segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Chocante: jovem morre após carro bater de frente em caminhão


acidente_1_ed_ed
Um trágico acidente envolvendo um jovem de 18 anos por volta das 10h desta segunda-feira (24) chocou o estado do Tocantins.
Marlon Carvalho Martins trafegava de carro no sentido Paraíso do Tocantins a Palmas, quando invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão carregado de refrigerantes. A batida foi tão violenta que o veículo de passeio conduzido pela vítima foi engolido pelo caminhão ficando totalmente destruído.
Partes do motor e das caixas de câmbio dos dois veículos ficaram espalhados no meio da pista. O Corpo de Bombeiros teve que jogar pó de serragem e areia na pista para conter o óleo derramado e evitar explosão. O jovem, que morava em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, morreu no local. Ele estava sozinho no momento do acidente. O motorista do caminhão não se feriu.
De acordo com a Polícia Militar, faltou guincho para retirar os dois veículos. Os Bombeiros contaram com a ajuda de um trator e de um caminhão munck para fazer o serviço. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos e o trânsito foi liberado três horas após o acidente. (Foto: Joabe Silva)

Paredão de Som tomba próximo a Itaipava em Jacobina


Por volta das 17h deste sábado, 22 de novembro de 2014, um paredão de som se desprendeu de um veículo, vindo a tombar na BA 131, próximo a Itaipava, trecho Jacobina / Miguel Calmon.

Segundo informações do nosso colaborador Paulo Jr, o acidente ocorreu quando o paredão se desprendeu do veículo, vindo a tombar no acostamento, ficando totalmente destruído. O paredão é de propriedade do Lucas da BB Som, que seguia para a cidade de Miguel Calmon.

Fonte: Augusto Urgente

Operação Policial prende traficantes em Mundo Novo


Na tarde desta sexta-feira 21 de novembro de 2014, por volta das 16h, foi desencadeada uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, comandas pelo Bel. José Adriano e pelo Sargento Requião, respectivamente, para investigar uma denúncia que relatava a movimentação de Ronivaldo Barbosa da Silva, conhecido como "Chefe", residente no Povoado da Barra, zona rural do município de Mundo Novo. 

De posse das informações, policiais passaram a seguir "Chefe" em um veículo particular. Ele seguiu sentido à cidade de Baixa Grande. Ao chegar nas imediações da localidade denominada "Toinzinho", ele parou no acostamento e ficou aguardando alguém. Após alguns instantes, uma pessoa se aproximou do suspeito e entregou ao mesmo uma sacola plástica. Neste, os policiais que estavam acompanhando estas ações à distância, entraram em ação e abordaram os suspeitos. Nesta abordagem, os policiais localizaram a referida sacola plástica, que estava acondicionando uma grande quantidade de "pinos" contendo cocaína. 

Após a apreensão da droga, os flagranteados foram conduzidos para a Delegacia de Mundo Novo, para a adoção das medidas cabíveis. Na Delegacia os flagranteados foram identificados da seguinte forma: Ronivaldo Barbosa da Silva, vulgo "Chefe" e Erivaldo Vieira do Nascimento, vulgo "Eri" que mora no povoado do Tabuleiro, município de Baixa Grande.

Em poder dos flagranteados foram apreendidos 300 pinos de cocaína. Os mesmos se encontram na carceragem da Delegacia de Mundo Novo, onde permanecem à disposição da Justiça.

Da redação do Blog Agmar Rios
Informações e fotos: Delegacia de Mundo Novo

ECONOMIA: SUDIC INDICARÁ QUAL A MELHOR ÁREA PARA DISTRITO INDUSTRIAL DE BONFIM


A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic) apresentará relatório, nos próximos dias, indicando qual a melhor área para implantação de um distrito industrial regional em Senhor do Bonfim. A demanda é fruto de indicação apresentada pelo deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), que luta para concretização do centro. Ele esteve reunido esta semana com o diretor-presidente da Sudic, Emerson Leal, e com a arquiteta Solange Mutti, que coordena o projeto.

Os técnicos da Sudic fizeram uma análise da área viável, levando em conta critérios como topografia, eixos rodoviários, energia, impactos ambientais e proximidade de área urbanizada. Segundo Solange Mutti, a área indicada pelo futuro Plano Diretor da cidade aponta para uma região da cidade que apresenta forte crescimento habitacional, o que não é indicado. “O relatório também será enviado ao Município, que poderá tomar algumas medidas necessárias”, afirmou Brasileiro.

O formato para implantação do Distrito Industrial poderá se dar através da Parceria Público-Privada (PPP). Após a área escolhida, o governo poderá investir na infraestrutura de 20% dela, implantando vias e garantindo água, luz, rede de esgoto e pavimentação. O empresário que fizer a parceria vai se encarregar de vender as outras áreas para o setor privado e terminar a infraestrutura de toda a área escolhida.

Visita – Em novembro do ano passado, a arquiteta Solange Mutti visitou, em Bonfim, áreas indicadas para estudos de implantação do Distrito Industrial. Ela esteve em várias regiões do município. No encontro desta semana, na Sudic, ela mostrou parte dos estudos ao deputado Carlos Brasileiro.


Gabinete do deputado estadual Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

POLICIAL: INSANO MATOU HOMEM A GOLPES DE FACÃO NA FEIRA LIVRE DE UAUÁ


Um crime sem motivos aparentes aconteceu na tarde desta segunda-feira (24) em Uauá, um homem foi morto a golpes de facão em plena feira livre, JAILSON CARDOSO REIS mais conhecido por “CIGANO” foi golpeado pelo homem aparentemente com distúrbios mentais, de acordo com testemunhas o homem golpeou “CIGANO” com um golpe na barriga e em seguida retirou o facão e passou a golpeá-lo várias vezes.

O autor conhecido como OSÉIAS foi perseguido pela feira livre por comerciantes que presenciaram o crime. O homem ficou acuado e se afugentou em uma Quitanda até a chegada da policia, que prendeu o assassino e o conduziu até a delegacia de Policia Civil de Uauá.

Umbuzada.com

DESABAFO: MORADORES DO DISTRITO DE PILAR SE ASSUSTAM COM O VALOR DAS CONTAS DE ENERGIA


Final de ano a população de Pilar já pode esperar: é tempo de “surpresas” na conta de energia. Alguns dizem que é a forma da COELBA pagar o 13º dos funcionários, porém, brincadeira a parte, as reclamações são gerais e representam cobranças adicionais de até 70% - acreditem, 70%. Após receber a minha conta de energia nesse mês tomei um susto: a conta passou de 66 reais e um pouco, para 89 reais, um aumento de mais de 34%, e o pior, não consumi para justificar a surpresa. Fiz uma viagem e a casa ficou vazia por uma semana. Ao retornar, minha esposa ficou mais 15 dias em Salvador, enquanto o único usuário da casa fui eu que saio às 07h30 e só retorno às 18 horas. Nesse mês em questão, pra piorar, foi tempo de chuvas em Pilar, e isso dispensa o uso de um dos vilões de consumo que é o ar condicionado. Mesmo não tendo ninguém em casa por 7 dias, tendo ficando duas semana só e não tendo utilizado o ar condicionado, o meu consumo subiu 35%. Um absurdo!!!


Depois de todas essas constatações fui olhar a minha conta e percebi que os valores apontados no histórico de consumo, quando somados, são maiores que o valor registrado no contador. Outro Absurdo! Depois disso, fui conservar com outras pessoas e todos apontaram o mesmo problema de aumento abusivo (e injustificado) na conta. Houve aumento na tarifa cobrada, porém o reajuste em relação ao meu consumo ocasionaria em um aumento irrisório.

Espero que essa minha atitude de divulgar esse absurdo seja uma forma de fazer com que outras pessoas corram atrás dos seus direitos e manifestem. Liguei para a COELBA, mas não quiseram resolver a questão, nem aceitaram a sugestão de investigar esse fato e tratar a situação com Proatividade, pois a conta está no nome da pessoa que eu alugo a casa. Enfim, fica a dica. Reclamem pelos seus direitos e não deixem que essas empresas suguem aquilo que você conquista com muito trabalho.
RAFAEL CERQUEIRA

suspeito de esquartejamento tirou foto com a vítima antes do crime

Corpo de jovem foi encontrado no sábado (24); a polícia acredita que eles tiveram um relacionamento homoafetivo




Suspeito de esquartejamento tirou foto com a vítima antes do crime
Foto: Divulgação/ Polícia Militar | Vítima (esq.) e suspeito (dir.)

Acorda Cidade
Uma imagem registrada na madrugada de quinta (20) para sexta-feira (21), mostra o suspeito de ter matado e esquartejado um rapaz em Cananéia, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, ao lado da vítima. A última vez que Thomas Sanches, 30 anos, foi visto com vida foi quando se afastou do grupo de amigos na companhia de Gleydson Morgray, suspeito pelo crime.
O corpo de Thomas foi encontrado esquartejado neste sábado (22), em frente a um hotel da cidade. A polícia acredita que eles tiveram um relacionamento homoafetivo.
Segundo pessoas próximas à vítima, Thomas conversava com Gleydson e um grupo de amigos em uma praça no centro da cidade e os dois saíram juntos.Thomas se despediu, dizendo ao restante do grupo que não o esperasse.
Os colegas estranharam o sumiço e a família iniciou as buscas, sem sucesso. Na manhã de sábado, um amigo de Thomas acionou a Polícia Militar e foi com as autoridades até a casa de Gleydson. No local, foi encontrado um lençol coberto de sangue. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi detido e acabou confessando o crime. O corpo foi localizado pela polícia em frente a um hotel na Avenida Independência.
Gleydson tinha se mudado apenas há três meses para Cananéia, vindo de Guarulhos, na Grande São Paulo. A polícia informa que ele não possuía antecedentes criminais. O caso segue sendo investigado pela equipe da Delegacia 
 
Radialista e blogueiro Antônio Carlos e o Prefeito  Barbosa Júnior 
 
O Radialista e Blogueiro Antonio Carlos que realiza o programa Filadélfia em Noticias na rádio Comunitária Várzea do Curral FM, de Filadélfia, e é proprietário do Blog Filadélfia em Notícias, foi denunciando pelo prefeito Barbosa Junior (PDT), por ter postado em seu blog e por ter divulgado em seu programa de rádio uma matéria fazendo uma afirmação de que a prefeitura de Filadélfia iria gerar gastos para realizar a festa denominada Festa do Feijão mesmo em estado de Emergência, conforme o Decreto de número 041/2014.
Segundo o Prefeito, o radialista Antonio Carlos teria cometido crime de calúnia e difamação contra ele já que a festa seria custeada 100% (cem por cento) por empresários amigos do mesmo, e que não causaria gastos para a prefeitura. Diante das denúncias e sentindo-se ofendido pelo radialista, Barbosinha, como é conhecido o prefeito de Filadélfia, resolveu acionar na Justiça pedindo uma indenização de R$ 28,960. (vinte oito mil e novecentos e sessenta reais) e a retirada da matéria do site, além disso, pediu que o locutor se retratasse durante seu programa de rádio.
Para o Radialista o prefeito Barbosinha parece ter pouca inteligência, porque achar que pode calar a voz da imprensa, querer censurar esta ou aquela foto, esta ou aquela matéria, é nos remetermos ao auge da ditadura militar brasileira, quando os jornalistas viviam sob vigilância e pressionados. Isto não passa de atitudes de um ditador que quer ver sob o tapete, ou aos seus pés, aquele que sempre mostrou ter independência para propagar a sua voz.Clique e leia Mais..
 
 
  Nessa madrugada um veiculo  foi assaltado e família tomada refém do sargento RR J. Carlos, todos de Canarana próximo a cidade de Baixa Grande. 
 
 
A guarnição da CEASA mais próxima foi acionada e juntos com GU de Baixa Grande saíram em diligência nas estradas vicinais, pois informações que haveria crianças como refém no mato, logo após algumas incursões foi encontrado o veículo no meio do mato, e logo após a família do Sgt, que estavam todos perdidos.  Todos passam  bem apesar da péssima experiência. Fonte: Ruy Barbosa Notícias.

Jovem morre após bater moto contra 

poste na zona rural de Valente

IMG-20141123-WA00261
Um motociclista identificado como Antônio das Virgens Lima, conhecido como ‘Bico’, de 27 anos, morreu após se envolver em um acidente na manhã deste domingo (23), no na estrada que liga os povoados de Poço e Boi Novo, em Valente.

De acordo com populares, a vítima seguia em uma moto Honda/CG 125 Titan, cor azul, licença de Feira de Santana, com um colega na garupa identificado como Mário dos Anjos Santos, 29 anos, quando perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste. Antônio morreu na hora. O rapaz que estava na garupa foi socorrido para o Hospital Municipal de Valente, com escoriações leves, e foi liberado em seguida.
Um rapaz identificado como Rafael de Jesus Santos, 26 anos, que estava em outra moto, também acabou colidindo contra o poste, que após o acidente ficou atravessado na estrada. Ele também foi levado para o hospital de Valente, com escoriações leves pelo corpo e, até o fechamento desta matéria, permanecia internado em observação. Os três jovens, que moravam no povoado de Boi Novo, retornavam de uma festa no povoado de Poço.
O corpo de Antônio foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Policiais civis e militares estiveram no local. Uma equipe da Coelba foi acionada e está realizando a retirada do poste e reparos na rede de energia elétrica.
* As informações e foto são do Notícias de Santaluz

ARTIGO: GRUTAS DE CAMPO FORMOSO ATRAEM GRUPO DE ESTUDANTES BONFINENSES


Depois de uma bela reportagem exibida pelo programa Globo Repórter (TV Globo) na última sexta-feira sobre a beleza e exuberância das Grutas existentes no município de Campo Formoso, região norte da Bahia, agora foi à vez de um grupo de estudantes de Espeleologia visitarem uma das grutas que fica localizada próximo ao povoado de Tiquara.

O grupo composto por quinze integrantes disseram a nossa reportagem que além de conhecerem as grutas e estudarem suas peculiaridades, também fazem um trabalho de proteção geral do meio ambiente e seus recursos naturais.

A expedição de jovens é formada por moradores da cidade de Senhor do Bonfim e Campo Formoso.
Membros do grupo; André Vieira, Altemar Serafim, Ronald Carvalho, Filipe Kupi, Diego Palmeira, Paulo Raimundo, Jéssica Caroline, Jorgean Silva, Claudia Torres, Agricia Niele, Ágata Correia, Claudiney Lima, Gilson Araújo, Mateus Henrique e Dagoberto Lima.

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.

Por Juju Mangabeira

ECONOMIA: PREVIDÊNCIA PAGA SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (24)


Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam nesta segunda-feira (24) juntamente com o pagamento da folha de novembro que segue até o dia 5 de dezembro. No total, 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina.

Os depósitos começam hoje (24) para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados, a partir do dia 1º de dezembro.

Valor da segunda parcela do 13º – Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.


Previdência Social

SAÚDE: HEMOBA INICIA EM BONFIM SEMANA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, inicia a partir desta segunda (24) até sexta-feira (28), as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é celebrado em 25 de novembro. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto nº 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. Durante uma semana, a Fundação Hemoba aproveitará a data para homenagear esses especiais cidadãos que fazem a diferença na vida de muita gente.

Toda a população está convidada para doar sangue e participar das comemorações da Semana do Doador de Sangue da Hemoba UCT de Bonfim, localizado na Praça Duque de Caxias nº 172, anexo a Maternidade do Hospital D. Antônio Monteiro, as coletas iniciam as 07h00min e seguem até as 13h00min.

Condições básicas para doar sangue: 

• Sentir-se bem, com saúde.
• Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
• Pesar acima de 50 kg.
• Ter entre 16* e 69 anos de idade.
• Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal para cada doação.

Recomendação para o dia da doação:

• Nunca vá doar sangue em jejum.
• Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
• Evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação.
• Evitar alimentos gordurosos.
• Quem não pode doar sangue?
• Quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade.
• Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
• Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.
• Usuários de drogas.
• Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

O que acontece depois da doação?

• O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como:
• Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
• Não fumar nas primeiras 2 horas.
• Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.


Maravilha Notícias – com informações da Fundação Hemoba

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CONSCIÊNCIA NEGRA: TIJUAÇU CELEBROU DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM GRANDE ESTILO


20 de Novembro DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA comemorado em todo Brasil com muitas reflexões, debates, oficinas temáticas, manifestações culturais etc... Vários estados já decretaram o Dia 20 de novembro como feriado estadual e em varias cidades as Câmaras Municipais já aprovaram Leis decretando FERIADOS em seus municípios, a exemplos de capitais como SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CUIABÁ aqui na Bahia a nossa capital Salvador ainda não aprovou a Lei, uma vergonha para a CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL, e em todo estado apenas 5 cidades já aprovaram, são elas: ALAGOINHAS, SERRINHA, CAMAÇARI, CRUZ DAS ALMAS E LAURO DE FREITAS, totalizando 1.047 cidades em todo Brasil.

Aqui em Senhor do Bonfim o Dia da Consciência Negra foi instituído por um Projeto de Lei de autoria do Ex-Vereador Carlos de Tijuaçu e sancionado pelo Ex-Prefeito Paulo Batista Machado, apenas instituindo o Dia da Consciência Negra no município e não decretando feriado por objeção da Câmara Municipal da época e do comercio local representados pela ACIASB, deixando assim a critério do Prefeito Municipal decretar ou não PONTO FACULTATIVO. Lamentavelmente este ano, o Prefeito municipal não decretou Ponto Facultativo municipal, porem a Secretaria Municipal de Educação elaborou em conjunto com as escolas municipais de Tijuaçu e as Associações Quilombolas local, uma bela programação no Distrito Quilombola de Tijuaçu.

“Esperamos que no ano que vem, essa programação possa ser realizada em todo município uma vez que a Lei é municipal”, lembrou Carlos de Tijuaçu.

Maravilha Notícias

ECONOMIA: EMBASA PARTICIPA DO FEIRÃO NOME LIMPO 2014


Campanha acontecerá no Centro de Convenções da Bahia, entre os dias 24 e 29 de novembro

De 24 a 29 de novembro, a Embasa participará do Feirão Nome Limpo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Convenções da Bahia, das 8h às 18h. Durante o evento, a empresa oferecerá vantagens como condições especiais de parcelamento e negociação pelo valor histórico do débito, além da não cobrança da taxa de religação de água.

Para usuários com renda familiar menor ou igual a dois salários mínimos, haverá a possibilidade de uma negociação diferenciada, bastando que, para isso, apresentem a conta de energia elétrica, para análise dessas condições.

Para ter sua dívida renegociada, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc.). Durante a vigência da campanha, as condições especiais de quitação do débito serão oferecidas também nas lojas de atendimento da Embasa da capital e interior do estado.


Unidade de Comunicação Social da Embasa
55 71 3372-4898 / 55 74 3541-8400

VESTIBULAR ANHANGUERA

Procure o nosso polo e faça a sua inscrição, prova agendada para 30/11.


Rua Visconde do Rio Branco, n° 42 - Centro / Senhor do Bonfim
Tel: (74) 3541-5865 / 3541-4717

POLICIAL: 6º BPM REALIZA PRISÃO POR DIREÇÃO PERIGOSA


Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Edmilson Cardoso dos Santos, 44 anos, por ter atropelado um homem de 33, quando realizava direção perigosa, conduzindo um veículo Monza, em visível estado de embriaguez alcoólica confirmado por exame de alcoolemia, neste sábado (22), às 14h45, na Rua Rui Barbosa, centro de Senhor do Bonfim.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ECONOMIA: EMBASA PARTICIPA DO FEIRÃO NOME LIMPO 2014


Campanha acontecerá no Centro de Convenções da Bahia, entre os dias 24 e 29 de novembro

De 24 a 29 de novembro, a Embasa participará do Feirão Nome Limpo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Convenções da Bahia, das 8h às 18h. Durante o evento, a empresa oferecerá vantagens como condições especiais de parcelamento e negociação pelo valor histórico do débito, além da não cobrança da taxa de religação de água.

Para usuários com renda familiar menor ou igual a dois salários mínimos, haverá a possibilidade de uma negociação diferenciada, bastando que, para isso, apresentem a conta de energia elétrica, para análise dessas condições.

Para ter sua dívida renegociada, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc.). Durante a vigência da campanha, as condições especiais de quitação do débito serão oferecidas também nas lojas de atendimento da Embasa da capital e interior do estado.


Unidade de Comunicação Social da Embasa
55 71 3372-4898 / 55 74 3541-8400

CONSCIÊNCIA NEGRA: TIJUAÇU CELEBROU DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM GRANDE ESTILO


20 de Novembro DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA comemorado em todo Brasil com muitas reflexões, debates, oficinas temáticas, manifestações culturais etc... Vários estados já decretaram o Dia 20 de novembro como feriado estadual e em varias cidades as Câmaras Municipais já aprovaram Leis decretando FERIADOS em seus municípios, a exemplos de capitais como SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CUIABÁ aqui na Bahia a nossa capital Salvador ainda não aprovou a Lei, uma vergonha para a CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL, e em todo estado apenas 5 cidades já aprovaram, são elas: ALAGOINHAS, SERRINHA, CAMAÇARI, CRUZ DAS ALMAS E LAURO DE FREITAS, totalizando 1.047 cidades em todo Brasil.

Aqui em Senhor do Bonfim o Dia da Consciência Negra foi instituído por um Projeto de Lei de autoria do Ex-Vereador Carlos de Tijuaçu e sancionado pelo Ex-Prefeito Paulo Batista Machado, apenas instituindo o Dia da Consciência Negra no município e não decretando feriado por objeção da Câmara Municipal da época e do comercio local representados pela ACIASB, deixando assim a critério do Prefeito Municipal decretar ou não PONTO FACULTATIVO. Lamentavelmente este ano, o Prefeito municipal não decretou Ponto Facultativo municipal, porem a Secretaria Municipal de Educação elaborou em conjunto com as escolas municipais de Tijuaçu e as Associações Quilombolas local, uma bela programação no Distrito Quilombola de Tijuaçu.

“Esperamos que no ano que vem, essa programação possa ser realizada em todo município uma vez que a Lei é municipal”, lembrou Carlos de Tijuaçu.

Maravilha Notícias

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL