sábado, 16 de junho de 2018

Operação conjunta apreende 50 quilos de maconha na BR-324

Uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Federal resultou na apreensão de 50 quilos de maconha nas proximidades da BR-324, na noite desta quinta-feira (14).

Após troca de informações entre as polícias de que elementos transportavam drogas num Chevrolet Classic, equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp BTS e da Polícia Federal fizeram a abordagem ao veículo por volta das 22h nas proximidades do bairro de Valéria.

No interior do automóvel estavam três homens e com o trio foram encontrados os 50 quilos de maconha. Os presos e o material foram apresentados na Superintendência da Polícia Federal.

“A parceria entre as duas forças, Polícia Militar e Polícia Federal, tem resultado em prisões de criminosos e na apreensão de drogas e armas de fogo na região da Baía de Todos os Santos”, explica o major Robson, comandante da Rondesp BTS.

DCS/PMBA

omicida preso com armas e drogas em Paulo Afonso

Caio César Lima de Souza, 21 anos, foi preso nesta quinta-feira (14), por integrantes do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), no povoado de Juá, com três espingardas – uma de calibre 36 e duas de fabricação artesanal – e 16 cartuchos 36.

Com passagem pela polícia por prática de homicídio, ao notar a chegada da guarnição, ele fugiu, deixando para trás o parceiro adolescente de 16 anos e oito pacotinhos com maconha, além de aparelhos celulares.

Informado pelo menor, os policiais localizaram e prenderam Caio, escondido numa plantação de palma na localidade de Juá, ao lado das espingardas. Segundo informou o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Carlos Humberto Moreira, o criminoso seguiu para a Delegacia Territorial de Paulo Afonso, onde foi autuado em flagrante. “Para o adolescente apreendido, a Polícia Judiciária adotou as medidas cabíveis”, ressaltou.

FOTO: Divulgação SSP

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

JUAZEIRO BA – REGISTRA O QUARTO HOMICÍDIO NO MÊS DE JUNHO





Por volta de 01:40 da madrugada desta quinta-feira (14) - o quarto CVLI do mês de junho foi registrado em Juazeiro-BA.

De acordo informações - o sinistro sucedeu na Rua 02 número 205 A, no bairro Kidé - com golpes de enxada na cabeça a vitima foi identificada como: Albert William Bomfim, 33 anos.

O acusado, evadiu-se do local. O DHPP foi acionado prepostos do IML procederam com os afazeres de praxe.

SR DO BONFIM: RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONFIRMA PROIBIÇÃO DA “GUERRA DE ESPADAS”




MP recomenda que a prefeitura de Senhor do Bonfim se abstenha totalmente de qualquer tipo de organização ou apoio com relação  a “Guerra de Espadas ” que continua proibida.
A recomendação ainda determina que as polícias Militar, Civil, PRF e unidade  do Corpo de Bombeiros, adotem providências  no sentido de garantir a decisão  judicial que determina a busca e apreensão  das espadas no município.

Fonte: "Walterley Khuim"

TAXA DE HOMICÍDIO DE SENHOR DO BONFIM CRESCEU 1.136,9% EM DEZ ANOS


A taxa de homicídios no Brasil tem diminuído nas grandes cidades e aumentado no interior, sobretudo no Nordeste. A situação se inverte, no entanto, nas cidades do interior. É o caso do município de Senhor do Bonfim, região centro norte da Bahia, que, com 81 mil habitantes, obteve uma piora de 1.136,9% nos dados de violência, entre 2004 e 2014. A situação da cidade, no entanto, não é das mais graves da região, pois apesar da elevada taxa de assassinatos, Senhor do Bonfim aparece com taxa de cerca de 18 homicídio por 100 mil habitantes, bem menor que a aglomeração urbana de São Luís (MA), com taxa de 84,9, primeira da lista das microrregiões mais violentas, por exemplo.
Os dados fazem parte do Atlas da Violência 2016, divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo analisou a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, provocadas por armas de fogo, violência policial, assim como homicídios de afrodescendentes, de mulheres e jovens. Os números estão no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e se referem a 2014.
Nordeste lidera índices – Das 20 microrregiões mais violentas do Brasil, 16 estão no Nordeste, que também possui sete entre as 20 mais pacíficas. Dentre as 20 microrregiões que apresentaram maior crescimento nas taxas de homicídios, 14 estão no Nordeste.
Os seis estados com crescimento superior a 100% nas taxas de homicídios pertencem ao Nordeste. Pernambuco destoou dos demais estados da região, ao registrar queda de 27,3% no número de homicídios. O Rio Grande do Norte teve aumento de 360,8% na taxa de homicídios em dez anos. Logo atrás vem Maranhão (209,4%) e Ceará (166,5%).
A pesquisa indica ainda que cerca de 10% de todos os homicídios no mundo, em 2014, ocorreram no Brasil. Em números absolutos, foram 59,6 mil assassinatos, o que coloca o Brasil como campeão de mortes por homicídio. Por outro lado, entre 2010 e 2014, aumentou o número de estados com queda nas taxas de homicídios, passando de oito para 12 unidades federativas, com destaque para quedas no Paraná (-20,9%) e no Espírito Santo (-14,8%), estado que saiu pela primeira vez, desde 1980, da lista dos cinco estados mais violentos do país a partir de 2013. A taxa de homicídios caiu 1,3% e o posicionou junto a outros estados que diminuíram essas taxas, como São Paulo (-52,4%), Rio de Janeiro (-33,3%), Pernambuco (-27,3%), Rondônia (-14,1%), Mato Grosso do Sul (-7,7%) e Paraná (-4,3%).
O resultado pode indicar, segundo a análise, “uma mudança no sinal da evolução dos homicídios no Brasil”, segundo a nota. Nos estados em que se verificou queda dos homicídios, o estudo identificou que políticas públicas qualitativamente consistentes foram adotadas, como no caso de São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Morte de negros- Entre 2004 e 2014, o estudo mostra que houve alta na taxa de homicídio de afrodescendentes (+18,2%) e diminuição no número de homicídios de outros indivíduos que não de cor preta ou parda (-14,6%). Em 2014, para cada não negro assassinado, morreram 2,4 indivíduos negros.
O estudo sugere que uma possível explicação para esse resultado é o fato de a taxa de homicídio ter diminuído mais nas unidades federativas onde há proporcionalmente menos negros, como no Sudeste e Paraná, e ter crescido nos estados com maior população afrodescendente, como em vários estados do Nordeste. Proporcionalmente, a violência contra a população negra é maior em quase todas as unidades da federação, à exceção de Roraima e Paraná.
No Rio Grande do Norte, a taxa de vitimização de negros aumentou 388,8% entre 2004 e 2014. Por outro lado, houve redução de 61,6% na vitimização de negros em São Paulo, no mesmo período.
Violência de gênero- Treze mulheres foram assassinadas, por dia, em 2014. A taxa de homicídios entre mulheres apresentou crescimento de 11,6% entre 2004 e 2014. A distribuição dessas mortes aparece de maneira bastante desigual no país. Enquanto o estado de São Paulo reduziu em 36,1% esse crime – embora em ritmo menor que o registrado entre os assassinatos de homens, que teve redução de 53% – outras localidades apresentaram crescimento de 333%, como o Rio Grande do Norte.
No período de 2004 a 2014, 18 estados apresentaram taxa de mortalidade por homicídio de mulheres acima da média nacional (4,6), com destaque para Roraima (9,5), Goiás (8,8), Alagoas (7,3), Mato Grosso (7,0) e Espírito Santo (7,1).
O estudo reforça a importância de políticas públicas voltadas para o combate da violência contra a mulher, com ações específicas que considerem os vínculos estabelecidos entre a vítima e seu agressor, as relações de dependência financeira ou emocional, bem como as redes de atendimento e os serviços disponíveis para proteger e garantir a segurança dessas mulheres.

Fonte: "http://bahia.ba"

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL