sexta-feira, 18 de julho de 2014

JACOBINA: MENINA DE 6 ANOS É DIAGNOSTICADA COM MENINGITE TIPO C E É TRANSFERIDA PARA SALVADOR

Nesta quinta-feira, 17, uma criança de 6 anos, com prenome Evelin, chegou ao Hospital Antonio Teixeira Sobrinho em Jacobina, quando foi contatado que a mesma tinha meningite tipo C, foi pedida sua  transferência para o Hospital Couto Maia na capital baiana.
 
A criança é do moradora de Lages do Batata, sendo o segundo caso registrado na localidade.
 
O que é meningite?
 
Meningite é o nome que se dá para a inflamação das meninges, que são as membranas que cobrem o nosso cérebro e os outros órgãos do sistema nervoso central.
 
A meningite pode ser causada pela infecção por vários tipos de microorganismos, entre os quais existe uma bactéria chamada Neisseria meningitidis. Essa bactéria é transmitida de uma pessoa a outra através das secreções respiratórias e causa a chamada meningite meningocócica.
 
Existem diversos tipos de meningite meningocócica?
 
Sim. A bactéria Neisseria meningitidis se apresenta através de vários tipos ou sorogrupos, por exemplo, tipos A, B e C. A importância disso é que cada vacina protege especifica-mente contra um tipo da bactéria.
 
A meningite meningocócica é uma doença grave?
 
Sim. A meningite meningocócica, independentemente do tipo da bactéria, por si só é muito grave e, além disso, essa bactéria pode causar uma infecção generalizada, atingindo várias partes do corpo. Quando isso acontece, a mortalidade é alta e as pessoas que sobrevivem podem apresentar seqüe­las permanentes como surdez, danos cerebrais, amputações nos membros, etc.
 
Quais são os sintomas da meningite meningocócica?
 
Após um período de incubação de alguns dias, a pessoa geralmente apresenta febre alta, dor de cabeça, vômitos, desconforto à luz, letargia, etc. Manchas na pele podem ser um sinal de que a infecção está se generalizando.
 
O importante é que qualquer pessoa com esses sintomas, seja imediatamente examinada por um médico, porque só ele poderá confirmar o diagnóstico da doença e tomar as providências necessárias.
 
Quem pode ser afetado por essa doença?
 
Qualquer pessoa pode pegar a meningite meningocócica. Entretanto, as crianças e os adolescentes são mais suscep­tíveis à doença.
 
Os sintomas são:
- Febre alta (38 a 410C)
- Náuseas e vômitos
- Letargia
- Fotofobia (desconforto à luz brilhante)
- Rigidez do pescoço

Fonte: Diario da Chapada

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL