Pular para o conteúdo principal

Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens; água será racionada

A escassez de chuvas no sertão da Bahia tem causado uma diminuição acentuada nos níveis de água acumulada das barragens que abastecem os municípios das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. Por causa deste cenário, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) irá reduzir, até o final deste mês, a oferta de água nos municípios de Jacobina, Caém, Saúde, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Serrolândia, Várzea do Poço, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.
Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem de Pindobaçu (Foto: Divulgação)
A empresa também iniciará em breve uma campanha de conscientização para o uso racional da água distribuída nestes municípios. O mote da campanha é “Economize água. Cada gota conta” e busca alertar à população sobre a necessidade de consumir menos água para que seja possível garantir a continuidade do abastecimento regular diante dos efeitos da estiagem prolongada que acontece em toda a região.
Barragens
A Embasa dispõe na região de Jacobina das barragens de Pindobaçu, Cachoeira Grande e Itapicuruzinho, que estão com 40%, 43% e 19%, respectivamente, da capacidade de armazenamento de água. Na região de Senhor do Bonfim, as barragens de Ponto Novo, do Aipim e Prata estão com 30%, 62% e 13%, respectivamente, do volume máximo de acumulação do recurso hídrico.
Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem do Aipim (Foto: Divulgação)

Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem de Ponto Novo (Foto: Divulgação)
“Esta disponibilidade hídrica nos preocupa muito. Por isso, pedimos à população que adote hábitos conscientes de consumo da água”, alerta o gerente Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo. Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício.
Dicas para Economia de Água
  • Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
  • Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde.
  • Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros).
  • Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
  • Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar a mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.
  • Jamais use água para limpar a calçada e o quintal. Use a vassoura.
  • Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.
  • Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de microjatos.
  • Na hora de molhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
Mais dicas podem ser acessadas no site www.eueconomizoagua.com.br
Ascom Embasa
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…