sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Monte Santo Absurdo: Vando assume prefeitura e encontra cenário de abandono; veja fotos


Na última segunda-feira (2), o prefeito Vando, ao lado de toda sua equipe de governo, deu início a um novo ciclo administrativo na prefeitura de Monte Santo.  Uma rigorosa auditoria está sendo realizada em todos os setores da administração e uma triste realidade foi constatada. A gestão anterior concluiu o seu mandato e entregou a prefeitura afundada em um completo caos. Um verdadeiro cenário de descaso, abandono e falta de compromisso com a população. Serviços públicos essenciais paralisados, frota de veículos sucateada, computadores quebrados, patrimônio público deteriorado, cidade suja e uma situação financeira preocupante.
Uma das maiores preocupações do atual governo é a situação do Hospital Municipal Monsenhor Berenguer que se encontra totalmente demolido, um verdadeiro cenário de abandono e destruição. O novo prefeito assegura que irá buscar recursos e recorrer a órgãos competentes para acelerar a reabertura do Hospital.
a frota de veículos do município

Diante desta realidade, a nova administração vem trabalhando, diuturnamente, para resolver o quanto antes, todos estes problemas. Uma das primeiras ações do novo governo foi promover um grande mutirão de limpeza em todas as ruas da sede e nos povoados. Outra medida prioritária foi a reativação imediata dos serviços de saúde que haviam sido arbitrariamente interrompidos, além da recuperação do patrimônio público, englobando a frota de veículos, imóveis e equipamentos.

‘‘Nós já esperávamos encontrar o município em condições difíceis. Mas a realidade com a qual nos deparamos, superou todas as previsões. Um estado de abandono total. Uma terra arrasada e um povo sofrendo com a falta de serviços essenciais’’, afirmou o novo prefeito Vando.
“Estamos apurando tudo com muita cautela e responsabilidade. Tenho certeza que com muito trabalho, realizando um governo de parcerias, recolocaremos a casa em ordem”, enfatizou o prefeito.
Outra constatação preocupante: foram encontrados indícios de irregularidades na compra de materiais por conta da antiga administração. As provas estão sendo coletadas e o novo governo já começa a adotar as medidas legais e cabíveis para que tudo seja devidamente apurado e que as possíveis punições sejam aplicadas.
“Mesmo com todas as dificuldades o momento não é de lamentação. Vamos arregaçar as mangas, continuar trabalhando dia e noite para reerguer o município. O país enfrenta uma grande crise, os municípios foram afetados com a redução dos repasses, por isso vamos evitar despesas desnecessárias, valorizar o dinheiro do povo e aplicá-lo com responsabilidade e inteligência. Montamos uma equipe forte, preparada para promover as mudanças que Monte Santo precisa. Ao lado do meu povo, de mãos dadas, vamos reconstruir nossa cidade. Tenho certeza que ficaremos marcados na história de nossa terra como o governo da reconstrução”, concluiu Vando. (i9 Comunicação)












ACIDENTE - Colisão em Pernambuco, entre uma carro de Senhor do Bonfim, deixa dois mortos



Uma colisão envolvendo um caminhão, uma Van e um Fiat Strada - placa da Cidade de Senhor do Bonfim - BA, deixou duas pessoas mortas e sete feridas, na manha desta Sexta feira(06), próxima a cidade de Arcoverde - PE.


De acordo a informação da Policia Federal, um Caminhão fez uma ultrapassagem irregular, batendo na lateral do Fiat Strada, que perdeu o controle e colidiu frontalmente na Van de Lotação. Com o impacto do acidente os carros saíram da pista.

Os mortos são Manoel Benedito Alves Ferreira, de 61 anos - condutor do Strada e Jeferson Alves Macedo, de 21 anos - passageiro do Strada, possíveis moradores da cidade de Senhor do Bonfim - BA.
AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES

Governo municipal anuncia avanços na saúde

Na área da saúde: a reativação do posto de saúde do Bairro São Jorge, ampliação da oferta de procedimentos no Hospital Regional que agora conta com três médicos por plantão com especialidades diversas. Sobre a Central de
Marcação de consultas – foi realizado, nesses primeiros dias, do ano, uma campanha de informativa à população bonfinense sobre o retorno das marcações no dia 20 de janeiro, prazo para que a Prefeitura reative todos os convênios. A partir do dia 13 de janeiro a central de marcação estará funcionando na Rua Cônego Hugo oferecendo uma melhor estrutura para os nossos pacientes. O LACEN, reinicia hoje às marcações de exames.

Carro fica preso entre árvores após motorista desviar de buraco na Bahia


Um carro de passeio que seguia pela BA-489, entre as cidades de Prado e Itamaraju, na região sul da Bahia, saiu da pista e bateu em árvores à margem da rodovia. O veículo ficou preso entre os troncos. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 9h desta sexta-feira (6). Ainda de acordo com a PM, o motorista estava sozinho no veículo e não sofreu ferimentos graves. Ele contou aos policiais que perdeu o controle da direção ao tentar desviar de um buraco. (G1)
Carro ficou preso entre árvores após acidente em Prado, na Bahia (Foto: Claydson Motta/ Prado Notícia)
Carro ficou preso entre árvores após acidente em Prado, na Bahia (Foto: Claydson Motta/ Prado Notícia)

Promotor agride enfermeira e aponta arma para ela em hospital de Juazeiro



O promotor de Justiça da cidade de Remanso, Rafael Rocha, é acusado de adentrar o Hospital Pró-Matre, em Juazeiro, sacar uma arma e exigir o prontuário de um paciente internado na unidade. De acordo com a coordenadora de Enfermagem do hospital, Cristine Coelho, o caso aconteceu pouco antes das 17h da tarde desta quinta-feira (5). Acompanhado de outros dois rapazes, que também se identificaram como funcionários da promotoria, Rocha se encaminhou ao setor de Cristina, onde exigiu que ela lhe entregasse o documento médico. Como a divulgação de prontuários sem autorização da família ou ordem judicial é proibida por lei, a coordenadora se negou a lhe entregar o documento. Ele, então, sacou uma arma e ameaçou prendê-la. “Ele primeiro queria saber algumas coisas sobre a transferência de pacientes, eu informei, então ele tirou um relatório e pediu informações sobre um determinado paciente. Eu fui buscar as informações, voltei, falei que o paciente não tinha solicitação de transferência, ele exigiu o prontuário e disse que eu seria presa se não entregasse”, relata a coordenadora em entrevista ao Bahia Notícias. Cristine conta que toda a situação durou cerca de uma hora e meia com Rocha exaltado, aos gritos e xingando-a. Os dois rapazes que o acompanhavam não se envolveram na discussão, mas um deles saiu para chamar a polícia, a mando do promotor. “Eu fiquei na minha porque sabia que estava fazendo o certo, mas ele me pegou pelo braço, ficou agitando, apontando a arma para mim”, ressalta a chefe do setor, que já trabalha na unidade há seis anos.

Braço de Cristine após a agressão | Foto: Acervo Pessoal

Com o braço roxo devido aos fortes apertos que recebeu, Cristine já realizou exame de corpo de delito e vai prestar queixa na Delegacia da Mulher. Ela conta ainda que quando a polícia chegou ao local para escoltá-la, a agressão já havia ocorrido e eles nada fizeram a respeito. Os diretores do hospital também foram chamados a fim de apartar a confusão e após mais discussões com o promotor, o hospital liberou um relatório de evolução pessoal do paciente, o que fez com que Rocha deixasse o prédio. “Eu quero realmente saber que postura vai tomar o Ministério Público em relação a isso”, ressalta Vitor Borges, diretor médico da unidade, acrescentando que o advogado do Pró-Matre vai entrar com uma representação contra o promotor. “Ele passou por cima de tudo que há em termos de lei e civilidade. A condução dele conosco e, sobretudo com a coordenadora de enfermagem, foi inadmissível”, completa. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com o Ministério Público de Juazeiro, mas, por conta do recesso nas atividades, não obteve resposta.
Bahia Noticias

HOMICÍDIO NO BAIRRO ITABERABA

O Blog Geraldo José acaba de receber a informação de que um homem foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (06) em um bar no bairro Itaberaba, em Juazeiro. Segundo informações de populares dois homens estavam em um bar às margens da BR-235, quando foram atingidos por disparos de armas de fogo deflagrados por dois homens numa moto. Uma das vítimas faleceu no local e a outra foi socorrida para uma unidade hospitalar da região. As vítimas ainda não foram identificadas e nem os algozes que fugiram sem deixar pistas.

Chacina de Feira: acusado da morte de cinco familiares alega lapso de memória


Por Tony Silva | Fotos: Paulo M. Azevedo / Bocão News
Um lapso, um fleche ou um teletransporte. Essa é a única explicação que Gilson de Jesus Moura encontrou para sua autoria na morte de cinco pessoas e o grave ferimento por queimadura de mais duas, entre elas, quatro crianças atingidas por um incêndio em uma casa no município de Feira de Santana. Durante sua apresentação à imprensa na tarde desta sexta-feira (6), no auditório da sede da Polícia Civil da Bahia, na Piedade, ele relatou que só se deu conta que havia que seu nome estava relacionado a morte dos familiares, quando viu o fato ser noticiado nos jornais.
“Eu estava em Jacobina e quando assistir a reportagem e foi que eu vi o que tinha acontecido”, diz o Gilson que ainda negou que estivesse fugindo. “Aquilo ali me levou a voltar para me entregar. Eu voltei de madrugada com a intensão de me entregar. Só que aquele negócio, você fica: entrega não, se entrega, e estava lá nessa dúvida de me entregar ou não. Certamente se eu tivesse consigo sair dali, eu teria voltado para me entregar. Porque eu não ia conseguir ficar fugido com essa culpa”, relata.
Durante a coletiva, o delegado João Rodrigo Uzzum, coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira) comentou a argumentação de Gilson. Conforme Uzzum, geralmente quando o acusado não tem como negar a autoria, ele faz alegações voltadas para uma suposta insanidade. O coordenador também informou
que a família vivia uma vida conturbada e ele já havia comentado com pessoas da comunidade que iria incendiar a família. Uzzum disse que Gilson espalhou gasolina sobre as vítimas e ateou fogo, trancou a porta e saiu da casa.
Também de acordo com a polícia, Gilson vendeu o carro para financiar a fuga e se apropriou da remuneração de 13º salário da companheira.  Gilson ainda tentou resistir e negar o a autoria do crime, mas em seguida foi preso. O coordenador resumiu os atos de Gilson como “Crime premeditado e crime qualificado”.  O caso continua sendo investigado pela polícia.

Justiça solta homem acusado de invadir casa e agredir ex-mulher em Juazeiro


Por Aparecido Silva
O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu alvará de soltura a Alef Evangelista da Silva, 22 anos, que foi preso no último dia 30 após ter invadido a casa da ex-companheira em Juazeiro, no norte baiano, agredi-la e fazer ameaças com uma faca de açougueiro.
De acordo com sites juazeirenses, Alef é um velho conhecido da polícia local e já foi preso diversas vezes em 2016 por delitos como furtos na região e por ter incendiado uma residência.
Apesar do histórico, a juíza plantonista Eduarda de Lima Vidal apontou que não constava nos autos a informação sobre reincidência do acusado em casos de crimes dolosos.
O pedido de habeas corpus foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado (DPE) depois que Alef teve sua prisão convertida em preventiva. A defensoria argumentou que o jovem "sofre constrangimento ilegal ante a ausência de fundamentação concreta e idônea do decreto preventivo". "Em que pese ter sido o crime cometido no âmbito doméstico, o juiz coator não faz indicação de que tenha havido descumprimento pelo paciente de medida protetiva anteriormente imposta", ressaltou a magistrada.
Ao conceder a liminar revogando a decisão que decretou a prisão preventiva de Alef por invadir a residência e agredir a ex-mulher, a juíza impôs medidas cautelares para resguardar a integridade física e psicológica da vítima. Dentre as restrições, estão não se aproximar do lar, domicílio ou local de convivência da ex-companheira; deverá manter distância também dos familiares e testemunhas num limite de 500 metros; além de não manter contato com a ofendida, familiares e testemunhas seja qual for o meio de comunicação.

Homem tenta contra a própria vida ao se jogar na frente de um carro, em Jacobina

Na noite desta quinta-feira, 05 de janeiro de 2017, um homem de 39 anos foi socorrido pelo Samu 192, da Rua Landulfo Alves, próximo ao Bairro da Grotinha.

Segundo informações, o homem que sofre com epilepsia estava ingerindo bebida alcoólica e acabou se jogando na frente de um veículo Hilux, que passava pela via de rolamento sentido Salvador. 

Após ser imobilizado, o vitimado foi socorrido com leves escoriações para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho.
Fonte: Augusto Urgente

Ex-prefeito de Saúde-BA deixa mais de R$ 150 mil em dívidas com a Coelba


No município de Saúde, na região de Jacobina, o prefeito Sérgio Passos (PSDB) já iniciou
 a sua administração precisando  pagar a conta de luz.  

Segundo ofício envido pela Coelba, o ex-prefeito Antonio Fernando (PRP) deixou um débito 
de R$ 151.299,02 ( cento e cinquenta e um mil, duzentos e noventa e nove reais e dois centavos ).

Segundo o prefeito Sérgio Passos, o débito com a Coelba é apenas um exemplo de uma série de
 dívidas que foram deixadas pela administração anterior. 

“A situação é a pior possível. Encontramos aqui em Saúde um verdadeiro caos administrativo. A 
cidade abandonada, frota sucateada, patrimônio público dilapidado e dívidas de toda sorte”,
 relata Passos.

Veja abaixo ofício da Coelba: 
Fonte: Notícia Livre

EXCLUSIVO: Emocionada, mãe do jovem Wagner Lima fala pela primeira vez sobre a perda do filho, e irmão dá detalhes da relação dele com o cavalo Sereno, que ‘se despediu’ do dono durante velório e comoveu o Brasil; comportamento do cachorro também chama atenção da família e dos vizinhos – VÍDEO!

O Brasil inteiro se emocionou com a história do cavalo Sereno, que 'se despediu' do seu dono durante velório em Cajazeiras

O Brasil inteiro se emocionou com a história do cavalo Sereno, que acompanhou o cortejo fúnebre do seu dono, falecido em um acidente de moto, e várias vezes se manifestou aparentando estar triste com a partida do companheiro.
Sereno está sob os cuidados da família do seu dono
O caso que rodou o Brasil e foi destaque até em noticiários estrangeiros aconteceu na terça-feira (3), na cidade de Cajazeiras. Sereno, que disputava vaquejada com o jovem, participou do velório, do cortejo pela cidade e do sepultamento do seu dono, Wagner Figueiredo de Lima, 34 anos, que morreu vítima de acidente de moto no Rio Grande do Norte.
Momento em que Sereno encosta a cabeça sobre o caixão do seu dono
Houve um momento em que o cavalo encostou a cabeça sobre o caixão, e o gesto comoveu a todos. Antes do sepultamento, um dos irmãos de Wagner fez um discurso emocionado enquanto Sereno relinchava e batia com as patas no chão. A cena inusitada foi parar em mais de 6o mil sites pelo Brasil. Com a perda precoce do dono, Sereno vai ficar agora sob os cuidados da família de Wagner.
Sereno ao lado de Wando, irmão de Wagner
O empresário Wando Lima conta que seu irmão era tão apaixonado por animais, especialmente por Sereno, que muitas vezes deixou de comprar objetos de necessidade para ele, para comprar comida para cavalo. O apego dos animais de estimação a Wagner também é percebido no comportamento do cachorro, que desde a morte do jovem, não sai da porta da casa.
Sereno no sepultamento do jovem Wagner
Entre várias histórias sobre Wagner e Sereno, Wando conta emocionado que o irmão costumava levar o cavalo até o bar e depois de alguns minutos, mandava o animal voltar para casa sozinho, e ele obedecia.
– Ele gostava muito de animais, e Sereno era a vida dele. era o companheiro de toda hora. Ele participava de vaquejadas e já ganhou prêmio correndo com Sereno. Eu que vou cuidar dele agora. Ele já tratava do meu, então eu que agora vou cuidar do cavalo dele, fazer o que ele fazia pelo meu – relata Wando.
Ainda bastante emocionada e abatida, a mãe de Wagner, dona Francisca Lima, recorda o filho: “Eu só tenho a dizer que ele vai ficar pro resto da vida no coração da gente, porque eu amo muito ele. Ele não vai sair do meu pensamento em momento nenhum.”
Cachorro de Wagner permanece em frente à casa do dono

Homens armados são presos pela Polícia Civil de Nordestina

A Polícia Civil de Nordestina durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (05) efetuou a prisão de dois homens no povoado Lagoa da Picada por posse ilegal de armas de fogo.
Edmilson Araújo de Góis e Pedro Andrade da Silva foram abordados e presos com armamentos de grosso calibre, sendo 03 armas, duas tipo artesanal “bengala de moto” e 01 (uma) replica de pistola. Ambos foram autuados em flagrante e serão enquadrados no Art. 12 da Lei 10.826 de 2003 podendo pegar pena de 1 (um) a 3 (três) anos de prisão e multa.

Homens armados são presos pela Polícia Civil de Nordestina

A Polícia Civil de Nordestina durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (05) efetuou a prisão de dois homens no povoado Lagoa da Picada por posse ilegal de armas de fogo.
Edmilson Araújo de Góis e Pedro Andrade da Silva foram abordados e presos com armamentos de grosso calibre, sendo 03 armas, duas tipo artesanal “bengala de moto” e 01 (uma) replica de pistola. Ambos foram autuados em flagrante e serão enquadrados no Art. 12 da Lei 10.826 de 2003 podendo pegar pena de 1 (um) a 3 (três) anos de prisão e multa.

casal e preso por tráfico de drogas em Cansanção

Policiais da 4ª Companhia/Cansanção, na madrugada de hoje, prenderam um casal por tráfico de drogas, fato ocorrido Por volta das 3h30, a guarnição fazia rondas pelas ruas da cidade, realizando abordagem aos transeuntes, momento que, abordaram um homem, encontrando com o mesmo, uma quantidade de erva análoga a maconha, ao ser questionado sobre a origem da erva, este afirmou ser maconha e que tinha comprado em na mão de uma mulher no bairro das Casas Populares. Os policiais se dirigiram para a residência da mulher, quando a mulher, de 19 anos, percebeu a chegada da policia, tentou fugir da guarnição, mas foi alcançada em seguida, a mesma confessou que havia vendido a droga e que havia mais drogas no interior da sua casa, quando os policiais adentraram no interior da residência acompanhados pela mulher, encontraram o companheiro da mulher, um homem de 18 anos, ambos, mostraram aos policiais onde estavam as drogas. Foram  apreendidos 17 (dezessete) trouxinhas contendo substância análoga a cocaína, 26 (vinte e seis) trouxinhas contendo substância análoga a maconha, 25 (vinte e cinco) pinos vazios, 02 (dois) pinos contendo substancia análoga a cocaína, embalagens vazias feitas de papel alumínio e de plástico, 04 (quatro) frascos de lança perfume, 02 (dois) aparelhos celulares e a quantia de R$ 14,00 (catorze reais).
Os policiais apresentaram o casal e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.

PREFEITURA DE PONTO NOVO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ADMINISTRATIVA


Fonte: Assessoria de Comunicação - PMPN

O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio, decretou situação de emergência administrativa por um período de 60 dias.

O Decreto Nº 020/2017, publicado no dia 05 de janeiro de 2017, declara situação de emergência no município de Ponto Novo, Bahia, atingido por anormalidades administrativas, visto que a gestão anterior não cumpriu o quanto determina a Resolução 1.311/2012 – TCM/BA, sendo que a não utilização dos procedimentos legais e administrativos causou prejuízos ao funcionamento dos serviços públicos e administrativos e dã outras providências.

Conforme o decreto, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo considera que o gestor anterior não cumpriu os procedimentos legais e administrativos inerentes à prestação de informações e fornecimento de documentos necessários à continuidade administrativa, prejudicando, inclusive, a continuidade dos serviços essenciais.

Também é considerado que o município já vinha experimentando um desmando político no decorrer da gestão passada, no que se diz respeito a rejeição de contas pelo TCM/BA.

Outro fato que é considerado pelo decreto, é a não transição de informações referente à administração, que impede a atual gestão de conhecer a real situação do município, inclusive ao que se refere aos prestadores de serviços.

O lixo também é um fator importante, e a atual gestão não recebeu da gestão anterior, qualquer informação sobre a execução do serviço de limpeza pública, recebendo assim a cidade amontoada de lixo. Considerando que membros da equipe de transição de cargo, tiveram acesso nesta segunda-feira, dia 02, ao Processo de Licitação TP-005/2014, que originou a contratação de uma empresa para prestar o serviço de coleta de lixo na gestão anterior, e foram contatadas várias irregularidades, o que tornaria a licitação ilegal.

No setor da saúde, o Hospital Nossa Senhora de Fátima e diversos postos de saúde estão sem profissionais e sem medicamentos, não tendo a atual gestão recebida qualquer informação sobre os contratos em vigor na gestão passada.

A gestão atual também afirma no decreto que não recebeu nenhuma informação da gestão anterior, no que se diz respeito ao inventário de bens do município, inclusive, dos veículos e máquinas, encontrando-se os poucos já identificados em precárias situações de uso, sem peças e combustível.

Também não foi localizada nenhuma informação documental nos anais da prefeitura.

A sede da prefeitura também foi recebida sem nenhuma condição necessária para o funcionamento normal, diante da falta de equipamentos aptos para uso, especialmente computadores que tiveram seus HD’s retirados das máquinas e alguns substituídos por HD’s queimados, o que impede a busca de informações importantes e indispensáveis para o funcionamento da administração.

Com isso, a emissão do decreto tem por objetivo adequar as atividades administrativas do Poder Executivo e a continuidade dos Serviços Públicos, ficando assim, a administração autorizada a realizar contratações emergenciais de empresa de transporte, contratação de pessoal do quadro de saúde, de empresa para realizar a limpeza pública, bem como, adquirir materiais necessários à execução dos atos administrativos, pelo prazo de até 30 dias, renovável uma única vez por igual período, caso a situação não tenha sido normalizada.

Também foram suspensos contratos, pagamentos de cheques com data anterior à posse, empenhos, contratos e convênios, acordos judiciais e/ou extrajudiciais, expedidos ou firmados em exercícios anteriores e por gestores anteriores, até que seja feita análise pelos setores responsáveis, inclusive a Assessoria Jurídica Municipal e Assessoria Especial, excetuando-se  a folha de pagamento e encargos sociais, como INSS, FGTS, Imposto de Renda e PIS/PASEP.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL