O São João 2017 na Capital Baiana do Forró promete ser o melhor dos últimos anos e a Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Cultura – SECULT, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte – SEDETE, convida a população bonfinense a prestigiar a última edição do Projeto Cultural Forró Grito, que acontecerá neste sábado (17), no Bairro da Lagoa, a partir das 21h.
O Forró Grito acontecerá em lugar histórico e que nos remete à origem do município de Senhor do Bonfim. O local escolhido para a festa atualmente Praça da Lagoa foi colonizada pelos bandeirantes que desbravaram a região em busca de pedras preciosas e utilizavam o local como rancharia para os tropeiros.
Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o consequente avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas. Em 1750, com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera. Finalmente em 1885 a vila foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Senhor do Bonfim.
O intuito da realização do Forró Grito deste ano é resgatar as tradições culturais e artísticas no período junino, levando muita gente para cantar e dançar forró proporcionando alegria, descontração e entretenimento aos amantes do autentico forró pé de serra.
Neste sábado (17), além da programação, repleta de apresentações culturais e musicais, como Francimar Monteiro, Forró Xote Barba Azul e Os Cabras de Lampião. Acontecerá a grande final do concurso da Rainha do Milho 2017 entre as representantes do Bairro da Gamboa, Laís Kércia, e do Bairro da Olaria, Gemima Lua. Traga sua torcida e sua alegria para o melhor São João da Bahia.
Ascom Prefeitura de Senhor do Bonfim