quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sr do Bonfim: Evento gera renda para artesãos durante São João

marca_sao_joao_bonfim_2013_divulgacao
Armazém do Artesanato atraiu turistas que puderam conhecer e comprar os trabalhos desenvolvidos na região de Senhor do Bonfim
Tamara Leal
O Armazém do Artesanato de Senhor do Bonfim, que aconteceu de 21 a 24 de junho, simultaneamente aos festejos juninos do município, atraiu centenas de pessoas que prestigiaram a exposição e aproveitaram para adquirir os produtos.
O artesão Epitácio Lopes foi um dos profissionais que estavam expondo no evento. Ele atua no ramo há seis anos e já tem a oportunidade de expor no Armazém há três anos “O evento contribui para um aquecimento da renda familiar, já que muitos dos turistas não voltam para casa sem uma lembrança da cidade ou do São João”.
O turista Leonardo Vieira, da cidade de Pindobaçu, na Bahia, estava em Senhor do Bonfim para participar do São João. Em visita ao Armazém, ele se encantou com o artesanato regional e acabou levando para casa uma das placas do artesão Epitácio.
Já a artesã Márcia Santana estava participando do evento pela primeira vez. Ela trabalha há seis anos com artesanato. “Vivo dessa atividade e ela é responsável por parte do sustento da minha família e também por algumas conquistas pessoais”, disse.
Também foi a primeira vez que a artesã Marisa Guirra expôs suas camisetas e canecas personalizadas. Ela aprovou a participação no Armazém. “Pude apresentar os meus produtos a um público maior que o de costume”.
Estudante e moradora de Senhor do Bonfim, Vitória Regina, acha interessante ter um local que venda produtos que levam o nome da região para outras localidades.
“Todos os anos prestigio o Armazém e sempre compro uma lembrancinha para presentear os meus amigos que vêm de fora”.
A Diretora de Turismo da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Iris Rios, explica que o Armazém do Artesanato é importante para promover a inclusão social dos artesãos. “Este é um momento único. Viabilizamos o acesso a novos mercados, já que nesta época, a cidade chega a duplicar a sua população. Assim, montamos uma estrutura adequada no centro aonde os artesãos receber os turistas”, afirma.
A gestora do projeto Armazém do Artesanato pelo Sebrae, Siomara Guimarães, explica que o projeto existe a sete. “A grande maioria dos artesãos é formalizada como Microempreendedor Individual. Dessa forma, estamos fomentando o empreendedorismo e incentivando essas pessoas a comercializarem seus produtos e valorizar o trabalho”.
Durante os quatro dias de exposição, foram comercializadas peças em cerâmica, artesanato mineral, biscuit, crochê, madeira, canecas e camisas personalizadas. O Aramzém é realizado pela Prefeitura de Senhor do Bonfim em parceria com o Sebrae.

(

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL