domingo, 31 de maio de 2015

Fim da disputa! Esmeralda gigante encontrada na Bahia tem novo dono; entenda o caso

Juiz assinalou que o governo brasileiro “não fez nada para mostrar interesse sobre o caso”
Esmeralda da Bahia é alvo de disputa judicial na corte americana Foto: Site Surgiu
Esmeralda da Bahia foi alvo de disputa judicial na corte americana
Redação VN e agências
redacao@varelanoticias.com.br
A esmeralda de 38 quilos descoberta na Bahia em 2001 tem novo dono após a decisão de um juiz dos EUA a favor de um grupo empresarial norte-americano.
Nesta semana, o juiz da Suprema Corte de Los Angeles, Michael Johnson, decretou que o “FM Holdings apresentou provas claras” que lhe atribuem a propriedade da pedra, após escutar os testemunhos dos três sócios do grupo, em 14 de maio passado.
No final de março, o juiz Johnson assinalou que o governo brasileiro “não fez nada para mostrar interesse sobre o caso”, e descartou seu direito à esmeralda.
Entenda o caso
Seis empresários que reivindicavam a posse da chamada “Esmeralda da Bahia” uma pedra preciosa de 381 quilos, 180 mil quilates, estimada em US$ 400 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão), tem um novo concorrente: o governo do Brasil.
O cobiçado exemplar do minério foi encontrado no município de Pindobaçu (BA), em 2001, e já pertenceu a empresários da Califórnia, Nevada e Louisiana. Durante a tragédia provocada pelo furacão Katrina a “Esmeralda da Bahia” ficou desaparecida por um tempo devido as enchentes que castigaram a região.
Depois disso ela foi confiscada pela autoridade do Condado de Los Angeles. Um empresário da Califórnia contestou essa ação e deu entrada ao requerimento de posse. Fato esse contestado por demais empresários que buscavam a posse da esmeralda.
De acordo com o advogado John Nadolenco, sócio da banca Mayer Brown, de Los Angeles, que representa o Brasil na ação, “a Esmeralda da Bahia é um tesouro nacional da República Federativa do Brasil, que foi ilegalmente extraída do solo, ilegalmente transportada, ilegalmente exportada para os Estados Unidos”. E vai mais além quando relata na sua petição: “Não pertence a nenhum deles”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL