sexta-feira, 4 de março de 2016

Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo
Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo
 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, foi levado, na manhã desta sexta-feira (4), pela Polícia Federal conduzido coercitivamente – quando a pessoa é obrigada a depor. Ele estava em sua casa, em São Bernardo do Campo, São Paulo. A ação,  batizada de “Aletheia”, é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade” e integra  a 24ª fase da Operação Lava Jato.  A operação acontece uma semana após a PF deflagrar a Operação Acarajé.
A PF e a Receita Federal cumprem mandados em endereços do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva. O ex-presidente já está sob custódia da Polícia Federal.  A reportagem apurou que há mandado de condução coercitiva contra Lula e contra o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto.
A operação foi deflagrada com base em investigações sobre a compra e reforma de um sítio em Atibaia-SP, frequentado pelo petista, o fato de sua mudança ter sido transportada para o local e a relação desses episódios com empreiteiras investigadas na Lava Jato, além da relação dele com um tríplex no Guarujá-SP, reformado pela OAS.
Cerca de 200 policiais  e 30 auditores da Receita estão nas ruas para cumprir 44 ordens judiciais, entre elas 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, atribuídos a diversas pessoas no contexto do esquema revelado pela Lava Jato e que envolve pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Petrobras a partidos políticos.BA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL