúde Pública da Capital e do Interior. Sabemos que a questão da doação de sangue é, sobretudo, uma questão de ação conjunta do governo do estado juntamente com a mobilização da sociedade civil nos seus mais variados segmentos. É uma questão de disseminar a cultura da doação de sangue na população, desmistificando e tornando o ato da doação uma atividade corriqueira e simples. É isso que a Hemoba tenta fazer com suas campanhas ao longo dos anos e conta sempre com a parceria de toda a imprensa, em um esforço de equipe, para atingir o maior número possível de pessoas com a nossa mensagem.

A Hemoba tem operado com uma média de 150 candidatos ao dia no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama, em Salvador). Ainda existe um déficit de cerca de 30% em relação à quantidade ideal de candidatos, mas estamos trabalhando para que esse número cresça até o fim do ano, contando sempre com a mobilização da população baiana. O ideal é estimular a doação voluntária de sangue, que é aquela doação espontânea. É uma experiência gratificante para quem doa e, geralmente, quem passa por essa experiência, torna-se um doador fidelizado, fazendo da doação de sangue uma rotina prazerosa e benéfica a milhares de pessoas.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE.

1- Sentir-se saudável.
2- Ter entre *16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito dos pais ou representante legal)
3- Pesar acima de 50 kg.
4- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO:

1- Nunca vá doar sangue em jejum (sem se alimentar).
2- Durma no mínimo 6 horas.
3- Não ingira bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
4- Não fume por pelo menos 2 horas.
5- Evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

QUANTO AO NÚMERO DE DOAÇÕES:

Homens: podem doar até 4 vezes ao ano, observando um repouso de 60 dias.
Mulheres: podem doar até 3 vezes ao ano, observando um repouso de 90 dias.

E APÓS A DOAÇÃO, O QUE FAZER?

Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
Não fumar nas primeiras 4 horas.
Não praticar esportes radicais ou atividade de risco.
Manter o curativo no local da punção por 4 horas.

O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Na Hemoba/UCT Bonfim a doação de sangue ocorre no horário de 7 às 13 horas de segunda a sexta. Estamos localizados na Praça Duque de Caxias, 172, vizinho ao hospital Regional.

Contato 74 3541 3256


Equipe Hemoba

POLÍTICA: NA PRIMEIRA SESSÃO DO ANO VEREADOR JORGINHO REPUDIOU AUSÊNCIA DO PREFEITO CORREIA


Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 18, o inicio das atividades do ano de 2014 da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, que contou com a presença dos 13 edis.





O advogado Custodio Barbosa Neto, representou o prefeito do Município Dr.Edvaldo Martins Correia e na oportunidade levou aquela casa legislativa a mensagem do Executivo.


O Vereador Dr.Jorginho do PSD pediu para constar em Ata o seu repúdio pelo não comparecimento do prefeito Correia naquela Sessão de abertura considerando que não era a primeira vez que o mesmo assim agia,com um total desrespeito ao poder Legislativo.


ASCOM

Jacobinense desaparece após embarcar na Rodoriária do Tietê em São Paulo, sentido Jacobina


Adnan Oliveira da Silva, 39 anos, está desaparecido deste o dia 14 deste mês de fevereiro.
Segundo informações de familiares, Ednan embarcou nesta data,  às 23h na Rodoviária do Tietê em São Paulo com destino a Jacobina, e até então está desaparecido.
Adnan é natural de Jacobina, morou por 7 meses em São Paulo e retornava pra casa sua família no Bairro da Serrinha.
Qualquer informação que leve ao paradeiro de Adnan Oliveira Silva ligar para: (11) 98229-5088Tim // 96898-4605 Oi -Falar com Célio Oliveira
 
Augusto Urgente

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL