Pular para o conteúdo principal

Temer discute reforma política com TSE e Congresso


O presidente Michel Temer fará uma reunião nesta quarta-feira, 15, para debater reforma política com a cúpula do Congresso e da Justiça Eleitoral. O encontro, que acontece no dia seguinte ao envio da nova “lista de Janot” ao Supremo Tribunal Federal (STF), busca uma saída para blindar os parlamentares que receberam dinheiro ilícito em eleições passadas, além de uma forma de financiar as campanhas de 2018.

Participarão do encontro, no Palácio do Planalto, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Atualmente, a Câmara tem uma comissão especial discutindo o assunto. Gilmar Mendes, porém, deverá sugerir a criação de um grupo para debater propostas fora do Congresso. A comissão seria formada por especialistas da área, o que daria mais respaldo para as propostas.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), por sua vez, afirmou que lideranças dos principais partidos da base aliada em conjunto com representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o ministro Henrique Neves, pretendem apresentar nos próximos 15 dias um projeto que estabelecerá um novo sistema de financiamento de campanha. Segundo ele, Temer tem acompanhado as discussões. “A ideia vigente até agora é criar um fundo eleitoral para os períodos de eleição, mas isso ainda não está estruturado porque o TSE ficou de fazer um levantamento dos custos das últimas campanhas”, disse.A ideia é que as novas regras sejam votadas no Congresso até setembro, pois, caso não sejam aprovadas até o dia 2 de outubro, o próximo pleito continuará sendo regido pela atual legislação.

Lista fechada

O presidente da Câmara afirmou que vai defender na reunião desta quarta o sistema de lista fechada com o aumento do financiamento público. Por esse sistema, os eleitores não votam mais em um único candidato, e sim escolhem uma lista de nomes pré-definida pelos partidos políticos. Há quem defenda que, para facilitar a aprovação da medida na Câmara, os atuais parlamentares teriam que ter preferência na ordem da lista da próxima eleição.

Apesar de ter apoio de parte da cúpula do Congresso, a ideia tem sido apontada como uma maneira de garantir a reeleição dos atuais deputados, desgastados pela Lava Jato. Sem a lista, apontam os críticos da proposta, a taxa de renovação das cadeiras do Congresso deveria bater recorde.

O sistema também aumenta o poder dos líderes e dirigentes partidários, muitos deles também envolvidos na Lava Jato. Com a lista, a cúpula da legenda teria carta branca para definir quem seriam os primeiros da relação, com mais chance de se eleger.

“Tudo tem defeitos, prós e contras. Mas, se colocar na balança, mesmo com todos os riscos, esse ainda é o melhor sistema”, disse o líder da Minoria da Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

Fonte: Estadão Contéudo
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…