segunda-feira, 21 de outubro de 2013


O delegado Rogério Menezes orienta outras adolescentes vítimas que foram fotografadas pelo acusado de pedofilia Michel Almeida de Oliveira Veras, de 23 anos, presa na sexta-feira, 18, em Jacobina. "Essas garotas fotografadas têm entre 13 e 16 anos de idade", afirma o delegado.
Michel foi preso acusado de colocar na Internet imagens de adolescentes nuas fotografadas por ele. A maioria era forçada a consumir drogas antes das sessões de fotos.
O caso foi levado à polícia por duas vítimas e uma ex-namorada de Michel também fez denúncia à Delegacia Territorial de Jacobina (DT), por ter sua intimidade exposta na Internet. O titular da DT/Jacobina, delegado Rogério Menezes, apurou que algumas vítimas eram induzidas, via webcam, a ficarem despidas, cujas imagens, depois de capturadas, eram compartilhadas por Michel com amigos.
Na casa dele, no bairro Félix Tomaz, foi apreendido um computador, material pornográfico de adolescentes em um notebook, além de pinos para acondicionar cocaína. Michel Veras, que já esteve preso na cidade de Caém por tentativa de homicídio, foi autuado por crime de pedofilia na Internet, enquadrado no Artigo 241-A.

FEIRA DE SANTANA: ENGENHEIRO É BALEADO DURANTE ASSALTO

Um engenheiro de 58 anos foi atingido com um tiro no rosto durante um assalto, na tarde de domingo (20), no bairro Serraria Brasil, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. No mesmo dia, uma mulher foi morta, também durante um assalto, no bairro Jardim Acácia. Segundo testemunhas, no primeiro caso,  o engenheiro Armando Robert de Cagliari Santos estava dirigindo um veículo quando foi abordado por um homem armado que anunciou o assalto e levou o carro dele. Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, passou pelo local no momento em que tudo aconteceu e ouviu o estampido do tiro. "Quando todo mundo pensa, pensa que é mais ou menos um fogo de artificio, mas só quando cheguei na esquina, eu vi o veículo sendo arrastado em alta velocidade e o senhor pedindo ajuda, que ele tinha levado um tiro”, comenta. Armando, que é natural de Curitiba (PR) e trabalha em Feira de Santana há 10 anos, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Geral Clériston Andrade. Na manhã desta segunda-feira (21), o hospital informou que o paciente passou por uma cirurgia. O quadro de saúde dele é considerado estável. Ainda segundo o hospital, o engenheiro vai ficar internado na clínica cirúrgica da unidade de saúde. O sentimento é de revolta entre os amigos da vítima. "Todo mundo vive inseguro. Todo mundo sabe que não devemos reagir a um assalto. E, por que, mesmo sem reagir eles vão e atiram? Fica essa pergunta no ar. Já agradeci a Deus que ele está vivo. Espero em Deus que ele saia logo desse hospital”, disse, comovida, Patrícia Rosário. 
Fonte: G1.com

Estuprador é preso pela PM em Uauá


Imagem ilustrativa
No início da madrugada desta segunda-feira (21), policiais militares da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam Bráz da Silva Vieira, 20 anos, por estuprar uma jovem de 21 anos no município de Uauá.

A Polícia Militar foi informada sobre a localização do autor do crime quando a vítima deu entrada no Hospital de Uauá, e iniciou as diligências para prendê-lo. Ao chegarem na fazenda Conveniência às 4h30 desta segunda-feira (21), os policiais militares encontraram Bráz, que no momento da prisão tentou subornar os policiais militares, sendo preso em flagrante.

Segundo informações de moradores do município, o criminoso já teria estuprado uma deficiente mental há cinco anos. Ele foi conduzido à delegacia e responderá pelos crimes de lesão corporal grave e tentativa de suborno.

Ações do 6º BPM‏ na região durante o final de semana



Policiais do 6º BPM conduzem agressor à delegacia 

Neste sábado (19), às 20h30, no Bairro Mutirão, policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à Delegacia de Polícia Civil Antonio Vicente dos Santos Filho, 21 anos, acusado de agredir uma mulher de 24 anos e Alan Bruno Rodrigues, 18 anos, que estava na garupa da moto que o acusado pilotava, visivelmente sob efeito de alucinógeno.

6º BPM realiza prisão por tráfico de medicamentos proibidos 

Na madrugada deste domingo (20), à 1 hora, no Bairro Jacaré, na Cidade de Filadélfia, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por tráfico de medicamentos proibidos. 

Em ronda na localidade, quando os policiais passavam pela Rua João Nunes Reis, avistaram duas pessoas, que, ao perceberem a aproximação da viatura, um deles dispensou uma sacola no chão, nela havia 750 comprimidos de Nobésio Forte (arrebite) e 40 comprimidos de Erofast Sil Denafil.

Os dois envolvidos, sendo um deles adolescente de 14 anos, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim. Adriano dos Santos Araújo, 25 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e de medicamentos proibidos pela ANVISA.

6º BPM prende traficante e aliciador de menores de idade 

Neste domingo (20), às 14 horas, na Rua Manoel José Porcino, na Cidade de Ponto Novo, após denúncias anônimas, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Gilberto Paulo da Silva, conhecido por Pai Gil de Ogum, por de tráfico de drogas e aliciamento de menores de idade, sendo encontrado em sua residência um pacote contendo maconha, vários objetos que podem ter sido trocados por drogas e onde havia também um adolescente que afirmou ter tido relações sexuais com o acusado. 

Gilberto Paulo foi apresentado, juntamente com a droga e os objetos encontrados, na Delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado em flagrante.

Policiais do 6º BPM apreendem drogas 

Neste domingo (20), às 15 horas, no Bairro da Pedreira, na Cidade de Ponto Novo, após abordagens, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar encontraram em poder de Tiago Pereira de Correia duas bitucas de maconha, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

6° Batalhão de Polícia Militar 
Seção de Comunicação Social

Bebê de 4 meses e grávida de 14 anos estão entre os 8 mortos em acidente no RN





A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou as identidades das oito pessoas que morreram em uma colisão envolvendo um Kadett vermelho e uma Hilux preta na manhã desta segunda-feira (21) na BR-406, no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal.

As vítimas foram quatro homens e quatro mulheres, entre elas uma bebê de 4 meses e uma adolescente de 14 anos que estava grávida. Os únicos sobreviventes são o motorista da Hilux e uma criança de 4 anos que está internada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. As vítimas foram identificadas como Alessandro Gomes de Oliveira, de 22 anos; João Trajano da Silva, de 76 anos; Francisca Canindé do Nascimento, 27 anos; Elba Ferreira Barbosa, 44 anos; Luciana Silva Nogueira, 27 anos; Débora Isabel Nogueira de Lima, 4 meses; e Ana Lúcia Silvia de Almeida, de 14 anos. Todos eram passageiros do Kadett. Ainda de acordo com a PRF, o veículo era dirigido por Francisco Cosme do Nascimento, de 41 anos, que também morreu na colisão.

O motorista da Hilux, que estava sozinho no veículo, saiu do acidente sem ferimentos. Já a criança de 4 anos está em estado grave no hospital.

Lotação 

O veículo Kadett, ainda de acordo com a PRF, fazia o serviço de lotação e vinha do distrito de Primeira Lagoa, em Ceará-Mirim, para um assentamento rural onde as vítimas moravam. Nos bancos da frente do carro estavam o motorista e dois passageiros adultos. No banco de trás tentavam se acomodar três adultos, a adolescente e as duas crianças. Com o impacto da batida, a bebê de quatro meses foi jogada para fora do veículo. Sem ferimentos, o motorista da Hilux ficou no local e foi submetido ao teste de bafômetro, que deu negativo. Ele trabalha como agropecuarista e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim para prestar depoimento.

De acordo com a PRF, o Kadett tentava fazer uma conversão à esquerda quando foi atingido transversalmente pela Hilux. "O Kadett não aguardou a preferência para fazer a conversão. O carro foi para o acostamento e adentrou a rodovia. Como havia três pessoas nos bancos da frente é possível que a visão do motorista tenha sido atrapalhada", afirma o inspetor Roberto Cabral, do Núcleo de Comunicação da PRF no RN.

Fonte : G1

Acidente aconteceu na manhã desta segunda (21) na BR-406, na altura de Ceará-Mirim (Foto: Henrique Dovalle/G1)

HOMEM FOGE DE ABORDAGEM DA POLÍCIA NO INTERIOR DE JAGUARARI


Era por volta das 22hs do último sábado (19/10) quando uma guarnição da CIPE-CAATINGA realiza patrulhamento pelo trecho do povoado de Flamengo interior de Jaguarari, quando avistou um veiculo gol de cor verde, placa CON 0645 licença do estado de São Paulo, os policiais deram voz para que o condutor parasse o veiculo, que segundo informações o motorista parou o veiculo mais com aproximação da viatura o mesmo acelerou o carro deu meia volta e saiu em alta velocidade e em seguida abandonando o veiculo.

Os policiais da CIPE-CAATINGA ainda realizaram várias buscas no intuito de capturar o homem mais não obtiveram êxito, o veiculo gol foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.

Portal Jaguarari

DOIS ELEMENTOS FORTEMENTE ARMADOS ASSALTARAM O BANCO BRADESCO EM ABARÉ-BA.

Nesta Segunda-Feira (21), dois elementos fortemente armados, chegaram em uma moto, usando capacetes, por volta das 12 h, invadiram a Agência do Bradesco em Abaré, no norte da Bahia. Renderam o vigia, e trancaram a porta do Banco com aproximadamente dez clientes dentro. Conduziram o gerente até o cofre, onde levaram uma quantia em dinheiro ainda não revelada. Após o assalto saíram livremente pelas ruas de moto, sem destino, deixando a população apavorada.

O descaso do poder público estadual com o nosso município é inadmissível, estamos à mercê de bandidos, muitos estão vindo de outras cidades, sem o mínimo de temor referente a autoridade policial, pois os mesmo sabem que não à o mínimo de segurança, que é um direito do cidadão.

Sertão Mania

Consórcio formado por Petrobras e 



mais 4 empresas vence leilão de Libra


Grupo também é composto por Shell, Total, CNPC e CNOOC.
Consórcio repassará à União 41,65% do óleo extraído do campo do pré-sal.






O consórcio formado pelas empresasPetrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC arrematou nesta segunda-feira (21) o campo de Libra e foi o vencedor do primeiro leilão do pré-sal sob o regime de partilha – em que parte do petróleo extraído fica com a União.
Único a apresentar proposta, contrariando previsões do governo, o consórcio ofereceu repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo – percentual mínimo fixado pelo governo no edital.
Nesse leilão, vencia quem oferecesse ao governo a maior fatia de óleo – o regime se chama partilha porque as empresas repartem a produção com a União.
O consórcio vencedor também terá que pagar à União um bônus de assinatura do contrato de concessão no valor de R$ 15 bilhões. Segundo a Agência Nacional do Petróleo(ANP), esse valor deve ser pago de uma vez. O pagamento tem que estar depositado para que o contrato seja assinado – o que a Magda Chambriard, diretora geral da agência, previu que aconteça em cerca de 30 dias. A Petrobras deverá arcar com 40% desse pagamento.
A Petrobras terá a maior participação no consórcio vencedor, de 40%. Isso porque, embora a proposta aponte uma fatia de 10% para a estatal, a empresa tem direito, pelas regras do edital, a outros 30%. A francesa Total e a Shell terão, cada uma, 20%. Já as chinesas CNPC e CNOOC terão 10% cada.

“O que aconteceu foi um sucesso absoluto, onde Libra vai ter resultado da ordem de trilhão de reais ao longo de 35 anos [para o governo]. Ninguém pode ficar triste com isso”, disse Chambriard. "Houve competição e o resultado não poderia ter sido melhor".
'Sucesso'

Apesar da proposta única, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, adotaram um discurso otimista nas respostas aos jornalistas que os questionaram sobre o resultado do leilão, diferente da previsão do governo.
“Não houve nenhuma frustração, na medida que temos um bônus de assinatura que é considerável [R$ 15 bilhões, que será pago pelas vencedoras, inclusive a Petrobras] e o mínimo de 41,65% de excedente de óleo. Portanto, nenhuma frustração”, disse Lobão.
A diretora-geral da ANP apontou que as empresas que formam o consórcio estão entre as maiores do setor de energia no mundo. Ela disse ainda que, somados os ganhos com o bônus de assinatura, a partilha do óleo, o retorno da participação na Petrobras e o pagamento de royalties pelas concessionárias, entre outros, a União deve ficar com o equivalente a cerca de 80% do óleo extraído de Libra.
Sobre a desistência de grandes petroleiras do leilão, Magda disse que a BP procurou a ANP e mostrou interesse em participar da exploração do campo de Libra, mas a empresa ficou com receio devido aos prejuízos que teve com o desastre ambiental no Golfo do México.
A previsão inicial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves (ANP) era que até 40 empresas poderiam participar do leilão de Libra – gigantes do setor como as norte-americanas Exxon Mobil e Chevron e as britânicas BP e BG nem chegaram a se inscrever.
No dia 10 de outubro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que esperava entre dois e quatro consórcios na disputa, envolvendo as 11 empresas habilitadas.
Total e Shell surpreenderam
Analistas ouvidos pelo G1 afirmam que a entrada das empresas Total e Shell no consórcio vencedor surpreendeu. Isso porque o regime de partilha é visto por eles como desvantajoso para as empresas participantes.
“Já era esperado que teria só um consórcio e que a Petrobras entraria. Eu acho que a única surpresa é a Shell e a Total terem entrado, porque num  primeiro momento as pessoas achavam que elas não entrariam”, disse o ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) David Zylbersztajn.
“É um modelo que nunca vai permitir competição. O fato de ter sido ofertado o mínimo [de 41,65% do óleo produzido] também não é surpresa, porque o modelo não ocorre a competição e vai dar sempre o mínimo desse jeito”.
O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, também disse, em entrevista à Globonews, ter ficado surpreso com a entrada das duas empresas no consórcio. Ele também avaliou que o fato de ter apenas uma proposta é ruim para o Brasil.
"Era esperado o passe mínimo. Quando não tem concorrente, você dá uma oferta mínima, porque teria a certeza que não haveria concorrente, o que é ruim para o país. Se tivesse concorrente, teria um excedente para a união maior do que 41,65%".
Outro fato que surpreendeu no resultado do leilão foi a pequena participação das estatais chinesas. CNPC e CNOOC terão 10% do consórcio cada. Analistas do setor acreditavam que as empresas asiáticas liderariam a rodada, devido à grande necessidade de petróleo na China, que é um dos maiores consumidores mundiais.
Lobão se disse “honrado” com a chegada das duas empresas chinesas no mercado de petróleo do Brasil. E afirmou que o governo brasileiro é a favor do investimento estrangeiro no país. “Nada temos contra as corporações internacionais, temos tudo a favor. Elas não são o mal, são o bem”, disse Lobão.
O campo de Libra
A exploração do campo de Libra, leiloado nesta segunda-feira, deve dobrar as reservas nacionais de petróleo, de acordo com a ANP. A agência estima que o volume de óleo recuperável na exploração de Libra seja de 8 bilhões a 12 bilhões de barris – as reservas nacionais são hoje de 15,3 bilhões de barris.
As reservas de gás somam atualmente 459,3 bilhões de metros cúbicos e também devem duplicar com Libra.
O campo de Libra fica na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro. A sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados. De acordo com o governo, é a maior área para exploração de petróleo do mundo.
A estimativa é que Libra chegue a produzir 1,4 milhão de barris por dia, quase cinco vezes a produção do campo de Marlim Sul, que hoje ocupa a liderança no Brasil com 284 mil barris diários. Segundo a ANP, o maior campo do mundo, de Ghawar Field, na Arábia Saudita, tem de 75 bilhões a 83 bilhões de barris recuperáveis e produção média diária de 5 milhões de barris.
Mapa mostra áreas do pré-sal - Libra (Foto: Editoria de Arte/G1)Mapa mostra áreas do pré-sal (Foto: Editoria de Arte/G1)
O óleo presente no campo de Libra é do tipo leve, que tem maior valor de mercado.
A ANP estima que, entre 2013 e 2016, sejam investidos cerca de R$ 400 bilhões no setor de petróleo e gás no país – boa parte desse valor vai ser demandada pela exploração de Libra, com a compra de bens e serviços.
Segundo especialistas, o início da produção pode levar de 5 a 10 anos, a depender da geologia do local e dos investimentos feitos pela empresa vencedora. O pico da produção pode levar 15 anos para ser atingido.
As empresas
Sobre o modelo de partilha, o presidente da Shell do Brasil, André Araujo, disse que já conhece as condições do contrato há bastante tempo e não é uma surpresa que vem hoje para eles. "Com a experiência que nós temos em exploração de águas profundas a gente via poder contribuir com esse consórcio e a gente sabe que é do interesse de todo mundo que faz parte desee consórcio que ele seja bem sucedido".
Ele não quis comentar a estratégia do consórcio." Eu estou muito satisfeito porque ele se compõe da empresa líder em exploração em águas profundas. Estamos satisfeitos porque a Petrobras teve 10% e mostra o interessa da Petrobras dentro do projeto. Nós temos outras companhias que têm experiência internacional em exploração de águas profundas e isso faz com que o consórcio tenha um bom desenho".
Novo leilão
O ministro de Minas e Energia disse que o governo não estuda, no momento, qualquer alteração no modelo de partilha para futuros leilões do pré-sal. Ele admitiu, porém, que os “ajustes” são normais.
“Claro que, se no futuro chegarmos à conclusão de que alguma coisa deve ser arrumada, faremos. Mas, no momento, não vemos nenhuma necessidade”, disse.
Ele informou que um novo leilão para exploração de bloco no pré-sal não deve ocorrer antes de 2015. Entretanto, disse que o governo pode fazer no ano que vem uma nova rodada para exploração no pós-sal, com regime de convenção antigo (empresa que vence fica com o óleo e paga ao governo apenas royalties, participação especial e impostos).
A diretora-geral da ANP disse que não se sente “confortável” em recomendar ao governo que faça novo leilão de área no pré-sal nos próximos dois anos.
“Temos uma área [Libra] que vai exigir mais de uma centena de bilhão de reais [em investimento] para o seu desenvolvimento. É um investimento muito grande, a quantidade de bens necessários para Libra é imenso”, disse Chambriard. “Não me sentiria capaz hoje de sugerir ao governo federal um novo leilão no ano que vem”, completou.
Na Justiça
Embora o consórcio formado pela Petrobras, Total, Shell, CNOOC e CNPC tenha sido proclamado vencedor, os efeitos do resultado do leilão ainda podem ser suspensos pela Justiça Federal. Isso porque todas as 26 ações judiciais que questionam a realização do leilão terão de ser analisadas novamente na ocasião do julgamento do mérito dos processos.
Em um primeiro momento, os magistrados apreciaram, desde a semana passada, somente os pedidos de liminar (decisão provisória). Desses 26 pedidos, 18 foram rejeitados e outros oito não tinham sido analisados até a última atualização desta reportagem.
Protestos
O leilão, realizado no hotel Windsor, no Rio de Janeiro, foi marcado ainda pelos protestos do lado de fora e que deixaram pelo menos cinco pessoas feridas. Para conter os manifestantes, homens da Força Nacional de Segurança usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não houve deslizes na atuação das forças de segurança. "Foi tudo muito bem feito. Eu acho que mostrou um padrão de excelência na segurança do evento tão importante na história do país."
O ministro disse ainda que não tem informação de uma situação que tenha ultrapassado as regras e os padrōes. "A Força Nacional atuou na praia quando houve necessidade. Os manifestantes não passaram sequer da primeira barreira de contenção."
Sobre os protestos, Lobão disse que o Brasil é um país democrático e que as pessoas têm direito de se manifestar, mas que o governo precisa fazer o seu trabalho.
“Isso [os protestos] não nos impede de cumprir o nosso dever com o povo brasileiro. Eles [manifestantes] falam, e nós trabalhamos e cumprimos a nossa parte”, disse o ministro.
Chambriard disse que as entidades envolvidas com os protestos tiveram oportunidade de se manifestar durante as audiências públicas que debateram o leilão.

Prefeito estava chegando em sua propiedade.
O prefeito da cidade de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, foi sequestrado na madrugada desta segunda-feira dia (21), na zona rural do município. O fato aconteceu por volta das 02hs, quando o mesmo estava chegando à fazenda de seu pai, que fica a cerca de dez quilômetros da sede.
Segundo informações do Radialista Pedro Mel, o gestor, juntamente com sua madrasta, que não teve o nome divulgado, foram rendidos por quatro elementos fortemente armados. Ainda de acordo com o radialista, o prefeito e a madrasta foram levados pelos marginais, que lhes roubaram o veículo, dinheiro e outros pertences. Ambos foram liberados pelos criminosos na cidade de Irará, na região metropolitana de Feira de Santana.
Informações dão conta de que Ricardo Maia, depois de ser liberado pelos bandidos, entrou em contado com pessoas de sua confiança para ir busca-los. A polícia ainda não tem pista dos criminosos. Blog Gil Santos Notícias.

Coité: dois motociclistas são transferidos depois de se envolverem em colisão com carros

21/10/2013
Momento do socorro ao segundo motociclista na BA 120.
Momento do socorro ao segundo motociclista na BA 120.

A Brigada Voluntária Anjos da Vida foi solicitada para atender em dois acidentes graves na tarde deste domingo, 20, em  Conceição do Coité. O primeiro caso segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, aconteceu às 14h40 na Rua Abdon Rufino, envolvendo a moto Honda CG 150 placa  JPU 3661 conduzida por Aldomir Oliveira Silva, morador da mesma rua, e o Fiat Siena placa JPJ 2400 conduzido  por Kaik Mascarenhas Araújo, que reside no Bairro Portão em Lauro de Freitas.
O condutor da moto foi socorrido e diante da gravidade do ferimento (fratura exposta) em um das pernas, segundo a Brigada Anjos da Vida, foi necessária sua transferência para Feira de Santana ou Salvador.
IMG-20131020-WA0000O segundo acidente foi mais grave, pois o condutor da moto Honda 125, identificado por Samuel Bispo Morais, 40 anos, morador das Casas Populares,  teve fratura exposta na perna esquerda e braço direito depois de ser atingido por um veículo de dados ignorados que evadiu do local após o acidente.O acidente aconteceu no km 03 da BA 120 trecho Coité/Retirolândia.
acidente-1Populares informaram que  o carro buzinou bastante e freou antes de atingir o motociclista, no local, ao lado da moto totalmente destruída foi encontrado um parte do retrovisor de cor bege.
Não tivemos informações de quem provocou o acidente em ambos os casos. 
por: Raimundo Mascarenhas

Descartada possibilidade de emancipação do distrito de Igara

Igara
A possibilidade de emancipação do distrito de Igara de Senhor do Bonfim está descartada. Com a aprovação pelo Senado da Lei Complementar 416, foram estabelecidas regras mais rígidas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
Além da população mínima, que foi estipulada em 8.500 habitantes na região Nordeste, há outros itens como viabilidade econômico-financeira, envolvendo receitas de arrecadação própria. Em toda a região, o distrito de Pilar tem grandes chances de emancipação.
Segundo apurou o site Bonfim Agora, a população da Igara, segundo o último censo do IBGE, é de 6.055 habitantes, sendo que 4.447 no núcleo urbano e o restante na zona rural. A nova lei também exige que o número mínimo de imóveis existentes no núcleo urbano do possível novo município seja de pelo menos 20% do número de imóveis do núcleo urbano original (Bonfim). Neste caso, o distrito também não atinge. Mesmo que a tentativa de emancipação incluísse o outro distrito de Quicé, por exemplo, como muitos ventilaram, esta possibilidade estaria descartada.
Segundo o Presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, deputado João Bonfim (PDT), um levantamento mostra que apenas 23 distritos em toda a Bahia atendem hoje aos critérios estabelecidos pela lei que regulamenta a criação de novos municípios, aprovada pelo Senado. A lista inclui, entre eles, Abrantes (Camaçari), Humildes (Feira de Santana), Entroncamento de Jaguaquara (Jaguaquara), Arraial D’Ajuda (Porto Seguro), Serra Grande (Valença), Roda Velha (São Desidério), Mutans (Guanambi) e Açu da Torre (Mata de São João). 
Pilar
Pilar – O distrito de Pilar, em Jaguarari, também está incluído na lista dos distritos que podem se emancipar. Além de ter uma população de 8.918 habitantes, possui viabilidade econômica, sobretudo em função da presença em sua área de uma grande mineradora, a Mineração Caraíba. Lage dos Negros, em Campo Formoso, também tem chances, já que possui população de 10.212, mas terá que comprovar receita própria. “Não basta somente ter contingente populacional. É preciso ainda conseguir comprovar a viabilidade econômica e, depois, obter maioria dos votos em plebiscito”, informa o presidente da Comissão de Emancipação da Assembleia.
Para os distritos que pretendem a emancipação, a situação não será fácil, mesmo nas próximas décadas. É que a população exigida segue uma média aritmética nacional. Ou seja, quanto mais a população do Brasil vai crescendo, o mínimo de população exigida para os distritos se emanciparem, que hoje é de 8.500 habitantes, também vai aumentando na mesma proporção. Para conseguirem se emancipar, terão que crescer bem acima da média nacional.

ECONOMIA: EMPRESA FORNECEDORA DE ALIMENTAÇÃO PARA CUSTODIADOS PODE SUSPENDER FORNECIMENTO POR FALTA DE PAGAMENTO EM VÁRIAS DELEGACIAS INCLUINDO BONFIM

A Empresa AILTON ALMEIDA DOS SANTOS BONFIM, responsável pela alimentação em pelo menos 11 delegacias no Estado da Bahia, encontra-se prestes a realizar uma paralisação de advertência por falta de pagamentos dos valores do contrato, em alguns casos o atraso vem desde o mês de maio de 2013.

O Repórter Netto Maravilha em contato com o Diretor da empresa, sr. Ailton ouviu que foi enviado ofício a todas as delegacias onde são distribuídas as alimentações, informando da possível paralisação para esta segunda-feira (21), "nós enviamos ofícios a todas as delegacias, informando que entraríamos em paralisação a partir dessa segunda, uma vem que em contato com a SSP-BA, ouvimos apenas que não tinham prazo para efetuar os pagamentos em atraso, porém ainda não suspendemos o fornecimento porque já em novo contato fomos informados que esperássemos até hoje, que a SSP-BA estaria efetuando alguns pagamentos, e estamos no aguardo até o horário de atendimento bancário, caso contrário não seja efetuado nenhum depósito, a partir de amanhã paralisaremos o fornecimento em caráter de advertência" disse Ailton

Conforme edital de licitação é servido para cada custodiado, café da manhã, almoço e janta.

Café: dois pães com margarina e café adoçado.
Almoço: 80 gramas de arroz, 80 gramas de feijão, 200 gramas de carne (variando tipo no decorrer da semana), salada e farinha.
Janta: dois pães com margarina e café adoçado.

Alguns custodiados reclamam da comida fornecida, pedem cardápios variados.

Confira Ofício enviado pela empresa às delegacias:


Maravilha Notícias

Pastor morto em tiroteio fazia parte de quadrilha de roubo de carros, diz polícia


Um dos quatro suspeitos mortos pela polícia durante um tiroteio na BR-324 nesta quinta-feira (17) era o pastor Gilmário Sales Lima, 25 anos. Segundo a Polícia Civil, ele e os outros três baleados faziam parte da quadrilha especializada em tráfico de drogas e roubo de veículos.
Ainda segundo a polícia, o pastor, conhecido pela comunidade como Mário Sales, costumava fazer pregações em bairros periféricos de Feira de Santana, a cerca de 115 quilômetros de Salvador, para despistar seu envolvimento com o crime. O grupo foi detido em um trecho da BR-324 próximo ao destrito de Humildes. Eles reagiram à prisão e foram atingidos durante o confronto.
Enderson Almeida de Souza Matos, o “Rabicó”, de 23 anos, líder do bando, portava uma pistola 9 mm, de fabricação filipina, enquanto Gilmário, Geisivam Cristiano Dias Brito, 26, e Fábio Almeida Silva,  24, estavam armados com revólveres de calibre 38.
O quarteto foi levado ao Hospital Regional Clériston Andrade, onde morreram ainda ontem. Uma das vítimas da quadrilha reconheceu o pastor como o homem que assaltou seu veículo recentemente. A mãe de Gilmário também afirmou à polícia que seu filho circulava com veículos novos pela cidade sem explicar a procedência dos carros para ela.
Nesta sexta-feira (18), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), está periciando um carro roubado pelo grupo, modelo Fiat Punto, e outro veículo da Peugeot, clonado pelo grupo. As quatro armas encontradas com o grupo também estão sendo periciadas.
Defesa
No perfil de Mário Sales no Facebook, fiéis questionam a acusação de que o pastor fazia parte da quadrilha e exigem provas da polícia. “Que a pericia do caso não seja encomendada! Que provas forjadas não sejam implantadas na tentativa de incriminá-los!” afirmou  também pastor Marcos Batista na rede social.
O pastor fez aniversário ontem (18) e ainda na quinta-feira postou em seu Facebook: “Amanhã to fazendo aniversário ein… Recebe-se presentes pelo correio viu gente”, brincou com seus amigos na rede social.
Hoje também foi postado por familiares na rede social que o funeral de Gilmário acontecerá em Simões Filho, sua terra natal, mas o horário ainda não está definido.
As informações são do Correio (Foto Reprodução Facebook)

Jacobina: Animal na pista quase causa grave acidente na entrada a cidade.




 Por volta da 1h da madrugada desta segunda, 21, foi atendido na emergência do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho o jovem Uesclei Silva Araújo, 24 anos, com um corte profundo no couro cabeludo.

Segundo as informações, ao desviar de um animal na pista Uesclei acabou colidindo um veículo Ford KA vermelho com a ferragem de proteção (guard rail), na entrada da cidade, próximo ao acesso do Bairro da Bananeira. O veículo teve os dois para-choques arrancados e toda a lateral esquerda arregaçada. 

Se não fosse a proteção da pista, Uesclei que se dirigia pra sua residência no Bairro Jacobina I teria caído em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros, o que seria fatal. 

Logo ali próximo, na Rua Stª Bárbara, Bairro da Bananeira encontramos um jumento solto na rua. Possivelmente o mesmo que quase tira a vida de mais um cidadão. 
Fonte: Augusto Urgente!

FEIRA DE SANTANA: MULHER É VÍTIMA DE LATROCÍNIO


 
Uma mulher ainda não identificada foi assassinada por volta das 10 horas deste domingo (20) na rua Pequim, bairro jardim Acácia, em Feira de Santana. Segundo informações da polícia, dois homens em uma moto Titan, cor azul, assaltaram a vítima e dispararam dois tiros contra ela. Um deles atingiu a cabeça da mulher, que morreu no local. Os assaltantes conseguiram levar a bolsa dela, mas cerca de 1.400 reais que estava no bolso da bermuda da vítima não foi levado.
  
Fonte/Fotos Acorda Cidade

APREENDIDAS 145 ARMAS USADAS POR CRIMINOSOS NA REGIÃO DE CONQUISTA



Um arsenal de 145 armas de diversos calibres, entre as quais um fuzil 7.62 de uso exclusivo das Forças Armadas, foi apreendido nesta sexta-feira (18), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com Jordélio Brito Lemos e Maron Gusmão Freire. A equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), que cumpriu os mandados de busca e apreensão em diferentes bairros da cidade, investiga agora procedência e utilização do material em homicídios e outros crimes na região.
Durante seis meses, a equipe da operação ‘Tempestade no Sudoeste’, deflagrada na madrugada, investigou a pessoas suspeitas de estocarem em suas residências armas para criminosos. Além do fuzil, os policiais encontraram com os dois, armas longas, tipo rifle, carabinas e escopetas, e armas curtas, como pistolas e revólveres, de todos os calibres.
Autuados em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito, Jordélio e Maron serão encaminhados para o Presídio Regional Nilton Gonçalves, onde ficarão à disposição da Justiça. Depois de periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o arsenal seguirá para a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), em Salvador.

Acidente de carro resulta na morte de um jovem

21/10/2013
IMG-20131019-WA0009
Uma pessoa morreu e outra saiu ferida de um grave acidente, fato ocorrido na madrugada de 19 de outubro de 2013 (sábado) em Feira de Santana/BA.
Segundo informações, o jovem Willian Santana dos Santos, 26 anos, trafegava pela rua São José, também conhecida como Minadouro quando perdeu o controle do veículo em que conduzia, um Polo Hatch, cor branca, placa policial NYM 8306. Após ter batido em um poste, o veículo foi arremessado de encontro a uma loja de retífica de motores. Willian foi socorrido por equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros, mas, devido a gravidade dos ferimentos, o jovem não resistiu e morreu ao dá entrada em unidade hospitalar da cidade.
.
IMG-20131019-WA0025
.
A jovem Bruna Visitação Pereira, 18 anos, que estava na condição de passageira do veículo, sofreu escoriações pelo corpo e também foi atendida pelo Samu e Bombeiros, sendo levada posteriormente ao HGCA.
.
Fato Concreto

MACHANTE É ASSASSINADO NA BR 116 NORTE, EM SANTA BÁRBARA.


A vítima foi identificada por populares como Nilson machante . Algumas pessoas comentaram no local que esta é a terceira vez  que tentaram assaltar Nilson


Na tarde deste sábado, quando seguía-mos da capital para a cidade de Serrinha, registramos um homicídio praticado na BR 116 norte, no município de Santa Bárbara. A vítima foi identificada como Nilson Machante, morador da cidade  de Santa Bárbara. Segundo testemunhas, dois homens que estavam em um SIENA branco, emparelharam com a caminhonete da vítima nos quebra-molas do povoado do Cruzeiro, e deram ordem para parar, como ele não atendeu, foi baleado na cabeça. Nilson perdeu a direção da caminhonete D 20, desceu o barranco e  passou pelo para-brisas, morrendo na hora. Os atiradores fugiram pela BR sentido a Serrinha e tentaram entrar na estrada do povoado de Sucupira, mas perderam a direção e saíram da estrada. Como o carro fifou preso no barranco, os bandidos o abandonaram e fugiram a pé. A PRF foi primeira a chegar no local, e foram atrás do veículo, mas quando o localizaram , os bandidos já haviam fugido. O caso está sendo investigado pela  delegacia de Santa Bárbara.

Emerson Rocha

Foto: Os atiradores fugiram em um Siena branco, que foi abandonado na estrada do povoado de  Sucupira

Foto: Flagrante de hoje, hoje, homicídio  em Santa Bárbara 

DETALHES EM BREVE

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL