terça-feira, 6 de janeiro de 2015

HEMOBA: MOBILIZANDO DOADORES DURANTE O VERÃO


Se tem uma coisa que baiano sabe fazer é receber bem os amigos. No verão, o nosso Estado se enche de turistas para curtir o sol, as praias e as nossas festas. Então, torna-se maior a necessidade de sangue e hemocomponentes para salvar vidas. Em dezembro houve uma redução no comparecimento de doadores, devido ao período festivo e as férias escolares.

Por conta disso, a Fundação Hemoba convida todos as pessoas, voluntários ou não, para continuar doando sangue nessa época do ano.

Devemos manter os nossos estoques de sangues em níveis satisfatórios, venha até a Hemoba. A solidariedade não pode tirar férias. Compartilhe essa ideia.

Critérios para doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos (16 e 17 anos) devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.
A Unidade de Coleta e Transfusão - UCT Bonfim funciona na Praça Duque de Caxias, 172, ao lado do Hospital Regional, de segunda a sexta das 7 às 13 horas.

ASCOM - HEMOBA

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS DA POLÍCIA MILITAR LIGUE 193


O 6º BPM informa que, ao encontrar dificuldades em telefonar para o número 190, devido a problemas técnicos, durante o período de implantação do Centro Integrado de Comunicação – CICOM, o cidadão poderá ter acesso ao Atendimento a Emergências da Polícia Militar pelo número de telefone 193.

Será divulgado, através da imprensa, o retorno da normalidade.

6° Batalhão de Polícia Militar

POLICIAL: FAMÍLIA DE CAMPO FORMOSO FOI ASSALTADA EM ESTIVA E TEVE CARRO ROUBADO


Madrugada desta terça-feira (06), quando trafegava na BR 407, na altura do Km 110, trecho de Estiva, zona rural de Senhor do Bonfim, uma família de Campo Formoso sofreu assalto e teve seu veículo FOX, de cor vermelha, placa OLG 0478 roubado. roubado.

De acordo com a vítima, a família seguia para a cidade de Campo Formoso, quando reduziu a velocidade nos quebra-molas de Estiva, e foram surpreendidos por dois elementos armados que anunciaram assalto, ordenando que todos os ocupantes saíssem do veículo.

Os bandidos levaram além do carro, documentos pessoais, cartões magnéticos e celulares. No local havia outro veículo de cor vinho, supostamente usado por outros membros da quadrilha.


Maravilha Notícias

ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS DA POLÍCIA MILITAR LIGUE 193


O 6º BPM informa que, ao encontrar dificuldades em telefonar para o número 190, devido a problemas técnicos, durante o período de implantação do Centro Integrado de Comunicação – CICOM, o cidadão poderá ter acesso ao Atendimento a Emergências da Polícia Militar pelo número de telefone 193.

Será divulgado, através da imprensa, o retorno da normalidade.

6° Batalhão de Polícia Militar

Vítimas do acidente próximo a Juazeiro são de Santo Antônio Povoado de São Domingos; criança de 8 anos foi sepultada

O Povoado de Santo Antônio no Município de São Domingos, no Território do Sisal, vive talvez o momento de maior comoção em toda sua história com a morte de duas pessoas, e outras três hospitalizadas em estado muito grave, pai e dois filhos. Todos ocupantes de um veículo Corsa que retornava da cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco, onde foram passar as festas de fim de ano e seguia para a cidade de Ourolândia onde residiam a trabalhavam, quando o veículo bateu de frente com um Gol que seguia no sentido Juazeiro. O acidente aconteceu por volta das 10h30 de sábado,03, na BR 407, próximo ao Povoado de Massaroca, uma pessoa do Gol morreu e outras ficaram feridas.

A primeira informação após o acidente, dava conta que havia morrido na hora mãe e filha, ou seja Angélica Matos, 36 anos, e a garotinha Deise Letícia, de 8, mas ao chegar no Povoado a equipe do Calila constatou que a menina era amiga da família, dos demais ocupantes do Corsa e estaria viajando naquele veículo porque havia uma vaga, e que além do Corsa outros quatro veículos viajavam numa espécie de comboio, inclusive os pais de Letícia, Leonardo e Niviane que praticamente viram a tragédia e acompanharam o resgate das vítimas. Niviane disse que alcançou a filha ainda com vida sendo socorrida pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos.
AC_MASSAROCA (1)
Foto: Adenilton/Reprodução: Portal Jaguarari
No Corsa estavam Paulo Freitas, 39 anos, que segundo informações de familiares permanece em estado muito grave no Hospital de Traumas em Petrolina, bem como seu filho Lucas Reinan, de 7 anos, que também está em coma, a outra filha Paula Regina Matos, 18 anos, permanece hospitalizada mas segundo informações está fora de perigo. A mãe, Angélica que trabalhava como técnica de enfermagem em Ourolândia morreu na hora.

Segundo uma amiga da família conhecida por Jane, atualmente moram cerca de 60 pessoas na cidade de Ourolândia e fora para o trabalho em fábricas de mármore, e muitos deles foram passar as festas de fim de ano em Petrolina, eles não estavam vindo para Santo Antônio, lamentavelmente isso está ocorrendo porque foram trazidos para o sepultamento, mas a vida deles é lá em Ourolândia” afirmou a amiga.

Angélica era prima do jovem caminhoneiro Maurício que também teve morte trágica a pouco mais de um mês, quando o caminhão que viajava de Trindade – PE para Itatiaia Distrito de São José do Jacuípe capotou carregado de gesso.

Redação Calila Noticias * fotos reprodução Raimundo Mascarenhas

Morre motorista do Corsa envolvido no acidente próximo a Juazeiro


Casal, Paulo e Angelica morreram no acidente
O motorista do Corsa que se envolveu numa colisão frontal no meio da manhã de sábado,03, com um Gol, na BR 407, próximo ao Povoado de Massaroca, no Município de Juazeiro-BA, identificado por Paulo Freitas, 39 anos, não resistiu aos gravíssimos ferimentos e veio a óbito no fim da tarde de domingo, 04, no Hospital de Traumas na cidade de Petrolina- PE, cuja informação chegou praticamente no momento que estava sendo sepultado o corpo de sua esposa Angélica Matos, e a garotinha Letícia, de 8 anos, que estava de carona no veículo que completava a lotação com os filhos do casal Lucas Reinan, de sete anos, que permanece internado no Hospital de Traumas em Petrolina, e seu estado também é muito grave, e sua irmã Paula Regina, essa segundo informações de familiares está fora de perigo.
Angelica Morreu no local, Paulo veio a óbito no Hospital em Petrolina-PE (Foto: Adenilton/Reprodução: Portal Jaguarari)
O corpo de “Paulo Guloso” como era conhecido em São Domingos, está sendo transladado para o Povoado de Santo Antônio, de onde era natural, mas trabalhava e morava a alguns anos na cidade de Ourolândia, na Micro Região de Jacobina, no ramo de mármore. Ele, a esposa, os filhos e mais a garotinha Letícia que aproveitou uma vaga para desafogar o carro que os pais viajavam, voltavam em uma espécie de comboio formado por cinco carros de Petrolina onde foram passar as festas de fim de ano, com destino a Ourolândia, quando o carro de Paulo colidiu de frente com o Gol com placa do Estado do Piauí que seguia no sentido contrário, ou seja, sentido Juazeiro, e que também morreu uma pessoa na hora e deixou três feridas em estado grave. 

Fonte: Calila Notícias

PMBA prende traficantes Suspeitos de homicídio postado no Whatsapp‏

Após levantamento do serviço de inteligência da 52ª CIPM, a Polícia Militar prendeu nove integrantes da facção Caveira: Lambtcho (chefe da quadrilha), Borel, Pê, Cinquentacente, Bam, Caio, Genilson, Deivson e José. As prisões, feitas em função de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio, aconteceram na madrugada desta segunda-feira (5), em Portão, na cidade de Lauro de Freitas.

O grupo que já era investigado, foi preso logo depois de postar o vídeo da execução de um jovem de outra facção no whatsapp. Para isso, a 52ª Companhia independente de Polícia Militar, montou uma operação que contou com o apoio da 81ª CIPM, do BPChoque, da CIPE/Polo e do GRAER.

Durante a operação, além da prisão, foram apreendidas uma carabina, uma espingarda calibre 20, um revolver calibre 38, vasta munição de calibres variados, maconha, cocaína e crack. O que potencializou a apresentação dos acusados na 26ª Delegacia de Abrantes.

Atenciosamente,

EQUIPE DCS/PMBA


O Procon divulgou nesta segunda-feira (5) uma lista com 61 itens de materiais escolares que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino no período de matrícula dos alunos. O órgão informa que apenas itens de uso individual deveram ser requisitados para a utilização de trabalhos didáticos no período letivo. Entre os itens, cuja demanda pela escola significaria um “abuso” aos pais estão medicamentos, pincel atômico, garrafa para água, creme dental, cartolina em geral, entre outros. BN
Governo publica decreto que substitui Direcs por Núcleos Regionais de Educação
Foto: Divulgação/SEC-BA
 
As Diretorias Regionais de Educação (Direc) foram extintas pelo governo do Estado e substituídas pelos Núcleos Regionais de Educação, conforme publicado na edição do último dia 31 de dezembro do Diário Oficial do Estado (DOE). Serão ao todo 27 núcleos, definidos com base nos Territórios de Identidade baianos: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis. Além da responsabilidade pela parte administrativa, os núcleos também farão o acompanhamento pedagógico das escolas pertencentes a seus limites .BN

FAMÍLIAS ATRAVÉS DE INDICAÇÕES DE BRASILEIRO


Comunidades rurais de vários municípios baianos passaram a contar com energia elétrica, através do programa Luz para Todos, realizado pelos governos federal e estadual. Mais de 1,4 mil famílias foram beneficiadas, nos últimos quatro anos, após indicações feitas pelo deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), que tem entre suas bandeiras a melhoria da qualidade de vida da população do meio rural.

O deputado destacou que a energia é um vetor de desenvolvimento social e econômico para essas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e o aumento da renda familiar. “Além de proporcionar mais conforto e comodidade para as famílias, a chegada da luz garante um acesso mais fácil à saúde, educação e abastecimento de água”, disse.

O Luz para Todos é considerado o programa de inclusão de energia elétrica mais ambicioso implementado até agora no mundo. Do governo federal e com a parceria do governo estadual, ele é executado na Bahia pela Coelba. Surgiu como um estímulo ao desenvolvimento econômico e social das comunidades beneficiadas.

Entre os municípios beneficiados através da intervenção de Brasileiro estão Andorinha, Cansanção, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Nordestina, Pilão Arcado, Senhor do Bonfim, Sobradinho e Uauá.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

POLICIAL: RESULTADO DA OPERAÇÃO FIM DE ANO 2014


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite de ontem (04/01/2015) a Operação Fim de Ano 2014. Nestes 16 dias de intensos trabalhos a PRF fiscalizou um total de 29.133 pessoas, 25.771 veículos, emitiu um total de 7.622 autuações diversas, das quais 3.011 foram por ultrapassagens proibidas, soma-se a estas autuações outras 13.580 imagens de radar capturadas a partir de veículos trafegando em excesso de velocidade. Durante as abordagens policiais um total de 79 pessoas foram encaminhadas às Delegacias de Polícia Judiciárias respectivamente aos locais de cada ocorrência, cujos crimes variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, embriaguez, armas, drogas etc.

Destacam-se as ações educativas desenvolvidas durante a Operação Fim de Ano, conseguindo sensibilizar 3.353 pessoas. Foram desenvolvidas campanhas, além do Cinema Rodoviário, com apresentação de vídeos educativos e palestras, com foco na direção segura, na fiscalização do excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores.

PRF X Embriaguez no Trânsito – Lei Seca: A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de bebida alcoólica na direção de veículos automotores. Apesar de todo este trabalho e das campanhas realizadas, alguns condutores ainda abusaram da bebida. Este ano, durante a operação Fim de Ano, dos 9.349 testes com etilômetro, 122 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Dos flagrados, 30 condutores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012).

Mesmo com todo o trabalho educativo e de fiscalização da PRF a imprudência, a inabilidade, a falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito dos condutores foram determinantes para a maioria dos acidentes graves. Nos 16 dias desta Operação (20/12/2014 a 04/01/2015), foram registrados em números absolutos, 441 acidentes, que deixaram 355 feridos e 55 mortos.

Operação Fim de Ano 2013 (13 dias) Média por dia Operação Fim de Ano 2014 (16 dias) – Preliminar - Média por dia
Acidentes 360 27,69  441 27,56
Feridos 301 23,15  355 22,19
Mortos 42 3,23  55 3,44

É importante salientar que a Operação Fim de Ano 2014 teve três finais de semana, enquanto na Operação em 2013, foram apenas dois. Numa análise dos principais tipos de acidentes, pode-se perceber que as colisões, atropelos a pedestres e saídas de pista seguidas de capotamento ou tombamento foram os responsáveis pela maioria das mortes nas rodovias federais do estado.

TIPOS DE ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS

Acidentes Quantidade de Acidentes - Número de Vítimas Fatais
Colisão Frontal 17 - 33
Atropelo a Pedestre 8 - 9
Saída de Pista/ Capotamento 7 - 8
Colisão Lateral/ Transversal/ Traseira 4 - 4
Queda de Motocicleta 1 - 1

Entre as rodovias em que mais ocorreram acidentes, a BR 101 foi a rodovia com maior incidência de acidentes com vítimas fatais, seguida pelas BRs 116, 324 e 242, conforme quadro abaixo:

ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS POR RODOVIAS

Rodovia Quantidade de Acidentes - Quantidade de Vítimas Fatais

BR 101 13 - 23
BR 116 9 - 11
BR 324 5 - 5
BR 242 3 - 4
BR 110 2 - 3
BR 020 1 - 3
BR 407 1 - 3
BR 415 1 - 1
BR 420 1 - 1
BR 330 1 - 1


NUCOM/BA

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL