quinta-feira, 20 de abril de 2017

Homem acusado de estupro em Campo Formoso, foi preso na cidade de Cafarnaum



Na última quarta-feira (19), o delegado Edilzo Santana juntamente com a equipe de Polícia Civil de Campo Formoso, efetuou a prisão de um fugitivo acusado de estupro no interior do Município.
Abílio Rodrigues da Silva, de 57 anos, cometeu no ano de 2006, um estupro contra um jovem no povoado de Tiquara, interior de Campo Formoso e após o ato, fugiu para a cidade de Cafarnaum onde foi detido.
O mesmo encontra-se na delegacia de Campo Formoso, onde aguardará julgamento e poderá pegar até 10 anos de cadeia após julgado.
.
Redação Campo Formoso Noticias
Infor: Delegado Edilzo Santana

Bonfinense preso acusado de tráfico em Campo Formoso


Na data de 20/04/17, Policiais Civis da 19ª COORPIN, em cumprimento a mandado de prisão oriunda da comarca de Campo Formoso/BA, prenderam na cidade de Senhor do Bonfim/BA, o nacional ROBSON AMÉRICO NASCIMENTO, 39anos, vulgo “RO”, por crime de tráfico de droga, naquele município.
19ª Coorpin Senhor do Bonfim/BA. 1ª DT.

Prefeitura de Ponto Novo disponibilizará transporte para estudantes que irão prestar vestibular da UNEB


A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, visando facilitar o acesso dos estudantes do município que se inscreveram no Vestibular 2017 da UNEB - Universidade Estadual da Bahia, informa a todos os vestibulandos e comunidade em geral que estará disponibilizando transporte para o município de Senhor do Bonfim nos próximos dias 23 e 24 de abril (domingo e segunda-feira) próximos para prestarem as provas do referido processo seletivo.
Ao tempo informa que os transportes sairão da sede Secretaria Municipal de Educação e Desporto às 06h da manhã e solicita que todos cheguem no horário para evitar atrasos no deslocamento aos locais de realização das provas.
A Prefeitura Municipal de Ponto Novo deseja a todos os vestibulandos uma boa sorte e um excelente desempenho nas provas e que todo o esforço seja recompensado com o ingresso no ensino superior.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - Ba

Confirmado ....

Lindolfo foi Assassinado


Segundo informações de populares, Pessoas que estavam no posto Itamarati próximo a sua residência relatam que chegou em uma Hilux e obrigaram a vitima entrar e saíram em destino ignorado as irmãs estavam em total desespero. Muitas informações rolaram nas redes sociais acerca da localização do corpo, porém, nada de oficial foi registrado até agora. O blog aguarda informações. 

Imagens recebidas via WhatsApp, de um homem morto e se fazendo a comparação como se fosse a vitima, porém até neste momento às 11:18, a Policia ainda não confirma, inclusive não há 
a localização deste corpo que estar sendo divulgado. 

As 12:35 - Confirmamos que o corpo realmente é de Lindolfo "o Dofinho". Através do companheiro de rádio Dedé Casa Nova, nos confirmou que a Policia já reconheceu o corpo através de familiares, o corpo foi encontrado embaixo das torres da rede elétrica próximo a entrada de Riacho do Sobrado, em Casa Nova BA, o corpo foi removido ao IML de Juazeiro BA.    

Vejam as imagens; 






Coronel Notícias Policiais

Petrolina PE - Corpo feminino encontrado ás margens do Rio São Francisco próximo ao Parque Jatobá


Corpo feminino encontrado ás margens do Rio São Francisco próximo ao Parque Jatobá, informações ás 16:25 de hoje (20).

Coronel Notícias Policiais

Sobrinho do ex-prefeito de Cansanção-BA morre em trágico acidente de carro.



Acidente aconteceu próximo ao entroncamento da BA-120 com a 383 | Foto: Leitor do Notícias

O enfermeiro Nathan Gomes Giquiri, de 30 anos, morreu após perder o controle do veículo em que estava e capotar na manhã desta quinta-feira (20) no trecho da BA-383 que dá acesso a cidade de Nordestina. O acidente aconteceu por volta das 10h50. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima perdeu o controle do veículo, um Polo Sedan, de cor prata, e capotou próximo ao entroncamento com a BA-120. O carro ficou parcialmente destruído. Nathan, que era sobrinho do ex-prefeito de Cansanção Ranulfo Gomes, chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no meio do caminho. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Uma guarnição da PRE foi acionada e esteve no local para registrar a ocorrência. Nathan morava em Cansanção e era coordenador da Vigilância Epidemiológica do município de Nordestina. (Notícias de Santaluz)

Campo Formoso-BA: Policiais destroem plantação de maconha na zona rural do município.

12

Por volta das 14:00h, numa área localizada no povoado de Lagoa Grande, interior de Campo Formoso-BA, após levantamento do setor de inteligência da 54ª CIPM, o PETO efetuou diligência no intuito de erradicar mais uma roça de maconha.

Foram encontradas 450 (quatrocentos e cinquenta) pés da erva cannabis sativa, sendo todas erradicadas. A Guarnição se deslocou a DEPOL local para efetuar a apresentação do material apreendido, bem como para informar a localização exata da plantação, a fim de que o proprietário seja alcançado pela Justiça, já que no local ninguém foi encontrado. (Infor: 54ª CIPM)

13

71325e0a-6fa3-4245-ac61-e0e704148fe4

fdae1f21-38f2-4f79-8633-3a13d268f72d

Correntina-BA: Criminosos executam homem dentro de restaurante na cidade.

Um homem foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira, dia 20, no interior do restaurante Galinha Caipira, no município de Correntina, ao lado de um posto de combustível.

Segundo informações, a vítima conhecido por "Branco de Mindim" foi surpreendida por dois indivíduos fortemente armados que se aproximaram e efetuaram os disparos. A suspeita é que eles chegaram à bordo em um veículo GM Astra, cor prata. A polícia acredita que um terceiro suspeito tenha ficado no carro para dar cobertura na ação criminosa.

Os tiros acertaram na cabeça e ombro, matando a vítima no local. Logo após efetuarem os disparos, os criminosos fugiram sentido a Brasília. Policiais militares estão no encalço dos autores, mas até o momento não foram encontrados.

De acordo com a polícia, a vítima teria duas passagens pela delegacia de polícia acusado por assaltos. A Polícia Civil vai investigar o caso no sentido de identificar os autores e a motivação do crime. (Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares)



Flagra do Maravilha: Animais soltos às márgens da BA causam acidente em Missão do Sahy

Blog do Netto Maravilha

POLÍCIA CIVIL CONFIRMA MORTE DE HOMEM SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NO ASSASSINATO DE JOVENS EM PETROLINA


A Polícia Civil de Juazeiro informou ao Blog Geraldo José nesta quinta-feira (20) que foi encontrado o corpo de Lindolfo Nunes da Silva – o Dolfinho – um dos homens que foi suspeito de assassinar, em setembro de 2016, as jovens Taiane de Souza e Bruna Torres, no Distrito Industrial, em Petrolina. Lindolfo já tinha sido absolvido do crime.
Segundo a Polícia, o cadáver foi encontrado com aproximadamente 15 perfurações de arma de fogo na região do Riacho da Massaroca no distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Juazeiro para as medidas legais.
Lindolfo Nunes da Silva – o Dolfinho – havia sido levado em um carro de luxo, na tarde de ontem (19) no bairro Jardim Amazonas, em Petrolina, por alguns homens não identificados. 
Da redação

CONFIRMADA MORTE DE ADOLESCENTE DESAPARECIDA EM JUAZEIRO COM SUSPEITA DE PARTICIPAR DO JOGO BALEIA AZUL

publicado em 20 de Abril / 2017 às 18:15

CONFIRMADA MORTE DE ADOLESCENTE DESAPARECIDA EM JUAZEIRO COM SUSPEITA DE PARTICIPAR DO JOGO BALEIA AZUL

Foi encontrado no final da tarde desta quinta-feira (20) as margens do Rio São Francisco, em Petrolina, o corpo da adolescente Vitória Sena de Oliveira, de 15 anos, que desapareceu na última segunda-feira (17), em Juazeiro.
Segundo familiares a jovem havia deixado uma carta de despedida que avisava aos familiares que pularia da Ponte Presidente Dutra. A família também suspeita de que a atitude da menina tenha relação com o jogo Baleia Azul.
A Polícia Civil de Juazeiro informou ao Blog Geraldo José que as equipes estão investigando o caso para saber o que teria instigado a morte da menina. Ainda de acordo com a Polícia Civil a morte da garota pode ter sido por afogamento.
O corpo de Vitória Sena encontra-se no Instituto Médico Legal da cidade de Petrolina para as providências legais.
O Jogo Baleia Azul
O jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais, propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.
Aparentemente o fenômeno começou na Rússia, mas está se espalhando – inclusive no Brasil. Na Rússia, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício; dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.
As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.
Da redação

Feira de Santana: acusado de matar empresário e 8 pessoas durante greve da PM é assassinado


Foi assassinado por volta das 8h30 desta quarta-feira (19) Eliomar Alexandre Rosa Nunes, de 32 anos, mais conhecido pelos apelidos de Galego, Kinha e Bunda Branca. Ele foi um dos acusados de participar da morte do empresário Gil Marques Porto Neto, assassinado no dia 21 de maio de 2014, em Feira de Santana.

A vítima estava em liberdade provisória concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Melo, após passar dois anos na prisão, sob a acusação de ter matado oito pessoas durante a greve da Polícia Militar de 2014. Na época, foram encontrados com ele uma carteira de detetive e um arsenal.


Segundo informações, ‘Bunda Branca’ foi alvejado com cerca de 30 tiros dentro do próprio carro, um Palio vermelho, placa OKJ-2112, em frente à casa da mãe, na Rua Irã, no bairro Caseb, em Feira de Santana.


No local, peritos criminais encontraram balas calibre 380, 12 e 45. Os tiros foram deflagrados por cerca de três homens que estavam em um carro branco e atingiram também a mãe da vítima, Rita de Cássia Santos Rosa, de 57 anos, e o irmão José Ronaldo Rosa, 21 anos.

De acordo com o pai da vítima, José Pedro Pereira Nunes, conhecido como detetive Dé, o filho estava morando na cidade de Santo Antônio de Jesus, mas vinha visitar a mãe com frequência. Ele acredita que Eliomar tenha sido executado e disse que vai investigar quem foram os autores deste crime.

ACORDA CIDADE

Araripina PE - Homem baleado foi socorrido e ambulância foi interceptada e o executaram com vários tiros

Após o socorro a um homem baleado, ele foi alvejado a tiros dentro da ambulância, no trajeto para o Hospital Regional.

A ambulância foi interceptada e acabaram de executar a vitima, uma bala acertou a técnica de enfermagem que fazia o acompanhamento, ela também foi socorrida e não há informações sobre seu estado de saúde, apenas se relatou que estaria no bloco cirúrgico no hospital passando por procedimento.

Coronel Notícias Policiais

Petrolina PE - Informações que Lindolfo Suspeito de envolvimento na morte das meninas no Distrito Industrial foi raptado


Segundo informações de populares, Pessoas que estavam no posto Itamarati próximo a sua residência relatam que chegou em uma Hilux e obrigaram a vitima entrar e saíram em destino ignorado as irmãs estavam em total desespero. Muitas informações rolaram nas redes sociais acerca da localização do corpo, porém, nada de oficial foi registrado até agora. O blog aguarda informações.   

Coronel Notícias Policiais

Veja como cada baiano votou o requerimento de urgência da reforma trabalhista


Apenas um dia após rejeitar o requerimento de urgência para o trâmite da reforma trabalhista (lembre aqui), a Câmara Federal executou uma manobra para recolocar o projeto em pauta. Assim, o governo conseguiu aprovar a matéria, na sessão dessa quarta (19), por 287 votos a favor contra 144 (lembre aqui). A aprovação exigia apenas 257 votos favoráveis, mas o governo conseguiu apenas 230 na sessão de terça (18). De acordo com a indicação do Democratas, os deputados baianos Cláudio Cajado, Elmar Nascimento, José Carlos Aleluia e Paulo Azi aprovaram a medida. O mesmo aconteceu com o PMDB, representado por Lúcio Vieira Lima; com o PP, de Cacá Leão, Mário Negromonte Jr., Roberto Britto e Ronaldo Carletto; com o PPS, de Arthur Maia; com o PR, de João Carlos Bacelar, João Carlos Araújo e José Rocha; com o PRB, de Márcio Marinho e de Luciano Braga e da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobre de Salvador, Tia Eron; com o PSD, de José Nunes e Paulo Magalhães; e com o PSDB, representado por Jutahy Júnior. Contrários ao texto da reforma, partidos de oposição indicaram que seus parlamentares votassem contra o caráter de urgência. Isso ocorreu com as bancadas do PCdoB, representada pelos baianos Alice Portugal e Davidson Magalhães; do PTB, de Benito Gama; do PDT, de Félix Mendonça; do PEN, de Erivelton Santana; do PTN, de Bacelar; e do PV, de Uldurico Júnior. Além da negativa, o PT indicou que seus parlamentares apresentassem obstrução à pauta, a fim de impedir o andamento da sessão – atitude tomada, sem sucesso, pelos baianos Afonso Florence e Waldenor Pereira. Outros representantes do PT da Bahia, como Caetano, Jorge Solla, Nelson Pelegrino, Robinson Almeida e Valmir Assunção votaram contra. Liberado para votar como preferisse pelo PSB, o deputado Bebeto também foi contrário à pauta. Não participaram da votação do requerimento os deputados Antonio Brito (PSD), Daniel Almeida (PCdoB), Irmão Lázaro (PSC), João Gualberto (PSDB) e Sérgio Brito (PSD).

Região de Serrinha-BA: Homens encapuzados invadem residência em Ichu sequestram três jovens. Vítimas são encontradas mortas na BA 411.

Três jovens foram sequestrados no Conjunto Oscar Cedraz em Ichu mais conhecido como Rua do Cemitério quando homens armados e encapuzados invadiram a residência onde eles se encontravam com familiares.

Conforme informações, a invasão a residência teria ocorrido por volta 1h da madrugada desta quinta-feira, 20, tendo os mesmos sido levados em um veículo de dados ignorados.

Ao amanhecer, motoristas que trafegavam pela BA 411 trecho Ichu a Candeal encontraram os corpos à beira da pista já no município de Candeal, sendo que um estava em um local e dois mais distantes.

Foram mortos os irmãos ichuenses Yan Araujo Santana (23) e Isleno Araujo Santana (19), além do cunhado Orlando Santana de Andrade (23) natural da cidade de Tanquinho.  As três vítimas estavam com as mãos presas a presilhas conhecidas como enforca gato.

Houve relatos ao AL Notícias que Orlando estaria trabalhando em Salvador e veio essa semana a Ichu para registrar a filha que nasceu recentemente fruto do relacionamento com uma das irmãs de Yan e Isleno.

A Polícia Técnica esteve no local fazendo o levantamento cadavérico e os corpos foram removidos para o DPT de Serrinha. A Polícia Civil investigará o caso.

Destacando que enquanto os corpos permaneceram no local houve a guarnição da Polícia Militar de Ichu, Candeal e Riachão, além da Guarda Municipal de Candeal e Ichu.(AL Notícias)


Andorinha: Abertura do Campeonato Andorinhense de Futsal Masculino e Feminino acontece nesta sexta-feira (21)
O Campeonato Andorinhense de Futsal começa nesta sexta-feira (21), no Ginásio de Esportes de Vila Peixe. O evento organizado pela Secretaria de Cultura e Desporto do município terá a participação de seis equipes na categoria feminina e oito no masculino.
Na sexta-feira, os jogos estão programados para começar a partir das 16h.O time feminino do Ungidas enfrenta o Juventude de Medrado e o Caçarola a equipe do Gaviões do Alto.
No masculino, a partir das 18 h, a equipe do Gameleira enfrenta o Juventude do Medrado e na sequência o Palmeiras o Unidos do Alto.
No sábado ,22, os jogos começam a partir das 18h, a equipe feminina do Salgado enfrenta as Meninas da Vila.
No masculino, a equipe do Publicidade joga contra a Vila Peixe, e na sequência o E.C.Corujão enfrenta a Papelaria Andrade. A entrada é gratuita.
Ascom – Andorinha


Policial: Homem teve rosto desfigurado em execução defronte sede do SAMU em Bonfim
Por volta das 22h15min desta quarta-feira (19), foi executado com vários tiros, defronte a sede do SAMU de Senhor do Bonfim, a pessoa de ANTONIO CRISPIN DOS SANTOS, 27, resida nas Populares em Ponto Novo.
A vítima já havia sido baleada no município de Ponto Novo, levada ao hospital daquela cidade, feito regulação e deveria seguir para a Região do Vale do São Francisco, uma viatura da PM fez escolta até a cidade de Filadélfia, e quando estava sendo regulado dentro da ambulância na porta da unidade do SAMU em Bonfim, um veículo Fox de cor vermelha parou atrás da ambulância, um homem encapuzado desceu atirando contra Antonio, o médico saiu de dentro da ambulância e o homem continuou atirando aparentemente de pistola, logo depois sacou uma arma de fogo calibre 12 e desferiu mais tiros contra o ferido que ficou com o rosto desfigurado, o tiro saiu rasgando do queixo até a altura do nariz.
Antônio havia chegado recentemente da Região Metropolitana de Salvador, e estava morando em Ponto Novo, a pedido de parentes. As causas da execução ainda são desconhecidas.
A Polícia Civil e Militar estiveram no local, além do SAMU que nada pode fazer.
Blog do Netto Maravilha

Com R$ 10,6 bi, "setor de propina" da Odebrecht superou PIBs de 33 países

Com R$ 10,6 bi, "setor de propina" da Odebrecht superou PIBs de 33 países
Comentários


  • O ex-executivo da Odebrecht e delator Hilberto Mascarenhas O ex-executivo da Odebrecht e delator Hilberto Mascarenhas
O valor pago pelo "setor de propinas" da Odebrecht entre 2006 e 2014 à classe política superou o PIB (Produto Interno Bruto) de 33 de 217 países listados em um ranking do Banco Mundial a partir de dados do FMI (Fundo Monetário Internacional). O levantamento considera os dados consolidados mais recentes do Fundo, de 2015.
Ao todo, o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, conhecido na empreiteira como o departamento em que as propinas eram pagas, movimentou aproximadamente US$ 3,37 bilhões --o equivalente a R$ 10,6 bilhões --entre os anos de 2006 e 2014.
A informação foi fornecida pelo ex-diretor da área financeira da empreiteira, Hilberto Mascarenhas, que desde 2006 chefiava o setor. Com 40 anos de serviços prestados à Odebrecht, entre 1975 e 2015, Mascarenhas foi um dos 77 executivos que firmaram acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República e que tiveram o sigilo da delação quebrado pelo relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin.
Mascarenhas entregou à Lava Jato uma tabela com o valor total movimentado pelo Setor de Operação Estruturadas no período. No depoimento, o delator relatou ainda ter sido "intimado" por Marcelo Odebrecht, herdeiro do grupo Odebrecht, para chefiar o setor. Preso desde junho de 2015 em Curitiba, Marcelo era o presidente da construtora Norberto Odebrecht quando escolheu o então diretor para a área que movimentaria as somas destinadas ao pagamento de propinas.
Conforme a lista do BC, a partir dos dados de 2015 do FMI, a soma destinada às propinas da empreiteira a políticos superou o PIB de países como a Guiana (US$ 3,166 bilhões), Burundi (US$ 3,097 bilhões), Lesoto (US$ 2,278 bilhões), Butão (US$ 2,057 bilhões) e Libéria (US$ 2,053 bilhões). No caso de Tuvalu, a menor economia do mundo, as propinas equivalem a cem vezes o PIB (US$ 32,67 milhões).


Propina é a "gordura" de obras superfaturadas, diz especialista em contas públicas

Para o secretário-geral da associação Contas Abertas Gil Castello Branco, os mais de R$ 10,6 bilhões destinados a propinas, convertidos em obras públicas, poderiam gerar, por exemplo, mais de 5,4 mil creches ao custo de R$ 1,9 mi cada estrutura –que atenderiam mais de 800 mil crianças, ao todo. Outros investimentos possíveis seriam 5 mil UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de R$ 1,4 milhão, cada; quase 84 mil ambulâncias de R$ 122.750, cada; ou mais de 55 mil ônibus escolares. O cálculo, segundo Castello Branco, considerou valores do Ministério do Planejamento e da Comissão de Orçamento do Congresso.
"Ver uma soma dessas de propina causa a impressão de que o Brasil perdeu o referencial dos custos de suas obras. Porque, se há uma 'gordura' de superfaturamento nesse montante, e é evidente que há, qual seria o custo real das obras públicas, executadas por essas empreiteiras, sem esse sobrepreço?", indagou. "Essa é uma oportunidade que o Brasil está perdendo de abrir esse mercado para empresas internacionais e até favorecer empresas pequenas e médias. Se somente uma empresa movimentou esses R$ 10 bilhões, imaginemos quanto vai ser a soma que o conjunto de superfaturamento desse cartel gerou", avaliou.
Para o especialista em contas públicas, porém, falta ainda o cidadão associar a corrupção àquilo que diga respeito à sua realidade mais próxima.
"O brasileiro não tem exatamente essa consciência e associa sempre a corrupção a um crime contra o patrimônio, contra o Estado, ao tipificar, como crimes de corrupção, peculato e tráfico de influência, por exemplo. Ele precisa associar esse crime contra algo que lhe é mais imediato, como creches ou transporte, e mirar sua indignação mais profunda a isso, não somente ao trombadinha que rouba o relógio ou arromba um carro", defendeu. "Se fomos roubados pela Odebrecht em mais de 5,3 mil creches, por exemplo, é hora de pensar que isso foi pago com nosso recurso –com outras obras superfaturadas e da qual parte da 'gordura' era distribuída em propinas

Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, afirma Ibope



  • Ibope: taxas de rejeição a Aécio, Serra e Alckmin são superiores à de Lula Ibope: taxas de rejeição a Aécio, Serra e Alckmin são superiores à de Lula
Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos.
A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope.
Os três principais nomes do PSDB, por sua vez, viram seu potencial de voto diminuir ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.
O Ibope testou pela primeira vez o potencial do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma eleição para presidente. Embora seja muito menos conhecido do que seus colegas de PSDB (44% de desconhecimento, contra 24% de Alckmin e 16% de Serra e Aécio), Doria já tem 24% de eleitores potenciais (metade votaria com certeza), ou seja, tanto quanto os outros tucanos, levando-se em conta a margem de erro. Mas sua vantagem é ter uma rejeição muito menor que a dos concorrentes dentro do partido: 32%.
Assim como os nomes tradicionais do PSDB, a ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção - eram 39% há um ano.

Método

Entre os dias 7 e 11 de abril, o Ibope realizou 2.002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. As perguntas eleitorais fizeram parte da pesquisa que o instituto conduz mensalmente com questionário variável, o chamado BUS.
Na pesquisa de potencial de voto, o entrevistador apresenta um nome de cada vez e pede ao eleitor que escolha qual frase descreve melhor sua opinião sobre aquela pessoa: se votaria nela com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum, ou se não a conhece o suficiente para opinar. É diferente da intenção de voto.

Barbosa

Apesar de não contar mais com a projeção e a visibilidade inerente ao cargo de ministro do STF, Joaquim Barbosa ainda é considerado um candidato viável à Presidência da República por uma parcela considerável dos eleitores. Na pesquisa Ibope, Barbosa aparece com 24% de potencial de voto (soma das respostas "votaria com certeza" e "poderia votar").
O ex-ministro, que se celebrizou ao conduzir o julgamento do mensalão e que se aposentou do STF em 2014, também não sofre com os níveis de rejeição atribuídos aos políticos. Apenas 32% dizem que não votariam nele de jeito nenhum - uma das taxas mais baixas entre as dos nove nomes testados pelo Ibope.
Barbosa, porém, não manifestou a intenção de se candidatar em 2018 e nem sequer é filiado a um partido.
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que tenta se beneficiar da onda de rejeição a políticos - apesar de ser parlamentar desde o começo dos anos 1990 -, aparece com 17% de potencial de voto na pesquisa. Seu possível contingente de eleitores cresceu seis pontos porcentuais desde o ano passado, mas a parcela que o rejeita aumentou ainda mais, de 34% para 42%.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL