Pular para o conteúdo principal

Caminhada pela Conscientização do Autismo aconteceu em Senhor do Bonfim



Uma caminhada sobre a conscientização do autismo aconteceu na manhã desta segunda (3), pelas principais ruas do centro de Senhor do Bonfim. Participaram pais e familiares com crianças autistas detalha Jivani Anjo, fundadora e presidente da Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim.
Segundo ela, cerca 50 autistas entre 3 e 14 anos estão cadastrados na entidade. “Para promover a inclusão, as pessoas precisam conhecer mais sobre o autismo.
Estamos mostrando aqui que existem muitas famílias com autistas em Bonfim e na região e o lugar deles não é em casa, escondidos”, enfatizou Jivani.
A caminhada faz parte das comemorações do dia Mundial do Autismo que aconteceu domingo, 2 de março. Cerca de 100 pessoas, conforme os organizadores, participaram da ação.
Sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura de Senhor do Bonfim para os portadores do autismo, Ednalva Alves da Silva, coordenadora da educação inclusiva no município, comentou, “os paciente são atendidos duas vezes por semana em sala de recursos multifuncionais com professores que trabalham com atendimento educacional especializado, seguindo o horário estabelecido pelo professor.
Autismo, o que é?
O que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.
Essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas .
DiagnósticoÉ clínico e realizado através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis.
Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, tais como mapeamento genético, teste do pezinho, sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose, audiometria e testes neuropsicológicos são necessários para investigar causas e outras doenças associadas.
Sintomas
Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. . .
Tratamento
A intervenção é feita com abordagens psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e/ou comunicação. Um programa é estabelecido de forma a respeitar as capacidades de cada indivíduo.

Fonte:  Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senhor do Bonfim-BA: Jovem de 17 anos se enforca no Alto da Rainha. Por volta das 15 horas deste sábado após voltar a sua casa para levar o almoço de seu irmão a jovem, Mirela, teve o pior susto de sua vida ao se deparar com o corpo de seu irmão MURILO SILVA MALTA DOS SANTOS,  de apenas 17 anos, enforcado com uma corda no pescoço, na sala próximo a cozinha.
Nosso Repórter Netto Maravilha esteve no local, Rua Iara Torres, Bairro Alto da Rainha, nº 159 em Senhor do Bonfim, e ouviu várias pessoas da família que sem acreditar no fato, se questionavam, o porque daquilo, “um jovem que nunca bebeu, não tinha inimigos, ele saiu ontem com amigos de trabalho da empresa Moto Gamboa, por volta de 23 horas nós começamos a procurar por ele, pois nunca tinha bebido nem tinha costume de demorar assim”, comentou o cunhado.
A mãe em prantos relatava para uma amiga, que seu filho havia chegado bastante embriagado em casa que nem conseguia segurar direito no portão, e que vomitou a casa, ela havia limpado e…
POLICIAL: MOTOQUEIRO MORRE AO COLIDIR FRONTALMENTE COM CARRETA NA BR 407 ENTRE TANQUINHO E TIJUAÇU
Por volta das 21h40min deste sábado  (05),  um jovem identificado por REGIVALDO, morador do povoado de Passagem Velha, zona rural de Senhor do Bonfim teve morte instantânea, ao colidir com uma moto ainda sem dados, contra uma carreta na altura do Km 144 da BR 407,  entre Tanquinho e Tijuaçu.


De acordo com as primeiras informações ele teria invadido a contramão indo de encontro a carreta

PRF, DPT da Civil e PM encontram-se no local.

Breve mais detalhes aqui no Maravilha Notícias.


Maravilha Notícias
Jovem morre após ser baleado em Ibiaporã Na tarde deste sábado, 05 de novembro de 2016, um jovem conhecido como Marinho, foi morto a tiros no município de Mundo Novo-BA.
O crime aconteceu por volta das 15 horas, na Rua Joaquim Sacerdote, no distrito de Ibiaporã, conhecido como Bonita. 
De acordo com informações de populares, o jovem se envolveu numa briga e sofreu um disparo de espingarda. Depois, ele foi socorrido e encaminhado para o hospital de Tapiramutá, mas não resistiu e morreu.

O jovem morava em Ibiaporã. O corpo será encaminhado para o IML da região, depois será liberado para o sepultamento.

Da redação do Blog Agmar Rios