Pular para o conteúdo principal

Ipiaú-BA: Paciente do HGI morre após esperar por mais de 17hs para dá à luz; bebê nasceu em ambulância.



Depois da polêmica da mulher que deu à luz em pé no HGI, a gestante Lúcia de Jesus Martins, 38, moradora do bairro Dois de Dezembro, em Ipiaú, pode ter sido mais uma vítima da negligência e falta de estrutura do Hospital Geral de Ipiaú. O bebê nasceu dentro de uma ambulância, poucos minutos após a mãe ser transferida para a unidade hospitalar em Jequié. A informação é do esposo da gestante, Ezequiel dos Santos Nicodemos, 23. Conforme ele informou ao GIRO, a sua esposa sentiu contrações fortes por volta da meia-noite de sexta-feira (31) e foi levada para o hospital. “Quando chegou lá (HGI) ninguém quis atender não. Ai como eu reclamei, foi que pegaram e fizeram a ficha dela e depois levaram ela lá para dentro. Sai de lá 1 hora da madrugada de sábado sem saber o que estava acontecendo. Vim em casa, peguei as coisas dela e fui de novo para o hospital. Quando cheguei lá e perguntei como ela estava, ninguém me respondeu. Então o segurança mandou eu vim embora. Quando foi de manhã fui lá novamente e não me deixaram entrar, nem me deram informações de como ela e o bebê estavam. Quando foi mais tarde me disseram que o hospital estava sem anestesista e que iria ter que levar ela para Jequié”, relata Ezequiel.

Ainda segundo ele, a ambulância saiu do HGI depois das 17h de sábado. O óbito de Lúcia de Jesus foi constatado na Santa Casa. A família não soube informar a causa da morte. O sepultamento dela ocorreu no final da manhã desse domingo (02), no Cemitério Novo em Ipiaú.  Ao GIRO, Ezequiel disse que acredita que se o HGI tivesse transferido a sua esposa mais rápido para outro hospital, ela poderia estar viva. O bebê continua internado na Santa Casa, em Jequié. Ezequiel contou que a criança não tem acompanhamento de nenhum familiar. “A mulher falou que a gente pode visitar ele no período da tarde, mas não tenho dinheiro para ir lá ver meu filho”, lamenta. Lúcia de Jesus morreu e deixou nove filhos, parte deles com Ezequiel. As crianças eram sustentadas por um benefício que ela recebia, além do programa social Bolsa Família. Ezequiel revelou ainda que agora não sabe o que fazer, já que está desempregado e a casa onde reside, de aluguel, a proprietária já pediu para ser desocupada. Segundo Ezequiel, representantes da Secretaria de Ação Social do município já têm conhecimento do seu caso. Nossa reportagem não conseguiu contato com a representante da secretaria. O vereador Lucas de Jesus Santos, também conhecido como “Lucas do Social” , disse ao GIRO que acompanhou de perto a situação vivida pela gestante no atendimento do HGI e que pretende acionar o Ministério Público para apurar a denuncia. "Entrarei no Ministério Público, irei até o fim para que tenha uma investigação sobre a morte de Lúcia, não podemos permitir que uma mãe de família entre no HGI para trazer uma vida, e a mesma volte para casa em um caixão", disse o edil.

Direção do HGI comenta o caso

O diretor do Hospital Geral de Ipiaú, João Henrique, nos informou no final da noite desse domingo (02), que estará divulgando uma nota oficial à imprensa nessa segunda-feira, mas que inicialmente já poderia afirmar "que não houve demora no atendimento ou de transferência da paciente. Outra coisa, a gestante não perdeu o vida ao dá à luz. A gestante teria um filho prematuro, o que levou a solicitarmos transferência a uma unidade com UIT neonatal. Ela perdeu a vida devido a uma forte hemorragia acometida na unidade que transferimos", disse o diretor do HGI.  (Giro Ipiaú)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…