Pular para o conteúdo principal

Centro Juvenil de Senhor do Bonfim cria projeto que alia dança com o estudo da arte




Fotos: Divulgação

Aprender história da arte dançando. É este o objetivo da oficina “Juvenil Dance” promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim (375 km de Salvador), no Centro Norte do Estado. O Centro Juvenil é uma unidade da rede estadual, onde os estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional podem fazer cursos e oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados.
A oficina “Juvenil Dance” acontece toda quarta-feira e tem tornado divertido e dinâmico o processo de ensino e aprendizado.Com o projeto, os alunos também estudam a cultura dos ritmos musicais e elaboram coreografias que são apresentadas nas escolas onde estudam e, também, nas comunidades onde moram.
Entre os ritmos já estudados estão o funk, swing baiano. “A proposta do “Juvenil Dance” é que o aluno além de aprender a dançar, conheça todo contexto histórico e cultural do ritmo que será trabalhado na aula.
Por isso, em toda aula é realizada uma roda de conversa e, ao final, selecionamos duas músicas derivadas daquele ritmo para coreografar”, explica o monitor de dança, Adelson Alves. O trabalho agora está sendo direcionado à cultura nordestina.
A ideia é promover um flash mob junino, ou seja, mobilizar os estudantes do Centro Juvenil para um momento de dança, com muita música regional, durante as festas de junho. Mateus Bonfim de Souza, 20, 3º ano, adora estes encontros repentinos chamados de flash mob e diz que o interesse pela oficina no Centro Juvenil aconteceu após participar de uma mobilização destas. “Foi assim que resolvi participar da oficina.
Estou gostando muito, pois aqui não aprendo só a dançar, mas agrego conhecimentos sobre histórias dos ritmos, coisas que estão me surpreendendo”, explica.Sua colega Kaline de Sá Silva, 14, 1º ano, que sempre participou de grupos de dança, não perde as aulas e conta que o “Juvenil Dance” a deixou mais disciplinada. “Fico ansiosa esperando o dia das aulas, pensando no figurino e fazendo as pesquisas.
Além de ser divertido e um momento de conhecimento, faço o que gosto bastante, que é dançar”, comenta.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Policial: Polícia Civil realizou “Operação Prision” e prende mais de 20 envolvidos em 8 cidades baianas
FacebookTwitterGoogle+ Aos 29 dias do mês de novembro de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a OPERAÇÃO PRISIONA, para cumprimento de 50 (CINQUENTA MANDADOS JUDICIAIS), sendo 25 (vinte e cinco) mandados de busca e apreensão e 25 (vinte e cinco) mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Antonio Gonçalves/BA, Campo Formoso/BA, Jaguarari/BA, Filadélfia/BA, Itiúba/BA, Conceição do Coité/BA e Itaparica/BA. Durante 02 anos, equipes do S.I. da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia monitoraram traficantes da região, com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos, assaltos e homicídios, tendo como líder ECELVANDE PEREIRA DA SILVA, Vulgo “SELVANO”, o qual cultiva e vende maconha, como também outras drogas como, crack e c…