terça-feira, 22 de outubro de 2013

SAÚDE: BRASILEIRO AINDA DESCONHECE FATORES DE PREVENÇÃO DO DIABETES


 “A maioria dos entrevistados acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença [diabetes]”

“A pesquisa ouviu 1.106 pessoas, de 18 a 60 anos, em seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife). Apenas 28% dos entrevistados relacionaram atividades esportivas ao controle da doença e 72% não associaram o tabagismo como fator de risco.”

“(…) entre 2000 e 2010, o transtorno matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas obesas acima de 40 anos. Nesse tipo de diabetes há insulina, porém a ação é dificultada pela obesidade.”


Agência Brasil

SERVIÇO: ESCOLA MUNICIPAL CÂNDIDO FÉLIX MARTINS COMEMORA SEUS 44 ANOS COM AÇÃO SOCIAL NESTA QUARTA-FEIRA


Os “Monitores do programa Mais Educação” da Escola Municipal Cândido Félix Martins, vem por meio deste, convidar toda comunidade do Alto da Maravilha, para participar da Ação Cidadania em comemoração do aniversário de 44 anos da respectiva escola, que será realizada no dia 23 de outubro, das 08h00min às 11h30min. O evento acontecerá nos espaços da referida escola.

Estarão presentes os seguintes órgãos prestando os seus serviços à comunidade:

• Salão do Miguel
• Centro de Referência da Mulher – CRM
• Polícia Militar
• CRAS – Alto da Maravilha
• Conselho Tutelar
• PSF – Alto da Maravilha
• CTA
• Baú da Leitura – Secretaria de Educação
• Mais Educação - Escola Cândido Félix


Amália Herundina Emanuelli de Oliveira
DIRETORA

EDUCAÇÃO: CANDIDATOS DO ENEM NA BAHIA DEVEM FICAR ATENTOS AO HORÁRIO DE VERÃO


Estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia devem redobrar a atenção devido ao início do horário de verão, iniciado neste domingo, 20. As provas serão aplicadas no sábado, 26, e domingo, 27, e na Bahia os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h em todo o estado, que não participa do horário de verão.

Em 18 unidades da federação, os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília (que terá os portões abertos às 12h e fechados às 13h como todos estados que adotaram o horário de verão), o que representa 3.528.114 de candidatos do total 7.173.574 inscritos.

A organização do concurso orienta os participantes a fazer anteriormente o caminho que vão percorrer nos dias do exame para evitar surpresas. O prazo final para que os candidatos recebessem o cartão de confirmação das inscrições pelo correio com o endereço do local de prova terminou na sexta-feira, 18. Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Inep e conferir as informações.


Agência Estado

POLÍTICA: JAGUARARI SEDIA I ENCONTRO TERRITORIAL DA JUVENTUDE


O Município de Jaguarari foi anfitrião, na ultima sexta-feira, 18 de outubro, do I Encontro Territorial da Juventude do Piemonte Norte do Itapicuru. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Politicas Publicas da Juventude, com o apoio do Conselho Estadual de Juventude.

Participaram do encontro cerca de 300 jovens dos municípios do território, que contou com as presenças de várias autoridades, como o Prefeito Antônio Nascimento, a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, o Diretor de Politicas Publicas Para Juventude, Leandro Silva, os deputados estaduais Yulo Oiticica e Carlos Brasileiro, além de secretários dos municípios que integram o território e vereadores do município de Jaguarari.

O Diretor de Politicas Publicas para Juventude, Leandro Silva, disse “que o encontro foi um momento ímpar para a juventude do nosso território, onde ouvimos anseios desses jovens. Trata-se um espaço para os jovens terem uma oportunidade de estarem participando da construção de uma agenda para a juventude em nosso território”, concluiu.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, citou que o encontro é a concretização do resultado da politica para juventude já implementada em Jaguarari. “Este encontro é um espaço de debate para estes jovens, em um momento de descontração e trabalho, para que as prefeituras do território possam colocar em prática o que discutimos neste dia”, disse a secretária.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, falou da satisfação de receber os jovens do território e destacou o trabalho desenvolvido em seu governo em prol da juventude. “Implementamos uma diretoria de juventude para mostrar que Jaguarari está alinhada aos interesses dos jovens e que o município se preocupa com a criação e execução de políticas públicas voltadas aos jovens, dessa forma, tirando jovens da criminalidade e trazendo de volta a sociedade” disse.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

SAÚDE: OUTUBRO ROSA SERÁ CELEBRADO NO BONFIM III


A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Bonfim III
Abraçando a campanha “outubro rosa” que fala da importância da prevenção do Câncer de Mama, realizará um evento que falará sobre este tema.
Coordenação: Enfª. Renata Izabella
Realização: Equipe do PSF do Bonfim III

Evento: Prevenção contra o câncer de mama
Local: PSF do Bonfim III
Data: 23/10/2013
Horário: às 12h00

Pauta do Evento:
O que é o câncer de Mama;
A importância do diagnóstico precoce;
Demonstração de como se faz o auto-exame;
Distribuição de panfletos educativos e informativos;
Sorteios de brindes, etc.

Apoio:
Lions Clube de Senhor do Bonfim;
Vereador Ivan Barbosa;
E profissionais do PSF do Bonfim III.

Mulher é morta pelo marido a golpes de facão

O crime aconteceu na cidade de Santaluz, a 258 quilômetros de Salvador.
Maria José Lucena da Silva, de 42 anos, foi morta a golpes de facão pelo próprio marido. O acusado José Amario de Jesus Cerqueira, 34 anos, que está foragido, ainda tentou matar a cunhada, Ivaneide Lucena da Silva, de 46 anos. O crime aconteceu por volta das 23h na noite de ontem, (21), na Rua Irmã Dulce (próximo ao Bar Sete Mulheres), no bairro Invasão, região do Açude Tapera.
Foto Divulgação
De acordo com informações de familiares, o crime foi motivado por discussões, envolvendo a venda de uma propriedade do pai da vitima. Ainda segundo a família, o casal tinha históricos de brigas.
A cunhada Ivaneide, foi socorrida e encaminhada ao hospital da cidade onde foi transferida, em estado grave pra o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A irmã Maria José, ainda tentou pedir ajuda, mas acabou morrendo na porta da casa da vizinha e na frente dos dois filhos do casal.
O caso está sendo investigado pelo 4º Pelotão da Policia Militar de Santaluz e a Guarda Civil Municipal (CGM) que continuam realizando buscas na região para capturar o assassino.
A polícia pede que qualquer informação sobre o fugitivo entrar em contato com os números (75) 3265-
VARELA  NOTICIAS

Acusado de estupro é preso pela PM em Uauá


No início da madrugada desta segunda-feira (21), policiais militares da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam Bráz da Silva Vieira, 20 anos, por estuprar uma jovem de 21 anos no município de Uauá.

A Polícia Militar foi informada sobre a localização do autor do crime quando a vítima deu entrada no Hospital de Uauá, e iniciou as diligências para prendê-lo. Ao chegarem na fazenda Conveniência às 4h30 desta segunda-feira (21), os policiais militares encontraram Bráz, que no momento da prisão tentou subornar os policiais militares, sendo preso em flagrante.

Segundo informações de moradores do município, o criminoso já teria estuprado uma deficiente mental há cinco anos. Ele foi conduzido à delegacia e responderá pelos crimes de lesão corporal grave e tentativa de suborno.

Foto : 45ª CIPM

Alagoinhas: Quatro pessoas morrem atropeladas e duas ficam gravemente feridas na BR-101

           
Alagoinhas: Quatro pessoas morrem atropeladas e duas ficam gravemente feridas na BR-101
Vítimas retiravam cimento espalhado na rodovia | Foto: Alta Pressão
Quatro pessoas morreram atropeladas e três ficaram feridas, na noite desta segunda-feira (21), após uma colisão na BR-101, próximo ao município de Alagoinhas, no nordeste baiano. De acordo com informações de sites da região, as vítimas retiravam do asfalto cimento bruto espalhado por uma carreta que teve uma das laterais da carroceria aberta acidentalmente. Uma pick-up Chevrolet Montana – placa de Itapecerica da Serra (SP) –, que trafegava na pista colidiu em uma motocicleta de entrega de gás e em outra pick-up Ford Pampa. Na colisão, seis pessoas que retiravam o cimento da pista foram atropeladas. Duas vítimas morreram no local, outros duas chegaram a ser socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas não resistiram. As vítimas foram identificadas como Ferlon Souza Santos, de 43 anos; Mateus dos Santos, 13, Valdeilson Batista Dantas, 44; e Fabiano Bomfim de Santana, 11. Tiago Menezes e Helder Nascimento, ambos com 23 anos, permanecem internados no hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. Ainda não há informação do estado de saúde dos enfermos. As vítimas eram moradores da localidade do Vale do Sol e do conjunto Jorge Amado, em Alagoinhas.
 
fonte: Bahia Noticias

Veículo capota na localidade de Raposa, zona rural de Filadélfia.




Por volta das 8:00h, desta segunda-feira, 21, a Policia Militar da 5° Companhia de Filadélfia, foi solicitada por populares, informada de que havia um veículo abandonado na rua Rui Barbosa com os piscas ligados.

Ao chegar ao local foi constatado de que o veículo se tratava de um Gol, placa policial JSM 6566, licença da cidade de Catú-BA, pertencente a Jânio Ezequiel Reis de Aquino, 25 anos de idade, que emprestou o carro a um amigo.

Ao obter informações sobre o carro com a proprietária da residência ao qual o veiculo estava estacionado a mesma informou aos policiais e a nossa equipe de reportagem, que o veículo se envolveu em um acidente na localidade de Raposa, zona rural do Município de Filadélfia, quando o condutor foi socorrer uma mulher que estava passando mal, em uma curva arenosa o motorista perdeu o controle do veículo, capotando em seguida.  

O condutor e os passageiros saíram ilesos, sem ferimentos graves. Após o acidente o condutor do veiculo conseguiu o apoio de um tratorista, ao qual com um trator, conduziu o veículo, guinchado até a Rua Rui Barbosa.
FILADELFIA EM NOTICIAS

FILADÉLFIA: 6º BPM realiza prisão por tráfico de medicamentos proibidos.



Na madrugada deste domingo (20), à 1 hora, no Bairro Jacaré, na Cidade de Filadélfia,  policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por tráfico de medicamentos proibidos.
Em ronda na localidade, quando os policiais passavam pela Rua João Nunes Reis, avistaram duas pessoas, que, ao perceberem a aproximação da viatura, um deles dispensou uma sacola no chão, nela havia 750 comprimidos de Nobésio Forte (arrebite) e 40 comprimidos de Erofast Sil Denafil.
Os dois envolvidos, sendo um deles adolescente de 14 anos, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim. Adriano dos Santos Araújo, 25 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e de medicamentos proibidos pela ANVISA.

6º Batalhão de Polícia Militar

Acidente de Moto na noite desta segunda-feira em Filadélfia:



Por volta das 18:30h, desta segunda-feira, 21, um acidente motociclístico aconteceu na Avenida Eudaldo Mota em frente ao Casarão da Pizza. Segundo informações de testemunhas, o Adolescente Lucas Silva Menenzes de 19 anos, residente na Rua Tiradentes, centro, Filadélfia, vinha pilotando uma moto na Avenida quando ao tentar pular o redutor de velocidade acabou perdendo o controle do veículo vindo a cair. O passageiro que vinha de carona, ao prever que iria cair, pulou da moto antes, sofrendo pequenas escoriações. Já o que pilotava a moto sofreu várias escoriações, nos joelhos e braços.

A Policia Militar da 5° Companhia foi acionada juntamente com equipe do SAMU que prestaram os primeiros socorros a vítima.

Filadelfia em Noticias

A 16ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Jacobina, anunciou, nesta segunda-feira (21), a prisão do auxiliar administrativo Henrique Souza Ferreira, o “Júnior”, de 28 anos, acusado de se passar por policial civil em Várzea da Roça, distante 303 quilômetros de Salvador. A ação é resultado de denúncia encaminhada à Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), que acompanhou as investigações, comandadas pelo delegado Jaques Valois, titular da Delegacia Territorial de Várzea do Poço.

Funcionário da prefeitura municipal, “Júnior” estava cedido à DT/ Várzea da Roça, há sete meses, onde prestava apoio no trabalho administrativo da unidade. “Júnior” escondia em sua residência um revólver calibre 38, um colete balístico, algemas, um capuz preto e um veículo Fiat Strada roubado. Ele foi preso, na quarta-feira (16), pelo delegado Rogério Menezes, titular da DT/Jacobina.

Segundo Menezes, que autuou “Júnior” em flagrante por usurpação de função pública, posse ilegal de arma e receptação, a Correpol já instaurou um processo administrativo disciplinar para apurar, na DT/Várzea da Roça, as circunstâncias que permitiram a ocorrência dos crimes. O auxiliar administrativo foi encaminhado ao Complexo Policial de Jacobina, onde permanece à disposição da Justiça.Fonte: www.policiacivil.ba.gov.br
   
Policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Serrinha, prenderam na noite do último sábado (19) três homens suspeitos de participar da morte do empresário e dono de vaquejada, Josenilson de Lima, 45 anos. De acordo com o Calila Notícias eles conseguiram roubar cerca de R$ 31 mil da vítima.
  O crime aconteceu na BR-116/Norte, perto da cidade de Santa Bárbara. Érico Maia Santana Filho, João Antonio Oliveira e Claison Santana Lima, foram detidos após uma perseguição e troca de tiros com os PMs. Dois adolescentes também foram apreendidos.
Um policial militar e um suspeito foram baleados durante confronto. Todos os suspeitos, segundo a polícia, moram na cidade de Feira de Santana. Outro suspeito identificado como Gleidson Nunes Cordeiro, vulgo “Vinho”, conseguiu escapar do cerco policial.Calilanoticias

POLÍTICA: PREFEITO DECRETA PRORROGAÇÃO DE SEIS MESES DA INTERVENÇÃO NO HOSPITAL DOM ANTÔNIO MONTEIRO


O Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim, Edivaldo Martins Correia, no uso de suas atribuições legais decreta a prorrogação por mais seis meses nos termos da Lei Municipal nº1294/2013, a contar do dia 01 de Outubro a Intervenção do Hospital Dom Antônio Monteiro e seus anexos pelo IBAPS – Instituto Bonfinense de Assistência e Promoção Social.


ASCOM

CULTURA: TRUP DA SAÚDE TRÁS PARA SENHOR DO BONFIM A COMÉDIA "OS TRÊS LADRÕES"


Em uma produção TRUP DA SAÚDE de senhor do Bonfim a TRUPE GAMBIARRA DELL' ARTE de Morro do Chapéu, traz com exclusividade para Senhor do Bonfim, dias 02 e 03 de novembro, as 20h, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, a comédia sucesso de público na Chapada Diamantina, Salvador e Metropolitana:

OS TRÊS LADRÕES!!!

Comédia de Jackson Ferreira e Direção de Daniel Silva!!
Venha rolar de rir conosco!!!
Ingressos à venda na Academia Apolo com Jaíne Driele, na Secretaria do CEEPS Tancredo Neves, Com a galera da Trup Da Saúde...

Valor do ingresso 10,00 (dez reais) ESTUDANTE SÓ PAGA MEIA, apresentando comprovante de matrícula.
Mais informações (74) 9138 6155, Noemy Mel Reis.

RELIGIÃO: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE FILADÉLFIA COMEMORA SEUS 50 ANOS


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão em Filadélfia, situada a Rua Ruy Barbosa, 59, Centro, está completando 50 anos, e convida a todos os irmãos e amigos para celebrar nos dias 09 e 10 uma cruzada "Jesus nas praças" no dia 09 com uma puxada do bairro do contorno para o centro da cidade, de 14 a 17 os trabalhos serão no templo sede com os cantores Álvaro Tito e banda e Vitória Bastos, os preletores Rafael Martins e Vagner Araújo.
Venha celebrar conosco.


Geazi Matos
Pastor - presidente

POLÍTICA: PREFEITURA DE FILADÉLFIA ADERE AO MOVIMENTO SOS MUNICÍPIOS, REALIZADA PELA UNIÃO DOS MUNICÍPIOS DA BAHIA


O Prefeito Antônio Barbosa dos Santos Júnior, assinou o nº Decreto 219/2013 aderindo ao movimento SOS Municípios que tem como objetivo defender o pacto federativo, dar mais autonomia financeira aos municípios e buscar de maior agilidade pelos parlamentares do Congresso Nacional na apreciação e aprovação urgente da PEC 39/2013, pela ampliação de 2% nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com a Receita Federal e o Tribunal de Contas da União, entre os anos de 2009 e 2012, os municípios baianos acumularam prejuízos de R$ 496 milhões, com a política de desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).

Aderindo ao movimento, a prefeitura fechará as portas neste dia 25 de outubro (segunda-feira), funcionando apenas serviços e atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da Saúde, Educação, coleta de lixo urbano e da Segurança Pública.

Os presidentes de 13 consórcios intermunicipais, além de representantes municipalistas vão entregar um documento reivindicatório à Dilma Rousseff, na próxima terça-feira (15), durante uma visita da presidente a Salvador e, no período da tarde, todos estarão em Brasília para pressionar deputados e senadores para agilizar a tramitação da pauta municipalista no Congresso Nacional.


ASCOM

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL