quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AÇÃO: ESPADEIROS BONFINENSES EM PARCERIA COM AMBIENTALISTAS REALIZAM AÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM PROL DA SERRA DA FUMAÇA


No dia 13 de novembro passado, o grupo Espadeiros Bonfinenses realizou mais uma de suas ações, desta vez em prol da Serra da Fumaça.


O grupo contou com a participação de ambientalistas que sensibilizaram-se pela causa da limpeza da Serra, promoção da educação ambiental e conscientização ecológica. A Serra da Fumaça está localizada no Município de Pindobaçu na região de planejamento do Piemonte Norte do Itapicuru, onde encontram-se algumas nascentes que suprem riachos e rios importantes como o Rio da Fumaça, fonte de drenagem importante da Bacia do Rio Itapicuru.


O grupo reuniu-se com ambientalistas, universitários, grupos de trilha e amantes da natureza no mutirão para retirada de lixo e fixação de placas de conscientização ambiental durante todo o percurso da trilha e no entorno da serra e cachoeira da Fumaça.


A ação contou com mais de 50 voluntários que deslocaram-se pela manhã retornando somente a noite com uma boa quantidade de lixo, que é despejado por pessoas que utilizam aquele local. O público é diversificado, visto que é visitado para acampamentos, turismo e estudos, portanto o grau de impacto no local tem sido bastante elevado.

A ação foi bastante produtiva e todo lixo recolhido foi separado em sacos plásticos e deixado no povoado de Lutanda onde foi recolhido pelo serviço de limpeza do município.


O grupo realizará outras ações, com parcerias, focadas na preservação ambiental. Já estão sendo discutidos os possíveis locais para a realização, a exemplo da Cordilheira do Espinhaço, Serra da Maravilha, Grunga e demais pertencentes a nossa região. Pois é preocupante a devastação em torno das nascentes com desmatamentos causado por fazendeiros e invasores das terras públicas.

por Evandro Guimarães

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL