segunda-feira, 26 de outubro de 2015

POLÍTICA: APROVADO PROJETO DE BOBÔ QUE BENEFICIA PROFISSIONAIS DE POSTOS DE GASOLINA


A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 21.107/2015, de autoria do deputado estadual Bobô (PCdoB) e que institui o dia 21 de janeiro como Dia Estadual dos Profissionais de Posto de Combustíveis. Além dos frentistas, a lei abrange o pessoal de escritório; supervisor de loja; funcionários das lojas de conveniência; lubrificador; vigia e servente; lavador e enxugador; caixa de pista; chefe de pista; gerente e supervisor geral.

A data escolhida se vincula à história do petróleo no Brasil. Na Bahia, começou no dia 29 de julho de 1938, com o início da perfuração do poço DNPM-163, no Lobato, em Salvador. Exatamente no dia 21 de janeiro de 1939 o petróleo começou a jorrar.

Com a descoberta, o Brasil deu um novo rumo a sua economia, surgindo também os primeiros postos de gasolina e os trabalhadores, com a função de “bombeiro”, devido às bombas de abastecimento dos veículos. Tempos depois, esses profissionais passaram a ser chamados de frentistas e começaram a se organizar. Os primeiros sindicatos fortaleceram a luta pela valorização da profissão e garantia de direitos.

“A lei reconhece o trabalho desses profissionais para o desenvolvimento da nossa economia. Merecem nosso respeito, admiração e apoio. O dia 21 de janeiro foi escolhido para homenagear a categoria por se vincular à descoberta do petróleo no Brasil, fato determinante no aparecimento da profissão e na geração de emprego e renda em nosso País”, pontua o deputado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL