quinta-feira, 11 de junho de 2015

Banco Central estima aumento de 41% na energia e de 9,1% na gasolina


O Banco Central (BC) elevou a projeção para o reajuste da energia elétrica de 38,3% para 41% este ano. A projeção para o aumento do preço da gasolina também passou de 9,8% para 9,1%, assim como o preço do botijão de gás: de 1,9% para 3%. A estimativa de queda no preço das tarifas de telefonia fixa passou de 4,1% para 4,4%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, projeta-se variação de 12,7% em 2015, ante 11,8% considerados em abril. Para 2016, a projeção é 5,3%, a mesma de abril.

Essas estimativas são consideradas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC na hora de decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic. No último dia 3, o Copom elevou a Selic, pela sexta vez seguida, para 13,75% ao ano.

As elevações da Selic são tentativas do BC de conter a inflação, que deve estourar o teto da meta para o ano. A projeção do próprio BC indica inflação este ano acima da meta, em 7,9%.

A meta de inflação tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é 6,5%.

Nesta quinta-feira, 11, o BC divulgou a ata desta reunião que define a Selic, com as explicações sobre sua decisão e indicações do que fará no futuro. Para o Copom, é necessário determinação e perseverança para impedir que a inflação permaneça alta por períodos longos.

Neste ano, o comitê reconhece que a inflação deve permanecer elevada, mas diz que a perspectiva de convergência para o centro da meta ao final de 2016 tem se fortalecido.

Fonte: A Tarde

Sobrinho de empresaria capimgrossense morre em grave acidente



O jovem Warley Barros, 24 anos, morreu em grave acidente na manhã desta quinta-feira, 11, na BR-235, proximidades do município de Pilão Arcado. 

Segundo informações, no momento do acidente haviam cinco ocupantes no veículo, sendo que dois morreram, dois se feriram gravemente, com braços e clavícula quebrados, e o motorista sofreu pequenas escoriações.
Warley Barros é sobrinho de Claúdia, proprietária da PAFAC de Capim Grosso. Ainda segundo informações, a família do jovem seria também proprietária de uma filial da empresa no município de Pilão Arcado.

O jovem que era formado em Direito, foi aprovado no exame da OAB há poucas semanas, e trabalhava no setor jurídico da Câmara de Vereadores de Pilão Arcado.

Na página do facebook do jovem, a comoção é demonstrada através de mensagens carinhosas de amigos e familiares. A equipe do Jornal Folha Regional e Site FR Notícias direciona seus mais sinceros sentimentos e votos de solidariedade á família enlutada.
Texto: FR Notícias/ Fotos e Informações: Whatsapp

Dois homens são mortos dentro de carro na BA-220 em Euclides da Cunha

mortos
Um duplo homicídio aconteceu na tarde desta quarta-feira (10) no trecho da BA 220 que liga Euclides da Cunha a Aribicé.
Os homens foram encontrados baleados dentro de um carro de passeio, na junção da estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Terra Branca. As duas vítimas foram identificadas pelos seus prenomes Vagner, morador do bairro Jeremias, e Edegilson, morador do bairro Urbis (Casas Populares); um terceiro homem, que estava no mesmo carro,conseguiu escapar da ação criminosa, foi encontrado por uma guarnição da Polícia Militar e encaminhado para a sede.
As equipes do Serviço de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Departamento de Polícia Técnica e Polícia Civil) estiveram no local, após realizar os trabalhos iniciais que poderão dar prosseguimento aos primeiros indícios de que o fato pode ter ligação com cobrança de dívida.
*Com informações de  José Mariano Cardoso e do Euclidesdacunha.com

Falsos dentistas são presos no interior da Bahia


Dois falsos dentistas foram presos nesta quarta-feira (10), na cidade de Medeiros Neto, localizado no extremo sul do estado. Antônio Carlos José da Silva, 55 anos e Jeremias Pereira da Silva, 67 anos foram flagrados pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA),
 em parceria com a Polícia Militar, exercendo ilegalmente a profissão em locais inadequados. De acordo com a polícia, os suspeitos já atuavam há mais de 25 anos como dentista, mas não tinha diploma ou registro no conselho regional. Segundo o Dr. Ramsés, Coordenador de Fiscalização do CROBA os falsos dentistas atendiam de 3 a 4 vezes por semana, realizando procedimentos de extração e prótese dentaria, com  instalações precárias.Pelo crime, Antônio Carlos e Jeremias Pereira vão responder por exercício ilegal da profissão de odontologia e pode pegar de seis meses a dois anos de prisão.
BAHIA ACONTECE, com informações de Fernanda MatosJornalista/ Assessoria de Imprensa CROBA

Câmara aprova emenda que muda tempo de mandato para cinco anos

Câmara aprova emenda que muda tempo de mandato para cinco anos
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta noite de quarta-feira (10) a mudança do tempo de mandato para todos os cargos eletivos. A emenda aprovada muda os mandatos do Executivo e Legislativo para cinco anos. Foram 348 votos à favor, 110 contra e três abstenções. Só votaram contra a proposta o DEM, PCdoB, PPS e PRB. O PMDB e o PV liberaram a bancada. Os discursos favoráveis ao mandato de cinco ano alegavam que a mudança traz economia para o país, que deixará de ter eleições a cada dois anos. "O mandato de cinco anos é razoável para o Executivo aprovar e ter a execução de seus projetos", defendeu Danilo Forte (PMDB-CE). Hoje prefeitos, governadores e presidente da República são de quatro anos com reeleição. O mandato de vereadores, deputados estaduais e federais também é de quatro anos, com exceção de senadores, que são eleitos para legislar por oito anos. "Todos devem ter mandato de cinco anos", pregou o deputado Afonso Hamm (PP-RS).

Detentas do Ceará postam fotos no Facebook de dentro de presídio


 Bocão News 
A publicação de fotos de presidiárias tiradas dentro de celas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, está sendo investigada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE). As últimas imagens foram postadas nesta terça-feira (9).
 
De acordo com o site G1, um perfil no Facebook contém mais de 60 fotos com poses de uma detenta e das companheiras de cela postadas desde o dia 3 de dezembro de 2014.  Nas últimas imagens publicadas, as internas aparecem fazendo poses sensuais com roupas íntimas e também com o uniforme da penitenciária. "Hoje aque (sic) amanhã só Deus sabe", escreveu na rede social uma detenta.  
 
Em comentários feitos nas fotos do último mês, amigos postam mensagens como "a sua liberdade vai cantar" e "So insaiando ne pra quando chegar no mundao (sic)". Em nota ao G1, a Sejus informou já ter identificado as internas que aparecem nas imagens.  Elas foram conduzidas nesta quarta-feira (10) ao isolamento, onde respondem à sanção disciplinar. Em vistoria nesta tarde, agentes penitenciários apreenderam seis celulares, sete carregadores de celular e dois pacotes com maconha nas celas do instituto penal.
 
Para impedir a entrada de celulares no presídio, a Sejus afirma que tem realizado vistorias frequentes nas celas e que busca reforçar o policiamento nas guaritas. A secretaria disse ainda que o presídio deve receber um "body scanner", que emite feixes de raio-X realizando uma vistoria intracorpórea, mas não deu previsão, porque ainda está realizando o processo licitatório do equipamento.
 

‘Me dava nojo’, diz filha suspeita de matar 

pai com 13 facadas

img_2956_1
A estudante Kinberlin Keyce de Jesus da Silva, presa em flagrante pela morte do pai, disse nesta quarta-feira (10) que o crime foi motivado por abusos sexuais que sofria desde os 13 anos. O serralheiro Kedson Barbosa da Silva, 41, foi morto com 13 facadas dentro da própria casa. O homicídio ocorreu na terça (9). A jovem de 19 anos confessou o crime. “Ele me dava nojo”, disse.
Segundo o delegado Ivo Martins, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), as suspeitas do assassinato foram direcionadas à filha da vítima ainda no local do crime. “Nos chamou a atenção a frieza com a qual ela se portava, visto que, enquanto todos os parentes demonstravam sentimento, dela não saía uma lágrima. A partir daí, intensificamos as investigações contra ela, até que, em determinado momento, ela resolveu confessar [a autoria]“, conta.
  • O delegado afirmou que Kinberlin teria matado o pai para ficar com a casa dele. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta, a jovem afirmou que pretendia ficar na residência, mas que o motivo do crime foi a série de abusos sexuais que Kedson cometia contra ela e que já duravam cerca de seis anos.
“Ele me ameaçava, e dizia que eu não podia contar para ninguém. [Horas antes do crime], ele me obrigou a ter relações com ele. Eu fiquei com muita raiva, ele me dava nojo. Depois decidi que aquela seria a última vez”, afirma Kinberlin.
Ainda segundo a filha, ela amarrou o pai e o esfaqueou depois do ato sexual. Ela disse que a intenção era esquartejá-lo, colocar as partes em uma mala e enterrá-lo no fundo do quintal da casa, porém não conseguiu fazer o buraco que serviria de cova e desistiu.
Objetos utilizados no crime, segundo polícia (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Objetos utilizados no crime, segundo polícia
(Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Depois de desistir de enterrar o pai, a jovem teria simulado um assalto e acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o delegado, o crime ocorreu por volta de 1h30, na casa do pai, situada na Rua Palermo, bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus.
Abusos sofridos
Ao G1, Kinberlin afirmou que tinha vergonha de contar sobre os supostos abusos e que a irmã dela também era aliciada. “Ele fez o mesmo com minha irmã. Quando ele começou, eu tinha 13 e ela 10. Minha mãe desconfiou e chegou a me levar para fazer exame para saber se eu era virgem. Depois disso, nós fomos morar com ela” diz..
Segundo o titular da DEHS, os abusos que a jovem diz ter sofrido não foram confirmados. No entanto, eles não são descartados. “Estamos investigando essa situação do abuso, porque pode ter sido a primeira alegação como forma de autodefesa. A gente não descarta, mas a namorada dela depôs em uma delegacia e disse que a Kinberlin havia feito um convite para que ela fosse morar na casa do Kedson. A namorada disse que achou estranho o convite, mas acabou aceitando, e isso mostra que o crime foi premeditado”, explica o delegado.
Crime
Conforme Martins, alguns detalhes sobre o crime ainda precisam ser esclarecidos, como a real motivação e se uma outra pessoa atuou com ela. “Ela diz que amarrou o pai antes e depois o matou, mas as impressões plantares do pé do pai dão indícios de que ele caminhou sobre o próprio sangue, então temos uma contradição quanto à mecânica dos fatos. A participação de uma outra pessoa na cena do crime também está sendo investigada”, afirma.
A faca utilizada no crime, a mala que seria usada para guardar o corpo e a enxada que serviria para abrir a cova foram recolhidas na casa de Kedson.
De acordo com o delegado, Kinberlin foi indiciada por homicídio qualificado e, ao término das investigações do crime,  será encaminhada à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital, onde deve ficar à disposição judicial.
Crime ocorreu no bairo Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Crime ocorreu no bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

POLICIAL: AÇÕES DA PM EM SENHOR DO BONFIM E REGIÃO

6º BPM REALIZA CONDUÇÃO À DELEGACIA POR AMEAÇA

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Vinimicael Rosa Santiago, 25 anos, por ameaçar, com uma faca, a própria mãe de 48, além de quebrar objetos da residência, na Rua Rui Barbosa, centro de Senhor do Bonfim, nesta quarta feira (10), às 12h50.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO


No povoado de Santa Rosa de Lima, Município de Jaguarari, às 23 horas desta quarta feira (10), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam José Valério da Silva, de 46 anos, após denúncias de disparos de arma de fogo.

O acusado possuía um revólver calibre 38 com duas munições intactas e admitiu a autoria dos disparos, em seguida, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado em flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Empresas de Lula receberam R$ 4,53 milhões empreiteira alvo da Operação Lava Jato, diz revista

001
Duas empresas vinculadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam, entre 2011 e 2013, 4,53 milhões de reais da empreiteira Camargo Corrêa, gigante da construção e um dos alvos da Operação Lava Jato, que desmantelou uma quadrilha que atuava sangrando os cofres da Petrobras. Laudo da Polícia Federal registra que a empreiteira pagou três parcelas de 1 milhão de reais cada ao Instituto Lula entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013 e mais 1,527 milhão de reais para a LILS Palestras Eventos e Publicidade, também do petista, entre setembro de 2011 e julho de 2013.
É a ​primeira vez que os negócios do ex-presidente Lula com a Camargo Corrêa aparecem nos autos da Operação Lava Jato, após um amplo levantamento da Polícia Federal sobre as finanças da construtora. Dois executivos da companhia, Dalton Avancini e Eduardo Leite, já aceitaram fazer acordos de delação premiada e confirmaram que foram pagos pela empreiteira, ao longo de seis anos, 110 milhões de reais em propinas na Petrobras para os ex-diretores de Serviços, Renato Duque, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. Em sua delação premiada, Eduardo Leite afirmou que “entre 2007 e 2012 a construtora pagou 110 milhões de reais em propinas, sendo 63 milhões de reais para a Diretoria de Serviços e 47 milhões de reais para a Diretoria de Abastecimento”.
No levantamento feito pela Polícia Federal na contabilidade da Camargo Corrêa, os investigadores que atuam na Lava Jato conseguiram mapear impressionantes 183,79 milhões de reais em doações “de cunho político”, entre 2008 e 2013, e repasses a partidos políticos e candidatos das mais diversas legendas. Foram detectados ainda o envio de 67 milhões de reais para o lobista Julio Camargo, empresário que também fez acordo de delação premiada e confirmou que o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e operador do PMDB no escândalo do petróleo, recebeu 40 milhões de dólares em propina em uma transação envolvendo a compra de navios-sonda da Samsung Heavy Industries.
Há ainda repasses para a empresa Costa Global, consultoria de fachada utilizada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para receber propina e pagamentos a consultorias ligadas a Pedro Paulo Leoni Ramos, ex-ministro do governo de Fernando Collor de Mello e apontado como parceiro do atual senador alagoano no esquema criminoso na Petrobras.
Em um cálculo que a Polícia Federal considera como “conservador”, apenas entre 2008 e 2013 a empreiteira recebeu 2,05 bilhões de reais da Petrobras. Apenas no caso das empresas Treviso e Piemonte, que também aparecem na triangulação do esquema de pagamento de propina na Petrobras, a Camargo desembolsou 67,77 milhões de reais, mesmo “não tendo prestado qualquer serviço”, de acordo com a PF.
Fonte: Revista Veja

CAMINHÃO CAI EM RIBANCEIRA NA BR 415

Um grave acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) na curva do Boi, BR 415. De acordo com informações, o motorista do caminhão da empresa Pif Paf perdeu a direção na curva molhada e desceu uma ribanceira a cerca de 50 metros da pista. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital por populares.
Fonte: Verdinhonoticias

Polícia Civil já tem o nome do homem que assassinou o policial Chicão em Jacobina




No início da tarde desta quarta-feira, 10 de junho de 2015, o Coordenador Regional da 16ª Coorpin de Jacobina, Dr Eduardo Brito, falou em coletiva de imprensa sobre a morte do policial civil Francisco Portela, 42 anos, o Chicão. 

Na noite do dia 9 de maio, dois homens em uma moto anunciaram um assalto em um bar no Bairro Jacobina II, aonde no confronto um elemento veio a óbito e o outro fugiu. Chicão foi atingido com um disparo de revolver e veio a óbito durante socorro.

Segundo Dr Eduardo, em menos de 30 dias as investigações os levaram ao segundo autor do delito que está foragido, sendo que o mesmo encontra-se identificado, porem o nome ainda não pode ser revelado, pois o procedimento policial segue em segredo de justiça, sobretudo diante de novos elementos que surgiram no andamento do inquérito policial. 

Para o delegado, o individuo já tomou conhecimento diante das diligencias que foram feitas, e o mesmo já viabiliza a possibilidade de se apresentar, diante da confissão da autoria do crime. 

O fato estava sendo qualificado inicialmente como latrocínio, pois os elementos seguiam numa progressão criminosa, tendo furtado em dois bares até o confronto com o Chicão. 

Através das investigações, se colheu depoimentos de testemunhas que começaram a apontar aos possíveis autores. O homem é de fora e estaria em um povoado na casa de parentes, de onde saía para praticar os delitos. 

Segundo o Dr Eduardo Brito, o advogado do autor do crime que é considerado foragido já fez contato com a 16ª Coorpin e deverá se apresenta-lo a qualquer momento. 
Fonte: Augusto Urgente!

Coletiva de imprensa na 16° Coorpin elucida crimes em Jacobina e região

Nesta quarta-feira, 10 de junho de 2015, os delgados: Dr Damião Lacerda e Dr Manuela Rodrigues estiveram em uma coletiva de imprensa na 16° Coorpin, para apresentar um balanço com homicídios. Dr Damião está como delegado titular interno de Jacobina e substituto em Mirangaba. Dr Manuela está atuando em Piritiba e Várzea Nova.

 Dr Manuela falou sobre o homicídio de Anderson Souza Santos, 21 anos, ocorrido no dia 2 junho no povoado do França, município de Pirituba. A vítima que foi esfaqueado chegou a ser socorrido para Miguel Calmon, vindo a óbito.

O acusado do assassinado está foragido, sendo a pessoa de João Paulo. Segundo informações, houve uma discussão, e Anderson teria entrado em uma briga para defender um amigo, sendo esfaqueado.

Dr Damião Lacerda falou sofre o homicídio de Daniela Miranda, 36 anos, ocorrido no dia 24 de maio no Bairro Jacobina III. Daniela foi assassinada dentro de sua casa sendo morta na presença de sua filha de 6 anos.

O setor de investigação da 16° segui com várias linhas de investigações, e através de uma denúncia anônima chegaram a concluí que Daniela foi assassinada a tiros por um menor de iniciais TS.J., de 17 anos. Segundo o delegado, o acusado que é menor confessou a autoria da morte.

O assassino que admitiu ser viciado alegou que tinha uma dívida com a vítima, e que não teria gostado da abordagem de cobrança, tomando a atitude do ato infracional.  Disse era cliente da Daniela no seu restaurante e que a dívida era de 15 ou 20 reais. O jovem já tem passagens na Delegacia por envolvimento com drogas, foi ouvido e liberado.
Fonte: Augusto Urgente!

SÃO PEDRO: PREFEITURA DE ANDORINHA DIVULGA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO PEDRO 2015


Este ano, o Arraiá Morro do Gato, acontece dias 27 e 28 de junho, e terá diversas atrações no tradicional São Pedro de Andorinha. A Praça de eventos será o palco da festa que receberá as atrações locais, regionais e artistas conhecidas de todo o público. O principal evento da cidade realizado pela prefeitura Municipal traz o seguinte tema: De volta às raízes.

Confira abaixo a programação;

SÁBADO (27)

Hora: 21h
Atração: FLOR DA LARANJEIRA
Hora: 22h30
Atração: BOND PISADA
Hora: 00h
Atração: TAYRONE
Hora: 02h
Atração: BUZÃO DO FORRÓ
Hora: 04h
Atração: WANDERLEY DO NORDESTE

DOMINGO (28)

Hora: 19h
Atração: CHEIRO DA FLOR
Hora: 20h30
Atração: NIVALDO DO ACORDEOM
Hora: 22h
Atração: PEGA LEVE
Hora: 00h
Atração ACÁCIO
Hora: 02h
Atração: CAPITÃO DO REINO
Hora: 04h
Atração: TINHO DO ACORDEON

ASCOM

EDUCAÇÃO: MATRÍCULAS PARA UPT SEGUEM ATÉ SEXTA NA UNEB CAMPUS VII EM BONFIM


A Universidade do Estado da Bahia Campus VII Senhor do Bonfim comunica que:

As matrículas dos candidatos contemplados para o curso pré-vestibular da Universidade Para Todos (UPT), serão realizadas no período de 10 a 12/06/2015.

Os candidatos inscritos para o Pólo de Senhor do Bonfim e Tijuaçu deverão fazer a matrícula munidos da documentação, no Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, na sala nº 03, nos respectivos horários:

Turno matutino: das 08h00min às 11h30min;
Turno vespertino: das 14h00min às 17h00min.


ASCOM

POLICIAL: PENA DE MORTE? - DÍVIDA DE 15 REAIS MOTIVOU MORTE DE DONA DE CASA NO BAIRRO JACOBINA III EM JACOBINA


Um menor de 17 anos teria sido a autor da morte da dona de casa DANIELA MIRANDA SANTOS, 35 anos, assassinada a tiros no interior da sua residência na Avenida Roque Reis, no Bairro Jacobina III, em Jacobina. O crime foi registrado no dia 24 de maio.

Segundo o delegado Damião Lacerda, que concedeu entrevista coletiva à imprensa local, o crime teria sido por motivação banal. O menor contou que ficou com raiva porque a vítima teria lhe cobrado publicamente uma dívida contraída durante uma refeição, num pequeno restaurante que funcionava nos fundos da residência da dona de casa. O valor da dívida seria de apenas R$ 15 reais.

Mesmo confessando o crime, o menor está solto. O delegado aguarda uma decisão da justiça, para saber se o acusado deverá ser ou não recolhido a um centro de menores. A dona de casa Daniela Miranda Santos deixou três filhos menores.


Por:João Batista

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL