quarta-feira, 1 de julho de 2015

MINAS GERAIS: GRÁVIDA DESAPARECIDA É ACHADA MORTA COM CORTE NA BARRIGA E SEM BEBÊ

O corpo de uma jovem de 21 anos foi achado na cidade de Ponte Nova, em Minas Gerais, nesta terça-feira (30). Patrícia Xavier da Silva estava grávida de nove meses e desapareceu no último dia 26, sendo achada na zona rural da cidade com um corte na barriga e sem o bebê, segundo informações da Polícia Militar. A jovem sumiu depois de sair de casa para uma consulta no Hospital Nossa Senhora das Dores. Segundo a unidade de saúde, a mulher foi até lá para uma consulta de rotina, foi atendida normalmente e depois foi embora. Câmeras registraram a chegada e saída da grávida, sozinha. O marido de Patricia, pai do bebê, registrou o caso na polícia. Nesta terça, bombeiros receberam notificação de que um corpo estava em uma caixa d'água de uma lavanderia abandonada. Ao chegar lá, se tratava da grávida. A jovem estava amordaçada, tinha mãos e pés amarrados e um corte na barriga. O bebê não estava junto do corpo e agora a polícia faz buscas por ele em hospitais da região. Perto do local havia um colchão e restos de comida. A suspeita é que talvez Patrícia tenha sido mantida em cativeiro por ali depois do desaparecimento.
Fonte: Aragaonoticias

Presos os dois suspeitos pela morte da campoformosense Glorinha

Jovens estão recolhidos na Central de Polícia Civil de João Pessoa e serão apresentados à imprensa nesta quarta
4
A Polícia Civil da Paraíba apresenta nesta terça-feira (30) os dois homens suspeitos de sequestrar, atropelar e estuprar duas mulheres. Os envolvidos foram presos em João Pessoa, no bairro dos bancários, e em Igarassu, na Grande Recife (PE). Uma das vítimas morreu. O crime começou no sábado (20), na Capital paraibana e encerrado no domingo (21).  A informação foi apurada com exclusividade e divulgada primeiro pelo Portal Correio.
Os jovens estão recolhidos na Central de Polícia Civil de João Pessoa. Nesta terça (29), uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba colheu material genético dos suspeitos para confrontar com o das vítimas. Os delegados paraibanos responsáveis pelas investigações não quiseram detalhar a prisão da dupla.
153109,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0Na Paraíba, as investigações foram comandadas pelos delegados Walter Brandão e Roberta Neiva, que foram designados em caráter especial pelo superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Marcos Paulo.
A paraibana de 31 anos, que sobreviveu às torturas, teve perda de memória. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29) pelo delegado da Polícia Civil de PE, Hebert Martins, que investiga o caso. A mulher segue internada na UTI de um hospital particular em Recife-PE e não há previsão de alta médica. A jovem está recuperando a memória de forma gradual. O bebê da sobrevivente passa bem.
De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, as duas mulheres e o bebê de uma delas foram sequestrados por homens que ainda não haviam sido identificados. As vítimas foram abordadas e conduzidas no carro de uma delas, um Fiat Siena, até a Zona Rural da cidade de Goiana, na Zona da Mata do estado de Pernambuco, a 62 km de Recife, na fronteira com a Paraíba. “Os dois jovens estavam em uma motocicleta. Um deles foi no carro e outro na moto. Quando chegaram no canavial em Goiana cometeram o crime”, falou Walter Brandão.
Segundo oficiais da 3ª Companhia de Polícia Militar de Goiana e do 2º Batalhão da PM de Nazaré da Mata, que atuam na região, as mulheres foram conduzidas a um canavial às margens da rodovia BR-101, próximo à fábrica da Jeep, onde foram e estupradas. Após o abuso sexual, os bandidos amarraram as mulheres e passaram com o carro por cima das duas, causando a morte de uma delas.
Todos os detalhes sobre as investigações serão divulgados nesta terça (30), na Central de Polícia na Capital, às 17h.
153108,573,80 Dupla foi apresentada em coletiva
.
Portalcorreio.uol.com.br

Cachorro come maconha por acidente e fica doidão


É de assustar qualquer dono de cachorro o vídeo publicado nesta terça-feira (30) no Youtube pelo usuário Tony Costa. Nele, um husky siberiano aparece dopado, com a língua de fora, olhos vidrados e sem movimentos nas pernas. O motivo? O cão acidentalmente comeu parte da maconha de um amigo do cinegrafista. Ao perceber que o husky estava diferente, o dono concluiu que ele havia ingerido a erva, e tentou colocá-lo em pé. Com as patas sem firmeza, o cão apenas a apoiava no dono, que também recolheu sua língua. "Ele precisa vomitar", diz o cinegrafista, preocupado. Na legenda do vídeo, o usuário conta que ambos ficaram ao lado do cachorro por 20h até que o efeito passasse, depois de passar em um veterinário. "Na manhã seguinte, ele estava 'alto' ainda, mas andando. Depois já começou a correr e pegar outras coisas para comer. Acho que ele não aprendeu a lição", escreveu. (Terra)

POLICIAL: “ATRASA LADO” CAIU DE TELHADO DE RESIDÊNCIA QUE PRETENDIA ROUBAR EM ANTÔNIO GONÇALVES


Madrugada desta quarta-feira (1º) foi apresentado na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim o nacional JOELSON DE JESUS TEIXEIRA, vulgo “JÓ”, já conhecidíssimo das polícias de Antônio Gonçalves.

Desta feita o “Gatuno” sofreu uma queda do telhado da residência do senhor Severino, quando pretendia invadir o imóvel na madrugada.

Nosso Repórter Netto Maravilha conversou com a vítima que em tom de revolta disse, “três e meia a gente acordou com o barulho, todo mundo estava dormindo, eu acordei com aquele barulho dentro de casa e o pessoal os filhos nos gritos, ai a gente correu, quando cheguei no banheiro ele ‘tava’ caído tentando fugir eu e meu filho agarramos ele controlamos ai chamamos a polícia”. bradou seu Severino.

De acordo com o dono da casa, o elemento só não foi linchado porque seus filhos não deixaram, mas a vontade era de fazer algo pior disse seu Severino revoltado.

Jó foi apresentado na Delegacia de Senhor do Bonfim, onde foi ouvido e por já haver vários registros contra o mesmo, ele foi transferido para a Delegacia de Campo Formoso.


Maravilha Notícias

RELIGIÃO: PARÓQUIA DE SENHOR DO BONFIM EM PASSEATA RECEPCIONA IMAGEM PEREGRINA DA SAGRADA FAMÍLIA


A imagem peregrina da Sagrada Família foi recepcionada pela Paróquia de Senhor do Bonfim, durante passeata da Igreja de São José Esposo à Catedral da cidade, na manhã deste domingo (28).
Fiéis caminharam e rezaram pela FAMÍLIA, tendo à frente a imagem que percorreu toda a Diocese de Bonfim, como preparação para o 6º Congresso Regional Nordeste 3 da Pastoral Familiar, que acontecerá de 17 a 19 de julho.

O evento será promovido pela Pastoral Familiar da Diocese de Bonfim para todos os fiéis, de todas as pastorais, movimentos e grupos, com participação da Bahia e Sergipe.
Durante toda a semana, a imagem visitará comunidades da paróquia, às 19:30, onde todos estarão em oração pelas famílias e pelo congresso.

Programação:

Segunda feira – Cazumba
Terça feira – Jiboia
Quarta feira – Tijuaçu
Quinta feira – Missão do Sahy
Sexta feira – Carrapichel
Sábado – Estiva

Pastoral Familiar da Diocese de Bonfim
Senhor do Bonfim, 29 de junho de 2015.

VALENTE: JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDA HÁ TRÊS DIAS ENTRA EM CONTATO COM A FAMÍLIA


A jovem Gêisy Santana Silva, de 20 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira (26/06), durante uma viagem com o namorado para o município de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, entrou em contato com a família na tarde desta segunda-feira (29/06).

A jovem saiu de Valente, cidade onde reside, no dia 6 de junho, com o namorado e mais dois amigos, e deveria ter retornado na sexta. Ao Notícias de Santaluz, Mabiane Santos de Oliveira, irmã de Gêisy, revelou que a jovem não detalhou o motivo de seu desaparecimento, mas contou que o carro em que estava com o namorado havia quebrado próximo a uma fazenda, na sexta-feira mesmo dia em que a jovem fez o último contato com a família, e os dois ficaram sem sinal de telefonia celular, o que explica as várias tentativas de ligações feitas pela família, sempre direcionadas para a caixa de mensagens. Em uma das ligações, feita no sábado (27), Mabiane até conseguiu completar uma das chamadas, mas a ligação caiu logo em seguida, sem que ninguém tenha respondido.

Notícias de Santaluz

JAGUARARI: JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: JAGUARARI PODE ENTRAR NO PERCURSO DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA


Nesta semana, o prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, recebeu o convite oficial do presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas, Carlos Arthur Nuzman, para participar da cerimônia de lançamento da rota de revezamento da tocha, que vai acontecer no próximo dia 3 de julho, em Brasília, possivelmente com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, no auditório da Fundação Habitacional do Exército.

Durante a cerimônia, será realizada uma reunião de trabalho com os municípios candidatos a completarem o percurso do revezamento, a fim de que conheçam a operação, recebam informações detalhadas sobre a possível colaboração e confirmem a participação no evento.

“Temos procurado trazer eventos para Jaguarari e para a população. A Tocha Olímpica tem uma simbologia que remete ao início dos jogos. É um evento importante e que trará visibilidade para a cidade. Poucos municípios do país sede são escolhidos. O Brasil tem mais de 5 mil municípios e 300 receberão a Tocha Olímpica. No dia 03 de julho, participarei de reunião preparatória para esse evento com a confiança de conquistar mais uma vitória para a população”, disse o prefeito Antônio Nascimento.

Segundo informações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, a tocha será carregada em 300 municípios, pelo menos 12 mil condutores ao longo de cerca de 20.000km, além de voar em torno de 10 mil milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A jornada da tocha começará em maio de 2016, na Grécia, e será acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada. Depois, viajará uma semana por cidades gregas até chegar a Atenas. De Atenas, a tocha seguirá direto para o Brasil em um avião. Todos os estados do país receberão a chama, além de cidades do interior que também serão incluídas no trajeto.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

POLICIAL:SEGUNDO SUSPEITO DE PARTICIPAR DA MORTE DE POLICIAL EM CALDAS DO JORRO É MORTO A TIROS EM TUCANO


Matheus apresentava perfurações de arma de fogo na região da cabeça-sendo uma na parte superior do lado esquerdo da testa, no maxilar inferior, e, outra na face próximo ao nariz.

Foi morto a tiros na última segunda-feira dia (29), Matheus Nascimento Santos, de 18 anos. O homicídio aconteceu por volta das 4h50min, na localidade de Queimadas das Abóboras, na zona rural de Tucano.
Segundo informações passadas pela Polícia Militar, o avô da vítima que não teve o nome divulgado, procurou a 2ª Companhia de Tucano, e informou para os policiais, que durante a madrugada, a residência em que ele estava juntamente com o neto e outras duas pessoas, foi invadida por homens encapuzados e armados, que retiraram o rapaz de dentro de casa e o executaram com cerca de três tiros.

Na noite desta segunda-feira, 29, após uma discussão por motivos banal, o menor de iniciais D.S.A, 14 anos, tentou contra a vida da própria genitora, a senhora Delvanice Josina dos Santos(Nega Preta), residente na comunidade de Salinas. Segundo relatos de vizinhos, houve uma discussão no interior da residência entre mãe e filho, quando o menor de posse uma faca tipo peixeira, desferiu um golpe na altura do pescoço, deixando a vítima desacordada por alguns instantes.
Não satisfeito, o menor tentou matar a mãe asfixiada com um travesseiro, quando vizinhos se aproximaram e ele fugiu do local. Delvanice foi socorrida e atendida na emergência do Hospital Padre Alfredo Haasler, ficou em observação médica durante á noite, e foi liberada na manhã desta terça-feira.Policiais do DPM local sob o comando do Sargento Jair Oliveira, estiveram na residência, realizaram diligências na região, porém não alcançaram o delinquente.Fonte:VN

Caldeirão Grande:Moradores usa o Facebook para chamar atenção do governador Rui Costa

Quem precisa ir a vizinha cidade Caladeirão Grande ,terá um grande desafilu a enfrentar. São 18 km de de buracos, lama, e mato. Diante desse absurdo moradores da cidade estão usando o Facebook para chamar atenção do governador Rui Costa.
"Senhor Governador Caldeirão Grande lhe deu uma estrondosa votação, por favor veja o estado de nossas estradas. Ninguém entra, ninguém sai. Estamos ilhados. São só 18 km que nos liga a vizinha cidade de Saúde". Disse uma moradora.
-Muitos desses moradores relatam os problemas que vem enfrentando pricipalmente o caos em que se encontra a BA 375, entre as cidades de Saúde e Caldeirão Grande. Alguns são obrigados a seguirem por outros caminhos, a situação se complica mais com a chuva, deixando a estrada escorregadia e veiculos ficando atolados no lamaçal.  Espaço Aberto.Net

BRASIL: CÂMARA REJEITA PEC QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL PARA CRIMES HEDIONDOS


Foi rejeitado o texto de autoria da comissão especial sobre o tema. Em data a ser definida, os deputados ainda poderão votar o texto original da proposta, que reduz a maioridade para todos os tipos de crimes.

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quarta-feira (1º), o texto da comissão especial para a PEC que reduz a maioridade penal (PEC 171/93). Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.

A discussão, no entanto, ainda não se encerrou, avisou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele lembrou que o Plenário ainda tem de votar o texto original da proposta ou outras emendas que tramitam em conjunto.

“Eu sou obrigado a votar a PEC original para concluir a votação ou o que os partidos apresentarem. No curso da votação, poderão ser apresentadas várias emendas aglutinativas. A votação ainda está muito longe de acabar, foi uma etapa dela”, disse Cunha.

Ainda não há data para a retomada da discussão. Eduardo Cunha disse que a proposta poderá voltar à pauta na semana que vem ou, se isso não for possível, no segundo semestre. Antes do recesso, o Plenário ainda precisa votar o segundo turno da PEC da Reforma Política.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.

FILADÉLFIA: APROVADO O PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE E CHIKUNGUNYA 2015


Em sua 117ª reunião ordinária realizada em (08/06) o Conselho Municipal de Saúde de Filadélfia, aprovou o Plano de Contingência para a prevenção e controle da Dengue e da Chikungunya 2015 com representantes Coordenação de Vigilância em Saúde, do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

O Documento traça uma linha do número de casos e da doença ocorridas, e faz uma estimativa de quantas pessoas poderão contrair a doença durante o ano 2015, assim como a estratégia que será adotada nas ações educativas, de combate e prevenção. O documento não é alarmista, garante o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Odejonnes Barbosa, mas busca manter a população e profissionais de saúde mobilizados e em permanente estado de alerta.

O prefeito Barbosa Júnior diz que é importante que o município esteja com os planos atualizados. “É importante que conheçamos as necessidades de cada setor da cidade, a fim de focar, na prevenção e assistência aos pacientes, além de ações educativas que serão realizadas junto à população”, explicou.

Ascom da Secretaria de Saúde

Mulher vai parar na cadeia porque se recusou a lavar a roupa do marido

Na cadeia a mulher disse que não quis lavar a roupa do marido porque ele nunca estava em casa.

Mulher foi presa por se recusar a lavar a roupa do marido Foto Site La Policiaca
Mulher foi presa por se recusar a lavar a roupa do marido
Foto Site La Policiaca
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
Um mulher foi presa depois de se recusar a lavar a roupa do marido. O caso inusitado aconteceu na última semana, na cidade de Tampico, Mexico. Dulce Requena García, de 21 anos, foi parar na cadeia a pedido de seu marido Edgar Ivan Alvarado Perez, de 26 anos.
Apesar do absurdo, o marido contou às autoridades que chegou em casa após o trabalho e Dulce se recusou a lavar a roupa dele. A mulher muito irritada acabou tendo uma forte discussão com Edgar. Indignado com o comportamento de Dulce, ele procurou um juiz e pediu a prisão da esposa porque teria sido ameaçado e insultado.
De acordo com o site La Policiaca, em sua acusação, Edgar também disse que seus três filhos são negligenciados pela mãe porque ela passa o dia todo deitada na cama assistindo TV. Ainda segundo o marido, a jovem dona de casa teria insultado e ameaçado a sogra e as duas cunhadas. Pouco tempo depois das acusações, a jovem foi detida em casa e levada para a cadeia.
Atrás das grades, Dulce disse que não quis lavar a roupa do marido porque ele nunca estava em casa. Ela também o acusou de enganá-la com outra mulher.
A jovem permaneceu encarcerada por 12 horas já que não tinha dinheiro para pagar a fiança.

QUIJINGUE: ACUSADO DE MATAR COMPANHEIRA É PRESO

A Polícia Militar prendeu na tarde desta segunda-feira (29), no distrito de Algodões, pertencente ao município de Quijingue, na região sisaleira, Leandro Silva de Jesus,acusado de ter matado a facadas a zeladora Aiane Katiele Souza Reis no último dia 19 em Conceição do Coité.
O acusado tem 26 anos e era ex-marido da vítima. Segundo a polícia, Leandro não aceitou o fim do relacionamento e matou a companheira a facadas. Após o crime, o mesmo fugiu e foi detido 10 dias depois por policiais da 5ª Companhia da Polícia Militar de Quijingue, com apoio da Polícia Civil, sob força de um mandado de prisão preventiva.
Leandro foi encaminhado para a Delegacia da Policia Civil de Euclides da Cunha.
Fonte: Redação CN

Travesti é executada dentro do "bar do brega" em Itapebi




Na noite desta segunda-feira (29), uma travesti, conhecida apenas como Bruna, foi executada no município de Itapebi, cerca de 600 quilômetros da capital baiana. De acordo com o site Itapebi Acontece, o crime aconteceu dentro do bar Titanic, popularmente chamado de "bar do brega", na parte alta da cidade.

Ainda de acordo com a publicação, dois homens invadiram o local em busca da vítima, que tentou se esconder na cozinha do estabelecimento, mas foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo. Na fuga, os suspeitos ainda agrediram a dona do bar com várias coronhadas. 

Segundo o site, policiais militares estiveram no local para solicitar a remoção do corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis. A autoria e a motivação do crime, que será investigado pela Polícia Civil de Itapebi, ainda são desconhecidas.
Fonte: Bocao News.


Encapuzados executam suspeito de participar da morte de policial em Caldas do Jorro

Um dos suspeitos de ter envolvimento no assassinato do policial militar José Robson dos Santos Costa  foi executado nesta segunda-feira (29/06) na zona rural de Tucano.

Matheus Nascimento Santos, de 18 anos, foi retirado de sua residência, que fica localizada no povoado de Queimadas das Abóboras, por homens encapuzados que o executaram com três tiros.

A polícia civil esteve no local para colher informações e evidências. O corpo foi periciado e removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, dando início as investigações.
FONTE: SITE BODE ASSADO
 
No círculo em amarelo a localidade de Saracura, antes pertencente ao município de Jacobina.
O Governo do Estado sancionou a lei 13.366 de 29 de junho de 2015, nesta terça-feira (30) que atualiza os limites dos municípios de Caém, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Quixabeira, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. Com a assinatura, praticamente fica remota a tentativa da localidade do Junco recuperar parte do território que poderia ser utilizado em uma futura emancipação do distrito.
De acordo com João Robinson, Engenheiro Ambiental, natural do Junco e morador atualmente em Feira de Santana, informa que para o município de Capim Grosso Jacobina perdeu 55,955 Km², área compreendida entre a barragem de Pedras Altas, o rio Itapicuru Mirim, o rio do Peixe de Cima ou Pedra d'Água.Já a área desmembrada do município de Jacobina e que passa a partir de agora para Quixabeira possui uma cerâmica, uma pedreira, o rio do Peixe de Cima, além de inúmeras lagoas e outras comunidades, totalizando 62,385 Km².
Para o município de Serrolândia serão repassados 24,605 Km², compreendendo as localidades de Salamim II, Saracura, Roçadinho e Queimada Grande. O município de Jacobina também recebeu uma área de 2,0 Km² do município de Serrolândia, na localidade de Novo Horizonte.A localidade de Gonçalinho passa, ainda, a fazer parte do território de Caém, área que possui a extensão territorial de 3,199 Km² e que pertencia a Jacobina.
O município de Mirangaba também recebe a localidade conhecida como Campo Grande.Uma comissão formada por integrantes da sociedade civil do Junco tenta reverter a decisão buscando ingressar na justiça pela inconstitucionalidade do desmembramento, o que estaria previsto em Lei. O prefeito municipal, após a repercussão negativa da notícia do desmembramento de terras de Jacobina, estaria disposto a também ingressar na justiça.

Após acidente, viatura policial fica destruída na BA-142


Uma viatura policial ficou parcialmente destruída após um acidente neste domingo (28), às 18h30, na BA-142, próximo à fazenda Igarashi, em Ibicoara, cidade a cerca de 450 quilômetros de Salvador.

No veículo tinham dois policiais que ainda conscientes receberam primeiros socorros no local e foram encaminhados para a Unidade de Saúde de Ibicoara. 

Os soldados Almeida e Ferreira ficaram por algumas horas no hospital sob observação e foram liberados às 1h da manhã desta segunda-feira(29).
Fonte: Bocao News.

Nordeste apresentou maiores índices de violência contra jovens no Brasil


Recife, capital do Pernambuco
Dados do Mapa da Violência, divulgados esta semana, mostram que os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. O estudo do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz revela que 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados. Em 2013, foram 3.749, de um total de 8.153. A projeção é que 3.816 jovens sejam mortos neste ano.
O Mapa da Violência mostra que 93% das vítimas são homens. Outros perfis que se destacam são de escolaridade e cor. Homens negros morrem três vezes mais que homens brancos, e as vítimas com baixa escolaridade também são maioria. Além disso, a arma de fogo foi usada em 81,9% dos homicídios de adolescentes de 16 anos e em 84,1% dos homicídios na faixa de 17 anos.
De acordo com o estudo, a Região Nordeste apresentou os maiores índices de violência. São 73,3 jovens mortos a cada 100 mil. A média do Centro-Oeste também é alta, de 65,3, comparada à média nacional, de 54,1, em 2013. Há ligeira mudança de perfil quando se fala nos estados mais violentos para jovens de 16 e 17 anos.
“Alagoas, Espírito Santo e Ceará lideram o ranking de mortalidade de pessoas de 16 e 17 anos. Em contrapartida, as menores taxas são encontradas no Tocantins, em Santa Catarina e São Paulo. Ainda assim, são consideradas elevadas, pois ultrapassam o patamar epidêmico de 10 homicídios por 100 mil”, descreve o Mapa da Violência.
O estudo de Waiselfisz mostra ainda que em um universo de 85 países, o Brasil ocupa a terceira posição em relação à taxa de homicídios de jovens entre 15 e 19 anos. São 54,9 mortes a cada 100 mil. O segundo colocado, El Salvador, apresenta taxa ligeiramente maior, com 55,8. Já o México, primeiro colocado, tem taxa de 95,6 mortes por 100 mil.
“A taxa brasileira é 275 vezes maior do que a de países como Áustria, Japão, Reino Unido ou Bélgica, que apresentam índices de 0,2 homicídios por 100 mil. Ou 183 vezes maior que as taxas da Coreia do Sul, da Alemanha ou do Egito”, aponta a pesquisa Mapa da Violência 2015Agência Brasi

Homem é executado com oito tiros na 


Bahia ao olhar para namorada de 


traficante

31072-400x600-1
Na manhã desta terça-feira (30), um homem foi assassinado no bairro de Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador. De acordo com a Centel (Central de Polícia), a vítima, Miraldo Conceição Matias, de 33 anos, foi atingido por oitos disparos de arma de fogo, na região da cabeça, peito e nas costas. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Conforme a polícia, o crime ocorreu por volta das 6h, na rua Felipe Soares, em uma localidade conhecida como Santa Fé. Após o crime, os suspeitos subtraíram o aparelho celular de Miraldo e ainda fugiram levando as chaves do carro que a vítima utilizava para trabalhar.
Populares informaram à polícia que a vítima teria participado de uma partida de futebol no domingo (28) e teria discutido com um traficante. Na ocasião, o homem alegou que Miraldo estaria olhando para sua namorada durante o jogo.
As circunstâncias e a autoria do crime estão sob investigação do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). (Com informações do R7/BA)

Esporte bonfinense de luto: Morre o 

desportista João Correia

João-Correia-768x1024
Faleceu por volta das 21:25 h desta terça-feira (30), no Hospital Regional de Senhor do Bonfim, o grande desportista bonfinense João Correia da Silva, 68 anos, que residia no Pernambuquinho.
João Correia, que já estava com sua saúde bastante debilitada, foi internado em um abrigo e, na manhã de hoje, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC – ou derrame), sendo socorrido para o Hospital Regional D. Antonio Monteiro, onde faleceu agora a noite.
João Correia da Silva, nasceu no dia 6 de maio de 1947, no Povoado de Cachoeirinha, zona rural do nosso município. Há mais de 60 anos morador da Rua Padre Severo (Pernambuquinho), João Correia começou a se destacar em nossa cidade como funcionário do antigo Ginásio Diocesano, nos anos 1980. Atuação constante no esporte de nossa terra como desportista, Correia foi um dos fundadores da tradicional Copa Rural, do Torneio de Férias e de várias outras competições.
Ao longo do tempo foi uma figura requisitada para organizar e orientar organizadores de competições esportivas em Senhor do Bonfim e na região, se tornando uma pessoa muita conhecida e reconhecida no meio esportivo regional.
Tendo boa passagem pela arbitragem bonfinense, João Correia da Silva também foi um dos mais bem sucedidos treinadores de futebol amador de Bonfim, quando na década de 80 foi técnico vitorioso com o Bahia Jovem, conquistando 7 títulos de Campeão Bonfinense. Também presidiu o Campeonato do CSU em várias temporadas.
Apesar da saúde fragilizada, continuava envolvido com a área esportiva e sendo fonte importante de informações para a imprensa bonfinense. Aliás, sempre foi um dos principais colaboradores do Departamento Esportivo da Rádio Caraíba.
Seu sepultamento será logo mais às 16 horas, no cemitério de cachoeirinha, o corpo esta sendo velado no memorial  Vila Nova.
*Eloilton Cajuhy – DRT 3621
Foto Javan Pereira

UTC doou R$ 10 milhões para campanhas 


de políticos baianos entre eles Brasileiro 


de Bonfim e Adolfo Viana de Juazeiro

download
A lista de políticos que receberam doações da UTC Engenharia nas últimas três eleições na Bahia (2010, 2012 e 2014) é grande e o volume de dinheiro investido pela empreiteira baiana chega a R$ 10 milhões. Por mais que as doações tenham sido declaradas na Justiça Eleitoral, a Operação Lava Jato investiga se esses recursos podem ter sido oriundos do esquema de corrupção na Petrobras.
O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, está preso em regime domiciliar, e é apontado como chefe do cartel formado por construtoras que combinavam entre si preços de licitações na Petrobras.
Apesar de todos os políticos beneficiados com doações de empresas suspeitas afirmarem que os repasses foram registrados na Justiça Eleitoral, em sua delação premiada, já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o empreiteiro deu nova dimensão às investigações ao misturar em seus depoimentos doações legais de campanha.
Pessoa afirmou que boa parte dos recursos, mesmo os declarados na Justiça Eleitoral e repassados a políticos, foi compensada por desvios de contratos com a Petrobras, o que pode ser considerado ilegal, mesmo havendo registros junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso da Bahia, desde as eleições de 2010 a UTC tem investido em candidatos a cargos eletivos e em partidos políticos. Na apuração feita pelaTribuna, conforme dados do TSE, o então governador Jaques Wagner (PT), que disputou a reeleição e venceu o pleito, foi o maior beneficiado com recursos doados pela UTC.
Só a campanha do petista, reeleito com 63,3% dos votos válidos, abocanhou R$ 2,4 milhões. O seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM), também recebeu recursos da construtora baiana. Diferente de Wagner, Souto, que obteve apenas 16,09% do eleitorado no estado em 2010, foi contemplado com R$ 300 mil, conforme a Justiça eleitoral.
A UTC também bancou em 2010 campanhas de candidatos a deputado estadual e federal, como é o caso da ex-deputada Maria Luiza Barradas (PSC). Eleita para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL) com 65,9 mil votos na época, a ex-primeira dama de Salvador recebeu uma generosa contribuição da UTC de R$ 500 mil, conforme o TSE.
Na disputa por uma vaga na Câmara Federal, a UTC contribuiu para as campanhas de cinco candidatos, entre eles o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que recebeu 300 mil da construtora, e Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), que foi contemplado com R$ 200 mil. Ambos foram reeleitos no pleito.
Além deles, o atual chefe da Casa Civil da prefeitura soteropolitana, Luiz Carreira, também recebeu recursos da UTC, mas não conseguiu se eleger deputado. Mesmo com o aporte de R$ 250 mil doados pela UTC para a sua campanha, Carreira obteve apenas 50,6 mil votos e se tornou suplente.
Outros dois deputados federais, Paulo Magalhães (PSD) e José Rocha (PR), receberam R$ 50 mil da UTC em 2010. No total, a UTC investiu em campanhas na Bahia, contando com doações aos diretórios estaduais dos partidos – DEM (R$ 330 mil), PMDB (R$ 100 mil), PP (R$ 200 mil) e PSDB (R$ 50 mil) – cerca de R$ 4,5 milhões.
Nas eleições de 2014, o governador Rui Costa (PT), eleito no primeiro turno com 54,5%, foi o maior contemplado com doações da UTC na Bahia. No total, a campanha do petista recebeu R$ 1,5 milhão. O ex-governador Paulo Souto (DEM), derrotado novamente pelo PT, também não ficou de fora da lista da UTC, que doou R$ 500 mil à campanha democrata.
Conforme dados do TSE, a construtora baiana só doou para um candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL), e o contemplado foi o deputado estadual e filho do ex-governador, Fábio Souto (DEM), que atuou até o ano passado na Câmara Federal e recebeu da UTC R$ 100 mil em doação. A UTC também bancou a campanha do atual senador Otto Alencar (PSD), com R$ 300 mil.
Das candidaturas a deputado, Ricardo Pessoa ajudou com recursos financeiros alguns postulantes.
Foram eles, com base em informações da Justiça Eleitoral:
– Adolfo Viana (PSDB) – R$ 50 mil
– Arthur Maia (SD) – R$ 50 mil
– Bebeto Galvão (PSB) – R$ 50 mil
– José Rocha (PR) – R$ 200 mil
– Jutahy Magalhães Junior (PSDB) – R$ 300 mil
– Luiz Alberto (PT) – R$ 100 mil
– Mário Negromonte Júnior (PP) – R$ 100 mil.
Os diretórios estaduais de quatro partidos políticos também foram contemplados:
– DEM – R$ 150 mil
– PMDB – R$ 300 mil
– PSDB – R$ 75 mil
– Solidariedade – R$ 150 mil
Para o advogado Ademir Ismerim, ouvido pela reportagem, no âmbito da Justiça Eleitoral, não cabem mais recursos para cassação de mandatos dos candidatos eleitos no ano passado que receberam doações da UTC.
Conforme o especialista em Direito Eleitoral, o prazo para representação de recursos junto à Justiça eleitoral, conforme Legislação, é no máximo 15 dias após a diplomação.
“Se a empresa doou oficialmente, não tem porque implicar ninguém. Além disso, não há mais prazo para entrar com ações de impugnação. Na área eleitoral não cabe mais representações, só se for na área criminal”, explicou.
16 candidatos a prefeito
A delação premiada do dono da UTC, o empresário Ricardo Pessoa, traz novos caminhos já que investigadores afirmam que as doações de campanhas feitas pela construtora podem ser consideradas ilegais, mesmo havendo registros junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outra interpretação por parte dos responsáveis pela Operação Lava Jato é que, se as denúncias forem comprovadas, haveria corrupção, pelo fato do empresário baiano ter sido obrigado a doar para obter contratos, e ainda lavagem de dinheiro, porque recursos da Petrobras poderiam ter sido drenados para doações a políticos.
Em 2012, nas eleições municipais, a empreiteira, apontada como líder do grupo formado por construtoras que prestavam serviços na petrolífera brasileira mediante pagamento de propina, doou para campanhas de candidatos a prefeito em Salvador e mais 13 cidades do interior da Bahia.
Candidaturas do PT foram as maiores beneficiadas – dez no total. Em Salvador, a UTC doou R$ 1 milhão para a campanha do então candidato Nelson Pelegrino, derrotado por ACM Neto. Desta vez, o atual gestor soteropolitano não recebeu doação da UTC.
Além da capital baiana, a UTC repassou dinheiro para a campanha petista em Feira de Santana. O então candidato, o deputado estadual Zé Neto (PT), derrotado pelo atual prefeito Zé Ronaldo (DEM), recebeu para a sua campanha R$ 150 mil.
Integram a lista de candidatos petistas beneficiados pela UTC em 2012 os petistas:
– José Bonifácio (PT), de Ruy Barbosa (R$ 20 mil) – eleito com 54,52%
– Jussara do Nascimento (PT), de Dias D’Ávila (R$ 30 mil) – eleita com 71% dos votos
– Joseildo Ramos (PT), de Alagoinhas (R$ 30 mil) – derrotado com 31,6% dos votos
– José Leal Requião – Cacá (PT), de Miguel Calmon, (R$ 20 mil) derrotado com 44,9% dos votos
– Ricardo Machado (PT), de Santo Amaro (R$ 30 mil) – eleito com 61% dos votos válidos
– Ricardo Lealdade (PT), de Jaguaquara (R$ 30 mil) – derrotado com 46,7% dos votos
-- Carlos Brasileiro (PT), de Senhor Bonfim (R$ 30 mil) – derrotado com 40,64% dos votos
– Marcel Carneiro (PT), de Paratinga (R$ 30 mil) – derrotado com 47,69% dos sufrágios validados
Além do PT, a UTC apostou em quatro vitórias de candidatos de outros partidos e doou dinheiro. Em Simões Filho, a UTC enviou R$ 150 mil para a campanha de reeleição do atual prefeito Eduardo Alencar (PSD).
O irmão do senador Otto Alencar foi reeleito com 52,9% dos votos. Em Camaçari, a empreiteira apostou na campanha de Maurício Bacelar (PTN), derrotado pelo atual prefeito Ademar Delgado. Já em Lauro de Freitas, a empresa doou para o atual gestor Márcio Paiva (PP), que recebeu R$ 50 mil.
O progressista foi eleito com 53,2% dos votos.
Fecha as campanhas não petistas que receberam doação da UTC a do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), que recebeu da construtora R$ 100 mil. Vane do Renascer, como é conhecido, foi eleito com 41,62% dos votos válidos.
TRIBUNA DA BAHIA

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL