terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vigilantes entram em greve hoje. Bancos estão fechados


Os vigilantes das agências bancárias entram em greve a partir desta terça-feira (26). Segundo o Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia, os funcionários só podem desempenhar as funções com segurança. Para valer essa proteção, segundo a lei federal de nº 7.102/83, é necessária a presença de, no mínimo, dois vigilantes em cada agência. Portanto, durante a greve da categoria as unidades bancárias devem ficar fechadas.

Segundo o sindicato, a paralisação por tempo indeterminado acontece porque algumas empresas de vigilância não estão pagando o adicional de periculosidade de 30%, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff recentemente. O Sindicato da Bahia apoia a luta dos trabalhadores e reafirma que as agências devem ficar de portas fechadas até que a greve acabe.

A entidade lembra que as unidades são inseguras, fato que contribuí para o aumento dos ataques em todo o país e, sem vigilantes, as agências ficam ainda mais vulneráveis. Portanto, se o banco insistir em manter as portas abertas será responsabilizado por qualquer ocorrência que venha acontecer.

Bancos e multas

No ano passado, a Polícia Federal multou 13 bancos em R$ 3,557 milhões por descumprimento da lei federal de segurança. Entre as principais irregularidades cometidas pelas organizações financeiras destaca-se o número insuficiente de vigilantes nas unidades bancárias.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL