quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Presos suspeitos de matar sobrinha de Leo Kret


Dois suspeitos de matar a sobrinha da dançarina e ex-vereadora de Salvador, Leo Kret, foram presos no início da noite desta quarta-feira (9). Lucas Mota Oliveira, de 19 anos, e um menor de 17 anos, foram presos em Pernambués e levados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Uma troca de tiros deixou em pânico moradores do bairro de Pernambués que comemoravam um aniversário na noite do último domingo (06), em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu próximo ao Bar de Chico Baiano. Três pessoas morreram e várias ficaram feridas. Entre as vítimas está a sobrinha da ex-vereadora Leo Kret, uma criança de seis anos. Bastante ferida, Franciele foi levada para o posto médico do bairro, mas não resistiu aos ferimentos.

Na segunda-feira (7), cerca de 100 pessoas realizaram uma manifestação na altura da concessionária Grande Bahia, na Avenida Paralela no sentido Centro. O trânsito ficou parado por cerca de duas horas e por volta das 18h20 a via foi liberada. O motivo do protesto foi por conta da morte da sobrinha de Léo Kret.

 

6º BPM apreende quatro motocicletas sem placas‏ em Ponto Novo

09/10/2013













Nesta terça-feira (8), em uma operação iniciada às 9 horas, na Cidade de Ponto Novo, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam quatro motocicletas.

Na oficina mecânica de Enivaldo Oliveira foi encontrada uma motocicleta CC 100 Bis, de cor vermelha, sem placa de identificação, o motor extraído e a referida motocicleta estava na oficina para conserto há 3 meses, sendo que o acusado não sabia informar os dados do proprietário do veículo e nem se existe documentos de porte obrigatório. Não foi encontrado registros do chassi no sistema do DETRAN.

José Rodrigues do Carmo, que não possui CNH, conduzia uma motocicleta preta, sem placa policial, toda adesivada, a numeração do motor estava adulterada e o chassi não está cadastrado no sistema do DETRAN.

Anísio Alves da Silva, que não possui CNH, conduzia uma motocicleta Honda Strada, de cor roxa, sem placa policial, com motor trocado e sem numeração.

Com Walter de Jesus Barbosa havia uma motocicleta Honda Titan, de cor preta, sem placa policial, apresentando número de chassi e motor adulterados.

Todos os envolvidos e os veículos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Ponto Novo.

6° Batalhão de Polícia Militar 
Seção de Comunicação Social

CONCEIÇÃO DO JACUÍPE: VEREADOR FICA FERIDO EM ACIDENTE COM VAN NA BR-101




O vereador de Conceição do Jacuípe Raimundo do Deiró (PP), de 57 anos, ficou ferido após a van em que viaja perder o controle e bater. O acidente aconteceu na BR-101 por volta das 3h de hoje, quarta (9).
Há informações de que o edil retornava de uma viagem que fez ao município de Muritiba, com mais doze pessoas no mesmo carro. O condutor do veículo e o vereador estavam sem o cinto de segurança e foram arremessados para fora do veículo. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital HCM. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de ambos.
Fonte: Midia Reconcavo

MOTOCICLISTA QUE MORREU NA BR ERA FRENTISTA DO POSTO CD EM JACOBINA

09/10/2013
O motociclista que morreu no acidente próximo a balança da BR 324, em Jacobina, foi identificado como sendo Roque Santos Guimarães, de 52 anos de idade. Segundo informações e populares, ele era frentista do Posto CD, localizado na saída para Capim Grosso. Roque era natural de Valente, região do sisal, mas morava em um quarto que fica em cima da borracharia do próprio posto. Segundo a PRE, o acidente teria acontecido por volta das 3 horas da manhã, horário que os funcionários do Posto Fiscal relataram ter ouvido, um forte barulho. O motociclista  saiu da pista com a moto, uma HONDA FAN 150 prata, de placa JSA 5518, de Jacobina descido a ribanceira e batido em um a árvore, onde a moto ficou enganchada. Não se sabe ainda se ele morreu na hora, pois seu corpo sá foi encontrado ao raiar do dia, por volta das cinco e meia da manhã, As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas a possibilidade mais provável é que ele tenha cochilado, pois o local tem boa visibilidade, é iluminado, além de ser uma reta com pavimentação asfáltica em perfeito estado. O corpo de Roque está neste momento no IML da cidade.


“Tentativa de homicídio”

Por volta das 21:40hs, do dia 07 de outubro de 2013 a Policia Militar foi solicitada por populares, através do 190, informando que no Bar da Joelma, localizado na Praça Getúlio Vargas, havia um homem em posse de uma arma branca, tipo faca, ameaçando a proprietária do referido bar. Incontinenti, uma viatura foi enviada ao local, onde a proprietária, Joelma da Silva, conhecida como “Jó”, informou que ADILSON DA SILVA, Vulgo “Di”, 31 anos, residente na Rua Humberto de Campos, nº 66, centro, nesta cidade, havia atingido Jasiel dos Santos Araújo, residente neste município, com um golpe de arma branca, tipo peixeira, na altura do ombro direito, o qual teria se deslocado por meios próprios até o Hospital São Francisco, nesta cidade. O acusado tentou evadir-se do local, mas foi impedido pelos policiais. O acusado, Joelma e a arma do crime foram encaminhados a Delegacia de Policia Civil, nesta cidade, onde a autoridade competente lavrou o flagrante. A vitima encontra-se em observação na referida casa de saúde e não corre risco de morte.
Fonte: 54ª Companhia

ASSASSINO DE TÉCNICA DE ENFERMAGEM MENTIROSO: DISSE A POLÍCIA QUE ERA MENOR, TENDO 19 ANOS

09/10/2013
Ao ser apreendido em flagrante, momento após o crime, Márcio Nunes de Souza, 19 anos, morador da rua Bertulina Carneiro, no bairro Campo Limpo, informou à polícia que era menor e foi encaminhado à Comunidade de Atendimento Sócioeducativo (Case) Juiz Melo Matos com o outro acusado.
Com a confirmação da idade, ele foi autuado em flagrante por latrocínio (roubo seguido de morte) e será encaminhado ao Conjunto Penal de Feira de Santana, segundo o delegado André Ribeiro, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).
"Houve uma mudança de nomenclatura. Quando é menor é lavrado um auto de apreensão e agora que foi descoberto que ele é maior será lavrado um auto de prisão em flagrante. Acredito que familiares tenham comparecido à delegacia e informado a idade”, disse o delegado.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Márcio alegou que informou a idade errada porque não sabia o número correto do Registro Geral (RG). Ele disse que nunca teve passagem pela polícia e que o comparsa o chamou para praticar o roubo. Os jovens tinham uma dívida e, segundo o acusado, se não pagassem iriam morrer.  Márcio afirma que a arma estava engatilhada na mão do adolescente e o acusou de disparar o tiro que matou a técnica de enfermagem. "Eu falei na delegacia que eu tinha 17 anos. O débito que a gente tinha era de R$ 500 do motor de uma moto. Não fui eu quem tirou a vida dela não, foi ele”, declarou.
O corpo de Cirleide foi sepultado na tarde de terça-feira (8) no Cemitério São João Batista. Centenas de parentes e amigos estiveram presentes para prestar as últimas homenagens. Em entrevista ao Acorda Cidade, o Pastor Cleder Kalin da Silva ressaltou que ela era uma pessoa muito dedicada à família, à profissão e a Deus.
"Você não a via triste de jeito nenhum. Ela era uma pessoa fantástica. Sempre com um sorriso. Ela era muito querida em todo lugar onde passava e gostava de servir as pessoas. O amor reinava em seu coração”, declarou
Fonte: Acorda Cidade

Acidente grave entre caminhão e ônibus acontece na BA-093 e deixa feridos

Batida aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (09)
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Um grande acidente aconteceu cerca de 1 km do pedágio no sentido Camaçari, na BA-093, no início da tarde desta quarta-feira (09) – a batida envolveu um caminhão da Nestlé e um ônibus.
O motorista do caminhão ficou preso nas ferragens do veículo. Ainda não há mais informações sobre o caso, que deixou o trânsito bastante lento no local. As vítimas foram levadas para o Hospital Geral da cidade.
Varela Noticias

POLÍTICA: PONTO NOVO É CONTEMPLADO COM UMA CAÇAMBA PELO PAC 2


Na última sexta-feira, 04 de outubro, o prefeito Adelson foi à sede da UPB (União dos Municípios da Bahia) em Salvador participar da solenidade de entrega de um Caminhão Caçamba através do programa PAC 2.

A ação de aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de estradas vicinais é vinculada à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), por intermédio da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Estado da Bahia.

Estiveram presentes ao evento, o delegado federal do MDA, Wellington Rezende, o superintendente do INCRA, Luís Gurgé, o corrdenardor estadual do DNOCS, Josafá Marinho, além de deputados estaduais e federais.


ASCOM – Prefeitura de Ponto Novo

ECONOMIA: SERVIDORES ACEITAM CONTRA PROPOSTA DA PREFEITURA E VOLTAM AO TRABALHO EM FILADÉLFIA


Informativo do Sisef-Ba.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Filadélfia – Sisef-Ba, vem a público informar todos os Servidores Públicos Municipais de Filadélfia e população em geral, que a diretoria do sindicato juntamente com a comissão de negociação estiveram reunidos com o Prefeito Municipal de Filadélfia, oportunidade que estávamos em regime de GREVE e em seguida foi realizada uma Assembleia Geral na sede do sindicato, onde foi avaliada e discutida a contra proposta do prefeito, onde ficou deliberado pela maioria dos presentes fim do movimento grevista, sendo assim os servidores estarão voltaram a suas atividades laborais.

Diante ao exposto nos resta a esperar que o executivo venha a cumprir com todos os acordos firmados na ocasião, caso isto não aconteça estaremos retornado o movimento.

Após três paralisações o Prefeito efereceu os seguintes reajustes e mudanças na data base dos servidores:

10% para motoristas, Auxiliar de enfermagem, técnicos em enfermagem e digitadores.

Houve a regulamentação de diferença de nível 1 para nível 2 e o pagamento de horas extras para os professores de educação infantil e ensino fundamental I. (para professores).
Os mesmo estão com carga horaria excedentes.

Um vale alimentação no valor de 02 % para: auxiliar de eletricista, auxiliar de serviços gerais, coveiro, guarda municipal, almoxarife, agente comunitário de saúde, agente de combates a endemias.

Para as demais categorias que compõe o quadro de funcionários da prefeitura de Filadélfia um reajuste ou reposição salarial no valor de 07%.

Além da formação de comissão e agendamento de reuniões para dar inicio na reformulação de leis municipais que estão defasadas.


Filadélfia-Ba, 08 de Outubro de 2013.
Att.: Diretoria do Sisef-Ba.

EMPREGO: BONFINENSES ESTÃO ENTRE OS CONVOCADOS PELA EMBASA


A Embasa convocou mais 56 candidatos classificados no último concurso público, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de sábado, para preencher vagas em Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Os convocados devem comparecer na próxima segunda-feira, às 8h, na Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Deputado Paulo Jackson, Avenida Juracy Magalhães, s/n, Lucaia, Rio Vermelho, com a documentação requisitada em edital disponível no site da empresa. Na ocasião, os candidatos serão encaminhados para exames médicos admissionais.

EMBASA

Jovens assaltam oito pessoas em 30 minutos na Cidade Baixa

Eles agiam próximo ao quartel da PM
jovens
Foto: Reprodução BocaoNews
Usando fardas de colégio público, dois jovens foram autuados nesta manhã de quarta-feira (09) em flagrante após assaltarem oito pessoas na Avenida Dendezeiros, no Caminho de Areia, na Cidade Baixa.
Policiais da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) informaram que as vítimas teriam relatado que os dois agiam próximo ao quartel da PM no bairro.
 A polícia encontrou com a dupla um revólver italiano calibre 32.
jovens cidade baixa
Foto: Reprodução Bocaonews
Um deles disse ter 20 anos e foi identificado pela polícia como Jailan Bispo dos Santos.
Jailan foi encaminhado para a 3ª Delegacia de Polícia onde ficará a disposição da Justiça. O adolescente, que tem a identidade preservada, foi apreendido e deve ser encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.

Juíza baiana é suspeita de ter “caso” com um acusado de tráfico internacional

Ela está afastada da função há cinco anos

O Conselho Nacional de Justiça decidiu que será responsável pela continuidade de investigação já iniciada na Bahia em relação à juíza Olga Regina Santiago Guimarães. O caso estava na Corregedoria de Justiça da Bahia. A própria magistrada pediu providências ao CNJ porque já está afastada da função há cinco anos à espera da investigação. O conselho vai analisar o caso, mas manteve o afastamento.
A juíza é suspeita de “incomum relacionamento” com acusado de tráfico internacional de entorpecentes, além de recebimentos suspeitos em razão da venda de imóvel. Ela nega fraudes.
“As circunstâncias acima declinadas reclamam uma solução expedita para o caso, seja para absolver a investigada seja para aplicar-lhe a punição cabível. O que não se mostra razoável é postergar o desfecho deste feito, o que se apresenta como um desfavor à sociedade, que fica privada do trabalho de um magistrado, um desserviço à magistratura, por lançar o véu da suspeição a um dos seus integrantes, e à própria investigada, por se ver às voltas com uma grave acusação e afastada das suas funções. É imperiosa uma solução para o caso”, entendeu o corregedor do CNJ, ministro Francisco Falcão.
Além deste caso na Bahia o Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta terça-feira (8) abrir processos disciplinares para investigar a conduta de quatro magistrados, suspeitos de fraudes que vão desde venda de sentença até morosidade na condução de processo. Um juiz do Amapá, acusado de haver indícios de conduta irregular em sua gestão. Há também processos instaurados para apurar supostas irregularidades por desembargador do Paraná e juiz de Goiás – os dois últimos afastados de suas funções por determinação do CNJ, mas com a possibilidade de continuar recebendo salário. Todas as investigações têm prazo de 140 dias para conclusão, mas podem ser prorrogadas por tempo indeterminado.
Os processos disciplinares no Conselho  podem resultar em medidas como: advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade, aposentadoria compulsória e demissão. A punição varia de acordo com a gravidade dos fatos após apuração do conselho.
Varela Noticias

Feira: procurador provoca acidente grave. "Ele bebeu e abafaram o caso"

Um procurador da cidade de Feira de Santana, localizada a pouco mais de 100km da capital baiana, se envolveu em um acidente grave no úlitmo fim de semana, no anel viário do KM 513 da BR 324. Mas, de acordo com o vereador David Neto (PTN), que denunciou o caso ao site Bocão News, o procurador identificado como Carlos Antônio de Moraes Lucena estava alcoolizado e provocou o acidente. "Ele bebeu e abafaram o caso. Estava bebendo desde cedo. Quando ele bateu no táxi - que ficou destruído - um irmão dele já veio dentro de uma viatura e a Polícia Rodoviária, que foi omissa", afirmou.
 

Procurador Carlos Antônio de Moraes Lucena 
 
De acordo com o edil, o boletim de ocorrência não foi feito e o procurador foi colocado dentro de uma amabulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unimed. "Não foi feito BO e a Polícia Militar ia conduzir ele, mas não deixaram. O taxista se machucou bastante", contou, sem ter a identificação da vítima. "Ai eu pergunto a vocês: por que não encaminharam o procurador para uma delegacia? “Teria que ser preso, se fosse um filho meu, eu mandava conduzir”, disse o edil, argumentando que a lei tem que ser igual para todo mudo.
 
Por conta do ocorrido, o vereador reuniu outros políticos da cidade para localizar o procurador, bem como, o taxista. "Ninguém sabe do procurador. Ele sumiu. Mas, vamos procurar ele e também saber quem o rapaz que dirigia o táxi modelo Palio. Temos que fiscalizar. É nosso papel e isso não pode acontecer", ressaltou Leite. 
 


Em seu pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã de terça-feira (8), o edil disse que esse acontecimento foi “jogado para debaixo do tapete, foi escondido. O único que se pronunciou a respeito deste assunto foi o radialista Carlos Valadares, no programa de Aldo Matos”, lamentou. 
 
Em consonância com David Neto, o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que se um cidadão comum fosse pego dirigindo embriagado “estaria preso até hoje. Infelizmente, as autoridades deste país são assim: cometem o pecado, mas como são autoridades, elas ficam impunes”, reclamou. 
 
O vereador José Carneiro disse que é preciso ter prudência com denúncias e afirmou que ninguém está livre de cometer acidente de trânsito. No entanto, ele observa que se for comprovado que Calos Lucena estava realmente embriagado ao volante, o procurador tem que prestar esclarecimentos. O vereador Pablo Roberto (PT) declarou que a denúncia é grave e precisa ser apurada, uma vez que, além da suposta embriaguez no trânsito, tem a questão da suposta omissão das autoridades policiais no cumprimento da lei, a intervenção do Samu e o prejuízo do taxista. Ele sugeriu que a Casa da Cidadania encaminhe requerimentos solicitando um posicionamento do Comando Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, bem como da Secretária Municipal de Saúde e do Ministério Público Federal. “Diante da denúncia de Vossa Excelência esta Casa não deve se furtar a isso. Eu acho que o procurador deve sim se pronunciar acerca disso, e esta Casa também procurar tomar as devidas providências, no sentido de identificar quais foram as autoridades que deveriam fazer cumprir a lei, mas não fizeram”, disse petista.
 
O líder da bancada de oposição na Câmara, Alberto Nery (PT), também sugeriu ao vereador David Neto que solicitasse da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal um parecer, já que PRF está envolvida no caso. “Que o Ministério Público Federal também nos forneça uma declaração relacionada à denúncia trazida nesta manhã”. Ele concorda que, diante da gravidade da denúncia, tem que haver uma averiguação concisa do desenrolar real dos fatos.
 
O vereador Correia Zezito (PTB), que é policial militar, disse que o procurador Carlos Lucena cometeu a infração de trânsito no Anel de Contorno, que, conforme o edil, se trata de um trecho sob jurisdição da Polícia Rodoviária Federal.
“A Polícia Militar foi chamada, estava no local, segundo a rádio divulgou, tomou todas as providências e passou o caso para a Polícia Rodoviária Federal”, afirmou Correia, ressaltando que a PM não tem mais nada a ver com o caso. Novamente com o uso da palavra, o  vereador José Carneiro disse que, se a denúncia for verdadeira, houve omissão dos policiais, porque não cumpriram o que determina a Lei Seca.
 
 
Em contato a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o órgão informou ao Bocão News que conseguiu apurar os fatos com os PRFs envolvidos na ocorrência e que teve acesso ao conteúdo do Boletim de Acidentes confeccionado para o acidente em questão. "A PRF ratifica e aprova todo o conteúdo do Boletim, uma vez que os procedimentos adotados pelos PRFs estão de acordo com a doutrina estabelecida pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Vale salientar que independentemente da classe, raça, credo ou condição social dos envolvidos em um acidente com vítima, a doutrina estabelece que seja priorizado o socorro às vítimas", afirmou em nota.
 
Ainda em nota, a PRF informou que especificamente no acidente em questão, "houve o socorro e remoção da vítima por uma equipe do SAMU para o adequado atendimento em rede hospitalar, não sendo realizado o teste com o etilômetro. Contudo, isto não impede que seja relatada no Boletim do acidente a percepção, pelo Policial, de alteração ou indícios de embriaguez alcoólica nos condutores. A PRF informa ainda que as partes envolvidas neste acidente já podem acessar o Boletim via site (www.dprf.gov.br), no campo – BOLETIM DE ACIDENTES, tendo acesso a todo o conteúdo descrito pelos Policiais Rodoviários Federais, podendo comprovar que todos os fatos foram registrados corretamente".
 
Para David Leite, o importante é o caso seja apurado e as devidas providências sejam tomadas. "Já constatei que o fato aconteceu. Ele estava bêbado e nenhum teste do bafômetro foi feito. Vou até o fim", afirmou.

Bocão News

SERVIÇO: NY E NININHO DISTRIBUIRÃO 10 MIL SAQUINHOS DE ALGODÃO DOCE NO DIA DAS CRIANÇAS NO COHAB CIDADE NOVA


Neste sábado (12) dia da criança, a meninada terá a oportunidade de se deliciar com muito algodão doce, que será distribuído pelo Algodoeiro Nininho com o apoio de Ny do Alto. Na oportunidade serão distribuídos brinquedos pela Escola Pequeno Príncipe, para todos os presentes no local.

Os idealizadores do evento Nininho e Ny, estimam que quase 10.000 (dez mil) saquinhos de algodão doce sejam distribuídos .

O evento acontecerá na Quadra 04, casa 06 no Conjunto Habitacional Cidade Nova, a partir das 07horas.


Maravilha Notícias

ESPAÇO DO LEITOR: MOVIMENTO NÃO AVANÇA NAS NEGOCIAÇÕES E COMPORTAS NÃO PODERÃO SER ABERTAS


Na manhã dessa terça-feira, 08, no Distrito de Pedras Altas, onde vem sendo realizada mais uma manifestação de iniciativa de representantes das Comunidades Ribeirinhas, que liga o Distrito de Pedras Altas ao Município de Queimadas. São 60 km de rio, que segundo manifestantes não recebe água há mais de quatro meses.

Na manifestação, a participação do presidente da Câmara de Queimadas, o vereador Lázaro e de outros edis, do ex-prefeito de Queimadas, do senhor Maurinho do PDT, representantes da AMOPA, Associação Moradores e Pequenos Produtores do Alecrim; representantes da PRF, na pessoa do Inspetor Lopes Júnior, Peto, Caatinga, Polícia Militar, moradores do Distrito de Pedras Altas, dentre outros.

Em conversa com o presidente da Câmara de Queimadas, o vereador Lázaro, o mesmo informou que em contato com a CERB, conversou por telefone com o senhor Godofredo e teve como resposta às reivindicações a explicação de que as comportas não poderão ser abertas devido a Barragem não estar operando acima dos 40% de sua capacidade que é de 39 milhões de metros cúbicos de água. Em contrapartida, o governo se coloca a disposição para aberturas de poços artesianos, bem como o fortalecimento do abastecimento de água para atender as necessidades domésticas através de carros pipa, mas abrir as comportas nesse momento não é possível, informação que veio da CERB e repassada pelo vereador.


Quanto à perfuração de poços artesianos, moradores das comunidades dizem que outros poços foram perfurados, mas a vazão é muito baixa, o abastecimento através de carros pipa também não atende as necessidades dos moradores. “Sendo assim, a idéia agora é entrar com uma ação na Justiça, contra o Estado”, informou o presidente da Câmara.

A manifestação segue em busca de uma resposta mais concreta por porte do Governo do Estado.
Toda a negociação para o desbloqueio da BR está sendo trabalhada pelo Inspetor Lopes Júnior da PRF, com sede em Capim Grosso.


Por Arnaldo Silva

SAÚDE: ÚLTIMOS DIAS PARA VACINAR SEU CÃO E GATO EM BONFIM


Realizada desde o dia 16 de setembro a Campanha Antirrábica, pela VigilÂncia Sanitária de Senhor do Bonfim, oportunidade em que os proprietários de cães e gatos tiveram para imunizar seus bichanos, porém muitas pessoas não se atentaram para o roteiro e perderam a chance de vacinar os bichos, em virtude de tal fato o Coordenador da VISA (vigilância Sanitária), Dr. Marcelo Rodrigues, comunica, que a Vigilância sanitária estará nos dias 10 e 11/10 vacinando na Praça Nova do Congresso no horário das 09h00min as 16h00min.

Veja onde levar seu cão e gato em local mais próximo de sua casa:

Data 09/10/2013
Local 1: Populares- II centro de saúde
Local 2: Populares- Escola Dr. José Gonçalves

Data 10/10/2013 – Praça Nova, das 09 as 16 horas
Data 11/10/2013 – Praça Nova, das 09 as 16 horas


Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: UEBA PARALISA DIA 9 DE OUTUBRO, UNEB APOIA, MAS NÃO PÁRA DEVIDO À ELEIÇÃO PARA REITOR


Protesto é denúncia à sociedade contra o corte orçamentário

As Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) paralisam as atividades acadêmicas, nesta quarta-feira, 09.10. Neste dia, embora esteja solidaria e apoie a ação das coirmãs, a Uneb não paralisará suas atividades devido à eleição para reitor, que acontece no mesmo período da paralisação, realizada conjuntamente por professores, estudantes e técnico-administrativos, é um ato de protesto e denúncia à sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas Ueba.

O estrangulamento orçamentário, que já era crítico, ficou ainda pior, a partir do Decreto 14.710/13, de 14 de agosto, que impôs severos cortes no trabalho do funcionalismo estadual, o que tem causado impactos diretos e indiretos nas universidades estaduais.

A categoria docente sofre, sobretudo, por atraso nos processos de promoção, progressão, mudança de carga horária, déficit no quadro de vagas, além de ferir direitos dos professores garantidos por lei, como por exemplo, a impossibilidade de viagens, a trabalho, ao exterior. Técnico-administrativos reivindicam a regulamentação do plano de cargos, salários e carreira, e veem suas vagas sendo preenchidas por prestadores de serviço e empresas terceirizadas. Já os estudantes são prejudicados pela falta de uma política séria de permanência estudantil, expressa na ausência de vagas nas residências estudantis, déficit de restaurantes universitários, precarização da infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão, entre outros problemas.

A paralisação é o reflexo do descontentamento de toda a comunidade acadêmica com o estrangulamento orçamentário e o descaso do governo do Estado com a Educação Pública Superior da Bahia. E se não bastasse o acúmulo de problemas derivados dos cortes financeiros deste ano, em 2014, a situação tende a ser ainda pior, pois o governo sinaliza redução orçamentária de 12 milhões em manutenção, custeio e ações do PPA.

Para amenizar o problema, as Universidades Estaduais da Bahia reivindicam, desde 2010, o repasse orçamentário de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), com revisão do valor a cada dois anos e valor nunca inferior ao período anterior. Atualmente o valor destinado as Ueba não chega a 5% da RLI.

A crise pode levar às Universidades Estaduais da Bahia à radicalização do movimento, uma greve liderada conjuntamente por professores, técnico-administrativos e estudantes não está descartada. Os docentes, aliados aos outros segmentos da comunidade acadêmica, intensificam a luta e exigem que o governo repense a política orçamentária das Ueba e valorize a Educação Pública Superior.


ASCOM ADUNEB

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL