quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR 230 em Sousa; vítimas foram socorridas pelo SAMU. Veja foto!

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local para investigar as causas do acidente de trânsito. Os veículos ficaram destruídos

Veículo ficou parcialmente destruído (foto: reprodução/WhatsApp)
Um acidente envolvendo dois carros foi registrado na noite desta terça-feira (23) próximo ao distrito de São Gonçalo no município de Sousa.
De acordo com informações da Polícia, uma jovem de 28 anos conduzia um dos carros, quando perdeu o controle do volante e invadiu a contramão da pista, colidindo contra outro carro que seguia no sentido contrário. Com o impacto, os veículos foram arremessados para fora da pista.
O outro carro era conduzido pelo sousense João da Silva Medeiros, de 60 anos, mais conhecido como “João da Cagepa”. Ele sofreu ferimentos leves, recebeu atendimento no local e não quis ser levado ao Hospital. Já a motorista do outro carro foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o Hospital Regional de Sousa (HRS).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local para investigar as causas do acidente de trânsito.

ECONOMIA: PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO COMEÇA A SER PAGA HOJE A BENEFICIÁRIOS DO INSS


A antecipação de 50% do décimo terceiro salário aos beneficiários do INSS é feita desde 2006

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, começam a receber hoje (25) a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Tem direito ao décimo terceiro quem recebeu, durante o ano, benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Os pagamentos serão feitos até o dia 8 de setembro. A segunda parcela será paga em novembro.


Os beneficiários do INSS chegaram a ter a antecipação do benefício ameaçada pelo ajuste fiscal, mas após negociações com centrais sindicais e associações de aposentados e pensionistas, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou, no fim de junho, que o adiantamento estaria garantido.

A antecipação de 50% do décimo terceiro salário aos beneficiários do INSS é feita desde 2006.

Da Agência Brasil

Familia procura por jovem que desapareceu
Elisandra Ferreira dos Santos Dias, de 22 anos natural de Caldeirão Grande, teria desaparecido após participar com amigas de um evento politico.Segundo a Mãe, que prestou queixa do desaparecimento da jovem,disse que até esta terça-feira(23), a filha ainda não tinha aparecido. Ela teria sumido sábado(20),do Km 30 Vila Cardoso.*Espaçoaberto e DP de Caldeirão Grande.

Cleve Evangelista da Silva, 33 anos, conhecido como Canela, está desaparecido desde sexta-feira, 19 de agosto de 2016, no povoado de Carnaíba, município de Pindobaçu. 

Segundo informações, Cleve trabalha em um garimpo, conhecido como Corte do Gilson. Parte de seus pertences foram encontrados no local onde o mesmo morava, como roupas e o seu celular encontra-se fora de área. Qualquer informação sobre o paradeiro de Cleve Evangelista da Silva, 33 anos, conhecido como Canela, favor ligar para sua mãe no (74) 9. 9192-6555 ou 9.9977-2342. Fonte: Augusto Urgente!


Por volta das 15h10min, do dia 23/08/2016, na estrada vicinal entre os povoados de Carnaíba e Jatobá, quando em abordagens rotineiras em um ônibus que faz linha da cidade de Jacobina para o distrito de Carnaíba, e no seu interior foi flagrado o acusado ODAIR PEREIRA DO NASCIMENTO, 21 anos, residente em Jussara-Ba, de posse de (03) três tabletes de Maconha, pesando aproximadamente (03) três Kg.
O Odair juntamente com todo material apreendido foi apresentado na DEPOL da cidade de Senhor do Bonfim, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.Ascom 54ª CIPM

Intercâmbio problematiza a geração de energia eólica e solar no Submédio São Francisco‏



O interesse e a necessidade em conhecer de perto as vantagens e prejuízos existentes na geração de energia eólica e solar na região do Submédio São Francisco, motivou a Articulação Popular São Francisco Vivo a promover, nos dias 19 e 20 de agosto, um Intercâmbio nos municípios de Sento Sé e Juazeiro, no norte da Bahia.

Participaram da atividade representantes do Irpaa, Comissão Pastoral da Terra - CPT, de comunidades tradicionais Fundo de Pasto e estudantes que no primeiro dia visitaram experiências de geração de energia eólica e energia solar, com o objetivo de conhecer os dois modelos de implantação e identificar os principais impactos positivos e negativos, sobretudo no modo de vida local.

A primeira experiência foi vista na comunidade de São Pedro, no interior de Sento Sé, que há dois anos possui um parque de energia eólica, a energia gerada a partir dos ventos. O parque é de responsabilidade de empresas privadas ligadas ao grupo Brenan e da Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco – e atualmente 104 aerogeradores estão funcionando, com previsão de instalação total de aproximadamente 500, todos localizados em serras ou áreas altas e planas. O grupo pode ouvir de representantes da própria comunidade o que consideram benefícios trazidos com a implantação do parque e quais os prejuízos que afetam tanto as/os proprietários/as de terras onde estão instaladas as torres quanto as/os demais moradores/as da comunidade.

Em seguida, o grupo conheceu um projeto piloto no Brasil, que é a geração de energia solar a partir de painéis instalados nos telhados das unidades habitacionais de dois Residenciais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. A partir de modelo construído pela empresa Brasil Solair, 2,1 megawatts-hora (MWh) de energia é gerada e vai para o Sistema Nacional de Energia, não sendo esta diretamente consumida nas mais de mil casas dos residenciais Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro.

Opinião da população

Tanto na comunidade de São Pedro quanto nos residenciais do “Minha Casa, Minha Vida”, as opiniões se dividem quanto aos benefícios e problemas gerados com estas formas de geração de energias renováveis. O viés econômico acaba sendo o principal parâmetro para se avaliar a viabilidade dos modelos adotados, contudo, os impactos ambientais e sociais também foram observados pelos/as participantes do Intercâmbio.

Hoje, as principais críticas elencadas pelos/as moradores/as de São Pedro e dos residenciais referem-se a falta de transparência no processo de repasse dos lucros obtidos com a geração de energia, uma vez que nos dois casos, a/o proprietário/a da terra onde estão instaladas as torres eólicas ou da residência que hospeda o painel solar recebe um valor mensal. A insatisfação principal é devido ao desconhecimento dos valores exatos referentes a quanto é gerado de energia em cada propriedade e também quanto é pago às empresas por essa energia gerada e vendida para o sistema nacional.

De acordo com Gilsa Martins, síndica do residencial Morada do Salitre, “o problema maior nosso é a questão da venda da energia porque não passa pela nossa gestão. (…) A gente gostaria de está inserido nesse processo de venda porque aí a gente saberia realmente como funciona isso”. Além disso, alguns compromissos assumidos pelas empresas, segundo as/os moradores, não são cumpridas. Isso é mais presente na comunidade de São Pedro, que, conforme, afirmaram as famílias que participaram do Intercâmbio, alguns benefícios como posto de saúde, telefonia, serviços comunitários e garantia de estradas de boa qualidade não estão sendo efetivados. O morador da comunidade, José Ribeiro, informa que a recuperação da estrada foi uma das expectativas da comunidade, porém esse benefício só aconteceu provisoriamente enquanto a empresa estava dedicada a instalação do parque.

As vantagens, nas duas experiências visitadas, não contemplam por completo as comunidades e ainda acabam contribuindo para a geração de conflitos internos. O valor repassado mensalmente para as famílias ainda são considerados injustos nas duas realidades. “A gente fica à toa, não tem certeza se recebe o valor justo, queria que a gente fosse mais informado um pouco sobre isso”, reclama Adriana Custódio, moradora e proprietária de área em São Pedro.

A partir das discussões, outras percepções preocuparam as/os participantes. Uma delas foi com relação aos contratos assinados com as empresas, que, segundo assessores da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia – AATR, alguns possuem cláusulas abusivas e que colocam as famílias praticamente numa situação de subserviência às empresas.


Viabilidade

A Articulação Popular São Francisco Vivo compreende que é necessário pensar formas alternativas de geração de energia, visto que a demanda de consumo é crescente e o modelo atual de matriz energética brasileira ainda é baseado em fontes que geram inúmeros impactos ao meio ambiente e a população, a exemplo das hidrelétricas e usinas nucleares.

Durante o Intercâmbio, ficou evidente a importância de optar por estas fontes de energia que aproveitam o potencial do sol e do vento, porém, é necessário observar a finalidade destes investimentos, especialmente quem está ganhando com isso, como reforça André Rocha, colaborador do Irpaa: “A forma como as empresas fazem a exploração parece sem nenhuma responsabilidade, nem com o meio ambiente, nem com a população local”. Para André, o problema maior está no modelo adotado, por isso “nós precisamos nos posicionar e defender uma proposta, precisamos ainda continuar estudando”, ressalta André, especialmente porque se trata de estruturas e linguagens difícies para quem não possui conhecimento específico na área e isso contribui para que a população possa vir até mesmo a ser lesada.

Para Gilsa Martins, o ideal é que houvesse a compensação da energia, o que poderia isentar as/os moradores/as da tarifa paga atualmente a Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia) ou do valor pago à Caixa Econômica Federal como prestação das moradias. A energia gerada seria consumida nas próprias residências, uma vez que, de acordo com informações da Brasil Solair, a quantidade de MWh hoje gerados é “o suficiente para abastecer 3,6 mil domicílios em um ano”.

Além da energia solar, micro aerogeradores instalados nas áreas centrais dos residenciais hoje também geram entre 2 e 5 KW de energia eólica, o que pode suprir a necessidade de uma residência que hoje paga cerca de R$ 70 pela eletricidade convencional consumida durante um mês.

Devido ao potencial eólico e solar na região, a aposta nestas alternativas, portanto, é viável. No entanto, a reivindicação das organizações sociais que defendem a Convivência com o Semiárido, a exemplo do Irpaa, é que sejam garantidos os direitos das comunidades, a justiça na divisão dos benefícios financeiros e que a preservação ambiental seja também uma das principais preocupações. Outra necessidade é o debate acerca de todos os tipos de fontes energéticas consideradas renováveis e sua relação custo-benefíco, além da importância de voltar-se para o estudo de modelos mais apropriados, a exemplo de alguns países como Áustria e Alemanha que já desenvolvem tecnologias mais populares e que beneficiam diretamente as famílias produtoras de energias e não as empresas.

No segundo dia do evento, além dos/das participantes das visitas, representantes de São Pedro e dos residenciais de Juazeiro, estiveram reunidos/as na sede do Irpaa para discutir as duas experiências, considerando os aspectos positivos e negativos. A partir disso, esses/as representantes irão levar a discussão para suas comunidades com vistas a encaminhar o que pode ser feito no sentido de aprimorar os atuais modelos de geração de energia que vem se expandindo na região.

Comunicação IRPAA
001

Caixa deve comprar folha de pagamento do governo da Bahia

Fontes ligadas ao Bocão News afirmaram que é praticamente certa a concretização do governador Rui Costa (PT) com a Caixa Econômica Federal da venda da folha de pagamento dos servidores do Estado. As cifras girariam em torno dos R$ 850 milhões e ajudariam o petista a sanar dívidas antigas e injetar recursos em obras futuras, principalmente a recuperação de rodovias baianas.
A tática é semelhante pela que foi feita por Jaques Wagner (PT) nos idos de 2007. Quando assumiu o governo, o antecessor de Rui fez uma negociata com o Banco do Brasil – atual detentora do pagamento da folha – e retirou do Bradesco a tutela da folha dos servidores, que na era Paulo Souto (DEM) estava atrelada ao Bradesco desde a extinção do Baneb.
Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa e atual secretário de Indústria e Comércio de Rui, estaria como o principal articulador da negociação. O atual vice-presidente do banco, José Henrique Cruz, também participa do bojo das negociações.

Descaso com dinheiro publico, Carros e tratores do estado abandonados em Bonfim

Carros e tratores abandonados no pátio da antiga sede do DERBA em Senhor do Bonfim,o  que  deveria muito bem ser leiloados, ficam abandonados ao tempo, sol e chuvas, no total são mais de 12 carros e 3 tratores.Com a palavra os políticos que representam o governo do estado em nossa região.
índicesss

Versão de Brasileiro sobre pedido de Impugnação de sua candidatura

O Candidato a Prefeito de Senhor do Bonfim pelo PT,Carlos Brasileiro, esclareceu ao blog do Cleber Vieira, via WATSSAP, a questão do pedido de impugnação de sua candidatura, pelo Ministério Público,protocolado no cartório eleitoral em Senhor do Bonfim, na ultima sexta-feira,dia 19 de Agosto.
VERSÃO DE BRASILEIRO: “O MP foi provocado por alguma coligação e cumpre o papel dele. Estamos preparando a defesa e vamos ganhar. Fomos candidato em 2010, 2012, 2014 e seremos agora. Nunca cometi crime de improbidade e nem dolo”.

POLÍTICA: PARLAMENTARES APROVAM PROJETO DO EXECUTIVO EM BENEFICIO DO CERRADO BAIANO


Acordo possibilitou apreciação de matéria que institui a Política e o Sistema Estaduais de Convivência com o Semiárido

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde de ontem projeto de lei do Poder Executivo que institui a Política e o Sistema Estaduais de Convivência com o Semiárido. A matéria foi aclamada à unanimidade, após um acordo entre os líderes do governo, deputado Zé Neto (PT), e da oposição, deputado Sandro Régis (DEM), dispensando todas as formalidades regimentais.

A iniciativa tem por objetivo “implementar e executar uma política moderna e transversal voltada para o semiárido baiano”, segundo a mensagem governamental. Isto trará significativos ganhos no sentido de facilitar a permanência digna e cidadã das populações locais, promovendo “avanços no acesso à água e à terra, aplicação prioritária de recursos governamentais, integração e fortalecimento de políticas públicas afins, desenvolvimento de pesquisas, desenvolvimento econômico, valorização e resgate de saberes culturais”, de acordo com o documento do governador Rui Costa destinado ao presidente Marcelo Nilo.

A proposição não havia tramitado no âmbito das comissões técnicas e a sua relatoria oral em plenário passou pelo acordo firmado pelos líderes. Na apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a matéria foi relatada pelo deputado Hildécio Meireles (PMDB). “Não poderia deixar de reconhecer a importância desta proposição para o nosso semiárido, tão carente de políticas públicas para o desenvolvimento e modernização de suas forças produtivas e melhorias das condições de vida de sua gente”, disse o peemedebista, ao afirmar que o projeto era legal e constitucional, dentro da boa técnica legislativa.

A deputada Fátima Nunes (PT) foi designada pelo presidente Marcelo Nilo (PSL) para apresentar parecer oral pelas comissões de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, Agricultura e Política Rural; Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. Ela disse que se tratava de “uma honra e satisfação relatar uma matéria que se constitui numa salutar medida que sem dúvida em muito contribuirá para a elevação dos padrões de vida da nossa gente”. O deputado Adolfo Viana (PSDB) se congratulou com Fátima Nunes pelo seu parecer.

ASCOM ALBA

ATITUDE: DIOCESE DE JUAZEIRO E SETOR DA JUVENTUDE REALIZAM MESA REDONDA CONTRA O EXTERMÍNIO DE JOVENS NO MUNICÍPIO?


Atos de brutalidade têm sido cada vez mais frequentes na sociedade. Segundo o Atlas da Violência (2015), o Brasil registrou 59.627 homicídios em 2014. O Nordeste foi a região com maior índice, tendo a Bahia um aumento de 132,6%. Juazeiro, no Norte da Bahia, é considerada uma das 20 cidades mais violentas do Estado, tendo, em média, 3 homicídios por dia. No geral, os jovens entre 15 e 29 anos são as principais vítimas, tendo um aumento de 4.415 vítimas em 1980 para 24.882 em 2012.

Pensando nisso, a Diocese de Juazeiro (BA), através do Setor Diocesano da Juventude, realizará nesta quarta-feira (24), às 19h30min, no Espaço "Brasinha", ao lado da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, a 1ª Mesa Redonda sobre o tema "Extermínio de Jovens', na cidade de Juazeiro.

O encontro é direcionado principalmente aos jovens, tanto aos católicos quanto aos membros de outras igrejas cristãs ou que não fazem parte do cenário eclesial. Mas a campanha também se dirige a toda a sociedade e aos poderes públicos que reivindicam ações contra o extermínio de jovens. A entrada é gratuita.

Objetivo do debate

Em 2008 foi criada a 'Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens', durante a 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. Reunidas, as quatro pastorais (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude Estudantil) decidiram iniciar um trabalho com a participação de outros organismos eclesiais e não eclesiais tendo como objetivo denunciar os altos índices de mortes de jovens e propor políticas que alterem esta realidade.

Pascom

Tragédia: Criança morre em acidente com ambulância de prefeitura


Uma criança de dois anos morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão e uma ambulância da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte (Chapada Diamantina), na noite desta segunda-feira (22).

De acordo com as informações do Blog do Braga, o acidente ocorreu por volta das 22h, na BR 242, próximo ao município de Seabra. A criança e os dois feridos eram passageiros da ambulância. Ela chegou a ser socorrida pelo SAMU para a UPA da cidade de Seabra, mas não resistiu aos ferimentos. O estado de saúde das outras vítimas não foi informado.
Informações do Blog do Braga

Polícia Militar prende suspeito de ter cometido vários crimes em Capim Grosso

Na tarde desta terça-feira, 23, policiais da 91ª CIPM de Capim Grosso efetuaram a prisão de Rodrigo Jesus Santos, 19 anos, conhecido como Rato.

O mesmo é acusado de roubos de celulares, arrombamentos a residências, roubo e agressão a “Careca do Bar”, entre outros delitos. Rodrigo foi preso na casa de sua mãe que fica na rua da borracha, bairro José Mendes de Queiroz, após uma denúncia anônima.

Os PM’s informaram ao FR Notícias que o acusado disse que jogou a arma que cometia os delitos em uma lagoa, conhecida como Lagoa de Dete. 

De acordo com a PM, o acusado já estava sendo procurado há algum tempo, já havendo até um mandato de prisão contra o mesmo expedido pelo Delegado Drº Humberto. 

A guarnição que efetuou a prisão foi composta pelos soldados Almeida, W. Lopes e Douglas. 
Fonte:: FR Notícias/ Foto: PM

Forte terremoto na Itália deixa ao menos 37 mortos e causa desmoronamentos


Ao menos 37 pessoas morreram após um forte terremoto atingir a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24), de acordo com informações da rede CNN. Os tremores afetaram diversos vilarejos, causando desmoronamento de imóveis, mas os indícios, até agora, são de que nenhuma área densamente povoada foi afetada. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o terremoto foi registrado às 3h30 (22h30 em Brasília) pelo serviço geológico dos Estados Unidos, com magnitude de 6,2 graus na escala Richter e epicentro na cidade de Nórcia, na Úmbria, a 10 quilômetros de profundidade. Houve outros abalos sísmicos na sequência, com tremores sentidos até Roma, capital do país. O instituto italiano que monitora terremotos registrou 60 réplicas durante quatro horas. O chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio, classificou o ocorrido, em entrevista a TV Rainews24, como um "terremoto severo", que deixou "feridos e vários prédios destruídos". Não há ainda um número oficial de mortos. De acordo com Stefano Petrucci, prefeito de Amatrice, cidade localizada a 140 km de Roma, há dezenas de mortos no local. "Metade da cidade não existe mais", afirmou. Em imagens aéreas do povoado, onde moram menos de 3 mil habitantes, aparecem pilhas de destroços. O acesso à cidade foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte.
Informações do TV Rainews24

 (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Uma adolescente de 14 anos é suspeita de matar a mãe a pedradas, atear fogo no pai e queimar a madrasta no município de Jussiape, na região da Chapada Diamantina. O caso ocorreu na segunda-feira (22), em um povoado conhecido como Paixão. Pai e madrasta estavam dormindo quando foram incendiados com gasolina pela garota. Eles estão internados.
De acordo com a Polícia Militar, a situação foi registrada durante a madrugada e a denúncia chegou à corporação por meio do Conselho Tutelar. A PM detalha que esteve no hospital de Jussiape, onde confirmou a entrada da madrasta da jovem. Ela apresenta queimaduras no corpo e confirmou à polícia que a agressão foi cometida pela enteada.
O pai da adolescente, que também teve o corpo incendiado, foi encaminhado em estado grave para um hospital do município de Vitória da Conquista. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde.
Após obter os relatos sobre o pai e madrasta da jovem, a PM diz que seguiu para o povoado onde ocorreu o caso. No local, o avô paterno confirmou a violência e contou que a neta tinha fugido por uma região de matagal. Testemunhas acrescentaram que a mãe biológica da jovem saiu em busca dela.
Já pela tarde, por volta das 17h, a PM afirma que recebeu informações de populares de um corpo encontrado na mata. No local, foi constatado que a vítima era a mãe da jovem procurada. Investigações preliminares apontam que a vítima encontrou a filha, que ambas entraram em luta corporal e que a jovem acertou a mãe a pedradas. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado (DPT), na região sudoeste.
A PM detalha que adolescente foi encontrada pela polícia e que familiares relataram que ela enfrenta problemas psicológicos. Equipes de investigação da Polícia Civil estão no povoado, na manhã desta terça-feira (23), onde apuram as circunstâncias do caso.
Fonte: G1 

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL