sábado, 15 de setembro de 2018

Pedreiro desaparecido na Bahia é encontrado sem vida; Parede caiu sobre ele

Um pedreiro que havia desaparecido há mais de 24 horas foi encontrado sem vida na manhã deste sábado (15), por volta das 8h40, em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Josivan da Silva Candido de 52 anos, natural de Jacobina/BA, que era pedreiro. Parentes disseram que ele estava desaparecido desde às 13h de ontem (14). Ele saiu para trabalhar e não voltou. O mesmo foi encontrado em uma residência, aonde dias antes estava derrubando umas paredes, na rua Jorge Amado, Bairro Mimoso II.
Foto reprodução
O SAMU esteve no local e constatou o óbito, suspeita que as paredes caíram sobre ele provocando a morte. Ele sofreu esmagamento na perna esquerda, lesões no tórax e cabeça. Segundo o Blog Braga, um morador estranhou o veículo da vítima parado a horas no local e acionou a Polícia Militar da 85 CIPM que esteve no local juntamente com a Polícia Civil. O caso será investigado.

O corpo foi removido para o necrotério do DPT de Barreiras para exame cadavérico. Familiares da vítima estiveram no local e lamentaram a fatalidade.

PASTOR E CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL ABÍLIO SANTANA SOFRE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM CASA NOVA


O conferencista pastor Abílio Santana sofreu um grave acidente na tarde deste sábado (15), após o pneu de seu veículo estourar no município de Casa Nova, no Estado da Bahia, quando cumpria compromissos de campanha, tendo em vista, que ele concorre a uma vaga de deputado federal com o apoio da Assembleia de Deus.
Nas redes sociais, pastores CEADEB pedem oração pela vida e saúde do pastor Abílio.Saiba + Pastor Abílio Santana tem conta do Facebook suspensa por criticar concurso de “Jesus Gay”
Segundo a assessoria do pastor candidato, o seu estado de saúde é estável, mas, terá que ser transferido para um outro hospital: “Ele levou muitas pancadas devido ao capotamento. (jmnoticia)

POLICIAIS DO 6° BATALHÃO E POPULARES FRUSTRAM ROUBO NO PARQUE DA CIDADE EM SENHOR DO BONFIM


Na manhã de sexta-feira, 14, uma guarnição da 1ª CIA foi acionada pelo CICOM, para deslocar ao Parque da Cidade. Chegando ao local, populares e vítima de assalto se encontravam segurando um indivíduo acusado da prática. Ao abordá-lo, os policiais encontraram com o mesmo uma arma de fogo, tipo garruncha "bereta", marca Rossi, cal. 32., dois cartuchos, o produto do roubo (um celular de marca ALCATEL) e certa quantia em dinheiro.
O acusado encontrava-se com ferimentos provocados pela população. O mesmo foi conduzido a UPA para tratar os ferimentos e adquirir relatório médico. Logo após,  autor e vitima, foram conduzidos à Delegacia de Senhor do Bonfim, onde foi lavrado o Flagrante Delito.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA MANTÉM DECISÃO CONTRA O EX-PREFEITO DE JUAZEIRO ISAAC CARVALHO




Na tarde desta sexta-feira, dia 14, viralizou nas redes sociais de Juazeiro e região a informação de que a Justiça tinha se manifestado sobre a candidatura a deputado federal do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB).

Na verdade, a postulação do comunista ainda continua aguardando julgamento como revela a Divulgacand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cuja decisão deve ocorrer na segunda-feira, dia 17.

A movimentação se deu no TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) onde o Ministério Público mais uma vez “pede o não reconhecimento de agravo, indevidamente apresentado por Isaac Carvalho, pela desnecessidade e inadequação do meio ao atendimento da pretensão”.

“O Ministério Público insiste no indeferimento da concessão do efeito suspensivo da condenação criminal” expressa A Procuradora Geral de Justiça Adjunta Sandra Mandra Moraes Rusciolleli Souza. O MP ainda cita que o ex-gestor está implicado na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado criminalmente pelo colegiado.

VEJA A MANIFESTAÇÃO DO MP BA AQUI

Da Redação Foto Geral

Operação encontra 12 toneladas de maconha em Campo Formoso, Juazeiro e mais 3 cidades

Em torno de 12 toneladas de maconha foram encontradas nesta quinta-feira (13) nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, João Dourado e Xique-Xique. As ações foram feitas na Operação Macambira III desencadeadas pelas polícias Civil e Militar, além de agentes da Polícia Federal e do Exército.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), da droga encontrada 25 mil pés de maconha [11 toneladas] foram achadas em localidades rurais, 615 já colhidos, além de mil mudas, meio quilos em sementes, 6,2 mil covas para plantio, entre outros materiais.
Ainda conforme a SSP-BA, uma pequena parte dos entorpecentes foi guardada para perícia e o restante destruído. “Grande demonstração da importância do trabalho conjunto. Mais uma vez a polícia baiana dando a sua contribuição“, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

A Operação Macambira III contou ainda com equipes da PM do Distrito Federal e Departamentos de Polícia Técnica (DPT) de Pernambuco e do Distrito Federal.



*Bahia Notícias
Fotos: SSP-BA

Embasa põe 459 mil usuários no SPC/Serasa





Ter o nome negativado não é um “privilégio” apenas de quem tem débito no comércio ou dívidas em atraso no sistema bancário.  Os usuários da Empresa baiana de Água e Saneamento (Embasa) que estão com as contas de água  em atraso, agora fazem parte do rol de inadimplentes com o “nome sujo” na praça. Somente este ano 459 mil entraram  na lista do SPC/Serasa, o serviço de proteção ao crédito do sistema bancário.
Com  a decisão, os usuários da Embasa que estão  inadimplentes, sofrerão as restrições impostas pelo sistema financeiro em todo o país, que incluem restrições nas operações de créditos e empréstimos na rede bancária, e financiamentos para a aquisição de bens, como veículos e apartamentos. A ação da Embasa foi resultante de um contrato feito com o SPC/Serasa, através da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Conforme explicou a Embasa, a contratação da Câmara de Dirigentes Lojistas para realizar serviços relacionados à inclusão de clientes devedores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um procedimento comercial rotineiro, adotado desde 2008. O contrato, no valor de R$  1,8 milhão, foi feito no prazo de 12 meses, através de inexigibilidade de licitação, para consulta, tratamento, enriquecimento de dados e inclusão de clientes devedores no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).   
E empresa disse que  realiza serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos em 366  dos 4517 municípios baianos. Isso abrange mais de 3,7 milhões de ligações de água em estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais. Neste ano 459 mil usuários já tiveram os nomes incluídos no cadastro de negativados do SPC.
A inclusão do nome de usuários no Cadastro do SPC/Serasa se dá com o envio do CPF do titular da conta para a CDL, após 15 dias de atraso no pagamento da conta. O consumidor recebe o comunicado seis dias após a data de vencimento da conta  e um aviso sobre o risco de ter o fornecimento de água suspenso, caso num prazo de 30 dias para que não efetue esse pagamento.
Limpar o nome
A Embasa esclareceu ainda que para regularizar sua situação de cadastro, o consumidor deve comparecer a qualquer ponto de atendimento da Embasa.  Os atendentes da empresa buscarão apresentar a melhor condição para quitação do débito, possibilitando a retirada do nome do SPC e também o retorno do fornecimento de água, caso tenha sido suspenso.
A Embasa diz ainda, na sua página na internet, que antes de realizar a suspensão do fornecimento de água para o consumidor inadimplente, emite um aviso de notificação prévia, para os débitos vencidos há mais de cinco dias úteis e efetivará a suspensão dos serviços após trinta dias da entrega desta notificação, caso os débitos não tenham sido negociados.
Após todas as notificações, o corte no fornecimento de água poderá com a entrega do respectivo aviso ao morador residente no imóvel. Caso não tenha nenhum responsável no imóvel, o corte é executado e o Aviso da Execução é entregue via caixa de correspondências.
CDL esclarece
Já a Assessoria de Comunicação da CDL em Salvador esclareceu que comunicação entre o SPC e as empresas é realizada no formato online. Segundo a nota, as empresas enviam as informações de clientes inadimplentes para o SPC, que por sua vez emite uma carta de aviso ao cliente. Nesta carta é informado que o nome e CPF do devedor será incluído no banco de dados, porém é dado um prazo de 10 dias para que o devedor regularize a situação. Caso o débito não seja pago nesse prazo, o nome é incluído no Cadastro de Negativado.
Código garante ampla defesa
O Código de Defesa do Consumidor diz que os cadastros de proteção ao crédito, tais como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, devem conter informações objetivas, claras, verdadeiras e em linguagem de fácil compreensão. A abertura de qualquer tipo de cadastro, ficha de dados pessoais e de consumo deve ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele. 
Ainda segundo o Código de Defesa do Consumidor, a comunicação do SPC/Serasa, deve ser feita de forma eficaz, oferecendo ao consumidor a possibilidade de exercer seu direito à defesa, em tempo hábil, para que corrija ou mesmo impeça a inclusão do seu nome no cadastro negativo.  Havendo equivoco em qualquer cadastro, o consumidor poderá exigir sua imediata correção, devendo ser comunicado em até cinco dias úteis sobre a alteração realizada. A negativa da alteração do cadastro caracteriza infração, sujeita à pena de seis meses de detenção ou multa.
Para "limpar" um nome inscrito indevidamente no SPC e Serasa, ou outro cadastro do tipo, o consumidor pode entrar com uma ação de indenização por danos morais, solicitando liminarmente que seu nome seja retirado do cadastro de inadimplente, no Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas), desde que o valor da causa não exceda o valor de 40 salários mínimos. Caso contrário, deverá procurar um advogado de sua confiança e ingressar na Justiça Comum.
Tribuna da Bahia

Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa


[Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa]
Folhapress
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus para soltar o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB).
Ele deu também salvo conduto ao tucano em relação a qualquer determinação de prisão preventiva, o que suspende a recente ordem de prisão do juiz Fernando Fischer, divulgada nesta sexta (14).
Segundo o Ministério Público, ele é suspeito de liderar uma organização criminosa que ordenava o recebimento de propinas de fornecedores do governo do Paraná. 
A prisão gerou reações. A corregedoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) abriu reclamação disciplinar para verificar se a iniciativa foi uma tentativa de influenciar no calendário político.
Serão investigados também promotores que apresentaram ações contra os presidenciáveis Fernando Haddad, do PT, e Geraldo Alckmin, do PSDB.
O próprio ministro disse ver "notório abuso de poder" e a necessidade de que fossem colocados "freios" na atuação dos investigadores.
"Pelo que estava olhando no caso do Richa, é um episódio de 2011. Vejam vocês que fundamentaram a prisão preventiva a uns dias da eleição, alguma coisa que suscita muita dúvida. Essas ações já estão sendo investigadas por quatro, cinco anos, ou mais. No caso de Alckmin, Hadad, todos candidatos. E aí [o MP] anuncia uma ação agora! É notório um abuso de poder", declarou o ministro quando questionado sobre o caso do tucano.
Também foram presos temporariamente, no mesmo dia, a mulher do ex-governador, Fernanda Richa; o irmão de Richa e ex-secretário de Infraestrutura, Pepe Richa; o ex-chefe de gabinete, Deonilson Roldo; e o ex-secretário Ezequias Moreira. Todos negaram as suspeitas e acusaram a operação de oportunismo. Ao todo, 15 pessoas são alvo de mandados de prisão temporária, ordenados pela Justiça Estadual do Paraná.
As prisões atingiram figuras-chave no entorno do tucano, que estava em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para o Senado no Paraná, com 28%, de acordo com o último levantamento do Ibope. O candidato do MDB Roberto Requião aparece em primeiro, com 43%.

DISTRITO DE CARRAPICHEL RECEBEU SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA DE SENHOR DO BONFIM


Na noite desta Sexta-feira, dia 14, de Setembro, às 19 horas, a comunidade de Carrapichel, Zona Rural do Município, recebeu a 4ª Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
A Comunidade prestigiou o evento histórico, que foi realizado na Escola Municipal Profª. Maria Euda Xavier.
Os Vereadores tiveram a oportunidade de conhecer de perto os reclames e reivindicações da População, que sempre aproveita essa oportunidade para apresentar demandas das localidades adjacentes, visitadas pelo Poder Legislativo.
Depois de ouvidas todas as reivindicações da População, todos os vereadores assinam um mesmo requerimento que é encaminhado ao chefe do executivo ou autoridade competente relacionada a demanda popular reivindicada na referida Sessão.
O Presidente do Legislativo Bonfinense, Vereador Reinaldo Ferreira Santana, tem valorizado muito as sessões itinerantes no município, onde vem recebendo elogios pela estrutura oferecida e organização dos certames.

Fonte: "Ascom"

MULHER É PRESA ACUSADA DE ENVENENAR CASAL DE IDOSOS COM BEBIDA



Uma mulher foi presa nesta sexta-feira (14) acusada de envenenar um casal de idosos, após eles realizarem o saque de um benefício. As investigações realizadas pela equipe da Delegacia Territorial (DT), de Santa Maria da Vitória. Imagens de câmeras de segurança de uma loja flagraram a suspeita, identificada como Edna Cortes de Araújo Rego, oferecendo um suco para os dois idosos, que passaram mal após consumir a bebida. As vítimas foram socorridas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram. Edna, que assim como o casal, é moradora do povoado de Vila São João, é prima de uma das vítimas. De acordo com informações apuradas pela equipe da DT/Santa Maria, a acusada ainda foi vista realizando pagamentos e compras, dias após o crime. Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, Edna deverá ser encaminhada para o sistema prisional. As investigações seguem, até a conclusão do inquérito policial. (BN)

BOLSONARO LIDERA E HADDAD E CIRO FICAM EMPATADOS EM NOVA PESQUISA DO DATAFOLHA



Em nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (14/9), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 26% das intenções de voto, à frente dos candidatos Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), que estão numericamente empatados, com 13%. Já Marina caiu de 11% para 8%.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL