quinta-feira, 27 de julho de 2017

HOMEM MORRE APÓS PERDER CONTROLE DA MOTOCICLETA NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO



Por volta das 18h16 desta quarta-feira (26) no Povoado de Gaviões, um homem conhecido por Amilton Souza Silva, de 30 anos , residente no Povoado de Poço Velho, morreu no interior de Campo Formoso, após perder o controle da moto de placa OUN 6978, que pilotava. 


De acordo com testemunhas a vítima não conseguiu controlar a moto perdendo o controle caindo e batendo a cabeça no chão. Ele morreu no local do acidente.

Aprovação de Temer cai mais uma vez e chega a 5%; desaprovação ao governo passa de 80%


A aprovação do presidente Michel Temer caiu mais uma vez e chegou a 5%. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope mostra que o índice de rejeição ao presidente chegou a 70%. Para 21% o governo é regular e outros 3% não souberam avaliar ou não responderam. Oitenta e três porcento desaprovam a maneira como o peemedebista governa, ante aprovação de 11% dos entrevistados. O resultado é o pior já obtido pelo levantamento, de acordo com O Globo. O governo Temer tem acumulado quedas na aprovação. No último levantamento feito em 31 de março, 10% avaliaram o governo como ótimo ou bom; 31%, como regular; 55% ruim ou péssimo e 4% não responderam. Três meses antes, em dezembro de 2016, a aprovação de Michel Temer era 13%. Quarenta e seis por centro consideravam o governo ruim ou péssimo e 35% como regular. Outros 6% não souberam opinar ou não responderam. A pesquisa divulgada nesta quinta foi realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, com 2 mil pessoas em 125 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% e o nível de confiança, 95%. BN

Colisão frontal deixa seis mortos e dois feridos na BR 324


 Redação BNews
Seis pessoas morreram e duas ficaram feridas em um grave acidente na manhã desta quinta-feira (27) na BR 324, no trecho entre Tanquinho e Riachão de Jacuípe, cerca de 200 km de Salvador. Segundo informações do Calila Notíciais, dois veículos de passeio, um Fiat Uno e um Vectra, colidiram frontalmente.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu mãe e filha para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe.

Pm fez blitz no centro de Bonfim


O 6º Batalhão de Polícia Militar realizou uma mega operação, nesta quarta-feira (26), na cidade de Senhor do Bonfim, com ênfase nos setores comercial e bancário.
Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas – ROCAM e da 1ª Companhia contaram com o reforço da 3ª Cia/ Jaguarari e 5ª Cia/ Filadélfia, sendo empregadas um total de 7 guarnições.
Foram abordados 141 automóveis, 250 motocicletas e 773 pessoas, além de realizadas rondas que reforçaram a segurança, prevenindo furtos, roubos e outros crimes.

Senhor do Bonfim região recebem curso de Qualificação de Gestores


Realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, gratuito, o curso é o terceiro dos 23 encontros previstos pelo projeto, iniciado pela Sudesb em junho, em Salvador.

Estão sendo mobilizados para o encontro, gestores de esporte e dirigentes de Ligas de Futebol dos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.
O projeto, que tem suporte financeiro do Ministério do Esporte, está sendo executado pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com apoio da Federação Baiana de Futebol.  O objetivo é dotar as entidades com estrutura gerencial compatível com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Em Senhor do Bomfim, as atividades começam a partir das 18h da sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores e vai até as 11h do domingo (30), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Corpo de mulher em chamas foi resgatado de canal em Juazeiro


No final da manhã desta quinta-feira (27) uma guarnição do 9º GBM foi acionada para realizar o resgate de um corpo no canal que corta o bairro Alto do Alencar.
No local a guarnição se deparou com corpo do sexo feminino ainda em chamas e semi-submerso no canal. Foi realizado os procedimentos para apagar o fogo e fazer o resgate.
O corpo aparentava ser de uma mulher, com cerca de 30 anos, foi parcialmente carbonizado, sem alguns membros e possivelmente foi morta há dois dias, em razão do estado de gigantismo.
O corpo encaminhado ao IML de Juazeiro/BA.

Elementos presos em Filadélfia de posse de arma de fogo


Quatro elementos presos nesta quinta-feira, dia 27,por volta do meio dia, em Filadélfia.Com eles foram encontrados uma arma de fogo calibre-12 com 03 cartuchos 02 intactos e 01 deflagrado e 01 simulacro modelo PT 24/7 calibre 9mm é um cigarro de maconha.

Seis pessoas morrem após batida frontal entre dois carros na BR-324, em Tanquinho


Seis pessoas morreram em uma batida frontal entre dois carros, por volta das 10h desta quinta-feira (27), na BR-324. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no KM-465 da rodovia, trecho da cidade de Tanquinho, a cerca de 161 km de Salvador. Conforme a PRF, a batida envolveu um um Fiat Uno e um GM/ Vectra. Os veículos ficaram destruídos. Quatro das vítimas estavam no GM/ Vectra. Ainda não foi confirmado se as outras duas vítimas estavam no Uno. Os corpos serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, onde serão periciados. Após a batida, o trânsito ficou congestionado no trecho da rodovia. Policiais rodoviários foram deslocados para atender a ocorrência, e até por volta de 13h, as circunstâncias do acidente ainda não estavam confirmadas. Não há detalhes sobre a identidade das

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Campo Formoso sobre o movimento grevista dos funcionários públicos




A Gestão Municipal de Campo Formoso/BA, de forma transparente, responsável e zelando pela verdade, leva a público que durante pouco mais de seis meses à frente do Poder Executivo Municipal, tem trabalhado de forma séria e comprometida com a prestação de serviços de qualidade e que priorizam o cidadão campo-formosense.
Nas discussões com os sindicatos e disponibilização de documentos, que são públicos, foi apresentado a todos, a situação atual do município, através de documentos e análise técnica, fato este que só ocorreu por parte do município, visto que, nenhum dos sindicatos apresentou parecer que fundamente o discurso de que existe disponibilidade de recursos para se conceder reajuste.
A Gestão Municipal, fundamenta seus argumentos em evidências reais e verdadeiras que podem ser comprovadas e acessadas por qualquer cidadão, desta forma compartilha o estudo que foi apresentado e disponibilizado na reunião com o sindicato, e que os mesmos omitem o recebimento dos documentos e veracidade da situação real do município, propagando inverdade, tentando aliciar alunos, ludibriar os pais e a população em geral, bem como se utilizando de fragmentos de áudios de forma maliciosa para com vereadores e outras autoridades.
Em vista da recente carta aberta de um dos sindicatos, com propósitos obscuros, ressalta-se que os sindicatos nunca apresentaram qualquer estudo que sustente esta posição inadequada e desqualificada de motivar mais do que uma greve, um motim claramente político pessoal de alguns integrantes de sindicatos que não expuseram nenhuma posição fundamentada que contradissesse ao que foi apresentado pelos técnicos da Prefeitura, ficando explicito que a luta nunca foi pelo servidor, pela  educação ou pela qualidade do serviço público, e sim por um reajuste salarial que comprovadamente não poderá financeira e legalmente ser concedido no ano de 2017.
Em respeito aos mais de 15 mil alunos da rede pública municipal, aos pais, aos servidores municipais de todas as classes, apresentamos os dados que fundamentam nossas decisões e que alguns integrantes de sindicatos insistem em esconder da população, com a finalidade de omitir a real situação do município e que os mesmos foram coniventes por várias gestões.
Tabela 01: Resultado Geral das Receitas e Despesas FUNDEB (60 + 40)
Ano
Receita
∆%
Despesa
∆%
Resultado
2013
38.682.509,91
39.425.993,89
-743.483,98
2014
41.757.883,94
7,95%
44.621.352,79
13,18%
-2.863.468,85
2015
44.970.848,87
7,69%
45.198.364,22
1,29%
-227.515,35
2016
48.211.244,77
7,21%
50.119.771,43
10,89%
-1.908.526,66
*2017
20.509.946,78
9,26%
19.708.196,93
5,26%
 **801.749,85
Total
194.132.434,27
199.073.679,29
– 4.941.244,99
Fonte: TCM/BA, 2017 *Dados contabilizados até maio de 2017 **Valor contabilizado sem o Custo Patronal de R$ 4.025.660,11
Na análise dos últimos 5 anos, percebe-se que as despesas vinculadas a educação são sempre maiores que as receitas, registrando resultado negativo acumulado no quinquênio de aproximadamente R$ 5 milhões de reais, que tiveram que ser retirados de outras fontes e serviços unicamente para custear as despesas dos serviços da educação.
Cabe ressaltar que nos anos de 2014 a 2016, não foram pagos ao IPCF os valores referentes ao custo patronal de folha de pagamento, que representa aproximadamente R$ 35 milhões de reais, que não estão inseridos nesta tabela e que no ano de 2017, até o mês de maio, somente vinculado a Educação representa o montante de R$ 4.025.660,11, dessa forma o dado positivo apresentado na Tabela 01, ano de 2017, efetivamente é negativo em R$ 3.223.910,26.
Tabela02: Comportamento e Evolução das Receitas e Despesas FUNDEB 60 (Somente prof. concursado)
Ano
Receita
∆%
Despesa
∆%
Resultado
2013
23.209.515,95
31.397.533,35
– 8.188.017,40
2014
25.054.730,36
7,95%
33.141.263,83
5,55%
– 8.086.533,47
2015
26.982.509,32
7,69%
36.889.659,58
11,31%
– 9.907.150,26
2016
28.926.746,85
7,21%
41.103.967,52
11,42%
– 12.177.220,67
*2017
12.305.968,06
9,26%
16.364.916,90
6,43%
– 4.058.948,84
TOTAL
116.479.470,54

158.897.341,18

-42.417.870,67
Fonte: TCM/BA, 2017
*Dados contabilizados até maio de 2017
Quando a avaliação passa a ser específica entre as receitas e despesas do FUNDEB 60, que são exclusivas para pagamento de salário de professores, é notório observar que existem diferenças milionárias negativas entre a obrigatoriedade mínima de aplicação dos recursos (FUNDEB 60) e a despesa obrigatória que se tem com os profissionais da educação.
Sendo que ao longo dos últimos 5 anos, para manter as despesas com o pagamento de salários dos professores, o município teve que tirar de outras fontes um montante de aproximadamente R$ 42.500.000,00 (quarenta e dois milhões e quinhentos mil reais) de janeiro de 2013 até maio de 2017.
Na Tabela 03 se observa que a relação entre Receitas e Despesas vinculadas ao FUNDEB 40 é positiva ao longo dos anos, porém, o que deveria estar disponível para aplicar na manutenção e melhoria dos serviços nas unidades de ensino sempre teve que ser destinado a cobrir o déficit do pagamento de salário que totalizou saldo negativo de R$ 42.417.870,67 e abatendo o saldo positivo de R$ 37.479.625,65proveniente do FUNDEB 40, resulta ainda em déficit de R$ 4.938.245,02.
Tabela 04: Impacto das Despesas do FUNDEB 60 em relação a receita total do FUNDEB
Ano
Receita total
FUNDEB
Despesa FUNDEB 60
Impacto%
Resultado
2013
38.682.509,91
31.397.533,35
81,17%
7.284.976,56
2014
41.757.883,94
33.141.263,83
79,37%
8.616.620,11
2015
44.970.848,87
36.889.659,58
82,03%
8.081.189,29
2016
48.211.244,77
41.103.967,52
85,26%
7.107.277,25
*2017
20.509.946,78
16.364.916,90
79,79%
4.145.029,88
TOTAL
194.132.434,27
158.897.341,18
81,85%
35.235.093,09
Fonte: TCM/BA, 2017
*Dados contabilizados até maio de 2017
É salutar reforçar, que o mínimo obrigatório de aplicação dos recursos do FUNDEB com o pagamento de salários é de 60% dos recursos vinculados a esta fonte, sendo assim, os 40% restantes visam a manutenção e melhoria na prestação dos serviços de suporte e apoio à educação. No entanto, hoje, o mínimo aplicado apenas com despesas de folha de pagante de salários dos professores já alcança aproximadamente 80% (oitenta por cento).
Ressalta-se ainda que os recursos retirados de outras fontes, para pagar os salários de dezembro, não pagos pela gestão anterior, alcançou aproximadamente R$ 3,5 milhões, e não estão computados como despesas da educação. Implicando assim, no comprometimento da manutenção de outros serviços públicos.
De forma mais didática, a relação ocorre da seguinte forma: a cada R$ 100,00 que chegam para o desenvolvimento da educação, R$ 80,00 são gastos unicamente para pagamento de salários, sobrando assim, R$ 20,00 para aplicar na manutenção do ensino e pagamento de funcionários de apoio. Conhecido estes dados, percebe-se que existe o comprometimento de aproximadamente 80% apenas com salários na educação.
Na Tabela 05, estão apresentados os dados referentes as receitas e despesas vinculadas ao PNAE, em que a transferência é feita em dez parcelas mensais, a partir do mês de fevereiro, para a cobertura de 200 dias letivos. Cada parcela corresponde a vinte dias de aula. O valor a ser repassado é calculado da seguinte forma: TR = Número de alunos x Número de dias x Valor per capita, onde TR é o total de recursos a serem recebidos. Especificamente no município, até o período analisado, já deveriam ter ocorridos 120 dias letivos, no entanto apenas 48 dias de aula foram de fato executados, assim, pode-se perceber que o saldo positivo encontrado no ano de 2017, ocorre em virtude do não atendimento adequado da realização de aulas do calendário escolar.
O controle social do Programa é exercido por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a forma de acompanhamento e atuação garantem o recebimento dos recursos financeiros repassados pelo FNDE.
Tabela 05: Resultado entre Receitas e Despesas vinculadas ao PNAE – Merenda Escolar
Ano
Receitas em R$
Despesas em R$
Resultado em R$
2013
2.050.572,00
1.889.925,06
160.646,94
2014
2.083.300,00
1.784.169,80
299.130,20
2015
1.331.080,00
1.109.307,15
221.772,85
2016
1.347.080,00
1.515.380,56
-168.300,56
*2017
477.655,80
328.290,29
149.365,51
TOTAL
7.289.687,80
6.627.072,86
662.614,94
Fonte: TCM/BA, 2017
*Dados contabilizados até maio de 2017
Na Tabela 06, estão apresentados os recursos repassados vinculados do PNATE, o programa consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio, para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, manutenção veicular, combustível e lubrificantes dos veículos utilizados para o transporte de alunos da educação básica pública residentes em área rural. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.
A constatação é que historicamente os recursos repassados não são suficientes para custear as despesas vinculadas ao desenvolvimento e manutenção das atividades do transporte escolar no município de Campo Formoso. No ano de 2017, analisando os primeiros 5 meses e ressaltando que o calendário escolar não foi plenamente cumprido conforme planejado, as despesas já superam as receitas em um déficit acumulado de aproximadamente R$ 700.000,00 (setecentos mil reais).
Nos últimos 5 anos analisados o déficit com transporte escolar alcançou o patamar de aproximadamente R$ 16,5 milhões de reais.
Tabela 06: Resultado entre Receitas e Despesas vinculadas ao PNATE – Transporte Escolar
Ano
Receitas em R$
Despesas em R$
Resultado em R$
2013
2.371.136,90
4.217.812,58
-1.846.675,68
2014
2.376.737,40
7.489.903,93
-5.113.166,53
2015
2.556.983,00
6.477.731,69
-3.920.748,69
2016
2.605.544,40
7.352.527,73
-4.746.983,33
*2017
222.195,57
918.705,25
-696.509,68
TOTAL
10.132.597,27
26.456.681,18
-16.324.083,91
Fonte: TCM/BA, 2017
*Dados contabilizados até maio de 2017
.
Ascom PMCF

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