segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Hemoba convoca população para doar sangue antes de tomar dose da vacina contra a Febre Amarela



A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca a população baiana para realizar doação de sangue antes de se imunizar contra a febre amarela. A Fundação visa reduzir o número de candidatos inaptos e conscientizar a sociedade a respeito dos critérios básicos para a doação de sangue.
A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação de sangue, antes de receber a imunização contra a febre amarela. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.
Com a convocação, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade a demanda de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval.
A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reforça que o objetivo é reduzir o impacto com a inaptidão após a vacina e garantir os estoques regulares para este período. “O nosso objetivo é reduzir ao máximo o impacto da inaptidão após a vacina, por isso aquecemos as campanhas para mobilização de doadores, sobretudo neste período, onde já é comum experimentarmos uma redução nas doações. Toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas”.
Sobre a doação de sangueDoar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar
documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Mais informações também podem ser acessadas através do site www.hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).
Ascom/Hemoba

Durante perseguição em Miguel Calmon, Polícia Militar prende elemento com arma e recupera carro tomado de assalto em Jacobina.


No Início da madrugada desta segunda-feira, 22 de janeiro de 2018, a Polícia Militar prendeu um homem e recuperou um veículo Punto de placa OLZ 5337, tomado de asssalto em Jacobina, na noite deste domingo (21).

Segundo informações, dois elementos armados que estavam em baixo de uma árvore tomaram o veículo Punto de asssalto dnoe uma cabeleireira no Bairro Jacobina III, no momento em que a mesma chegava em sua residência.

A Polícia Militar iniciou diligências  e logo em seguida veio a informação de que dois elementos com um veículo com as mesmas características, haviam tentado realizar um asssalto a um posto de combustíveis na cidade de Miguel Calmon, seguindo para a cidade de Piritiba.

Durante diligências, o veículo foi visto pela guarnição Carcará do PETO voltando pela BA 131 para Miguel Calmon, iniciando-se uma perseguição em alta velocidade. Já na Rua Góes Calmon, o veículo Punto teve a caixa de marcha danificada, sendo que um dos elementos conseguiu fugir e o outro acabou sendo preso de posse de um revólver calibre 38.

A Polícia Militar seguiu com o acusado para a delegacia de Jacobina, apresentando-o já por volta das 5:40h da manhã desta segunda-feira, 22, para que seja adotada as medidas cabíveis. 
Fonte: Augusto Urgente!

MULHER É ESFAQUEADA DENTRO DE CARRO EM QUEIMADAS; COMPANHEIRO É SUSPEITO

Uma mulher identificada como Joseane foi encontrada esfaqueada em um carro na manhã deste domingo (21), próximo ao povoado de Jacurici da Leste, no limite entre os municípios de Itiúba e Queimadas, na região sisaleira da Bahia. Segundo informações de familiares da mulher, o principal suspeito é o companheiro dela, Adeilton da Silva Matos, mais conhecido como ‘Passarinho’, que fugiu após o crime. Até o início da manhã desta segunda-feira (22), ele ainda não havia sido localizado. Uma irmã de Joseane relatou que o acusado e a vitima retornavam de uma festa quando houve uma discussão e o homem agrediu a companheira. Logo após ser achada, a mulher foi levada para o hospital da cidade, com ferimentos no pescoço e na altura do peito e ombro. Após receber os primeiros socorros, a vitima foi transferida para outra unidade em Salvador. O estado de saúde dela é desconhecido.
Noticias de Santaluz


Policial: Ações do 6º BPM no final de semana em Bonfim e região
6º BPM CONDUZ HOMEM ACUSADO DE AGRESSÃO E AMEAÇA
Por volta de 01h13 deste sábado (20), policiais da 1ª Companhia/Ronda Distrital do 6º BPM, conduziram e apresentaram na Delegacia de Polícia para que fossem tomadas as devidas providências, um homem de 21 anos de idade, por ter agredido e ameaçado um senhor de 64 anos, fato ocorrido no bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim-BA.
6º BPM ATUA EM CASO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Por volta das 13h30 deste sábado (20), a guarnição da 1ª Companhia do 6º BPM se dirigiu à Rua Manoel Teixeira, Centro, em Senhor do Bonfim-BA, a fim de atender uma ocorrência de violência doméstica. No local, em contato com a vítima, uma mulher de 20 anos de idade, foram informados que a mesma havia sofrido agressões físicas por parte de seu companheiro, de 26 anos. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para que fossem tomadas as devidas providências.
6º BPM APRESENTA HOMEM ACUSADO DE AGRESSÃO E AMEAÇA CONTRA MULHERES
Por volta das 20h40 deste sábado (20), policiais da 1ª Companhia/Ronda Distrital do 6º BPM, foi acionada pelo CICOM para atender uma ocorrência no distrito de Quicé, zona rural de Senhor do Bonfim-BA. Já no local, uma mulher afirmou ter sofrido agressões físicas e que ameaças foram proferidas contra ela e sua genitora, por parte de um homem morador da mesma localidade. Todos os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícias, para que fossem adotadas as devidas providências.
6º BPM FAZ OPERAÇÃO QUE DESENCADEIA EM CONDUÇÃO POR POSSÍVEL EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Neste sábado (20), guarnições da 1ª Companhia, juntamente com Tático Urbana, Tático Rural e ROCAM, da CETO – Companhia de Emprego Tático Operacional do 6º BPM, desenvolveram uma grande operação com o intuito de prevenir ações criminosas na cidade de Senhor do Bonfim-BA, com abordagens em pontos estratégicos da cidade, como também a bares que aglomeravam grande quantidade de pessoas. Já por volta das 23h45, o CICOM recebeu uma denúncia de perturbação do sossego no distrito de Carrapichel, zona rural de Senhor do Bonfim, sendo então determinado pela Oficial de Operações o deslocamento das guarnições até o local conhecido como “Bar da Mirtes”. Foram realizadas buscas e abordagens em todo o perímetro do estabelecimento, onde se encontrava um “paredão” de som automotivo, conduzido à Delegacia pelo motivo da denúncia. No interior do bar, foi notado pelos policiais uma garota, menor de idade, atendendo clientes como garçonete, como também 06 (seis) outras adolescentes consumindo bebida alcoólica. De pronto, foi acionado o Conselho Tutelar, que deslocou ao estabelecimento a fim de identificar e apresentar as menores aos responsáveis. A proprietária do estabelecimento, que não possuía alvará de funcionamento, juntamente com 03 (três) das adolescentes, foram levadas até a Delegacia de Polícia, a fim de subsidiar o registro da ocorrência do tipo penal previsto no art. 243 do ECA, onde também foi aberto um inquérito policial para se investigar a possível exploração do trabalho infantil.
6º BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO
Por volta das 11h15 deste domingo (21), policiais da 3ª Companhia do 6º BPM, em Pilar, zona rural de Jaguarari-BA, receberam uma denúncia anônima sobre uma situação de vias de fato na localidade conhecida como Fazenda Sussuarana. Já no local, um dos envolvidos na ocorrência, um homem de 40 anos de idade, foi abordado e encontrado em sua posse uma espingarda da marca CBC, calibre .28, municiada, bem como uma arma branca tipo facão no interior de seu veículo, um VW Gol de cor prata. O mesmo foi conduzido à Delegacia de Polícia de Senhor do Bonfim, para que fossem adotadas as medidas cabíveis.
6º BPM ATUA EM REBELIÃO DE PRESOS EM CAMPO FORMOSO-BA
Policiais da CETO – Companhia de Emprego Tático Operacional do 6º BPM estiveram na cidade de Campo Formoso-BA em apoio à 19ª COORPIN, 54ª CIPM e Corpo de Bombeiros, para fazer a contenção de 28 (vinte e oito) detentos que promoveram uma rebelião no Complexo Policial daquela cidade, onde incendiaram objetos e danificaram o patrimônio público, fato ocorrido após uma tentativa de fuga frustrada pela Polícia Civil. A brilhante operação em conjunto das forças policiais, munidas de equipamentos de controle de distúrbios, não resultou em qualquer registro de feridos, seja entre os detentos ou policiais. A ação iniciou por volta das 15h00 e foi controlada por volta das 18h30.
6º BPM AGE EM MAIS UM CASO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Por volta das 00h30 desta segunda-feira (22), policiais da 1ª Companhia do 6º BPM atenderam à uma ocorrência por violência doméstica, ocorrida na Rua Tiririca, no Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim-BA, onde um homem de 41 anos de idade teria tentado agredir com chutes e socos a sua própria mãe, uma senhora de 71 anos. O acusado foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia para as devidas providências.
Sexto Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Coité – Bandidos arrombam empresa de coleta de lixo e furtam dois caminhões compactadores

Foto: Raimundo Mascarenhas
Dois caminhões compactadores da marca Wolkswagem (Bob Esponja) um de placa OMW 0874 licença de Itabuna e outro OZF 6281 da empresa A&S Engenharia Ambiental que são usados diariamente na coleta do lixo na cidade de Conceição do Coité foram furtados na madrugada desta segunda-feira, 22.
Na garagem da empresa que fica localizada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães.
Segundo o gerente Valmir não sabe informar o horário exato que os criminosos chegaram, pularam o muro, arrombaram a porta do escritório onde ficam todas as chaves dos cinco caminhões, quebraram o cadeado do portão principal e saíram com dois veículos.
Valmir disse ao Calila que foi informado do arrombamento e do furto por volta das 06h quando um dos motoristas chegou um pouco antes e se assustou ao verificar o portão e portas abertas.

O gerente informou também que os carros têm rastreadores via satélite e as policias militar e rodoviária já estão no encalço.
Quanto ao serviço de coleta Valmir disse que não será comprometido, pois, vai utilizar os três que ficaram e vai receber dois da cidade de Serrinha que também é atendido pela empresa A&S.

Redação CN

Região de Conquista: Dois acidentes com vítimas na BR-116, na noite desse domingo


a7FCieu
Duas pessoas ficaram feridas nos dois acidentes ocorridos na noite desse domingo na BR 116, trecho do Município de Cândido Sales. O primeiro acidente ocorreu no km 894. Um carro de passeio colidiu frontalmente com uma carreta.

KiL5KB6O motorista do carro de passeio ficou gravemente ferido, sendo encaminhado ao hospital de Base em Vitória da Conquista. Minutos depois, no km 883, próximo ao limite com Conquista, um caminhão bateu na traseira de outro. 

O motorista chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi retirado por socorristas da Via Bahia e encaminhado ao hospital. Ele não corre risco de morte. A principal suspeita é que o motorista tenha dormido ao volante. Blitz Conquista (mais fotos).

Temer quer criar Ministério da Segurança Pública



O presidente Michel Temer (MDB) quer criar o Ministério da Segurança Pública e retirar as atribuições da área do Ministério da Justiça, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o emedebista planeja anunciar a novidade em abril, quando será feita uma reforma ministerial com a saída dos ministros que serão candidatos na eleição deste ano. Com aprovação de apenas 5%, o presidente tem apostado na segurança pública como uma maneira de melhorar a imagem do governo. (Bahia.Ba)

CÁRMEN LÚCIA SUSPENDE POSSE DE CRISTIANE BRASIL


Em uma nova derrota para o Palácio do Planalto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu suspender temporariamente a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho, que estava marcada para ocorrer às 9 horas desta segunda-feira, 22. A decisão da presidente do STF foi feita no âmbito de um processo movido por um grupo de advogados trabalhistas.

Cármen alegou em sua decisão que os princípios constitucionais da segurança jurídica e da efetividade da jurisdição "seriam comprometidos com o ato de posse antes de se poder examinar a suspensão das decisões de primeira e de segunda instâncias que a impediam neste momento". "Defiro parcialmente a providência liminar para a suspensão do ato de posse até que, juntadas as informações, incluído o inteiro teor do ato reclamado, seja possível a análise dos pedidos formulados na presente reclamação, sem prejuízo de reexame desta decisão precária e urgente", escreveu Cármen Lúcia em trecho de decisão publicada na madrugada desta segunda-feira no site do STF.
Durante o recesso do STF, cabe à ministra tomar as decisões em casos considerados urgentes e prioritários, mesmo que não estejam sob a sua relatoria. O processo em questão foi distribuído eletronicamente para o ministro Gilmar Mendes. De acordo com a assessoria do STF, Cármen Lúcia suspendeu temporariamente a posse da deputada Cristiane Brasil "até que venha ao processo o inteiro teor da decisão do Superior Tribunal de Justiça (proferida no sábado e ainda não publicada). Se for o caso, e com todas as informações, a liminar poderá ser reexaminada".
Um grupo de advogados recorreu ao STF para barrar a posse de Cristiane Brasil. O grupo, sediado no Estado do Rio de Janeiro, integra o Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes, o mesmo que foi autor da ação popular que impediu a posse de Cristine por duas semanas. Segundo o movimento, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, responsável por autorizar a posse de Cristiane Brasil em decisão tomada no sábado, "não detém competência para tanto".
Cristiane, que é deputada federal pelo PTB do Rio de Janeiro e filha de Roberto Jefferson, presidente do PTB e condenado no mensalão, foi indicada pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério do Trabalho no lugar de Ronaldo Nogueira, que pediu demissão para se dedicar às eleições deste ano.
A deputada foi anunciada para o cargo em 3 de janeiro e sua nomeação foi confirmada no dia seguinte. No dia 8, porém, o juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), suspendeu a posse de Cristiane, argumentando que a nomeação desrespeita a moralidade administrativa, pois a deputada já foi condenada pela Justiça do Trabalho.
O magistrado acatou pedido de liminar em uma das ações populares protocoladas na Justiça Federal do Rio pelo movimento de advogados. A Advocacia-Geral da União (AGU), porém, entrou com diversos recursos para resolver o impasse e, depois de sucessivas derrotas, havia conseguido no último sábado a autorização do STJ para a posse. 
Com informações do Estadão Conteúdo

Três irmãos são mortos em Ribeira do Pombal; um é decapitado

[Três irmãos são mortos em Ribeira do Pombal; um é decapitado]
G1
Na tarde deste domingo (21), três irmãos foram mortos a tiros em um bar na cidade de Ribeira do Pombal, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. As vítimas foram identificadas como: Reures dos Santos Matos, de 29 anos; Cláudio José dos Santos Matos, 27, e Bruno José dos Santos Matos, 27. 
Segundo informações do G1, os responsáveis pelo ataque chegaram ao local a bordo de um carro e ordenaram que as pessoas que estavam no estabelecimento se afastassem. Em seguida, o grupo passou a efetuar os disparos contra os irmãos.
Segundo a polícia, Bruno tentou fugir, foi perseguido, atingido pelos disparos e decapitado. A cabeça da vítima não foi encontrada. Um homem que também estava no estabelecimento comercial, identificado como Alaelson Santos, 27, foi baleado na virilha. A Polícia Civil investiga a motivação e a autoria das mortes.

Policial: Jovem morre após capotar veículo na BA 220 trecho do povoado de Capote em Bonfim









Na madrugada dessa segunda-feira (22), o jovem LEONARDO LIMA BATISTA DOS SANTOS, 22 anos, faleceu após o capotamento de uma Montana de cor prata, placa JSG 0376, licença de Bonfim, fato ocorrido no povoado de Ladeira do Capote. Informações que ele seguia sentido Igara a Bonfim e antes do redutor de velocidade o veículo invadiu a contramão vindo a capotar.
Blog do Netto Maravilha

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL