terça-feira, 4 de novembro de 2014

JAGUARARI: PREFEITURA DE JAGUARARI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PARALISIA INFANTIL NESTE SÁBADO


A Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Saúde, realiza, neste mês de novembro, a campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil para crianças entre seis meses a cinco anos de idade. A abertura da campanha acontece neste sábado, dia 08 de novembro. O dia “D” da campanha acontece dia 22 de novembro. Os demais dias de vacinação serão realizados nas Unidades de Saúde e USF (Unidades de Saúde da Família) de todo o município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Todas as Unidades de Saúde do município irão receber a vacina de acordo com a quantidade de sua população. Segundo a secretária de saúde, Izabela Priscilla, a meta da campanha, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, é vacinar 95% da população dentro da faixa etária. ”Em Jaguarari, a expectativa é atingir o maior numero possível de pessoas imunizadas através desta campanha”, finalizou a secretária.

Sarampo e Poliomielite

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada [vesículas], responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. No Brasil, não há circulação de poli vírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha terra, meu futuro”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL