terça-feira, 6 de maio de 2014

Caém:APLB Protesta contra aumento dado aos professores


Fazendo um pequeno comparativo a partir 2012 quando essa Lei foi implantada no município, o governo federal deu reajuste de 22,2% para os professores nível I e o poder público municipal reajustou em 6,61% os vencimentos dos professores de nível II; em 2013 os vencimentos dos profissionais de nível II tiveram uma queda e ficou em 5%. Vale lembrar que nesses dois anos (2012/2013) o FPM era de 0.6.
Em 2014 o reajuste de salário para os professores de nível II foi de 3%, lembramos que o FPM para este ano é de 0.8. Em 2014 a maioria dos municípios da microrregião deu aumento de 8% para o nível II, lembramos que esses municípios sempre reajustaram os vencimentos dos professores abaixo dos reajustes que eram concedidos em CAÉM. Por isso afirmamos "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Chamamos a atenção para as seguintes observações:
1ª - por que pegar o nível II como base? O nível II corresponde a mais de 75% dos professores da rede municipal de Caém.

2ª - Em 2013 avançamos de 15% para 24% da Atividade Complementar, no entanto, ainda NÃO estamos cumprindo a Lei Federal nº 11.738/2008, que em seu art. 2º, § 4o "Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos". Restando 1/3 para a Atividade Complementar, isso corresponde a 33% da Atividade Complementar, nesse caso o município não está cumprindo a Lei.
3ª Os vencimentos dos diretores e vice-diretores escolares, dos coordenadores pedagógicos e do supervisor educacional, chega a estar abaixo mais de R$ 700,00 do vencimento de um professor com a mesma carga horária e com o mesmo nível de formação. Essa situação vem ocorrendo já alguns anos, e é exatamente por isso que precisamos equiparar os vencimentos desses servidores aos vencimentos dos professores, afinal esses educadores exercem um cargo comissionado e ocupam uma posição de hierarquia. Graças a luta da APLB essa situação foi resolvida com o Projeto de Lei 02/2014.
4º Nunca na história de Caém as questões educacionais deixaram de ser resolvidas no dialogo, porém em 2013, para conseguirmos o reajuste de 5% para os professores graduados a APLB teve que realizar uma Assembléia Geral e sensibilizar a Câmara de Vereadores. Em 2014 o dialogo mais uma vez fracassou e os professores realizaram manifestação com um ato público em frente à Prefeitura cobrando reajuste digno e a participação dos educadores na elaboração do Projeto de Lei que reajusta os vencimentos dos educadores. No dia 14/04/2014 os professores participaram da Sessão do poder legislativo na Câmara de Vereadores conclamando aos vereadores para não aprovarem o projeto de Lei nº 02/2014 de autoria do poder executivo que reajustava os vencimentos dos profissionais da educação (nível II) em 1,29%, projeto esse que não foi discutido com a categoria e não atendia as reivindicações dos educadores.
5º A APLB, está propondo o dialogo, a construção participativa e democrática na elaboração do Projeto de Lei que reajusta os vencimentos dos educadores no município - 2014.
Os educadores dos municípios da região em anos anteriores realizavam manifestações (greve), para terem seus direitos atendidos e nós caenenses resolvíamos esses problemas na mesa de negociação. Hoje realizamos manifestação pública, ocupamos a Câmara de Vereadores e não conseguimos avançar, mais uma vez digo "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Nesse momento lembramos que os gestores de Caém passados e presente se glorificavam e se glorifica ao afirmarem que CAÉM paga o melhor salário da educação na região, tornando o município uma referência, no entanto, com as constantes quedas do índice de reajuste nos vencimentos dos professores como ocorreu em 2013 e está proposto para 2014, Caém perderá o título de município referência e só sobrará a lembrança "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Hoje (05/05/2014) os vereadores da base do prefeito aprovaram o menor reajuste da HISTÓRIA DE CAÉM, vergonhosamente 3%. Isso só vem provar, de fato, o quanto o poder público municipal acredita e investe na educação.
Não podemos esquecer que temos uma secretária que é professora e dois vereadores da base do governo municipal que também são professores, e que estes juntos com os demais da situação votaram nos 3% contra a proposta da APLB que era de 6%. Tudo isso diante das ATAS que foram entregues aos Srs. (a) Vereadores (a), com os resultados das Assembleias realizadas com os profissionais da educação, em que a ATA com a proposta de 3% do prefeito não teve nenhuma assinatura, nem mesmo dos que não apóiam a APLB, enquanto a ATA da APLB teve 68 assinatura (veja cópia das atas em anexo). Mais uma vez os professores se fizeram presentes na Câmara de Vereadores, conclamando para o poder legislativo não aprovar a proposta de 3% do poder executivo. Fizemos nossa parte. Pena que não obtivemos o sucesso que esperávamos. AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Como afirmava o mestre Paulo Freire "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Por Gilvando Inácio de Oliveira - Coordenador da APLB/Caém 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL