Nas primeiras semanas do ano já foram confirmados quatro casos de Chikungunya e dois de Dengue, em Senhor do Bomfim. O índice de infestação pelo mosquito, que também transmite Zika, é considerado altíssimo pelo Ministério da Saúde. Reconhecendo que a situação é delicada na cidade, o coordenador do programa de combate a Endemias de Senhor do Bonfim, Marlon Reis, garante que o órgão municipal está tomando providências.
“Nós temos, em Senhor do Bonfim, alguns casos confirmados dessas doenças e isso já está preocupando a gente. Mosquito, nós estamos percebendo que já tem voando na cidade. Então quando surgir casos confirmados dessas doenças, o bloqueio será realizado. Tenho certeza que, na medida do possível, nós vamos baixar esse índice.” Marlon Reis, coordenador do programa de combate a Endemias.
Este ano, o município ainda não registrou casos de Zika. Mas, só no ano passado, toda a Bahia notificou mais de 56 mil casos suspeitos da doença. Se a virose for contraída por alguma mulher grávida, o bebê pode nascer com microcefalia, que é a malformação no cérebro dos recém-nascidos. E foi justamente o que aconteceu com a dona de casa Kássia Oliveira, de 21 anos. Ela contraiu Zika e o filho dela nasceu com microcefalia. A moradora do Centro da cidade conta o que passou quando foi picada pelo mosquito.
Para ajudar a população no combate ao mosquito em Senhor do Bonfim, 37 agentes de saúde estão vistoriando os imóveis da cidade e ensinando a população a eliminar criadouros do transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue. No município, o bairro Bonfim “três” é o mais afetado pela infestação do mosquito, com índices que chegam a ser cinco vezes maior que o índice geral da cidade.
Você também pode agendar uma visita dos agentes de combate ao mosquito pelo telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3541-8270. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Fonte: agenciadoradio