sábado, 28 de julho de 2018

Câncer de cabeça e pescoço avança entre jovens; campanha faz alerta sobre a doença








O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado nesta sexta-feira, 27, traz um alerta sobre o avanço da doença em todo o planeta, principalmente entre os jovens. A campanha Julho Verde chama a atenção da sociedade para o combate aos tumores que atingem as cavidades oral e nasal, além da faringe e laringe.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2018, dois tipos de câncer nesta região do corpo estão entre as dez posições com maior incidência no público masculino. O câncer da cavidade oral, que aparece em quinto lugar, deve registrar 11.200 novos casos, o que equivale a 10,86 ocorrências para cada 100 mil homens. Já o câncer de laringe ocupa a 7ª posição na lista e deve registrar 6.390 novos casos este ano, com 6,17 casos para cada 100 mil homens.

Entre o público feminino, estima-se que o câncer da cavidade oral deva acometer 3.500 mulheres, ocupando a 12ª posição do ranking, com 3,28 casos para cada 100 mil mulheres. Já o câncer de laringe deve registrar 1.280 novos casos em 2018, com 1,20 caso para cada 100 mil mulheres. Este tipo está na 16ª colocação do ranking.

De acordo com o médico Bruno Protásio, do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), houve um aumento do número de jovens acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço nos últimos anos. “Se a gente contabilizar historicamente, estes tumores acometem o paciente mais idoso, o tabagista e o etilista (que ingere bebidas alcoólicas em grandes quantidades). Mas, nos últimos 20 ou 30 anos, surgiu o terceiro fator de risco, que é o vírus HPV (Papilomavírus Humano), de transmissão sexual. Ele acomete uma área restrita, que é a língua e as amídalas. Então surgiu esse fator sexual de risco, que acomete os pacientes mais jovens, que não fumam e não bebem”, ressalta o oncologista.

Sintomas

Segundo o especialista, deve-se ficar atento aos três principais sintomas que indicam infecção pelo HPV e podem resultar em um dos tipos de câncer de cabeça e pescoço. “Os sintomas mais comuns são lesões na boca que não cicatrizam em duas semanas; caroços na região do pescoço (ínguas), que são os linfonodos do nosso sistema linfático de defesa, caso também persistam por duas semanas; e o terceiro sintoma, importante para os tumores de laringe, que é a rouquidão persistente”, explica Protásio.

No caso de lesões na boca, a indicação é procurar um dentista ou um clínico geral. Este último também deve ser acionado se for detectada uma íngua, que também não desapareça no prazo de duas semanas. Já em caso de rouquidão, o ideal é se consultar com um otorrinolaringologista.

O passo seguinte é a realização de uma biópsia e, caso seja confirmado o tumor, o paciente deve passar por um tratamento que pode envolver o oncologista, o cirurgião de cabeça e pescoço e o radioterapeuta, a depender do caso.

Bruno Protásio destaca a importância do diagnóstico precoce, que pode ter um papel fundamental na cura do paciente. “O diagnóstico precoce impacta diretamente na sobrevida, por isso, quanto mais inicial, melhor. A gente classifica o diagnóstico em quatro estágios. No primeiro, por exemplo, a chance de curar o problema é maior do que 80%. No segundo estágio, a chance do tratamento ser menos intenso ainda é grande, mas isto diminui nos estágios seguintes”.

Prevenção

Algumas atitudes podem ser tomadas para evitar o contágio pelo HPV e também a possibilidade da infecção pelo vírus evoluir para um câncer de cabeça e pescoço. Segundo o médico, o combate ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas em grande escala são alguns deles, além do uso do preservativo nas relações sexuais, inclusive no sexo oral – uma das formas de contágio do HPV.

“Existe também a vacina contra o HPV, disponível pelo SUS para meninos e meninas em idade escolar, que combate os quatro tipos de vírus (6, 11, 16 e 18). Os tipos 16 e 18 são os que podem causar o câncer de colo de útero e também o de cabeça e pescoço, por isso o alvo é o mesmo”, explica Bruno Protásio. A vacina contra o HPV é voltada principalmente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.

Fonte: A Tarde

JÁ EM FUNCIONAMENTO O SERVIÇO DO CAIXA AQUI NAS CASAS POPULARES

O Bairro Casas Populares, em Senhor do Bonfim, recebeu  os serviços do caixa aqui, o posto será inaugurado oficialmentge nesta segunda-feira, dia 30, ás 18 horas.
A novidade, foi possível, graças a uma parceria, com o Empresario Cleonildo Reinaldo,da PMC Materiais para construção e a Caixa Economica Federal.Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com os serviços  nos Bairros;Populares, Novo Horizonte,Alto da Rainha,Pebas,Grande Gamboa e Bosque.
Serviços que serão oferecidos:
Recebimento e encaminhamento de propostas de abertura de contas;
Recebimento e encaminhamento de pedidos de empréstimos e de financiamentos como:
simulação de financiamento imobiliário;
contratação de empréstimo consignado;
contratação de seguros.
Recebimento e encaminhamento de propostas de emissão de cartões de crédito;
Recebimentos e pagamentos relativos a contas de depósitos;
Recebimentos e pagamentos decorrentes de convênios de prestação de serviços mantidos pela CAIXA.
A Gerente do Posto Liz  Reinaldo  falou a nossa reportagem; Ouça áudio:
00:00
03:23

Fonte: "Redação do Blog do Cleber Vieira"

INCÊNDIO ATINGE PRÉDIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM SALVADOR



Um incêndio atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por volta das 15h, na tarde deste sábado (28), em Salvador. Até a publicação desta reportagem, o Corpo de Bombeiros não tinha informações sobre feridos. O foco das chamas está no terceiro andar do prédio. Segundo os bombeiros, ainda não há informações do que pode ter causado o fogo. Funcionários do prédio contam que ouviram uma explosão, antes do incêndio começar. Por conta do incêndio, uma fumaça preta toma boa parte do local e pode ser vista de longe. O local foi isolado e três caminhões dos Bombeiros estão no local, para tentar conter as chamas.

DEPUTADO ESTADUAL BAIANO AGRIDE FUNCIONÁRIA DE HOTEL EM JUAZEIRO


O Deputado Estadual da Bahia, Marcell Moraes(PSDB),protagonizou na noite da última sexta-feira (28) uma cena um tanto desconfortável. Ele deu um ataque de nervos por ser impedido de se hospedar em um hotel com o seu cachorro "Zé" em Juazeiro.
Moraes se exalta e inicia uma gravação de repúdio à negativa da funcionária do estabeleciemento que apenas cumpre ordens de não permitir que hóspedes se instalem na companhia de cães, exceto se for deficiente visual, caso amparado por Lei Federal. 
A atendente fala da sua revolta no vídeo. "Que coisa feia, deputado! A causa é legítima, a reivindicação em pauta também. Mas a armação do “New São Francisco” não é não! Deveria ter se informado antes sobre quais hotéis da cidade que iria visitar, permitem hospedar animais. E conhecedor desta realidade, pleitear mudá-la em todos os hotéis da Bahia. Perdeu a oportunidade de ser pedagógico e militante de verdade", ressaltou.

Fonte: "Radar da Bahia"

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL