terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013: violência marca o ano na capital e interior



O corpo sem cabeça
 
O ano de 2013 foi marcado pela violência na capital e no interior do Estado. Em setembro, o corpo de Diego Mendes Leão, 20 anos, conhecido como Dieguinho, foi encontrado por policiais da 49 CIPM/ São Cristóvão, na Estrada Velha do Aeroporto. Dieguinho, acusado de comandar o tráfico nos bairros de cajazeiras, Jaguaribe, Estrada Velho do Aeroporto, Sete Abril foi decapitado e a cabeça foi encontrada sem o corpo no bairro de Nova Brasília da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, na manhã de terça-feira (10). Segundo informações da polícia, Dieguinho também é o oito de copas do Baralho do Crime, entre os bandidos procurados pela polícia. Policiais Militares que estiveram no local reconheceram Dieguinho e também policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) informaram que cabeça é realmente do bandido do baralho do crime. Ele também é acusado de ter assassinado um policial militar identificado pelo prenome de Tiago. 
 
Morte de policiais em treino
 
As mortes dos policiais que passaram mal após uma pré-seleção para entrar no curso de “Caveiras” da PM, a tropa de elite da Bahia, a Associação dos Praças, Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (Aspra) causou revolta entre a categoria. Manoel dos Reis Freitas Júnior e Luciano Fiuza Santana morreram após passarem mal durante o treinamento dos Caveiras.  O tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento ainda corre risco de morte. 
 
O vereador Marcos Prisco (PSDB) iniciou a caminhada da Praça Municipal ao MP para pedir uma rigorosa apuração do curso dos Caveiras. Segundo ele, poucas pessoas sabem, de fato, como é feito esse curso e quais são as condições que os policiais ficam submetidos nesse teste de aptidão física. No entanto, ele já recebeu relatos de vários policiais que disseram que as provas são desumanas. "Queremos que o MP apure toda a situação. A forma com que os testes são aplicados, o atendimento prestado, a ausência de uma ambulância equipada para situações de emergências. Vidas não podem ser perdidas por negligência. Não sou contra o curso, absolutamente. Mas queremos que tenha mais transparência. Esses casos seriam abafados como outros também foram se não resultasse na morte desses policiais".
 
Policiais militares de diversas companhias e batalhões participavam de uma pré-seleção para entrar no curso de “Caveiras” da Polícia Militar, a tropa de elite da Bahia, quando quatro dos policiais sofreram uma exaustão durante a corrida de 10km com coturno, rova que faz parte do Teste de Aptidão Física (TAF) para o COPES.
 
Chacina em Valéria
 
Cinco pessoas foram executadas na madrugada do dia 8 de março, no Jardim Valéria, periferia Salvador. Segundo informações da Central de Polícia (Centel), todas as vítimas foram mortas com tiros e teriam sido torturadas antes das execuções. Os corpos estão amontoados uns por cima dos outros na Estrada Velha de Valéria, próximo a entrada da Usiba. O local onde foram jogados é uma via vicinal de difícil acesso. Dentre as vítimas haviam três mulheres. As vítimas foram atraídas para a casa de Galego para uma festa e no local elas foram assassinadas porque Cebola desconfiava que eles andavam a área e faziam uma espécie de “espionagem” para traficantes rivais. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apresentou o traficante e homicida Lucinei Cardoso Barbosa, o “Gago”, de 32 anos, integrante da quadrilha de “Cebola”, autor e mandante da chacina. 
 
Durante a apresentação, Gago contou que tem dois filhos e confirmou ser usuário de drogas, além de contar que faz bicos para sobreviver. Segundo o acusado, os que morreram seriam traficantes que disputavam 'boca de fumo' na região. "Eles costumavam andar no bairro", afirmou. Gago mora no Subúrbio há quatro anos e jã morou em Valéria. 
 
Comandante Geral da PM assaltado
 
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, foi assaltado enquanto corria na orla da Boca do Rio, no início da manhã do dia 6 de novembro. O bandido, de bicicleta, roubou o celular do comandante-geral da PM. Os policiais militares se  mobilizaram e fizeram ronda pela região para procurar o assaltante, mas sem êxito. O Bocão News tentou o contato com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, mas quem atendeu o telefonema foi o subsecretário da pasta, Ari Pereira. 
 
 
O subsecretário, claramente desconfortável, se recusou a comentar o fato, argumentando que não sabia o que estava acontecendo. Questionado se o secretário Mauricio Barbosa já estava ciente do acontecido, Ari Pereira preferiu não render o assunto. "Não vou comentar porque não estou sabendo. Não posso dizer por ele, mas eu não sei", finalizou Ari Pereira.
 
Se o secretário e o subsecretário de Segurança Pública ainda desconhecem o fato, o coronel Santiago, do departamento de comunicação da Polícia Militar, confirmou a informação que o Bocão News, com exclusivade, adiantou:
 
"Aconteceu. É uma situação complicada que estamos vivendo, mas realmente aconteceu. Um meliente chegou de bicicleta e levou o celular. Mas ele está tranquilo. Não houve problema maior", ratificou coronel Santiago. 
 
Salvador do medo
 
Manhã de sábado, 23 de novembro, 9h49, bairro da Chapada do Rio Vermelho, Salvador. As casas trancafiadas e o comércio com as portas fechadas revelam o medo e o terror no qual os moradores da região vivem em plena luz do dia. Na manhã de hoje, o site Bocão News recebeu fotos que mostam o retrato da violência que assola a capital baiana e se espalha por todo o estado. 
 
Como quem não tem nada a temer, um homem já identificado com o prenome de Mailson, desfila pela região com um fuzil, modelo calibre 7.62, de uso exclusivo das Forças Armadas. Em outra imagem, é possível visualizar outros dois rapazes - um com uma metralhadora e outro com uma espingarda. Sem ninguém ao redor - nem moradores e nem mesmo a polícia, eles brincam de assustar. Gritam para que ninguém saia, avisam quem manda e fincam o toque de recolher no bairro. De posse das fotos, concedidas por um leitor do Bocão News e morador da localidade, a reportagem procurou o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa, que solicitou a procura pelo comandante que cobre a área, Jutamar Oliveira, a fim de que este pudesse comentar o assunto, mas preferiu não emitir opinião sobre o caso.
 
 
Já em contato com o comandante Jutamar  - responsável pela 40ª Companhia Independente da Polícia Militar e coordenador das três bases da localidade, Chapada/ Nordeste de Amaralina e Santa Cruz - o oficial confirmou a situação. "Este Mailson é traficante e homicida. Desde a morte de outro traficante há dois meses atrás, ele (Mailson) quer tomar o espaço. Mas, não existe toque de recolher", afirmou Oliveira ao Bocão News.
 
Ainda conforme o comandante, há patrulhamento a pé, além do reforço das Rondas Especiais (Rondesp) que ajudam a combater o crime na Chapada. "Contamos também com as viaturas das bases. Porém, sabemos que o tráfico não se extingue como um passe de mágica. Exige trabalho da Inteligência", ressaltou, informando que o homem que aparece com o fuzil e identificado como Mailson já está sendo procurado. "Ele fez questão de ser visto porque é uma forma de intimidar a vizinhança. Mas, já há um trabalho com a DHPP para que possamos efetuar a prisão dele", pontuou. Oliveira complementou ainda que operações estão sendo realizadas desde a semana passada na região para combater a guerra entre gangues. "O trabalho para combater estas gangues rivais é difícil. Às vezes, a população que paga por isso e estamos sempre no combate. Não vai demorar muito para que a prisão dele aconteça", garantiu o comandante.
 
Entretando, as operações e combates incansáveis da polícia parecem não abater ou diminuir a ação do tráfico de drogas e da criminalidade. Assaltos a agências bancárias do interior estão sendo registrados com frequência, arrombamentos a caixas eletrônicos da capital não se apresentam mais como novidade e, ainda assim, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Salvador apresentou em outubro uma diminuição de 13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte -, comparando ao mesmo mês do ano passado. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na mesma comparação, a redução foi de 13,8% nos crimes contra a vida. No acumulado do ano (janeiro a outubro), na capital, a queda foi de 13,2% nos CVLIs, enquanto o índice na RMS recuou 17,3%.
 
Estes números, todavia, contrariam a realidade apontada no último feriado da Proclamação da República, marcado por execuções. De acordo com o boletim da própria SSP, entre sexta-feira (15) e o domingo (17), 35 pessoas foram mortas em Salvador e na Região Metropolitana. Os dados apontam que a maioria das vítimas são jovens e do sexo masculino.
 
E, desta forma, a cada manhã, a população transforma vidas em estatísticas, revólver se transforma em fuzil e segurança soa com a temeridade daquilo que ainda custa a chegar.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL