terça-feira, 13 de maio de 2014

Bonfim ganha o primeiro Centro Juvenil 


de Ciência e Cultura no interior

CJCC_Bonfim 05
Em clima de comemoração, professores, estudantes, gestores, autoridades e comunidade se reuniram na Gamboa, em Bonfim, na tarde de ontem (12), para participar da inauguração da primeira unidade do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) no interior do Estado.
O espaço é preparado para atender, inicialmente, cerca de 500 estudantes do ensino médio, e conta com sete salas de aula, sala de cinema, sala de games, refeitório e um quadro de nove professores e 16 monitores, ofertando uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em três turnos.
As boas-vindas foram dadas pelos jovens músicos da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, e, no decorrer da inauguração, o público conheceu o espaço, participou de micro-oficinas, de um Tour Científico e conheceu experimentos como o Túnel Infinito e a Caixa Preta. Construído pela equipe do CJCC Senhor do Bonfim, o Túnel, erguido com livros, utiliza a refração da luz através do espelho para provocar ilusão de ótica.
Esta é a segunda unidade do CJCC no Estado. A primeira funciona no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador. O subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro, ressaltou a importância do Centro Juvenil para a política de educação integral do Estado. “O CJCC reforça a ideia da Educação Integral, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação. Além de promover atividades culturais e o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, esse espaço cresce na medida em que consegue estabelecer, também, a parceria com outras instituições, como as universidades e centros de pesquisa, e com a sociedade civil”, declarou.

Expectativa – Impressionados com os experimentos, os estudantes circulavam pelos espaços, interagindo com os objetos. “Tudo aqui chama a atenção porque não encontramos essas coisas em qualquer lugar. A minha expectativa é que, aqui, a gente possa aprender de forma ainda mais dinâmica”, contou o estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Marcos Vinícius da Silva Nogueira, 16 anos.
Localizado na Rua Cantídio Duarte, nº 87, O CJCC de Senhor do Bonfim vai oferecer as oficinas: Contação de Histórias, Games, Universo e seus Mistérios, Sem Morder a Língua (cursos de idiomas – inglês e espanhol) e Raio X da Ciência. Entre as atividades oferecidas, o espaço conta, ainda, com um Cineclube, um Sarau Musical Temático (o Quintoria) e uma Trilha pelo Jardim do Conhecimento, uma área dedicada à exposição de experimentos científicos e educacionais. Durante a Trilha, inspirada no jogo Pac-Man, os estudantes interagem com as peças e têm contato com a demonstração de fenômenos e conceitos científicos envolvidos em cada experimento, aprendendo, também na prática, o que é ensinado em teoria na sala de aula.Inauguração da Direc – Além do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Senhor do Bonfim também contou, nesta segunda-feira, com a entrega da obra da Diretoria Regional de Educação do município (Direc 28). O espaço tem 11 salas e, ainda, sala para reuniões, copa, estacionamento e uma área para eventos. “A nova sede vai melhorar não apenas as condições de trabalho dos nossos 54 funcionários e dos professores que recorrem à Direc, mas também, o atendimento à nossa população”, declarou o diretor da Direc 28, Helder Amorim.(Bonfimagora)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL