sábado, 14 de janeiro de 2017

ANDORINHA: PREFEITO DE ANDORINHA ESTEVE COM REPRESENTANTES DA EMPRESA QUE IRÁ CONSTRUIR ATERRO SANITÁRIO E USINA DE GERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM SENHOR DO BONFIM


O Prefeito de Andorinha, Renato Brandão, foi recebido na quinta-feira (12), pelos diretores do Centro de Tratamento e Coleta de Resíduos Norte da Bahia(Cetren). A Cetren Ambiental compõe o grupo EXA, responsável pela construção e administração do aterro sanitário de Itiúba.
O objetivo do encontro foi conhecer o projeto que a empresa que está anunciando para os próximos meses, a construção de um moderno aterro sanitário e uma usina para produção de combustível solido em Senhor do Bonfim.

Em funcionamento, o projeto da Cetren vai possibilitar a todos os municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, a possibilidade de um descarte do lixo urbano sólido de forma adequada e ambientalmente correta. Além da produção de combustível para uso industrial.

“ O Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, entrando em decomposição, você tem chorume, você tem gases, e isso se torna um ambiente extremamente nocivo e poluidor para o solo, para a água subterrânea, para os rios próximos e também para a atmosfera. Muito interessante esse projeto de receber e tratar o lixo da Cetren Ambiental ”. Disse Renato Brandão, prefeito de Andorinha.

A empresa está anunciando um investimento de mais de R$ 30 milhões de reais, e a geração de dezenas de empregos no empreendimento que obedece todas as normas ambientais vigentes no Brasil. O composto que produzirá o combustível mineral levará 30% de resíduos provenientes do lixo e os 70% restantes, será composto por resíduos produzidos por diversas indústrias.

Uma lei federal prorrogou até agosto de 2018 para que todos os municípios brasileiros se adequem às regras de gerenciamento de resíduos sólidos. A política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechado até 2 de agosto de 2014.

ASCOM ANDORINHA

POLÍCIA CIVIL DE BONFIM ESTOURA BOCA DE FUMO E APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES


Na última quinta-feira 12/12/17, Policiais Civis da 19ª COORPIN e 1ª DT de Senhor do Bonfim-BA, em cumprimento a mandado de prisão e busca e apreensão, na cidade de Senhor do Bonfim, prenderam os nacionais IDAYANE LIMA DOS SANTOS, 36 anos e GILMAR DOS SANTOS LIRA, 27 anos, os quais são acusados de terem supostamente cometidos os crimes de furto qualificado, trafico de drogas e associação para o trafico, fato ocorrido no dia 20.11.2016, por voltas das 07:00hs.

O investigado GILMAR e outros dois indivíduos são acusados de praticarem furto qualificado, na data e hora acima citados, em uma construção localizada na Rua Washington Luiz, 173, Maristas, Senhor do Bonfim-BA, e, após o ato criminoso teriam trocado os objetos furtados por droga tipo “crack” na boca de fumo, cuja proprietária é IDAYANE. 

Durante o cumprimento do mandado de prisão e busca e apreensão havia na residência de IDAYANE um usuário de drogas que confessou ter ido ao local para adquirir droga tipo maconha, o qual afirmou que quando a policia chegou Idayane havia ido pegar a droga, também foi encontrado no local uma “buchinha” de maconha, uma arma de fogo e diversos animais silvestres tipo (pássaros e Mico), presos em gaiolas, e, que segundo MISAEL MORAES DA SILVA companheiro de Idayane, seriam de sua propriedade. 

O casal IDAYANE LIMA DOS SANTOS e MISAEL MORAES DA SILVA foi autuado em fragrante delito pela pratica dos crimes de trafico de drogas e associação ao trafico, posse irregular de arma de fogo e crime ambiental, estando preso na carceragem desta Depol a disposição da Justiça.

ASCOM 19ª COORPIN

Dono de carro capota quando realizava teste pra venda no município de Jacobina


No início da noite desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, o condutor de um veículo Astra perdeu o controle vindo capotar na BR 324, entre o Ramal de Quixabeira e o distrito do Junco em Jacobina.

Segundo informações, o proprietário seguia na companhia de duas pessoas, realizando um teste para vender o carro, quando tentou desviar de um buraco, perdendo o controle, vindo a sair da pista e sofrer o acidente.

Ainda de acordo com informações, apenas o proprietário do veículo sofreu leves escoriações, sendo socorridos para a UPA 24h de Capim Grosso.
Fonte: Augusto Urgente!

Saída de pista de caminhão carregado com cimento na BR 407 em Jaguarari


Um caminhão Mercedes Benz 2324, com placas de Jaguarari-BA, que estava carregado com cimento saiu da pista na noite desta sexta-feira (13/01), por volta das 19h30.

O acidente aconteceu no KM 111 da BR 407, a dez metros do sinistro que ceifou a vida de uma mulher no primeiro dia do ano, de acordo com informações do condutor o caminhão foi carregado no município de Campo Formoso, com 280 sacos de cimento, equivalente a 14 mil kg e seguia para entrega em uma Loja de materiais de construção em Jaguarari.

Ainda segundo o condutor a carga vinha puxando para um lado quando o mesmo perdeu o controle, saiu da pista e caiu na ribanceira. O motorista saiu ileso do ocorrido.

“Senti a carga puxando para um lado, mas não consegui segurar o suficiente, graças a Deus não passava nenhum carro na hora que o caminhão atravessou a pista. Eu chamava por Deus no momento da decida e quando parou desliguei a chave geral para que ele não pegasse fogo e saí do caminhão ainda com medo”, contou o motorista. 

A PRF esteve no local registrando a ocorrência, o perímetro do acidente foi preservado pelo Xerife Segurança até a chegada da polícia.

Portal Jaguarari



JACOBINA: Tentativa de estupro e atropelamento foram registrados na madrugada deste sábado


Na madrugada deste sábado, 14, deu entrada na emergência do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho - HMATS, uma vítima de tentativa de estupro, ocorrido próximo ao Aeroporto Dois de Julho. De acordo com informações colhidas pelo Rota 324, uma mulher foi surpreendida por um homem portando uma faca e com ameaças de que iria abusá-la sexualmente. Ainda de acordo com nossa fonte, a vítima conseguiu se livrar do acusado e iniciou uma corrida pelo asfalto até encontrar um motociclista que a socorreu. Porém, no trecho do percurso a mulher caiu da motocicleta, sendo preciso receber o socorro da equipe de emergência do Samu 192, que a conduziu até o hospital, onde foi medicada e ficou em observação.

Já nas redondezas do Estádio José Rocha, uma senhora foi atropelada por um veículo e teve que ser conduzida para o Teixeira com suspeita de fratura na perna. Informações dão conta de que a vítima teria sido atropelada por um condutor menor de idade e enquanto atravessava numa faixa de pedestre. Testemunhas afirmaram à nossa redação que o pai do jovem, tentou impedir o registro da ocorrência, alegando que daria todo o suporte à vítima. "Pela quantidade de jovens que havia dentro do carro e pelo horário, só podiam estar vindo de alguma festa" disse nosso leitor.
Igor Fagner - Rota 324

Sesab recomenda vacinação contra febre amarela a 45 municípios do estado; veja

Sesab recomenda vacinação contra febre amarela a 45 municípios do estado; veja
Foto: Agência Brasil
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu informativo sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Depois de identificar seis casos da doença em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, o órgão recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.
Após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais, a Sesab aumentou o cuidado com a prevenção da doença. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. 
“O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias [transmissão do agente patogênico entre animais hospedeiros] na região Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou Maria Aparecida. Ela disse ainda que o estado monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus. 
Lista dos municípios que devem buscar imunização:
De acordo com o comunicado da Sesab, devem buscar imunização os municípios de: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.
De acordo com a Sesab, todos os municípios da Bahia estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela, não sendo recomendada a imunização de lactantes.

Cunha e Geddel firmaram pacto de amizade após 'chantagem'


 Bocão News | Fotos: Reprodução
A relação do ex-ministro Geddel Vieira Lima — alvo principal da operação “Cui Bono?”, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (13) — com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi de altos e baixos. De acordo com O Globo, foi para Geddel que Cunha ligou pouco antes de ser preso, em outubro do ano passado. E foi Geddel quem esteve na casa de Cunha, já como representante do governo Temer, depois que ele foi afastado da presidência da Câmara.
 
— Achei que era meu dever encontrar um ser humano e prestar minha solidariedade no momento de dificuldade que ele está — disse, na ocasião. Ainda segundo O Globo, em 2009, protagonizaram um embate com dura troca de acusações, durante a CPI dos Fundos de Pensão, comandada por Cunha, a quem Geddel acusou de chantagem. Geddel usou o termo “lombrosiano” para classificar Cunha, que se refere àquele que têm traços físicos de criminoso.
 
As ofensas ficaram no passado e, no calvário de Cunha na Câmara, ele recorreu diversas vezes a Geddel. Em várias ocasiões, o ministro da Secretaria de Governo falou de sua amizade com Cunha e até levou para seu gabinete no Planalto dois auxiliares do colega, que até hoje permanecem por lá.
 
 
Ontem, a PF apreendeu documentos e aparelhos na casa e no apartamento de Geddel. Na operação batizada de “Cui Bono?” (a quem beneficia?), o ex-ministro é acusado de participar de um suposto esquema de fraudes na Caixa Econômica Federal. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Geddel e outras três pessoas “faziam parte de uma verdadeira organização criminosa”. Eles são suspeitos de facilitar a liberação de empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas e, em troca, receber propina. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco entre 2011 e 2013. Também são citados Eduardo Cunha e duas pessoas ligadas a ele: o doleiro Lúcio Bolonha Funaro; e o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Fábio Cleto.
 
Segundo a investigação, Geddel cobrava o pagamento de propina por empréstimos feitos pela Caixa à J&F. Em uma das mensagens, enviada para Cunha em 31 de agosto de 2012, Geddel relata que seriam aprovadas na semana seguinte duas operações para a empresa, de R$ 767 milhões e de R$ 194 milhões. Em 4 de setembro, o então vice-presidente da Caixa avisa a Cunha que os recursos foram aprovados e, no dia 11, informa que o dinheiro foi repassado. A J&F disse, em nota, que nunca procurou políticos para pedir que intermediassem suas operações financeiras.

Para aliados de Temer, saída antecipada de Geddel evitou nova crise


Folhapress | Fotos: Roberto Viana / Arquivo Bocão News
 
O fato de o ex-ministro Geddel Vieira Lima ter deixado o comando da Secretaria de Governo antes da operação policial desta sexta-feira (13) deixou aliviado o entorno do presidente Michel Temer. O diagnóstico é que caso ele ainda estivesse na pasta, o episódio poderia criar uma nova crise e desgastar ainda mais a imagem do governo federal. 
 
Apesar do tom de alívio, há receio entre assessores e auxiliares presidenciais de que o ex-ministro, amigo pessoal de Temer, possa ter se referido ao nome do presidente, em uma citação lateral, em alguma gravação monitorada pela Polícia Federal. Segundo relatório da Operação Cui Bono?, Geddel discutiu com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato, as condições das taxas de juros para um empréstimo do FI-FGTS da Caixa Econômica Federal para a BRVias em 2012. 
 
Geddel foi vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013. Para a Polícia Federal, Cunha liderou um esquema que envolveu Geddel e outras duas pessoas para angariar propina das empresas que seriam beneficiadas pelo esquema. 
 
O grupo contaria com Fabio Cleto, que ocupava outra vice-presidência na Caixa, e com o doleiro Lúcio Funaro, também preso pela Lava Jato. Cleto é delator do esquema na operação. O ex-ministro deixou o comando da Secretaria de Governo no final da semana passada, após ser acusado pelo também ex-ministro Marcelo Calero, da Cultura, de ter atuado na esfera pública para viabilizar um empreendimento imobiliário no qual ele havia comprado um apartamento.

JOVEM É ASSASSINADO NO DISTRITO DE MANIÇOBA. ESTE É O QUINTO HOMICÍDIO DO ANO EM JUAZEIRO

Ainda nem chegamos a metade do primeiro mês do ano de 2017 e Juazeiro já registra o quinto homicídio. Por volta das 22 horas, desta sexta-feira (13), o Centro Integrado de Comunicação de Juazeiro, órgão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foi informado que um jovem identificado como Bode, comprador de côco, foi assassinado na sede do distrito de Maniçoba.
De acordo com informações de populares dois homens dispararam vários tiros contra a vítima que não teve qualquer chance de reação e faleceu no local antes mesmo de receber assistência por parte do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
O corpo foi removido para o IML – Instituto Médico Legal enquanto os profissionais do DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas iniciaram as investigações para descobrir os autores que tomaram destino ignorado.

BONFIM: Prefeito discute novo modelo de atendimento com empresa responsável pela gestão do HDAM

O Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, esteve reunido na noite da última quinta-feira (12), com representantes do grupo RMX – Controlador do Consórcio de Empreendedores Sociais (Coesa), empresa responsável pela gestão administrativa do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM).
“Essa reunião serviu para apresentamos o nosso novo diretor técnico, o médico Wilson Bahia, e a situação que o hospital está vivendo agora. Além, é claro, de apresentar os planos de expansão que estamos projetando para os próximos 60 dias, que é reestruturar a área de emergência e começar a reformular o corpo clínico do hospital”, disse Renato Melo, presidente do Grupo RMX.
O representante da empresa, ainda confirmou que nos próximos seis meses um plano de vocação estará sendo apresentado ao município com intuito de direcionar, organizar e priorizar de forma eficiente as ações do hospital.
“O projeto vai possibilitar sabermos o modelo de atendimento que queremos para o nosso hospital. É só urgência e emergência? Traumatologia? Serviços de oftalmologia? Otorrino? Enfim, um diagnóstico para que o hospital não sobreviva somente de cirurgia, internamento, urgência e emergência ou maternidade”, disse.
“Esperamos que o projeto vocacional seja feito o mais rápido possível, para que a gente possa definir a vocação e começar a implantar o melhor modelo de atendimento para população”, comentou, o prefeito Carlos Brasileiro.
Estiveram presentes na reunião, o prefeito Carlos Brasileiro, a secretária de saúde Angeli Matos, o diretor técnico do hospital Dr. Wilson Bahia, Dr. Carlos Eduardo e Dr. Francisco Lustiago e o novo diretor administrativo da unidade de saúde do município, Cláudio Rodrigues Alves de Moraes.
*Ascom Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Quatro morrem após carro pegar fogo ao bater em caminhão na Bahia

Quatro pessoas morreram após o carro em que estavam pegar fogo ao bater em um caminhão na tarde desta sexta-feira (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na BR-110, na região da cidade de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com a PRF, três pessoas morreram no local e outra chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu e morreu. A polícia informou ainda que uma criança entre as vítimas, mas não detalhou a idade.
O caminhão envolvido na batida estava carregado de laranjas e de acordo com a PRF também pegou fogo. A pista ficou bloqueada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Alagoinhas foi acionada e conseguiu debelar as chamas por volta das 17h. (Com informações do G1/BA) Fotos leitor WhatsApp

PF pediu busca e apreensão na residência de Lúcio Vieira Lima


Investigadores da Operação Cui Bono?, deflagrada nesta sexta-feira (13) pela Polícia Federal para apurar suposto esquema de fraudes na Caixa, também pediram à Justiça autorização para busca e apreensão de mídias e documentos na residência funcional do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. A solicitação, no entanto, foi negada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal de Brasília, porque o parlamentar detém foro privilegiado. Geddel não ocupa mais cargo público federal. 

A Polícia Federal investiga um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal que teria ocorrido pelo menos entre 2011 e 2013. Geddel, então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Marcos Roberto Vasconcelos, então vice-presidente de Gestão de Ativos, um servidor da CEF, empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e de um operador do mercado financeiro teriam participado do esquema.
Com informações do Estadão Conteúdo.

Jacobinenses lamentam a morte de Carlos Cavalcante vítima de acidente com moto em São Domingos


Na noite desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, Carlos Alberto Cavalcante, 52 anos, morreu vítima de acidente com moto no município de São Domingos.

Segundo informações, o acidente ocorreu em uma curva na saída de São Domingos, sentido Santo Antônio. Carlão chegou a ser socorrido ainda com vida para o Hospital Municipal, porém não resistiu aos ferimentos.

Ainda de acordo com informações, Carlão que é natural de Aratuípe já trabalhou como supervisor na mineração de Jacobina, onde fez muitas amizades. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
Fonte: Augusto Urgente!

CORPO É ENCONTRADO COM CABEÇA ESTOURADA POR TIRO DE ESCOPETA


Crime bárbaro. Um corpo foi encontrado com a cabeça esmagada por tiros no bairro Alto do Papagaio, na Cidade de Feira de Santana.
De acordo com policiais, o homem foi sequestrado na última terça-feira, dia 10/1, na Cidade de Coração de Maria, na boca da noite.
Ainda segundo a Polícia, o cara estava no bar quando quatro homens encapuzados chegaram em um carro prata. A princípio anunciaram um assalto, levaram o dinheiro do bar, e o sequestraram. A família ficou desesperada procurando a vítima logo após a violência e o sumiço.
Segundo o delegado que acompanha o caso, ele foi baleado na perna direita, braço esquerdo, costas e um tiro de escopeta no crânio, que chegou a esfacelar a cabeça.


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Líder de massacre em presídio de Roraima está desaparecido

Foto: Reprodução / TV Globo

Um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e acusado de comandar o maior massacre de presos da história de Roraima está desaparecido. Adeilson Eliotério dos Santos, conhecido como Pato, estaria preso na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde uma chacina matou 33 presidiários no último dia 6 de janeiro. Ele não foi localizado dentro da unidade de segurança o quando o Ministério da Justiça autorizou a transferência de dez presos do PCC para um presídio federal. A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) investiga o caso. Como não foram registradas fugas, existe a suspeita que Adeilson tenha sido assassinado dentro do presídio, por causa do massacre do dia 6.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL