Vai começar a Operação “Verão Carnaval de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya” em Senhor do Bonfim. De acordo com os Agentes de Endemias da cidade, o objetivo da campanha é reforçar o combate ao aedes aegypti com a chegada do verão e do feriado prolongado de Carnaval, período em que os mosquitos se proliferam mais rapidamente devido ao grande numero e depósitos de água parada e as pancadas de chuvas que se aproximam.
Alertar a população quanto às medidas de prevenção e controle de lixo e em especial dos recipientes que acumulam água podendo se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti está entre as ações que serão desenvolvidas, através da Coordenação de Endemias, durante toda semana que antecede o carnaval e que faz parte do que foi elaborado pela equipe de Agentes de Controle de Endemias nas atividades de UBV dentro dos dados colhidos pelos agentes que realizam as visitas domiciliares.
As equipes que executam ações especiais de pulverização, além de mutirão para identificar possíveis focos dos insetos transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, divulgaram um cronograma de ações que serão executadas a parti da próxima semana.
As estratégias começarão a parti da tarde dessa segunda-feira (20), nas imediações da Rodoviária e Garagem da Empresa de transporte Falcão Real. Os agentes terão uma atenção especial nesses espaços, por conta de haver uma maior concentração de pessoas nesta época do ano, principalmente vindas de outras regiões do Brasil.
O espaço das antigas instalações do DERBA e CIRETRAN e Complexo Policial também receberão uma atenção especial devido ao grande numero de veículos estacionados na área interna do imóvel.
Alem das visitas domiciliares que consiste em tratar e eliminar possíveis criadouros com aplicação de larvicidas casa a casa diariamente os serviços contarão também com a pulverização realizadas por meio de um equipamento acoplado às costas dos agentes.
Para combater os mosquitos os agentes de endemias divulgam as seguintes ações:
Segunda-feira, 20/02
Visitas com tratamento Focal e Peri focal nas instalações da Rodoviária, Empresa Falcão Real, e DERBA.
Terça-feira, 21/02
Visitas com tratamento Focal e Peri focal em pontos estratégicos na BR 407, Borracharias, Oficinas, Ferro Velho etc.
Quarta-feira, 22/02
Visitas em pontos estratégicos, Cemitério São Marcos, Cemitério São Lazaro e Cemitério Jardim da saudade.
Quinta- feira, 23/02
Visitas nas instalações do CIRETRAN E COMPLEXO POLICIAL
Um grande Mutirão de Limpeza esta sendo elaborado para os Bairros Bonfim III e Bonfim IV onde apresentarão Indicie de Infestação predial com larva do mosquito bem acima do que é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Para reforço nas ações, Coordenação de Endemias implantou novamente a Central de Combate ao Aedes, Por meio do telefone (74) 3541-8270, a população Bonfinense poderá denunciar possíveis focos do mosquito Aedes e solicitar vistorias por parte dos agentes. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8 às 17h.
Essas ações contam com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, PSF do Bonfim III e Agentes de Endemias (ACE).
Importante lembrar que esse será um Verão com a circulação dos três tipos de vírus transmitidos pelo Aedes.
Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer combater o aedes aegypti é um dever meu seu e de todos!
Ascom AACE