quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PM é preso após atirar e matar ladrão que invadiu sua residência

Policial algemado na delegacia.
Policial algemado na delegacia.

Um policial militar de 37 anos, que não teve o nome revelado, foi preso em flagrante após atirar e matar um homem de 30 anos que arrombou a porta de sua residência. Segundo a Polícia Civil, o homicídio foi por volta das 19h30 do último sábado, 13, na Vila Monteiro, em Flórida Paulista.  O elemento estava de posse de uma garrucha desmuniciada, a qual foi aprendida.

O policial relatou que havia chegado em sua residência, indo direto tomar banho, após fechar as portas e janelas, ouviu um estrondo na porta da cozinha, quando imediatamente, apoderou-se de sua arma, a qual estava sobre a pia, atingindo o suspeito no lado esquerdo do tórax, que ainda correu, mas não resistiu e morreu 100 metros depois. A arma do policial, calibre 40, e o estojo deflagrado também foram apreendidos. O PM foi levado algemado para unidade prisional da corporação.

fabiorobertonoticias.com.br

Três irmãos são executados em Plataforma


Bocão News (twitter: @bocaonews)
 
De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), três jovens foram assassinados dentro de uma casa na noite desta quarta-feira (17), no bairro de Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador.
 
Os irmãos foram surpreendidos por quatro bandidos armados que já chegaram efetuando disparos de arma de fogo. Segundo informações de policiais Civis do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), o traficante conhecido como "Ednelson" é o principal suspeito de ser o mandante do crime.

Com informações do repórter Marcelo Castro da Record Bahia

POLICIAL: AÇÕES DA 54ª CIPM DE CAMPO FORMOSO

54ª CIPM PRENDE FILHO POR AMEAÇAR A MÃE EM CAMPO FORMOSO



Por volta das 20h00min dessa quarta-feira (16) foi apresentado na delegacia de Campo Formoso o nacional Adailton José Lima da Silva, vulgo “DEZ”, 25 anos e reside a rua Santa Luzia, bairro Santa Luzia em Campo Formoso.

O “Dez” estava fazendo uso da substância química thinner (solvente) e fazendo ameaça sua própria genitora. O mesmo se encontra em condicional do conjunto penal de Juazeiro BA.


54ª CIPM PRENDE INCENDIÁRIO EM PINDOBAÇU

Por volta das 19h30min dessa quarta-feira (17), uma Guarnição da 54ª CIPM foi acionada, através da central, por uma suposta tentativa de incêndio a uma residência. Ao chegar ao local constatou que o acusado, JOSÉ AUGUSTO DE SOUZA, 40 anos, residente a Rua Antônio Palmeira, vulgo “Vermelho”, ameaçava incendiar com gasolina a casa, o carro e a vítima senhora Maria Solange Martins de Souza, 45 anos.

A guarnição impediu a consumação do delito conduziu o acusado à delegacia de Sr. do Bonfim-BA, onde foi lavrado o flagrante na Lei Maria da Penha.

Ascom 54ª CIPM

ITIÚBA: CONSTRUÇÃO DE PONTE É REIVINDICADA NA SERIN PELO PREFEITO “BANGA” CARVALHO


O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito de Itiúba, Silvano “Banga” Santos Carvalho, que esteve acompanhado pela deputada estadual Fátima Nunes.

Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Pereira Lima, vereador Jiovaldo Odilon Oliveira, e Elisa Pellegrini, responsável pela Coordenação de Assuntos Federativos (COAL) da Serin.

A principal reivindicação do prefeito foi pela construção de uma nova ponte para substituir a antiga que foi destruída no dia 22 de janeiro por uma enchente devido às fortes chuvas que caíram na região.
“Precisamos urgente construir essa ponte – com extensão de 40 metros -, que liga o município à rodovia estadual BA-381. Esse é o único acesso à Itiúba. Enquanto isso é necessário construir um desvio, uma obra temporária, para que nossa cidade não fique isolada do resto do Estado”, explica o prefeito “Banga” Carvalho.

Ele também solicitou a construção de moradias para as famílias desabrigadas pelas chuvas no povoado de Picos, região onde moram cerca de 1.000 pessoas. O prefeito pediu também o asfaltamento de 50 km da BA-381no trecho de Filadélfia até o distrito rural de Rômulo Campos, em Itiúba.

O prefeito entregou na Serin dois ofícios pedindo ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O primeiro é uma reivindicação da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 69 de Itiúba para a implantação de uma unidade modular para o beneficiamento de pescado das barragens de Jacurici e Ponto Novo, que irá atender a 100 famílias, gerando emprego e renda para a região.

O segundo documento é para que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) viabilize projeto de custeio de ração – via Programa Viver Melhor – à Associação dos Pescadores e Aquicultores da Barragem de Ponto Novo e Adjacências, que beneficiará 60 famílias nos municípios de Itiúba e Ponto Novo.

ASCOM PMI

CAMINHÃO BATE NO FUNDO DE CARRETA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA EM JAGUARARI




Por volta das 5h10 da manhã desta quarta-feira (17/02) aconteceu mais um acidente na BR 407, desta feita no Km 103, já na zona urbana de Jaguarari. No ocorrido envolveu dois veículos de grande porte, um caminhão carregado com cebola, placa de Chapeco-SC e uma carreta tanque que transportava gás inflamável com placa licenciada de Conceição do Jacuípe-BA.

Segundo populares que moram próximo ao local do acidente e acordaram com o barulho da batida, os veículos seguiam sentido Senhor do Bonfim à Juazeiro quando o motorista do caminhão aparentemente cochilou ao volante e colidiu no fundo da carreta, com o impacto a cabine do caminhão ficou totalmente destruída.

O motorista do caminhão foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Municipal de Jaguarari com ferimentos leves nas pernas, já o condutor da carreta tanque não sofreu ferimentos, a PRF esteve no local registrando a ocorrência.

Fonte e fotos: Portal Jaguarari



BONFIM: NOVO SEMÁFORO SERÁ INSTALADO NO CRUZAMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES COM A AVENIDA ACM


Na manhã desta quinta-feira (18), nossa reportagem em conversa com o Diretor Municipal de Trânsito, Lélcio Pereira Neto, foi informada que na próxima segunda-feira (22), a Empresa Contra Sim, de Minas Gerais estará iniciando a instalação de mais um semáforo em Bonfim, desta feita, no cruzamento da Av. ACM sentido Santos Dumont – Centro, Av. Agricultura no Derba e Parque da Cidade.

Nossa reportagem questionou sobre o valor do serviço, mas não obtivemos resposta.

Em tempo o diretor pede a compreensão de condutores que a partir de segunda evitem trafegar pelo trecho acima citado.

Maravilha Notícias

JAGUARARI: PREFEITURA DE JAGUARARI REALIZARÁ NOVA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO PILAR


A Prefeitura de Jaguarari efetivou a rescisão contratual com a empresa TEP CONSTRUTORA LTDA, após solicitação da mesma. A construtora foi contratada para executar a obra de construção de uma Unidade Escolar de Educação Infantil no Distrito Pilar. A construção, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas da Prefeitura de Jaguarari, encontra-se com, aproximadamente, 50% de conclusão.

A obra está orçada em R$ 1.019.880,44, com recursos do Ministério da Educação, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Nós fomos surpreendidos pelo pedido de rescisão contratual da empresa TEP CONSTRUTORA. A prefeitura estava honrando o seu compromisso, com todos os pagamentos efetuados”, informou o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Xavier.

A nova escola contará com 6 salas de aula, sanitários infantis (com área para banho) e sala multimídia. O setor administrativo será composto de secretaria, salas de administração, direção e de professores, além de almoxarifado. Já a área de serviços contará com depósito e refeitório.

Com esta nova situação, a prefeitura terá que solicitar a ampliação do cronograma de execução da obra, bem como realizar as adequações sobre os valores dos trabalhos que ainda deverão ser executados. Ainda de acordo com o secretário, o governo municipal deverá abrir esta nova licitação dentro de 1 mês e, assim, ter uma nova empresa com condições de dar prosseguimento a obra.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

POLÍTICA: REUNIÃO APRESENTA PRÉ-CANDIDATOS PARA A PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM



Articulações envolvem diversos setores da sociedade bonfinense

Aconteceu ontem, 17, uma reunião com membros do Grupo "Jacu", representandos por Zezinho Martins, com a presença de Aparício Pelegrini (DEM), Paulinho Cerqueira (PSDB), Vereador Helson de Carvalho (PMDB), André Miranda (PV), o Maia da Farmácia (PSC), o Pastor Paulo(PPS), Augusto Gomes (PRP), que irão definir através de uma pesquisa o pré-candidato à Prefeitura de nossa cidade.

Outros partidos como PTC, PPL, PTN, PR, PT do B, PSDC, PTB, foram lembrados e seus presidentes foram citados.

Cada um dos presentes teve a oportunidade de falar sobre suas ideias, seus sentimentos e desejos sobre as eleições que se aproximam.

Os nomes citados e escolhidos foram: Coronel Gondim (ainda sem partido), Paulinho Cerqueira (PSDB), Alcidão (ainda sem partido), Pastor Paulo (PPS), Eliseu da Rios Eletrônica, e Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Senhor do Bonfim), também ainda sem partido e Augusto Gomes (PRP). O nome do Radialista Cleber Vieira (PMN) também foi citado.

Estes nomes farão parte de uma pesquisa que será lançada para que a população bonfinense escolha qual deles poderá representá-los na Prefeitura nas eleições municipais deste ano.

O Presidente da Câmara de Vereadores Laércio Muniz e os vereadores Adelson Bahia (PPS), Helson de Carvalho (PMDB) e Lúcia Cerqueira (PHS) também participaram da reunião e falaram sobre seus sentimentos em relação a escolha dos nomes, parabenizando a forma organizada e democrática como foi lançada a escolha.

O Presidente do Partido Verde, André Miranda, agradeceu pelo convite e convidou o Atual Secretário de Administração, Hélio Gondim para se filiar ao partido: "Gostaria de convidá-lo, com muita honra, para se filiar ao PV. O PV foi negligenciado por muitos anos e agora volta com força total, jovens com 'gás' e ideias interessantes para ajudar a desenvolver nossa cidade."

Foi confirmada também, a presença do Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) que deverá participar no lançamento oficial do nome do pré-candidato do grupo. Zezinho Martins, um dos representantes dos "Jacus" presidiu a reunião juntamente com o Empresário Aparício Pelegrine e com o Advogado Laércio Júnior. Vice-Presidente do DEM em Senhor do Bonfim.

Uma nova reunião será marcada para a apresentação da pesquisa.

Outros nomes também foram citados e discutidos, mas alguns dos citados confirmaram que não tem interesse em participar do pleito este ano. Participaram também, Wilson Moreira, Sr. Cardoso, empresário, Lélcio Pereira Neto, Diretor do DMTrans, o ex-Deputado e empresário Paulo Braga, representantes de bairros e populares.

ASCOM
Partido Verde de Senhor do Bonfim

Relator relê parecer pela continuidade de processo contra Cunha no Conselho

Relator relê parecer pela continuidade de processo contra Cunha no Conselho
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Em mais uma sessão do Conselho de Ética da Câmara, na tarde de hoje, o deputado Marcos Rogério (PDT), relator do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha, releu o parecer pela continuidade das investigações, por suposta quebra de decoro parlamentar. A expectativa era de que a leitura ocorresse ontem, porém o deputado informou que iria analisar antes o “aditamento” de provas feito pelo PSOL ao documento. “Voto pela admissibilidade da representação, considerando apta tanto a peça inicial, como a juntada de novas imputações às quais acolho como aditamento à inicial e as considero como integrantes desta para todos os fins. E que assim decidindo este conselho, por sua presidência, determine o regular processamento da representação, notificando-se o representado para apresentação de defesa no prazo regimental”, leu o relator.
A reapresentação do parecer se tornou necessária após a anulação, pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP), da votação, em dezembro do ano passado, que aprovou o relatório preliminar de Marcos Rogério pela continuidade das investigações. Após a leitura nesta quarta, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD), concedeu vista de dois dias úteis para que os deputados analisem o parecer preliminar antes da votação.
Enquanto alguns deputados peemedebistas tentam postergar a votação do parecer do relator, a defesa do presidente da Câmara tenta, em ação no Supremo Tribunal Federal (STF), obter mais tempo para defender o parlamentar junto ao Conselho de Ética. “A defesa tem o direito aos 10 dias e trazer os seus argumentos para eles serem analisados e considerados pelo relator, mas ainda da admissibilidade, porque a abertura de um processo já é uma punição. E é isso que a defesa está querendo levar em consideração. E é isso que a defesa está solicitando”, afirmou o advogado de Cunha, Marcelo Nobre.
Na próxima semana, haverá nova discussão sobre o caso. Cada integrante do conselho e líder partidário terá 10 minutos para se pronunciar. Além disso, o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, também poderá se manifestar em defesa do cliente.

Após veículo capotar quatro vezes, família sobrevive a acidente


Um veículo com quatro ocupantes da mesma família, pai, mãe e duas crianças de nove e dez anos, capotou quatro vezes no Km-890 da BR-242, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na terça-feira, 16 de fevereiro de 2016. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federa (PRF), o motorista saiu ileso e os passageiros sofreram apenas ferimentos leves.

Ainda de acordo com a PRF, o condutor do veículo perdeu o controle da direção e saiu da pista, provocando o capotamento. O acidente não chegou atrapalhar o trânsito na região e o veículo foi removido do local por um guincho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros. As vítimas foram levadas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. A família foi atendida e liberada ainda na terça-feira.
Fonte: G1BA /  Blog Braga

POLICIAL: BANDIDOS ASSALTAM E ATIRAM CONTRA FUNCIONÁRIO DO SÍTIO BARREIRAS EM ESTRADA VICINAL DE PONTO NOVO


Por volta das 12h50min desta quarta-feira (17), numa estrada vicinal que liga Ponto Novo ao distrito de Espanta Gado, dois criminosos abordaram o senhor Manoel Lopes da Silva, 32 anos, funcionário do Sítio Barreiras, roubando-lhe todo o seu salário que acabara de receber e um celular.

Na ação, um dos bandidos que estava armado com uma espingarda, ainda atirou contra a vítima que, segundo informações, foi atingida do lado direito da cabeça.

Socorrido para um hospital em Senhor do Bonfim, Manoel passou por exames de raio-x e foi transferido para a cidade de Petrolina, em Pernambuco, mas seu estado de saúde é estável, inclusive, está consciente e conversando.

A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu localizar os suspeitos.

Redação: Portal Ponto Novo
com informações da Web Interativa

EMBASA: MANUTENÇÃO EM ADUTORA SUSPENDE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO DO SISAL NESTA QUINTA-FEIRA


Para executar a manutenção na adutora do Sisal, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisará suspender o fornecimento de água nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, nos municípios de Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente, além da localidade de Várzea do Meio (Várzea da Roça).

Os serviços de manutenção serão realizados das 08h às 12h. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento de água será retomado de imediato, atendendo gradativamente todas as localidades afetadas. Moradores com reservação suficiente nos domicílios não sentirão os feitos da medida.


Atenciosamente

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

CULTURA: MINISTRO QUER TRANSFORMAR SÃO JOÃO EM PRODUTO TURÍSTICO


Forrozeiros de todo o Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (17), com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em Brasília, para discutir a importância das festas juninas para o setor. Em encontro concorrido, que contou com a participação de importantes nomes da música como Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Genival Lacerda, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Zelito Miranda, banda Estakazero, dentre outros artistas, Alves também recebeu parlamentares dos estados nordestinos.

Entre os baianos, estavam a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais Jorge Solla, Valmir Assunção (PT) e Alice Portugal (PC do B) e o ex-secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, além do deputado estadual, Marcelo Nilo e do atual titular da Setur, Nelson Pelegrino.

A pauta dos forrozeiros consiste na inclusão do São João como produto turístico nacional, com a divulgação dos festejos no Brasil e no exterior. Na oportunidade, Alves se comprometeu em valorizar a festa e colocá-la na agenda do Ministério.

Durante o encontro, a senadora Lídice da Mata ressaltou a importância do São João para a economia nordestina e disse que a festa vai muito além do entretenimento. "Se trata de um excelente negócio para as cidades que realizam os festejos. Representa um décimo terceiro mês de faturamento no comércio, pequenas indústrias e promotores de eventos", ressaltou a parlamentar.

O presidente do Instituto Pensar e ex-secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, disse, em sua intervenção, que "o São João é um produto nacional tão importante quanto o carnaval e vai preencher a lacuna de eventos em junho".

Nelson Pelegrino defendeu que a Lei Rouanet abranja os festejos juninos para consolidá-lo como produto cultural.

Patrimônio Imaterial - A senadora Lídice da Mata é autora de uma recomendação junto ao Conselho Nacional de Políticas para que a Festa de São João seja declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta está sendo analisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela chancela. "Salvaguardar nossa cultura popular, transformando-a em patrimônio imaterial, é proteger nossa própria existência como nação, unida e construída em torno de nossas manifestações mais tradicionais. Com esta iniciativa, pretendemos prestigiar o povo e as tradições do Nordeste e, também, contribuir para consolidar a identidade nacional, cujo fortalecimento se faz mediante o respeito e o valor a tudo o que é genuinamente brasileiro", justificou a baiana.

Ministério do Turismo

BONFIM: FORÇA TAREFA CONTRA TRÍPLICE EPIDEMIA ENVOLVE ACOES DE TODAS AS SECRETARIAS MUNICIPAL DE BONFIM


A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim reuniu, na última quarta-feira (17), com a Coordenação de Endemias, Câmara de vereadores, Vigilância Epidemiológica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), e com as secretarias de Administração, Infra-estrutura, Meio Ambiente, Educação, Ação Social, para acordarem sobre o Plano de Contingência de Combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, já que todas essas doenças são provocadas por um transmissor em comum, o mosquito Aedes Aegypti.

O encontro realizado na sede da secretaria de saúde do município tinha por objetivo estabelecer estratégias de organização dos serviços pertinentes ao combate às epidemias e o envolvimento da sociedade civil nas mobilizações.

Entre as medidas emergenciais estão campanhas de mobilização nas ruas e escolas, com distribuição de panfletos, manejo ambiental nos principais bairros da cidade e instruções com os cuidados do quintal, calhas, cisternas abertas e lixo jogado nas ruas, terrenos baldios e dependências domiciliares.

Na reunião ficou definido o Mutirão de Limpeza em parceria com a comunidade, que acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 08:00, com saída da Praça Nova do Congresso em direção ao bairro da Gamboa. Já no sábado 9:20, acontecerá panfletagem na Feira Livre.

De acordo com o Coordenador de Endemias, José Rodrigues para evitar novos casos de contaminação o plano também vai agilizar as visitas em locais propícios para proliferação, como os terrenos baldios, com ação de recolhimento das sujeiras nos “faxinaços”. “Nas casas fechadas serão procurados os responsáveis, caso não encontre o Ministério Público será acionado”, explicou.

O Controle de Endemias informa que a cidade precisa ter cuidados redobrados, devido ao grande numero de pessoas com resultados confirmados das doenças.

A Secretária de Saúde do Município, Ana Laura Curci, disse que o plano desenvolvido pelo município visa capacitar inicialmente um Articulador indicado por cada secretaria envolvida com orientações básicas do combate ao mosquito para trabalhar todas as áreas de prevenção.

170 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já iniciaram a capacitação para atuarem como Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Plano de contingência deve contar com profissionais de todas as áreas, não só da saúde.

Os Agentes de Endemias alerta a todos os moradores que precisam cuidar de suas casas que em caso de difícil acesso ou suspeita de risco a população deve ligar para o disque dengue no telefone (74) 3541-8270 e denunciar o caso.

COMBATER O MOSQUITO É UM DEVER DE TODOS, UNIDOS SOMOS MAIS!

por - Marlon Reis

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL