quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

México aprova primeira vacina contra dengue no mundo

México aprova primeira vacina contra dengue no mundo
Foto: Reprodução EPTV
A autoridade regulatória do México, o COFEPRIS, aprovou uma vacina tetravalente contra a dengue, do laboratório Sanofi Pasteur, para a prevenção da doença causada pelos sorotipos do vírus 1, 2, 3 e 4. A vacina, que é a primeira contra a dengue aprovada no mundo, é direcionada à pré-adolescentes, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos, que vivem em áreas endêmicas. De acordo com o laboratório responsável, trata-se de um marco histórico para a saúde pública, considerando que, até o momento, não há tratamento específico para a dengue e nenhum outro método efetivo para a prevenção da doença.
Segundo o Sanofi Pasteur, a aprovação da vacina é baseada em mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, 25 estudos clínicos, mais de 40 mil participantes de diferentes idades, em 15 países, incluindo o Brasil. O medicamento demonstrou ampla segurança em indivíduos de diversas faixas etárias e, a partir de 9 anos de idade, reduziu em 93% os casos graves da doença – aqueles que levam ao óbito, como a dengue hemorrágica - em 80,8% as hospitalizações e demonstrou eficácia de 66%.
Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o país líder em casos de dengue no mundo. Diante dos dados, a Sanofi Pasteur informou ainda que submeteu o dossiê científico da sua vacina contra dengue, no final de março deste ano, para aprovação do registro pela Anvisa. Ainda segundo a empresa, o medicamento está em análise prioritária e a expectativa é lançar a vacina contra dengue no mercado brasileiro em 2016.
 Metro1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL