quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OPERAÇÃO BERYLLOS DA PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE PEDRAS PRECIOSAS EM CAMPO FORMOSO E SENHOR DO BONFIM

Na manhã dessa quarta-feira (05), Senhor do Bonfim e Campo Formoso amanheceram repletos de agentes da Polícia Federal, e fiscais da Receita Federal, onde estão sendo cumpridos vários mandados de prisão e apreensão, referente ao comercio ilegal de pedras preciosas.

O Blog Maravilha Notícias esteve mantendo contato com a Superintendência da Polícia Federal,na cidade de Juazeiro, e obtivemos as informações abaixo relatadas:

OPERAÇÃO BERYLLOS
A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Juazeiro/BA, com o apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (05/12/2012) a Operação Beryllos, visando à repressão ao comércio irregular de pedras preciosas e semipreciosas no município de Campo Formoso/BA e região.
Foram expedidos pela 2ª Vara Especializada Criminal de Salvador/BA, 24 (vinte e quatro) mandados de prisão temporária (sendo 09 no Rio de Janeiro/RJ, 13 em Campo Formoso/BA e 02 em Senhor do Bonfim/BA); bem como 32 (trinta e dois) mandados de busca e apreensão (sendo 12 no Rio de Janeiro/RJ, 17 em Campo Formoso/BA, 03 em Senhor do Bonfim/BA).
A quadrilha atuava na extração e exportação de pedras preciosas e semipreciosas para países do continente asiático, especialmente, citrino, ametista e esmeralda, que eram transportadas para as empresas exportadoras no Rio de Janeiro/RJ, através de documentos fiscais emitidos irregularmente pela Inspetoria da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em Senhor do Bonfim/BA, subfaturando os valores, visando à elisão fiscal, e ainda mediante a aquisição de notas fiscais de terceiras pessoas, sem qualquer relação com a negociação originária.
Outra irregularidade detectada durante as investigações foi a ausência de indicação da origem da lavra do minério nos documentos fiscais que lastreavam o transporte para o Rio de Janeiro/RJ, vez que os garimpos não possuíam autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Além disso, as pedras eram comercializadas em Campo Formoso/BA diretamente para os compradores indianos, e as empresas cariocas apenas atuavam como intermediárias das vendas, procedendo, posteriormente, a remessa ilegal para o exterior.
As pedras eram irregularmente exportadas sem que fossem declarados os valores reais da transação. Os pagamentos aos fornecedores de pedras em Campo Formoso/BA eram realizados diretamente pelos indianos, intermediadas pelas empresas cariocas, utilizando-se de casas de câmbio no Brasil e no exterior (dólar-cabo), consubstanciando o crime de evasão de divisas.
Destarte, a aludida operação visa desarticular um grupo criminoso dedicado à prática de crimes ambientais (artigo 55 da Lei nº 9605/98), usurpação de patrimônio público da União ( artigo 2º, § 1º da lei nº 8.176/91), crimes tributários (artigo 2º, I da Lei nº 8.137/90), descaminho (artigo 334, § 3º do Código Penal), falsidade ideológica (artigo 299 do CP), receptação (artigo 180 do CP), formação de quadrilha (artigo 180 do CP), e lavagem de dinheiro ( artigo 1º, inciso VII da Lei 9.613/98).
No total, a operação contará com a participação de aproximadamente 180 (cento e oitenta) agentes públicos entre policiais federais e auditores da Receita.
O valor dos tributos sonegados pode chegar a milhões de reais, os quais serão devidamente apurados através da análise do material apreendido junto a Receita.
Os presos serão indiciados e interrogados, e posteriormente encaminhados ao Sistema Prisional local onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
O nome da operação advém do grego em alusão ao gênero de pedras preciosas da qual pertence à esmeralda, principal pedra comercializada irregularmente pelo grupo.
Às 11:30hs será realizada uma coletiva à imprensa na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA situada na Rua Amazonas, n º 99, Santo Antônio, telefone (74) 3614-9100, onde serão apresentados os resultados parciais da operação.
Até as 07:30hs desta quarta-feira, 05, foram confirmadas 19 prisões: 12 no município de Campo Formoso/BA e 07 no Rio de Janeiro/RJ.
Dentre os materiais apreendidos encontram-se: carros de luxo, pedras preciosas (ametistas, esmeraldas e citrino), mídias e documentos que comprovam a prática delitiva.
Nota Técnica – PF.

Postado por Neto Maravilha

ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO LUIS COLIDE COM DOIS ANIMAIS SOBRE A PISTA EM JAGUARARI


Ônibus da empresa São Luis, que havia saído de Juazeiro às 18h00min, tendo seu destino a cidade de Senhor do Bonfim, quando por volta das 19h45min, após haver saído da rodoviária de Jaguarari, já próximo a fabrica de cerâmica e a de tintas Yalen, foi surpreendido por 2 jegues, que entraram na frente do ônibus.

Sem acostamento suficiente, e a sua frente uma carreta, não restou alternativa para o motorista a não ser bater, apesar do susto, nenhum dos 22 passageiros, nem cobrador e motorista se feriram,
A polícia rodoviária foi acionada e fez o boletim de ocorrência.

Maravilha Notícias

Após entregar criança de 2 anos, mãe adotiva faz protesto: “Não sou ladra”


A mãe adotiva de uma das crianças retiradas da família em Monte Santo, no interior da Bahia, fez um protesto na tarde desta terça-feira (4) em frente ao Fórum de Indaiatuba, em São Paulo. A menina de 2 anos que estava com ela e os irmãos de 3 e 4 anos, que viviam com outra família, foram entregues à Justiça de São Paulo depois de decisão que determina o retorno das crianças aos pais biológicos. A mãe das crianças, a lavradora Silvânia, está em São Paulo para passar um período de adaptação com as crianças, antes do retorno previsto para Monte Santo.


“Isso não é justo e não faz. Ninguém vai calar a minha boca”, disse a mãe adotiva, Letícia Cristina Fernandes, segundo o G1. No protesto, ela chegou a mostrar uma pasta com fotos que disse ter feito logo que a menina chegou em sua casa, para registrar o estado da criança na ocasião. É possível ver ferimentos na cabeça da menina. “Eu sou mãe, não sou ladra. A cabeça da minha filha tava assim”, disse. Ela informou que fez tudo dentro da lei. “Eu fui duas vezes pra Bahia, a primeira vez eu fui apresentar os documentos sim, eu fui conhecer o juiz, eu fui conhecer a promotoria, eu não roubei criança nenhuma”, afirma.



Um grupo de mães e mulheres também se concentrou em frente ao fórum para apoiar a mãe adotiva, alegando que as crianças estão melhor com as famílias paulistas.(G1)



A advogada Lenora Panzetti, que representa as famílias adotivas, afirmou que ainda não entrou com recurso contra a decisão do retorno das crianças porque o Fórum da cidade natal dos menores não liberou os autos, para que assim o recurso seja impetrado. “Se há irregularidades, que irregularidades são essas? Que fatos são esses que não foram reconhecidos e falados e que surgem só agora um ano e nove meses depois? As famílias vão continuar lutando. Nós perdemos a batalha, não a guerra”, afirma.

ATRASA LADA DO LAR PRESA COM GRANDE ARSENAL DERIVADO DE FURTOS EM PONTO NOVO


No dia 03 de novembro de 2012, uma equipe de Policiais Civis do Município de Ponto Novo – Bahia, após realização de investigações policiais em referência a vários furtos que estavam ocorrendo no centro da cidade conseguiu êxito da prisão da nacional identificada por RAILA POLLIANA LIMA NASCIMENTO , natural de Ponto Novo – Bahia, nascida em 07/03/1994, residente na Praça da Integração, 218, Centro do município de Ponto Novo – Bahia. O Delegado de Polícia Civil do município Dr. Claudio Gomes, juntamente com os Agentes Paulo Adriano; José Brito; César Maciel Valnei Aquino, no decorrer das investigações se deslocaram até a residência da suspeita apreendendo no seu interior os produtos do furto das vítimas, dentre eles: vários frascos de perfumes da marca Boticário, diversos produtos de beleza tipo cremes , 21 frascos de produtos de tintura para cabelos femininos , celulares marca SUNSUNG; Óculos Sport marca Carrera; UM APARELHO COMPUTADOR TIPO NOTEBOOK MARCA COMPAC DA COR PRETA; UM APARELHO TIPO COMPUTADOR TABLET MARCA SUNSUNG. A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Do Município de Ponto Novo – Bahia, juntamente com os matérias e objetos dos furtos, para as providências cabíveis por parte da Autoridade Competente, sendo verificado através do Setor de Investigação que a transgressora da Lei possui passagens na Polícia por prática de crimes de roubo e furto.

Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.
§ 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.

Furto qualificado
§ 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:
I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;
III - com emprego de chave falsa;
IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Polícia de Ponto Novo
Postado por Neto Maravilha

A GRATIDÃO DE UMA FAMÍLIA QUE TEVE CARRO RECUPERADO




Em nome de meu tio,(Osmar Evilacio da Silva), que por intermédio deste renomado Blog e da brilhante Guarnição CETO, veio a recuperar seu veículo, que havia sido roubado na segunda-feira (03), da porta da oficina em que o mesmo trabalha nas imediações do posto pinheiro, venho agradecer a você Netto Maravilha pelo excelente serviço prestado à comunidade bonfinense. Meu Tio só ficou sabendo que o carro havia sido encontrado por meio de seu blog e rapidamente pode ir ao local indicado e constatou que haviam apenas retirado as rodas o som e a bateria, e que o carro encontrava-se em perfeito estado de conservação. Volto a afirmar que sem a sua publicação teria, com certeza, uma demora maior para reaver o veículo, e poderia ser que à mercê do tempo, pudesse ter tido maior avaria. creio que a comunidade Bonfinense compartilha do mesmo sentimento de gratidão que nos envolve nesse momento a sua pessoa e a seu importante Blog.


Eliel Alves da Silva.
Postado por Neto Maravilha

Cipe-Caatinga recupera moto roubada e prende elemento em Cansanção


Na tarde desta terça-feira (04), por volta da 13h30 Policiais Militares da CIPE-CAATINGA durante patrulhamento em uma estrada vicinal entre as cidades de Cansanção e Nordestina, perceberam a passagem de um condutor em uma motocicleta de cor prata. Em seguida foram informados, via rádio, que tinham furtado uma motocicleta da mesma cor no Centro de Cansanção. De imediato a guarnição conseguiu alcançar a Motocicleta CG Honda 125 ES, cor prata, ano 2003 placa policial JQF2045, conduzida por GINALDO RIBEIRO DIAS, vulgo “ MARRONZINHO” , residente no Povoado Cacimbas.

A guarnição abordou o elemento, o qual confessou o furto. O acusado e a motocicleta foram apresentados ao Bel. Antônio Álvaro Ramos Santana Schramm, delegado de Polícia Civil, na delegacia de Cansanção.

CIPE-CAATINGA

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL