terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

JAGUARARI: III SEMINÁRIO DO PACTOPNAIC ENCERRA ATIVIDADES DO ANO 2015 EM JAGUARARI


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PACTOPNAIC), cujo objetivo é a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental, teve suas atividades do ano 2015 concluídas no último sábado, 20 de fevereiro, com o III Seminário do PACTOPNAIC, com o tema: “Por uma efetiva alfabetização logística e matemática”. O PACTOPNAIC é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades públicas federais e estaduais, além das redes de ensino municipais e estaduais.

A palestra foi ministrada pela professora Dinoelma Moura, formadora do PACTOPNAIC. Na palestra, Dinoelma fez explanação abordando a importância e objetivos do projeto. A formadora também respondeu a diversos questionamentos voltados ao PACTOPNAIC, tirando dúvidas dos presentes.

Valdira Bonfim, Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em sua fala, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos no PACTOPNAIC. “Não haverá melhorias no processo de ensino-aprendizagem se não houver uma busca constante por uma excelência nas afinidades de convivência, no ambiente ou espaço de aprendizagem entre professores, alunos e demais funcionários da educação”, concluiu.

O curso presencial qualifica professores das redes públicas da Educação Básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados. Em Jaguarari, a orientação ficou a cargo de cinco professores: Araci Maria Alencar Souza, Edna Maria de Almeida Cruz, Maria Helenira dos Santos e Santos, Glaucineide Rodrigues e Mirlene Bonfim da Costa.


No PACTONAIC, é de responsabilidade do MEC fornecer bolsas de estudos aos alfabetizadores, aos educadores das universidades envolvidas na formação, aos coordenadores do Pacto nos estados, no Distrito Federal e nos municípios e aos professores orientadores dos cursos em cada município. O Ministério produz e distribui os cadernos de formação dos educadores e material didático, paradidático, dicionários, obras literárias e jogos para as escolas que tenham classes de alfabetização.

As escolas devem liberar os educadores para a formação presencial e fazer avaliação diagnóstica anual de suas turmas de alfabetização.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo: “Minha Terra, Meu Futuro”

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL