terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jussiape(BA): moradores violam túmulo de atirador e tentam queimar caixão


O túmulo onde foi enterrado o corpo de Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon, autor do triplo assassinato em Jussiape, na Chapada Diamantina, foi violado nesta segunda-feira (26) por alguns moradores que desejavam queimar o caixão. Segundo o Correio, a informação foi confirmada pela família da vítima. Uma parente de Colon afirmou que uma nova camada de concreto teve que ser colocada na sepultura. Entretanto, o titular da 20ª Coordenadoria Regionais do Interior (Coorpin/Brumado), Leonardo Rabelo, afirmou não ter conhecimento do fato. Colon matou o prefeito da cidade, Procópio Alencar, a primeira-dama, Jandira, e o gerente local da Embasa, Ordelange Novaes, neste sábado (25). Depois, foi morto em confronto com a polícia. A cidade está em luto oficial de três dias e nesta segunda os serviços de banco e correios não abriram. Comenta-se no município que o ataque de fúria de Colon seria motivado pela concessão de um quiosque público, onde ele mantinha um bar. Ele ganhou o direito de explorar o espaço em 2009, quando Vagner Neves Freitas, seu amigo pessoal, era prefeito. Mas Vagner foi cassado no ano seguinte e Procópio, ao assumir a prefeitura, vetou o uso do quiosque por identificar problemas na licitação.

BN

Ajuda do Mato Grosso começa a ser distribuída para os criadores da região de Sr do Bonfim


Pequenos criadores de caprinos ovinos e bovinos da região de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, que estão sofrendo com a forte estiagem receberam uma importante ajuda dos produtores de Sorriso, Mato Grosso. Quatro carretas repletas de milho e milheto doadas por produtores mato-grossense começaram a ser distribuídas para os criadores que estão com os pastos secos e sem alimento.
A distribuição feita de acordo com o tamanho do rebanho está sendo coordenada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Micro região de Senhor do Bonfim (ACCOSB). Segundo a entidade a iniciativa surgiu durante uma recente conversa em uma exposição Agropecuária no estado do Espírito Santo, entre os irmãos e criadores Eduardo e Luis Teixeira com produtores do estado do Mato Grosso.
A ajuda vai beneficiar diversos criadores que estão tendo dificuldade com a escassez de alimento neste período de seca. “Nos só temos que agradecer a sensibilidade dos nossos irmãos do Mato Grosso por está atitude louvável para com pequenos criadores que vivem momentos difíceis com a seca”. Disse Gaudêncio Duarte presidente da Accosb.
Inicialmente formam enviadas 160 toneladas do grão, mas a estimativa é que possa chegar a 200 toneladas, de acordo com o agricultor de Sorriso (MT), Sérgio Adão Esteves.
Fonte: : Jeorge Carvalho Torres

Rixa política matou prefeito e primeira-dama de cidade baiana


O autor do massacre de Jussiape, Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon, 43 anos, saiu de casa na manhã de sábado sabendo exatamente o que ia fazer. Conforme acreditam os amigos e testemunhas, o ataque de fúria foi planejado. Saiu de casa com uma espingarda nas mãos, um revólver calibre 38 na cintura e munição amarrada ao p
escoço, pronto para não mais voltar.

Seu primeiro alvo foi o diretor da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46 anos, que tomava uma cerveja em um bar, na praça da cidade. Entrou no local por uma porta lateral, avisou ao proprietário que a dívida que tinha a receber, fosse paga a uma prima, ficou diante da vítima e desferiu o tiro de espingarda à queima-roupa. Na cabeça, sem chances de defesa.
“Todo mundo na cidade tinha medo dele, porque era um grande caçador de veados, sabia atirar”, observa o irmão de Oderlange, o comerciante Edson Pereira Novaes, de 45 anos. “Ele chegou sem dar uma palavra, depois saiu andando tranquilamente, trocando a cápsula da espingarda, uma frieza impressionante”, relata Luiz Rodrigues, 52 anos, que estava na mesa do bar na hora do ataque.
A partir de então, foi quase uma hora de pânico e correria na pequena Jussiape, a 530 quilômetros de Salvador, na área sul da Chapada Diamantina. Comerciantes fecharam as portas e as pessoas corriam. Um policial chegou a tentar deter Colon, mas foi atingido na perna.
Determinado, Colon foi em direção à casa do prefeito reeleito Procópio Alencar (PDT), de 75 anos, e encontrou, no caminho, a primeira-dama Jandira, 71, que ia à feira da cidade. Atingiu ela com um tiro na nuca e seguiu para o consultório médico de Procópio, que fica do lado de sua residência. “Ele disse ao meu pai: ‘matei sua esposa e vim aqui te matar’. Meu pai começou a chorar e dizer que ele não fizesse isso, se não acabaria com a própria vida”, relata o filho de Procópio, Robson Alencar.

Colon não atendeu ao pedido de clemência: pediu ao paciente que presenciou o diálogo que saísse e somou mais uma morte com um tiro na cabeça. “Na saída, ao ver minha mãe tendo espasmos, deu mais dois tiros para confirmar a morte”, relatou Robson.
Sua lista era mais longa, e até a chegada de reforço policial, ele teve tempo de ir à casa de diversos inimigos que esperava levar consigo. O principal deles era o presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Gilberto Freitas (PSC), que quando soube que estava na mira, trancou-se na Câmara Municipal.
Colon foi até a casa de Gilberto, onde estava sua mulher, Eliene de Freitas, de 28 anos. Após dezenas de chutes na porta, foi para a casa do pai do vereador, Nadir Freitas, de 82 anos. Chegou a apontar a arma para o idoso, mas desistiu de executa-lo após apelos de um neto.
Partiu em busca também de Edson, irmão de Oderlange: “Eu me tranquei dentro do salão. Ele passou lá, tentou arrombar, mas não conseguiu”. Na sua saga, foi ainda nas casas de João Batista Trindade, dono de um posto de gasolina, do ex-prefeito Sílio Souza, e de um rapaz de prenome Girlênio, a quem creditava a morte por envenenamento de um cachorro de caça seu.
Seu último alvo foi um policial militar que chegou após a notícia da matança. Givanildo dos Santos Alves foi baleado na cabeça e segue internado em estado grave, no Instituto Brandão de Reabilitação, em Vitória da Conquista.
O atirador morreu no confronto com os PMs. O corpo dele foi enterrado no início da manhã do domingo (25), mas nenhum familiar ou amigo de Claudionor foi ao cemitério assistir ao sepultamento. Alguns moradores de Jussiape estenderam faixas pretas na frente das casas em sinal de luto pela tragédia.
Motivação
O motivo de toda a discórdia gira em torno da concessão de um quiosque público, onde Colon mantinha um bar. Ele teve o direito de explorar o local adquirido em 2009, quando Vagner Neves Freitas, amigo pessoal, era prefeito. Após a cassação do aliado em 2010, naquele mesmo ano quem assumiu foi Procópio Alencar, que logo achou problemas na licitação e resolveu cancelar o contrato uso do ponto. Na eleição deste ano, Vagner estava inelegível, mas colocou na disputa sua mulher, Vânia Novais, que recebeu apoio de Colon. Ela foi derrotada.
“A lei foi feita para o prefeito roubar à vontade”
O ex-prefeito Vagner Freitas (PTB) foi cassado em junho de 2010 por quebra de decoro, após ter proferido uma série de declarações polêmicas na cidade, a exemplo de: “A lei foi feita para o prefeito roubar à vontade. Ele pode roubar mesmo, que não acontece nada. A única verdade é essa: a lei foi feita para o político roubar à vontade. É pura mentira. Lei de responsabilidade fiscal é mentira”.
“Vagner, que já cumpriu pena no presídio do Carandiru, em São Paulo, por crime de formação de quadrilha. Ele também fazia vários ataques à Câmara Municipal e vereadores. Inclusive, sua cassação foi feita pelos vereadores do município: “Vereador só vota por dinheiro! A mamadeira quebrou!”, disse à época. Depois de cassado, o médico Procópio Alencar assumiu. Este ano, Procópio concorreu contra a esposa de Vagner, e ganhou. Fonte: e Fotos o Correio

Jacobina: PM prende homem que tentou roubar Lojas Maia pela terceira vez


Um homem identificado como sendo Judivan Nere Mascarenhas, o "Zum da Caixa D'Água", de 33 anos, foi preso, por volta das 11h desta segunda-feira, nas Lojas Maia, na Praça Rio Branco, no centro de Jacobina. De acordo com um leitor, ele entrou na loja, na sexta-feira, com uma caixa de papelão e saiu de lá com dois aparelhos de som, e, ontem, quando teve promoção de domingo, voltou a roubar na mesma loja. Já virando "freguês", retornou hoje de manhã e acabou se dando mal ao tentar sair de lá furtando duas máquinas de cortar cabelo. Avisada, a Polícia Militar agiu com rapidez e eficiência, encaminhando Judivan Nere para a delegacia local. Trancafiado pela polícia, o "cliente" deverá perder as próximas promoções da loja. De acordo com o delegado plantonista, Dr. Cleber Azevedo, o acusado já tem outras passagens pela delegacia de Jacobina também por acusação de furtos e roubos na cidade. Com informações do Corino Urgente.

Grave acidente na BR 324 envolve comerciantes coiteenses, prefeito e assessores de Várzea do Poço


Um grave acidente envolvendo um Pólo da prefeitura de Várzea da Poço, placa JRZ-2370 e o Fiat Pálio, placa JPG-2133, licença de Conceição do Coité, deixou o saldo de cinco feridos no fim da manhã desta segunda feira,26, no km 449 da BR 324, distante 16 Km de Riachão do Jacuípe, sentido Tanquinho, entre os povoados de Santana em Riachão do Jacuípe e São João/Candeal.

No Pálio que viajava sentido Feira de Santana estavam os comerciantes Esmeraldo Lopes dos Santos, 44 anos,conhecido por “Ismé” e Gilson Porto Pereira,44, ” Gilsinho”. No carro oficial que trafegava no sentido contrário estava o prefeito de Várzea do Poço, Paulo José Ferreira (PCdoB), 49 anos, Jackson Gutemberg Sampaio Costa,50, condutor do veículo e eleito vereador pelo (PCdoB) em 7 de outubro, além de Luiz Carlos de Novais, 54 anos, contador da Prefeitura.

Inicialmente as cinco vítimas foram socorridas para a emergência do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe e diante da situação mais grave de Ismé e Gilsinho foram logo transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana. Enquanto o prefeito Paulo José, Luiz Carlos e Jackson permanecem em observação,porém a equipe médica viu a necessidade em transferir Jackson por ter fraturado o nariz e reclamar de fortes dores no tórax.
O CN manteve contato com a esposa de Esmeraldo, Patrícia Lopes e foi informado que o mesmo teve fratura em seis costelas e bacia, e perfuração no pulmão. Passou por uma cirurgia por volta das 16h e está na UTI, segundo informações está entubado e inconsciente, seu estado é o mais grave entre todos os envolvidos .Não obtivemos informações do estado de saúde de Gilson, porém informações do Hospital de Riachão dão conta que ele foi transferido com suspeita de fratura nas costelas.

Fonte : Calila Notícias

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL